Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    A nomenclatura freudiana ajuda nesse caso. Esquerda tem a ver com o id, o puro querer de uma criança pequena. A direita é o superego, a vontade cega de reprimir. O centro é o ego, a racionalidade. É claro que todo governo de certa forma é de centro, ou não é governo. Esse raciocínio revela algumas surpresas. Desonerações, subsídios e protecionismo são uma vontade de mamar, e portanto são de esquerda, mesmo quando beneficiam ricos.

    Responda
    1. Rafael Lopes Azize

      Quais desonerações? Quais subsídios? Qual protecionismo, relativamente a qual setor? Rejeições genéricas, não analíticas, a partir de um lugar agônico de nós versus eles, embaçam o pensamento.

  2. victor lag

    Se a sua definição de inteligência tem um resquício de esquerdismo a , o hi dio tá é você Não precisa comentar porque não perco tempo com o ódio do bem

    Responda
    1. SERGIO saraceni

      Victor Lag, da turma do Gustavo Geyer, Gilvan da Federal, Abílio Brunini, Zambeli, Daniel Silveira e outros luminares da inteligência bolsonarista. Parabéns, Victor Lag!!!

  3. Reinaldo da Silva

    Caro Celso, o que falta e o que sempre faltou, continua sendo uma definição e não uma auto-definição ideológica. Os parâmetros de auto-definições são percepções viciadas de como cada um se percebe. Já os parâmetros de uma definição requer explicações exteriores, independente da crença e da prática individual. Este é o nó da questão. Quem defini? O que defini? Como defini?. É claro que não estou me referindo aos testes farjutos que a Folha recorre de tempos em tempos para definições ideológicas.

    Responda
    1. Reinaldo da Silva

      Continuo: Enfrentamos um embaralhamento de tantas auto-definições ideológicas. E para piorar esbaramos nos limites práticos que a política expõe de uma forma visceral, como por exemplo, ascensão da desinformação generalizada nas cracolândias digitais com o seu modelo de negócios. Caro Celso, a coisa tá braba!!

  4. João Leite Leite

    A esquerda no Brasil morreu a partir do começo da década de noventa. PT, PSOL, PSTU, PCO e PTB não são esquerda. A esquerda legitima e trabalhista morreu assim que o Lula assumiu a presidência e, o primeiro ato foi abraçar toda a corja de políticos corruptos que nós petista combatíamos. lutamos 20 anos para aprovar o salario mínimo constitucional suficiente para dar todo o conforto que uma família de 4 pessoas precisa para que seus filhos cresçam fortes sadios e inteligentes.

    Responda
    1. João Leite Leite

      Aprovamos o salario mínimo constitucional e Saúde e educação de qualidade para todos. Não de graça. Todo trabalhador paga impostos suficiente para ter saúde e educação de qualidade de primeiro mundo. Aprovamos o tripé para tirar o país e o povo trabalhador da pobreza. Fomos traídos pelo Lula que só cria milhares de benefícios e os os custos cai nos ombros dos trabalhadores que estão com o salario super arroxado e sobrecarregado de impostos.

  5. Israel Rojtman

    E o conflito causado pelas políticas identitárias e a ideologia woke empurradas guela abaixo pela Aniele Franco e pelo Silvio Almeida? E a assessora da Aniele me chamando de "torcida branca do SPFC, tudo de pior 'pauliste' descendente de europeu 'safade'? E a Margareth Menezes promovendo linguagem neutra no Ministério da Cultura? Tudo isso é de centro também?

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Nada a ver com esquerda. Tudo isso divide a classe obreira e não toca num centavos dos ricos e num quinhão de terra. Também não gosto da tal de linguagem neutra, mas não me causa o mais mínimo incômodo. Tudo muda, inclusive a linguagem. A mais brilhante esquerdista foi a Princesa Isabel, que aboliu a propriedade escrava e queria a democratização da terra. Daí impediram sua posse. Não sou monarquista.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Linguagem neutra é um horror. Já imaginou a confusão na cabeça das tias do zap com essa linguagem? Nem os tios do churrasco vão se centralizar.

  6. Igor Cornelsen

    Meu caro, você estudou em Oxford deveria saber que "déficit fiscal é vida" não pode dar certo. Esse é o pensamento desse partido que está no poder. Quem está errado é o Fernando Haddad, vai acabar desmoralizado como os seus colegas de partido.

