Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Ricardo Pacheco da Silva

    Como sempre, entre o discurso e a prática há um vazio, uma inércia, responsabilidades e muitas irresponsabilidades. Fazer o que tem que ser feito, se não dá voto, infelizmente deixa de ser feito. É empurrado, protelado até consequência vir à tona. Isso aconteceu aqui no RS e pode acontecer em qualquer outro estado da federação. O perfil dos gestores públicos é o mesmo: são habeis em dar pão e circo ao povo, na busca do voto. Falta competência, comprometimento e justiça de mão pesada.

    Responda
  2. Rosana Canton

    Como ficaria esse povo sem o Estado? Vamos privatizar tudo , bradam alguns, e o que seria agora se tudo fosse privatizado?. Apesar de pouco , o pouco pode ser muito estes momentos. Os libertários certamente diriam, não é problema meu.

    Responda
  3. Cleomar Ribeiro

    ... o anhanguera-lgbtq+%-gov-RS, O Leite, e seus parceiros Anhanguerasagro, Anhangueras-bolsonaristas Sao amantes, e conspiraram juntos na omissão, negligência intencional, fabricada dentro de suas igrejas-quartéis! Tocaram seus tambores, comemoraram, em seus quartos-escuros de orgias luxuosas! Se ouviu os gemidos deles de prazer quando o céu desabou sobre as cabeças da populaçåo!!!...cantavam gritando em êxtase, o hino gospel de donos de escravos: ... Vamos pegar e puxar o ouro e escravos!!!

    Responda
  4. Cleomar Ribeiro

    ... a omissão é uma das chaves que os Anhangueras-gaúchos usaram para abrir as portas para o chaos agudo entrar! A negligência e a fome de ouro derrubaram os pilares e as colunas que não permitiam o Céu desabar sobre as cabeças da população!!... Os anhangueras-gaúchos (-gov,-legis, -jus, -agro, -fgv,..., -gauchos-de-fronteira ) e Anhangueras diversos plantaram as sementes de frutos amargos! Agora colhem ouro e escravos! E a população, os frutos amargos!Anhangueras-broadcasting a passar pano!

    Responda
  5. Fernanda Magalhães Lamego

    Por quê só homens falam nesse documentário? Queria ver mulheres falando pelo menos 50% do filme. Não só como vítimas, mas como analistas, engenheiras e gestoras.

    Responda
  6. Andréa Bandeira

    A crença no estado mínimo é a doença do nosso século antiluzes! Não desejo tragédias, mas, ao menos, aprendamos algo com elas, quando acontecem. A eleições se aproximam, que novos governantes sejam menos fiscalistas e mais humanistas.

    Responda
  7. Amauri Soares

    Fico muito entristecido com as manifestações acusatórias nessa catástrofe ocorrida cá no RS. Ao ponto de se referirem a prisão de "culpados". Tivemos outras no Brasil. Provocadas por mineradoras, como em MG e AL e até pela ocupação descabida em Petrópolis e São Sebastião. Pessoas e entidades do Brasil inteiro se uniram em prol de ajuda. BA, PE tiveram suas enchentes. Nenhuma delas foi tão catastrófica como a ocorrida aqui. Desde a medições nunca choveu tanto. Mas o gaúcho é fascista e merece...

    Responda
  8. Tadêu Santos

    A INUNDAÇÃO EM 41 DO PERÍMETRO URBANO DE POA fez com que o poder público construísse o muro de proteção das cheias do Guaíba, com as respectivas bombas para esvaziar os alagamentos "e desde então protegeu a cidade de cheias", mas agora com o advento do aquecimento global, causando o desequílibrio climático, a gigantesca obra de contenção não funcionou porque estava "sem a devida manutenção" por parte da prefeitura, do estado e do Comitê de Bacias. OBS. SE EQUACIONADOS OS CONFLITOS CONFLITOS É PO

    Responda
    1. Tadêu Santos

      Se equacionados os conflitos políticos partidários da polarização entre as esquerdas e, agora com a ultradireita bozonazista, é possível reconstruir a considerável devastação gaúcha e adotar medidas preventivas para "amenizar os impactos da violência das águas e dos ventos", unidos e apoiados em projetos de governo e de planos estado!!!

  9. Paolo Valerio Caporuscio

    Outra "moda" das mídias com documentários, debates e blá blá blá sobre inundações e como a humanidade e os governantes por natureza são ambos egoístas, predadores e devastadores não dão a mínima do que houve e quando tudo se normalizar cai no esquecimento e não aprendem porque a estupidez supera a razão.

    Responda
  10. NIEMEYER FRANCO

    De repente os gaúchos esqueceram o por quê da "farroupilha". Óbvio. Estão precisando, também, do Nordeste.

    Responda
  11. José Bueno

    Em meio a tanto prejuizo, sofrimento e tristeza dos gaúchos e dos brasileiros, lideranças da indústria, do agronegócio, do comércio devem estar avaliando o quanto o negacionismo científico, o individualismo do lucro selvagem, o radicalismo político podem fazê-los dar 'tiros nos próprios pés'.

