Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vitor Heisenberg

    Quer saber o que é ser judeu? Trabalhe para um e verá.

    Responda
    1. CARLOS TARDIVO

      Sensacional, parabéns!

  2. Marcelo Magalh√£es

    O sujeito é louco? Is Rael mantém um governo de apar theid , tratando o povo pales tino como pessoas de segunda classe, depois dizimam mulheres e crianças e vem com estória de anti semi tismo? Vai procurar a sua turma.

    Responda
  3. Marina Gutierrez

    Ontem na Folha: Priscila Camazano e Renato Machado:"Lula n√£o menciona morte de brasileiro ref√©m do Hamas e mant√©m cr√≠ticas a Israel"; 'Cora√ß√£o est√° partido', diz filha de ref√©m brasileiro encontrado morto em Gaza";Monica Bergamo: "Todos os nossos cora√ß√Ķes doeram com a terr√≠vel not√≠cia', diz embaixada sobre a morte de M.Nisembaum;"Nisenbaum √© o 4¬ļ brasileiro morto nos ataques do Hamas; relembre" continua...

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Acima citei alguns dos artigos da longa lista sobre vítimas de apenas um lado do conflito. Vítimas de ambos os lados contam.

  4. Ida Sztamfater

    Excelente artigo. Jornalismo de qualidade. Raridade ultimamente.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Coluna não é jornalismo, é artigo de opinião, vc deveria saber a diferença. Para quem tem preconceito contra palestinos e é islamofobóbico, de fato é um bom artigo.

    2. Marcelo Magalh√£es

      O sujeito nem é jornalista. Trata-se de um texto lobista a serviço de alguém que contratou a sua consultoria.

    3. Felipe Ara√ļjo Braga

      Porque fala bem do teu lado!

  5. Arnaldo Lev

    90 % dos coment√°rios s√£o de antisemitas inrrustidos Massacres pelo mundo afora milh√Ķes de pessoas fugindo para n√£o serem. massacradas, outros milhares tentando fugir em barcos e nenhuma manifesta√ß√£o nas universidades. Nada de acampamentos, gritos hist√©ricos. Neste momento Israel vive sob um governo de extrema-direita, como acontece em. v√°rios pa√≠ses.Mas nenhuma rea√ß√£o t√£o violenta como sofrem os israelenses. Os Palestinos foram massacrados na Jord√Ęnia, L√≠bano e Iraque, pelos pr√≥prios arabes

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      O seu argumento é de q há muitos crimes no mundo sem punição ou atenção da mídia, então Netanyahu e as IDF tem direito ao mesmo tratamento e podem cometer seus crimes contra os civis palestinos impunemente. Sua ética soa um tanto não-ética.

    2. Ricardo Knudsen

      O artigo é preconceituoso contra os palestinos e islamofóbico, assim como o seu comentário.

  6. Anisio Antonio Meinerz

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  7. Bruno Sebasti√£o Neto

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marcos Zucker

      Canta parabéns, ver me!

    2. Marcos Zucker

      Verme é você!

  8. Anisio Antonio Meinerz

    O simetismo e judaísmo não sao sinonimos. O simetismo são os judeus que praticam o racismo contra óutos povos que julgam inferiores. A atual guera na faixa de Gaza denota esta realidade. Sou antisemitista O Judaismo são os judeus pacifistas que se congregam com outros povos.

    Responda
  9. Joaquim Branco

    A Folha tornou-se porta voz do Netanyahu?

    Responda
  10. Marcos Medeiros

    Texto totalmente descolado da realidade, pois a indignação contra o que I está fazendo é legítima. Ganhou quanto por esse artigo m3qu3tr3f/…

    Responda
  11. Beatriz Prado

    Que cansaço! Meses de massacre de um povo e vem mais um texto vergonhoso nesse jornal acusando a indignação do mundo de antissemitismo. Não só dos brasileiros. Cadê as vozes a favor da Palestina? Isso é de uma de so nes ti da de!

    Responda
  12. Marina Gutierrez

    O autor insinua que houve estupro de v√°rias mulheres, essa est√≥ria se originou de um artigo publicado pelo NY Times em 28 de dez. do ano passado e foi desacreditada por meios de comunica√ß√£o id√īneos e pela fam√≠lia de uma das v√≠timas,Gal Abdush, que negou que sua filha foi estuprada e o artigo provocou uma divis√£o dentro do jornal.Recentemente 60 professores de jornalismo de conceituadas universidades dos USA assinaram uma carta-peti√ß√£o ao jornal, pedindo explica√ß√Ķes sobre o artigo.

    Responda
    1. Marcos Zucker

      Pra que distorcer os fatos? Vc faz isso consistentemente. Covardia. Toss sabem o que realmente aconteceu em 7 de Out., ataque covarde.