    Responda
  7. Kiko Mazziotti

    Se coloca uma penca de atributos para Lula - contorcendo-se e forçando a natureza como petistas habitualmente fazem - e omite que o presidiário liderou maior esquema de corrupção do planeta Terra, quem deve se tratar é o colunista. Ah, antes que esqueça, acho Bolsonaro bem parecido com um macaco e Geraldo Alckmin um sem vergonha neo-petista.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Você está certíssimo, Lula comprou mansões com dinheiro vivo, praticou crimes de peculato ou rachadinhas, participou de transações suspeitas na compra de vacinas, abriu loja de chocolate, condecorou milicianos, tentou surrupiar joias valiosas, pediu doações via PIX, tentou instalar o caos no país, incentivou seus apoiadores para destruírem a sede dos três poderes, tentou dar golpe se estado etc

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Maior esquema de corrupção do Planeta terra? Gostaria de saber quanto ganhou a empreiteira, ligada ao Dick Chane, vice de Busch, para reconstruir o Iraque, após a segunda guerra do Golfo. Imagino que a dimensão em dollar, se a gente somar gasto de guerra, mais reconstrução seja importante. Mais não tem problema. Como diria Goebbels: "uma mentira dita muitas vezes vira verdade."

    3. Fernando Alves

      Acho que quem precisa se tratar é quem fez campanha loucamente e votou em alguém que considera "bem parecido com um macaco"

    4. ERMELINDA SANTANA MATOS

      Kiko , achei um radical : você kkkkk

    5. marilza abrahão

      Resposta reveladora o “ethos” extremista, destila hater ao invés de debater as ideias apresentadas pelo colunista. Perda de tempo!

  8. paulo werner

    Ou seja, em qualquer outro lugar do mundo o q chamamos de centro tem o nome de extremismo. Chamamos liberais a base de apoio de Lacerda, os estimuladores de 64, os críticos estridentes dos programas.sociais e das políticas afirmativas. Vamos ao paragrafo q Celso não escreveu: a democracia brasileira é tão restritiva e claustrofóbica q foi preciso deslocar a régua classificatória. Só assim Tarcísio, entusiasta da farda letal, pode ir ao comício do Bozo e ainda ser a estrela da direita moderada.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Como já escrevi: liberal latino americano diz: "Sou liberal, mas se meu filho fosse gay, eu o expulsaria de casa."

  9. paulo werner

    Mas o texto poderia dizer o q faz pensar: por décadas, chamamos de centro um PMDB de DNA direitista (conservsdor nos costumes e na economia). Ou seja, os liberais brasileiros, cujo histórico denúncia sua participação em uma dezena de tentativas de.golpes e o protagonismo em 64, são apenas conservadores. À direita deles, um varal de extremismos. Sejamos claros: Fleury, Temer, Sarney, ACM, Maluf, Pezao, Zema, Caiado e Tarcísio são extremistas em qualquer lugar do mundo!

    Responda
  10. Luiz Gustavo Amorim

    Lula é nordestino, retirante e sindicalista. É um trago amargo demais para a turma do CPAC aqui da Gazeta engolir - não é não? Eles sabem quem são! Anauê!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Pelo menos os integralistas liam.

    2. Luiz Gustavo Amorim

      CPAC? Conservative Political Action Conference, o tal encontro fascista que os filhos do palhaço macabro frequentam.

  11. Felipe Araújo Braga

    Eu sou de centro esquerda e penso que a esquerda brasileira peça justamente por não apoiar mais os pequenos empreendedores das cidades pequenas e periferias e os jovens promissores que entram nas universidades públicas através de políticas afirmativas. Quanto a esses centristas como Joel Pinheiro, na verdade só defendem privilégios para pessoas ricas.

    Responda
  12. Fábio Salvador

    Boa e inteligente análise, mas deixando de lado sempre aquilo que destrói qualquer lado: a corrupção

    Responda
    1. Fábio Salvador

      É...um pouquinho pode...principalmente se for para o meu bem ou de quem gosto....fixação por honestidade está fora de moda.

    2. Anete Araujo Guedes

      Corrupção, ao ser deflagrada, tem que ser punida. Mas basta dessa fixação a lá Sérgio Moro, que só serviu para corromper o judiciário, demonizar a política, destruir a economia, empresas de grande e pequeno porte, empregos etc. Além de estender o tapete vermelho para Bolsonaro passar. É como se tudo girasse em torno da corrupção.

  13. Hercilio Silva

    O que ocorre é uma tentativa de classificar o autoritarismo de extrema direita como centro. Tarcísio nos últimos dias mostrou que isso é uma lenda. E desceu a porrada em estudante, esporte que a extrema direita brasileira adora.

    Responda
  14. Mauricio Borborema de Medeiros

    Excelente artigo. Texto límpido com ideias luminosas. Os leitores podem ter uma posição mais à direita do centro, mas desqualificar o articulista, como em alguns comentário abaixo, apenas mostra a estreiteza intelectual dessa nova "direita" tupiniquim. O bolsonarismo abriu a tampa do esgoto...

    Responda
  15. Antonio Catigero Oliveira

    A aula de Política foi pura e cristalina, mas quem é negacionista e diz que a terra é plana, dificilmente concordaria com essas obviedades. Não é falta de raciocínio não; é falta de argumentos e principalmente falta de vergonha.

