Mundo > Ultradireita de Portugal poupa brasileiros em discurso anti-imigração Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Sérgio Afonso

    Depois que saquearam inúmeras terras conquistadas, o Brasil inclusive e talvez o mais prejudicado, estão com esse mimimi anti imigração! Deviam agradecer aos imigrantes que contribuíram e ainda contribuem para a modernização do país, pois o português não "gosta" de pegar no pesado. Aliás, modernização esta, graças ao resto da Europa, que aceitou tirar Portugal do século retrasado...

    Responda
  2. Silvia peres

    E a origem do sobrenome Tanger seria qual mesmo?

    Responda
  3. Ricardo Knudsen

    O discurso islamofóbico hoje é igual ao de Hitler contra os judeus e q levou ao Holocausto. Mas enquanto muitos, corretamente, se pronunciam contra o antissemitismo, ninguém ergue a voz contra a islamofobia. Ontem, a FSP publicou um artigo islamofóbico de um colunista q se diz coach de executivos. O tal coach afirmou q a Palestina quer destruir Israel, apesar de muitos palestinos apoiarem a solução de 2 estados. Na prática, igualou os palestinos ao Hamas. Alguma indignação na FSP?

    Responda
  4. Ricardo Knudsen

    Como todo fascista, ele quer uma limpeza étnica.

    Responda
  5. Raymundo de Lima Lima

    Extrema-direita ou neofascistas sempre foram antissemitas, q agora são anti-islâmicos, e continuam sendo anti-negros. Mas há negro brasileiro, deputado eleito p Chega, contra-imigrantes, bem útil para pseudoargumentar q Chega não racista. Chega tb usa a retórica d liberdade d expressão p boicotar falas e pessoas no parlamento, criam confusão, xingam não-brancos nos corredores e nas ruas. Mas até há brasileiros nacionalizados portug q fazem coro anti-brasileiros.

    Responda
  6. Antônio João

    A reportagem passou longe de ser realista, os brasileiros são frequentemente e diariamente ofendidos e xingandos pelos portugueses.

    Responda
    1. Rubens Moreira da Costa Júnior

      Infelizmente, motivo pelo qual que eu, e diversos brasileiros, declinaram em fazer turismo nas terras lusas.

  7. antonio mateos

    O discurso pode ter conveniência e/ou hipocrisia, mas parece-me que a identificação linguística, religiosa e cultural facilite a inserção dos brasileiros em Portugal. Certamente, o mesmo não ocorre (ao menos não sem maiores dificuldades) com outros povos. Até porque se fosse apenas uma questão de necessidade de mão de obra, não haveria distinção quanto à origem de cada imigrante.

    Responda
    1. marcio jose albino

      Português não gosta de brasileiro lá.

  8. José Ricardo da Silva Souza

    Quem diria que em pleno século XXI o nazifascismo se espalharia pelo mundo. O que prova que o ser humano nunca evolui. A maldade está nas nossas entranhas. Salve -se quem puder.

    Responda
  9. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    A ultradireita ganha espaço no mundo todo, com os discursos que vimos na Alemanha de 1933, mas ligeiramente dissimulados. Os riscos de retrocesso são enormes.

    Responda
  10. Oswaldo Luis Bracco

    Velha tática fascista de criar um inimigo imaginário. Repercute bem na mente pouco esclarecida de uma parcela da população que vê nisso a oportunidade de manter previlégio, manter poder, manter a ideia de que ‘o lugar’ é deles. Não se trata apenas de miopia intelectual e astigmatismo social. Trata-se de um projeto de poder da extrema direita. Que o espírito da Revolução dos Cravos possa esmagar essa ideia pelo voto.

    Responda
  11. jarbas cabral

    O capitalismo europeu depende dos imigrantes. Nenhum europeu quer trabalhar de gari, de pedreiro, de ajudante de pedreiro, de faxineira, de ajudante de caminhão, etc.

    Responda
  12. marcos fernando dauner

    é uma questão de física - dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço . Colocar um milhão de brazucas no gigante EUA é mais fácil que colocar quatrocentos mil brasileiros no pequeno Portugal .

    Responda
    1. Sérgio Afonso

      Sem os imigrantes, Portugal jamais conseguiria sair do século retrasado, conforme as exigências da União Europeia! Agora estão com graça, mas é sabido, que o povo português "tem o perfil" sem ter C...pra isso, que é não pegar no pesado... Ou seja, se TODOS os imigrantes saíssem do país, estariam em apuros com certeza!

    2. Rubens Moreira da Costa Júnior

      Portugal tem uma população envelhecida que precisa de imigrantes para gerir sua economia, além do mais é um paradoxo a genofobia a brasileiros quando historicamente os portugueses em diversos momentos da história migraram ao Brasil , contudo sempre foram recebidos de braços abertos.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.