    Responda
    1. gabriela luna

      Infelizmente o grande capital sempre vê vantagens em desastres. Os pequenos, se não assistidos pelo governo, quebram. Enquanto os grandes tem a oportunidade de continuarem, e com menor competição. O Estado é falho mas fundamental na nossa organização social.

    2. MARTA CAMISASSA

      Concordo com vc. Só usaria outro tempo de verbo: “deveriam” estar avaliando. Será mesmo? De qual ponto de vista tb é minha dúvida quando se trata de economias e políticas neoliberais…

  12. José Bueno

    Porto Alegre estaria preparada para suportar até 6 metros acima do nível normal do Guaiba, se o governador bolsonarista estivesse atento ao que sua concorrente Manuela mostrava como tarefa urgente, a manutenção do sistema de controle de inundações. Mas, o governador disse que não pôde por causa da prioridade do ' equilíbrio fiscal'. E, sabemos, para 'abrir a porteira', negacionista, ao lucro predatório recomendado pelo ministro bolsonarista. É culpado, sim.

    Responda
    1. Amauri Soares

      Vc está falando da Manuela que foi candidata a vice com o Haddad, que a mantiveram calada durante toda a campanha?

  13. Augusto Valmor da Rosa

    Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná deu seus votos para a extrema direita. Eduardo Leite é financiado pelo Agro negócio. Simples assim.

    Responda
    1. José Bueno

      Não é preciso ir muito longe para vermos a divulgação da prioridade a ser dada à manutenção do sistema atual contra inundações, como proposta de governo da candidata a governadora Manuela. Mas, os gaúchos elegeram outro candidato.

    2. Luiz Bayard Bayer de Carvalho

      É preciso mais leitura para poderes compreender o que está acontecendo no RS. Tivemos todos os partidos governando o estado desde o fim da ditadura e nenhum deles preocupou-se em investir na drenagem e mitigação das enchentes. Ou seja, todos os governadores, prefeitos, bem como os legisladores municipais, estaduais e federais do RS são responsáveis por esta tragédia.

    3. Natan Rauba

      Como se o problema fosse particular da “extrema direita”, enche o peito pra falar mal do espectro político oposto mas no fundo sabe que a esquerda não faz nada pra isso! Os problemas de enchentes existem no Brasil há décadas, e nenhum político dá atenção pra isso, os políticos de esquerda estão rindo da sua cara e agradecendo o seu voto.

  14. Tadêu Santos

    CHEGARÁ UM DIA EM QUE O HOMEM PERCEBERÁ QUE O DINHEIRO NÃO SE COME!!! Que a poluição das águas é crime, principalmente se não for descontaminada pelos usuários causadores, como o setor das minas de carvão ou qualquer outra forma de mineração... As cheias dos cursos d'água sempre existirão, "porém a pressa do homem" torna a violência das águas e dos ventos muito mais agressivas!!! ((QUE PENA QUE SEJA ASSIM))

    Responda
  15. humberto cavalcanti

    Por que a notícia não inicia logo listando cada nome dos documentaristas além da tv folha??

    Responda
  16. José Eduardo Campos

    Apesar desta crise climática antropogênica, não tenho esperança que os negacionistas mudem de opinião. Eles buscam explicações na religião e outras maluquices. É desanimador, principalmente quando se é alguém que atua nas áreas das geociencias e dos recursos hídricos, é como é difícil tentar promover políticas públicas que dependem da educação ambiental.

    Responda
  17. Alexandre Assis

    Eu queria honestamente saber o motivo de estarem fazendo do Eduardo Leite o bode expiatório para um problema que é claramente fruto de décadas de abandono. Com certeza ele errou, mas muitos erraram antes dele. E de forma até pior, deixando o RS quebrado, devendo, sem condições de investimento ou manutenção.

    Responda
    1. Amauri Soares

      Pois é, Alexandre. Eu também gostaria de saber, embora saibamos. Eu tento contestar várias acusações nessa rede social da folha. É como se um sujeito pudesse transformar em caos um estado inteiro em alguns poucos anos. Que poder... Acho que chamaram o São Pedro para o grupo.

    2. LORENA PARDELHAS

      Ah, tu queres saber o motivo de culparmos o E. Leite e o Melo ? Simples: São culpados! Larga o pano sujo que tens nas mãos para tentar limpar por ideologia fanática o nome dos culpados.

  18. Sergio Siqueira

    Erisipela no negacionista chefe, paga uma parte de sua ignorância e irresponsabilidade. Ainda dizem que o sul é bastante desenvolvido.

    Responda
  19. Noel Carvalho

    Uma parte da responsabilidade é dos eleitores. Ou não?

    Responda
    1. Itamar Perenha

      Uma parte, não: toda! Quem elege um merda só pode ter governo de merda!