    Responda
  16. Florentino Fernandes Junior

    Se vc rejeita uma direita democratica, o radical é vc. Q pensa como o frei betto: repudia a direita

    Responda
  17. Florentino Fernandes Junior

    Celso, vou desenhar: existe uma direita. Nem de centro, nem de esquerda. Democratica.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Na América Latina é difícil pensar uma direita democrática, mas vamos buscá-la.

  18. Joao Quadros

    O sr L eh centro??? Ah tah. Que medo esse pOvo do parTido tem de perder eleição. Daqui a pouco o sr L serah um autentico representante da direita, caso ela de sinais que vai ganhar alguma cousa.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      A direita venceu a última eleição. Governadores nos estados mais importantes, maioria na senado e na câmara, assembleias estaduais, com DOUTRINAÇÃO IDEOLÓGICA DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES, só faltou a presidência.

    2. Joao Quadros

      Mas vou morrer de rir quando o sr L aoarecer com slogans da dita direita...os seus adoradores irão dizer que o slogan sempre foi da left, lol

    3. Joao Quadros

      Fique com suas ilusions e eu, sou nada, sei que the human being é sucks, de qualquer lado.

    4. Marli Serrão

      Cadê meu comentário? Não tem ofensas ou palavrões para passar por mediador antes!

    5. Marli Serrão

      Se este L é de Lula, saiba que ele JAMAIS será direita. É mais fácil seus herdeiros morrerem na revolução comunista à moda antiga dos herdeiros do Lula político do que vc imagina. Há quem pense que por suas ideias ele deveria ter lençóis de sacos de farinha. Direitos - e deveres - iguais para homens e mulheres. Após isto - ou ainda, durante - vai se querer acabar não só com privilégios de homens mas de ricos, homens e mulheres. Queria viver para ver. E sou centro-esquerda.

  19. Luiz Alencar

    O PT quer reviver obras "desenvolvimentistas" para reviver a panaceia de desvios que patrocinou no passado. Não há nada de centro nisto!

    Responda
  20. Gilberto Rosa

    Será que alguém avisou o colunista que a Dilma sofreu um golpe para colocarem Temer, com apoio da Folha, que o Lula foi preso para colocarem Bolsoguedes, com apoio da Folha, e que Lira é presidente do congresso, com apoio, advinha de quem? Da Folha e da nossa bilionária elite do atraso e seus calunistas amestrados, com suas contínuas chantagens e análises rasas.

    Responda
  21. Luiz Norberto

    Lula de centro ? O ministro do trabalho quer revogar os avanços na legislação trabalhistas , quer regular o trabalho nos aplicativos de transporte, fica passando a mão na cabeça do MST , a Noruega começou a taxar os super ricos e muitos estão indo embora . Muita coisa que o governo quer não passa porque é contido no congresso.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      *taxar os super ricos…. * eles não possuem recursos para SAIR do país.

    2. Anete Araujo Guedes

      Começou a taxar is super ricos? Então você vai embora? Há que se efetuar reformas no andar de baixo. São eles que devem arcar com o bom funcionamento do país. Assim ficaremos tranquilos, pois esses pobres trabalhadores não possuem recursos para saírem do país..

    3. Anete Araujo Guedes

      Fica passando a mão na cabeça donMST? Você reside na Faria Lima?

    4. Anete Araujo Guedes

      Revogar avanços na legislação trabalhista? Por sua postura, você deve pertencer à elite financeira.

    5. Joao Quadros

      Na verdade o empreg9 sumiu porque empresas foram embora, o país continua sendo só commodities, a educação continua um dr094 e soh que ficou "desempregado" foram os dvogas trabalhistas.

    6. Nelson Santos

      Avanço? Ficou tao ruim ser empregado que muita gente largou emprego de carteira assinada pra ser camelô.

  22. Adalto Fonseca Júnior

    Abobrinha inútil que não serve pra nada. Vai arrumar o que fazer.

    Responda
    1. Adalto Fonseca Júnior

      Fora a redundância resultante da indignação com a inutilidade intelectual da matéria fica mantida a observação aqui tornada pública. A defesa desse pseudo esquerdismo petista causa ânsia de vômito.

    2. Luiz Gustavo Amorim

      Estávamos aguardando uma mente superior que nos oferecesse uma direção e ela chegou. Que comentário embasado, profundo e erudito - fiquei estupefato! Rogo que nos diga mais uma só palavras e seremos salvos, mestre!

  23. Marcelo Galvao de Oliveira

    Ahh, lá vem o grande oráculo, sua ânsia em nos ensinar é infinita. Crê firmemente que é superior e pode nos ajudar. Guarde para você suas pérolas.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      E quem precisa de oráculos quando temos as tias e os tios do zap na ânsia de nos guiar, né mesmo?

    2. Luiz Gustavo Amorim

      Folha: esperando o que para contratar o cérebro acima? Ahh, rs.