    2. Marcos Zucker

      Vc mente! Distorce os fatos!! Devia ser banida dos coment√°rios.

  13. Marina Gutierrez

    O promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI) solicitou mandados de pris√£o para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu e seu assessor e o "coach" ainda tenta higienizar o horror e demonizar o povo palstino e quem denuncia o horror.

    Responda
  14. Felipe Ara√ļjo Braga

    Texto ridículo.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Texto perigoso, enganador e repugnante.

  15. Bob Pereira

    O coatch colunista faz Tabula rasa do genocídio que se estende a muito tempo contra o povo palestinos. Não se trata de mera comparação, visto que isso é admitir que se pode cometer barbáries reiteradas vezes, a depender dos poderosos que as justifiquem.

    Responda
  16. Marina Gutierrez

    Em mil novecentos e cinquenta e cinco, Hannah Arendt visitou o novo estado de Isreael e escreveu¬ďEles tratam os √°rabes,aqueles que ainda est√£o aqui, de uma forma que por si s√≥ seria suficiente para reunir o mundo inteiro contra Israel¬Ē Infelizmente foram necess√°rios mais 50 anos e milhares de mortes para o mundo se inteirar da situa√ß√£o do povo palstino.

    Responda
  17. yussef mahmud m mustafa

    O colunista diz que o Brasil √© pro palestina na realidade o Brasil √© a favor da autodetermina√ß√£o dos povos como o foi a favor da cria√ß√£o do estado de Israel, diz que Israel quer palestina democr√°tica onde est√° esta palestina na pol√≠tica de Israel, a dos assentamentos e assassinatos e pris√Ķes dos jovens palestinos da Cisjord√Ęnia ou a barbarie de Gaza ,o anti semitismo n√£o tem nada a ver com a luta do povo palestino pela sua exist√™ncia pelo seu p√°tria pela sua liberdade .

    Responda
    1. Robson J Oliveira

      Voce esta 10 0 0% cer to!!!!

    2. Marina Gutierrez

      Yussef, respondi seu excelente coment√°rio e fui censurada.

    3. Marina Gutierrez

      Yussef, bem lembrado, o Brasil foi o primeiro pa√≠s a votar a favor da cria√ß√£o do estado de Israel, √© poss√≠vel que o autor do artigo nem sabe disso, essas acusa√ß√Ķes infundadas contra o presidente Lula e o povo brasileirao n√£o passam de tentativas de distrair o leitor da horrenda situa√ß√£o do povo palstino que j√° dura 75 anos.

  18. Marina Gutierrez

    Como tenho escrito dezenas de vezes esse jornal publica semanalmente um ou mais artigos sobre antissemitismo e acusa√ß√Ķes de antissemitismo aumentaram desproporcionalmente desde o ataque de 7 de outubro pelo grupo palstino, que desencadeou a violenta guerra assim√©trica contra o povo palstino. Tais acusa√ß√Ķes foram transformadas em armas e usadas contra qualquer pessoa que ousa criticar o governo de Isreael por suas a√ß√Ķes di√°rias contra o povo palstino.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      KM, pessoas de boa f√© se identificam, assumem o q dizem. Pq vc se esconde? O q ali√°s viola as regras da FSP, mas por alguma raz√£o vc √ę a √Ļnica pessoa autorizada a comentar anonimamente. E talvez n√£o por acaso, coment√°rios anti-palestinos.

    2. Angélica KM

      Você é bem alterada, hein? Quantos comentários você posta de cada vez? Que pessoa mais cansativa….

  19. Guilherme Carmo

    essas fezes escritas pelo nicolás só mostram o perigo de um jornal do tamanho da folha escolher suas narrativas. o brasil nunca foi antissemita; apenas somos e continuaremos sendo antissionistas. lixo de texto e de opinião.

    Responda
  20. CELSO RIBAS

    Desde quando criticar um estado governado por um criminoso é antissemitismo? Q

    Responda
  21. Wilson Rossi

    O sujeito quer saber porque o antissemitismo cresce? √Č pra acabar.

    Responda
  22. Wilson Rossi

    Fsp entregou a censura ao Conib, organização nefasta, quinta coluna.

    Responda
  23. Valdir Teixeira da Silva

    Não devemos nada à comunidade, sempre foram bem acolhidos.

    Responda
  24. Valdir Teixeira da Silva

    Propaganda de guerra?