    2. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Igor, não venha com negacionismo urbano creditando à natureza está tragédia. Os eleitores votam mal, se deixam enganar com a verdade escancarada e encharcada, os políticos de direita são negacionistas e trabalham em parceria para facilitar licenças ambientais aos grandes empresários, portanto assumam suas responsabilidades. Me fala sobre alargar a saída na Lagoa dos Patos e o nível do mar?

    3. Samuel Fagundes

      Com certeza. Os eleitores são totalmente responsáveis. O problema atual é que se vota por ideologia, independente da capacidade de uma pessoa governar. A título de comparação, para mim os eleitores do boso também são responsáveis pelas tragédias que ele nos trouxe, incluindo os mortos pela COVID que poderiam ser evitadas. Tem sangue nas mãos tanto quanto o band!do miliciano

    4. Igor Cornelsen

      Não cara, choveu demais mesmo. O clima do mundo está mudando e precisa-se abrir outra saída da lagoa dos patos para o mar de grandes dimensões para que a água saia mais rápido da lagoa e mais perto de Porto Alegre. Agora as enchentes dos rios que trazem as águas do planalto poderia só ser mitigada com barragens para reduzir a velocidade da água que chega a Canoas e Porto Alegre. Com essa volume de chuva o interior do RGS nunca mais será o mesmo..

  20. Jose Walter Da Mota Matos

    O negacionismo tem causado estragos irreversíveis na ciência, na cultura, na infra-estrutura, e no consciente coletivo que vive sendo manipulado por uma onda intragável de mentiras e fakes news, lutar pela explanação da verdade, virou pauta de liberdade de expressão, enquanto isso as tragédias climáticas antes cíclicas, agora são corriqueiras, afetando à vida dos mortais. E ainda querem aprovar uma PEC que privatiza a Costa Marinha Brasileira, com graves consequências ambientais. Da Nojo!

    Responda
  21. Luciani Aubin Kehl

    O tempo dará todas respostas. Encontrar só culpados faz parte do velho e bom sistema.

    Responda
    1. Romero Lima

      Os representados precisam, sobretudo, aprender a eleger seus representantes .Com base nas experiências vividas e com informações de fontes confiáveis; aí é o problema.

    2. Carlos Telles

      Você viu ou ouviu as entrevistas do prefeito de Porto Alegre e do chefe do departamento responsável pelo controle pluvial da cidade? Nós que moramos aqui, que tivemos amigos e parentes que tiveram perdas de uma vida pela total ineficácia desses e de outros gestores, queremos justiça e ressarcimento.

    3. Arthur Danton

      Não se trata de "encontrar culpados". Trata-se de apurar responsabilidades. Ou será que não se devem apurá-las? Mais de 160 pessoas morreram no estado, famílias perderam tudo o que tinham. Vai se deixar pra lá? Aliás o Ministério Público vai investigar os fatos.

  22. Bruno Sebastião Neto

    Apontar um culpado ou vários culpados em um momento de turbulência, não é muito sensato .

    Responda
    1. José Bueno

      Igor! Porto Alegre estaria preparada para suportar até 6 metros acima do nível normal do Guaiba, se o governador bolsonarista estivesse atento ao que sua concorrente Manuela, mostrava como tarefa urgente, a manutenção do sistema de controle de inundações. Mas, o governador disse que não pôde por causa da prioridade do ' equilíbrio fiscal'. E, sabemos, para 'abrir a porteira', negacionista, ao lucro predatório recomendado pelo ministro bolsonarista. É culpado, sim.

    2. LORENA PARDELHAS

      Não apontar as atuais administrações do Estado e da capital como culpadas, isso sim, seria ainda mais irresponsável. Choveu muito? Sim, é claro, mas poderia ter sido uma pequena fração do que foi com um mínimo de atitudes. Os privilégios e concessões feitos ao poder econômico causaram isso.

    3. Igor Cornelsen

      Porto Alegre não está preparada para esse volume de chuvas. Daqui a três anos estará melhor preparada, mas com o aquecimento global outras tragédias acontecerão, não há como controlar os rios com essa chuva. Pode-se abrir outar saída para o mar bem larga mais perto de Porto Alegre na lagoa dos patos. Resolveria o problema do sul do estado, melhoraria em Porto Alegre e Canoas.

    4. Carlos Telles

      Dessa vez tá fácil, infelizmente.

    5. Marcos Medeiros

      O gov e o pref de Porto Alegre são cu/p@dos, sim, quer queira quer não.

  23. Luis Aneris

    Porque o congresso não abre uma CPI sobre o caso? A sim, eles tem outros "intéresses", como dizia Brizola.

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      Só votam rápido o aumentos dos próprios salários na calada da noite.

    2. Carlos Telles

      CPI não dá em nada, tem que haver é processo judicial com responsabilização dos culpados e ressarcimento a quem teve perdas por ineficácia dos gestores, sendo eles cobrados na pessoa física.

  24. MARTA CAMISASSA

    Pois é , né? E, se houvesse mais compromisso com os não leitores assim como todo governo deve governar para todos, a FSP apoiaria da mesma forma os gestores que levaram a essa tragédia?

    Responda