Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hernani Galvão

    E ninguém mencionou o que é a realidade que não muda: o Pará têm recursos para ser o estado mais rico do Brasil, mas estes recursos como sempre, não são aproveitados para melhorar o padrão de vida da população de lá e por consequência aumentar o capital humano de lá, que em qualquer país desenvolvido é a maior força econômica. Ou seja, mudam os estados mas o padrão se mantém: migrações para fornecimento de mão de obra a baixo custo.

    Responda
  2. max ribas

    Marcos Dauner, discordo respeitosamente. A se manter o ritmo de crescimento populacional, Santa Catarina será o estado mais populoso da Região Sul já em dois mil e trinta e quatro. O crescimento é simplesmente três vezes maior do que o do restante do País. A economia de SC é pujante. Para vc ter uma ideia, existe um forte fluxo migratório daqui do sul de SP para o norte catarinense. E com a tragédia no RS, é inevitável um fluxo migratório ainda maior vindo de lá. SC vale a aposta.

    Responda
  3. Daniel Salomon Guimarães

    'Não existe uma explicação muito clara do motivo de a capital ser o destino.'... às vezes fico comovido pela 'dúvida' dos nossos especialistas. Certamente não é algo que se reduz a um único fator, mas tomemos a questão da violência: a média nacional de mortes violentas sendo 19,4 (em 2023), o Pará apresentada índice de 25,5; já Santa Catarina, 7,9. E o nosso interior apresenta qualidade de vida ainda maior do que a capital.

    Responda
    1. max ribas

      Se eu pudesse e meu dinheiro desse, eu estaria investindo em SC agora mesmo. Será o estado mais populoso do Sul já em 2034. Portanto, vai precisar de mais casas, escolas, estradas, supermercados etc. Eu apostaria sem medo.

    2. Daniel Salomon Guimarães

      Deveras, meu caro Dauner. Triste isso. É fácil e pueril reduzir algo a um cliché ideológico. Paciência. Sigamos com nossa vida e nosso trabalho, recebendo de braços abertos quem vem a nós em boa-fé e com desejo de melhorar de vida. Esses são muito bem-vindos, de onde quer que venham.

    3. marcos fernando dauner

      Caro Daniel - É perda de tempo defender SC por aqui . Para os leitores da FSP nós somos apenas um território repleto de nazistas, fascistas e bolsonaristas . Nada além disso .

  4. max ribas

    Santa Catarina é a São Paulo do Século XXI, para o bem e para o mal. Vai crescer muito. Na verdade, já está crescendo.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Sem chance . SC é apenas uma pequena faixa e terra que separa o RS do resto.; assim como diria uma colega capixaba ; "ES é uma faixa de terra que separa o Sudeste do Nordeste " .

  5. Renato Polli

    Aos paraenses, haitianos, venezuelanos e todos os imigrantes do Brasil e do mundo: sejam muito bem-vindos.

    Responda
  6. marcos fernando dauner

    Texto que reflete a realidade da economia catarinense . mas também nos mostra a tristeza da realidade latino americana . Além do grande fluxo de migração interna N-S também temos em SC um enorme contingente de imigrantes venezuelanos e haitianos .

    Responda
  7. marcos fernando dauner

    Milagre ! um texto na FSP elogiando SC . Até o final do dia choverão comentários maldosos ofendendo nosso estado . Essa é a tônica aqui na FSP .

    Responda
    1. Carlos Jardim

      eliminados com trabalho e qualidade de vida como sc faz exemplarmente

    2. max ribas

      Os políticos e partidos passam e ficam as pessoas, os prédios e os negócios e o dinheiro; daqui a dez anos ninguém mais lembrará dos atuais políticos.

    3. marcos fernando dauner

      Renato ! Nazismo acabou há setenta e nove anos, quando os russos invadiram Berlin e eliminaram o Bigode . O que temos , em todo Brasil e não apenas em SC, são hordas de marginais que precisam ser eliminados .

    4. marcos fernando dauner

      Renato ! Tu tens certeza que és catarina ou apenas finges com esse discurso inicial, para então, como é praxe , falar mal de SC ?

    5. Renato Polli

      Pois é, Marcos. Temos muotas coisas pra se orgulhar, somos um estado de gente trabalhadora, grandes empresas reconhecidas mundialmente, paisagens naturais paradisíacas, baixa criminalidade e baixo analfabetismo. Mas também somos o estado com maior número de células nazistas, uma classe política coronelista e agora bolsonarista que nos envergonha em nível nacional. Temos muito a evoluir ainda.