    Responda
  25. Newton Gama Netto

    O antiislamismo alavancou desde as guerras do Iraque e Afeganist√£o, desde ent√£o n√£o h√° debate ou repara√ß√£o que devolva a dignidade desses povos. Enquanto o antissemitismo tem estruturas e institui√ß√Ķes a lhes amparar, por outro lado o sentimento de solidariedade com os palestinos vem somente da juventude universit√°ria e seus cora√ß√Ķes mais vivos que os dos burocratas, mais atentos que os jornalistas. Falestin

    Responda
  26. ADONAY ANTHONY EVANS

    Panfleto de propaganda em pleno massacre, seu Isola? Como coach de story telling, o senhor devia saber, que infelizmente, o antissemitismo n√£o cresce apenas no Brasil, mas no Mundo todo! E n√£o apenas entre estudantes universit√°rios das universidades americanas, mas at√© na forma de avers√£o e condena√ß√£o, em organismos internacionais. Ou n√£o? √Č indiscutivel o horror do ataque trorista. Mas tamb√©m indiscut√≠vel √© o terrorismo de Estado, praticado todos os dias por gabinete de extrema direita. Ou n√£o?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Adonay Anthony Evans, o que cresce no Brasil e no mundo s√£o den√ļncias ao governo de Isreael pela cont√≠nua limpeza √©tnica do povo palstino,acelerada depois do ataque de 7 de outubro. Confundir esse criticismo com antissemitismo √© errado, o criticismo √© contra o governo respons√°vel pela horrenda situa√ß√£o do povo palstino, n√£o √© contra o judaismo ou israelenses, tambem v√≠timas do governo em Tel Aviv, que se recusa a um cessar fogo em troca da libera√ß√£o dos ref√©ns.

  27. Wil Leon

    Importante é se integrar à comunidade brasileira. Viver em guetos de luxo e clubes exclusivos não facilitam.

    Responda
  28. Cesar Constantino

    Não se trata de antissemitismo. Todos estamos assistindo diariamente aos horrores praticados pelo estado sionista e genocida contra a população palestina.

    Responda
  29. Amarildo Caetano

    Hir rahe l mas sacra mais de 32 mil palestinos ,

    Responda
  30. Fernando Alves

    O antiislamismo vai ficando cada dia mais forte com colunas semanais da FSP querendo obrigar que todo mundo faça vistas grossas para a matança de crianças, mulheres e idosos.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Sim, é um plano estabelecido e encontrou nesse jornal, um canal para sua disseminação.

  31. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Que texto heim??? Eca!! Crescendo no Brasil e no mundo.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      O que você queria? O autor é "coach" pago provavelmente pela conib. CEu não coaxo, tu não coaxas, ele coacha, como um sapo.

  32. yussef mahmud m mustafa

    Qualquer forma de r√°scismo deve ser condenado entre eles √ī anti-semitismo e a islamofobia s√£o abomin√°veis ,criticar,acusar se indignar contra o que o estado colonial de Israel faz a mais de 70 anos na Cisjord√Ęnia e agora a a barbarie em Gaza nao √© anti-semitismo ,o anti semitismo tem raizes europeias e deve ser sempre condenado ,os palestinos n√£o compactuam com esta forma de racismo e n√£o aceitam que se atrelem a sua causa,quem √© antisemita no Brasil s√£o pessoas sem express√£o e ignorantes.

    Responda
  33. Vilarino Escobar da Costa

    Abordagem simplista e tendenciosa . Em um momento em que milhares de pales tinos são assassinados, incluído mulheres , crianças e adolescentes, é natural o ressurgimento do antissemitismo. Eu até diria que é mais antissionismo , pois , para muitos , é difícil ver estes dois ismos de forma distinta !

    Responda
  34. Roberto Carneiro

    O rapaz √© ¬ďcoach executivo¬Ē , n√©? Deem um desconto. Seria c√īmico se n√£o fosse tr√°gico aparecer mais uma figura dessas confundindo com antissemitismo as cr√≠ticas ao governo c riminoso de israel e aos t erroristas que o comp√Ķem pelas atrocidades que cometem. As condena√ß√Ķes ao hamas e seus crimes s√£o leg√≠timas, mas √© fato que israel n√£o s√≥ n√£o quer um estado palestino como quer fazer uma limpeza √©tnica na regi√£o. Lament√°vel esse texto.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Se essa é a ética do coach, imagine a dos executivos q ele "coacha".

  35. marcos fernando dauner

    só falta explicarem quanto foi pago por alguém para a publicação desse texto .

    Responda
    1. Marcos Medeiros

      Milh√Ķes¬Ö

    2. Paulo Bacaltchuck

      R$0,00.

  36. gabriela luna

    As vidas pales tinas valem muito menos que as Israelen ses. Texto que claramente ignora a hist√≥ria da cria√ß√£o do estado de Isra el dentro do territ√≥rio Pales tino. Das ocupa√ß√Ķes ilegais pelos israelen ses, e da viol√™ncia a que foi submetido o povo Palestino. ¬ďIsra el queria que a Pales tina fosse uma demo cracia¬Ē? Em que mundo voc√™ vive?

    Responda
    1. Paulo Bacaltchuck

      ok, então se as vidas palestinas valem muito menos, por que os terroristas do Hamas querem negociar 1 refém por 45 ou 50 palestinos? Deveria ser 1 para 1 seguindo seu argumento.

  37. Marcelo Moraes Victor

    Eliminem o Hamas e todos que dizem do rio ao mar

    Responda
  38. Joao Cellos

    Pal estina livre! Do rio ao mar.

    Responda
    1. Paulo Bacaltchuck

      Qual Rio , qual Mar?

    2. Marcelo Moraes Victor

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  39. Dionisio DeBarros

    Mais um colunista igualando cr√≠ticas ao gov de Is-rael ao antissemi-tismo. Vcs apoiadores incondicionais do regime de extrema direita de Is-rael eh que deveriam rever suas posi√ß√Ķes.

    Responda
  40. Francisco Neto

    Seu comentário não pode ser publicado automaticamente, a Folha tinha que explicar o porquê, censura sem fundamento.

    Responda
  41. Francisco Neto

    Se a CONIB apoia o que Israel está fazendo, é porque é tão lix o quanto esses estado.

    Responda
  42. Francisco Neto

    O povo palestino oprimido por d√©cadas n√£o tem defesa entre os poderosos, USA √© um deles, mas as popula√ß√Ķes do mundo inteiro est√£o mudando de opini√£o e criticando o falacionismo do antissemitismo. Viva a Palestina livre, fora Israel com seu discursismo de v√≠tima.

    Responda
    1. Francisco Neto

      Marcelo, antipalestinista, em nenhum momento defendi o Hamas.

    2. Marcelo Moraes Victor

      O Hamas n√£o defende os palestinos

  43. LUIZ LEAL

    O antis emitismo cresce na mesma propor√ß√£o em que cresce a bar b√°rie cometida pelo regime sio nista. Se mais ju deus e institui√ß√Ķes ju daicas se distanciassem dessas atro cidades e as condenassem o anti sem itismo diminuiria. Seria bom refletir sobre isso ao inv√©s de continuar com o eterno vitimismo.

    Responda
  44. Francisco Neto

    Gostaria que o colunista escrevesse sobre o antipalestinismo.

    Responda
  45. Francisco Neto

    Não deve existir antissemitismo, assim como não deve existir qualquer anti contra qualquer povo, proteger os judeys em detrimento de outros é errado. Judeus não devem ser considerado um povo especial, palestinos têm o direito a ter seu estado, que o estado genocida e racista de Israel nega. Viva a Palestina livre.

    Responda
  46. Albertino Farias

    Pois é; e o anti - semitismo cresce no Brasil E suponho que pede piorar

    Responda
    1. Francisco Neto

      Tomara que sim, estado genocida de Israel.

  47. Joao Cellos

    Missivista, quer achar antis semitas? Procure entre os seguidores do mito, visto que os neonaz istas estão em peso com o cBozo. Coisa totalmente de antis semitismo diferente é apoiar a causa palest ina. E eu tenho certeza que você sabe disso. Mas a verdade é difícil de aceitar para quem acha necessário matar pal estinos, não é mesmo?

    Responda
  48. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Storytelling?! O que é isso?

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Gato, Ricardo. Não é mole, não.

    2. Ricardo Knudsen

      Faltou vc perguntar pra q serve. No linkedin do coach est√° explicado: "Sou um artes√£o que provoca as pessoas, tricotando palavras e sentimentos. Ajudo as pessoas a encontrar o significado profundo de suas vidas, a viver seu prop√≥sito, a construir sua hist√≥ria genu√≠na e a resolver seus problemas". N√£o √ę lindo? O Netanyahu √© cliente e adora essa fofura!

    3. Ricardo Knudsen

      Imbromation com bom pagation para executivos sem notion. Para os acionistas, dinheireition jogado no lixion.

  49. jose prado

    Espero que meu coment√°rio seja avaliado e publicado! obrigado!

    Responda
  50. jose prado

    Não sou anti semita, acho! Sei que fui alfabetizado e fiz curso primario em uma escola cujos proprietários e professores eram judias! Não tenho conhecimento tão profundo qto o Sr sobre o assunto mas, poderia responder apenas a uma pergunta,: Só seria possivel eliminar o grupo terrorista Hamas ao custo da morte de cerca de 20000 mulheres e crianças palestinas?

    Responda