Ruy Castro > Prefeito perfeito Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Hoje a grande maioria de prefeitos e polÃticos destilam apenas ódio e mentiras na Internet. E com textos de uma ignorância cultural impressionante. Para enganar seus leitores eleitores, fingem serem "cristãos", "moralistas", "honestos", na verdade são o oposto disso....
Muito bacana. Imaginem os pareceres que professores de literatura ou de artes podem produzir silenciosamente no cotidiano da burocracia universitária!
Muito bom. Ah se ainda tivéssemos prefeitos assim...
... parte02 de meu ensaio:... Um fantasma apareceu e disse para o primeiro:... Cadê o Ruy, cadê o Ruy,...,Cadê o Ruy???... O primeiro fantasma disse: ... Mostrei a ele aquela coisa invisÃvel e ele viu e foi embora, logo em seguida!... Eu acho que ele foi escrever e publicar Algo na FSP!...Em unÃssono, o dois disseram: ... Vamos conversar com aquela senhora perto da janela...Bora!!!...
... os biscoitinhos, bolachinhas, bolinhos, e as tortinhas doce-docinhas e o chásinhos mágicos da ABL Sao para os imortais conversarem os fantasmas que circulam pelos corredores da ABL. Dá para ouvir daqui seus cochichos!... Um deles apareceu e chamou o Ruy em um canto e lhe disse: ... Hei, Você! Ruy: eu??... Sim, venha cá, você tem que ver isto!... Ruy: oh, Minha Nossa Senhora! Vou escrever sobre isto, hoje mesmo , e publicar na FSP!!!...um outro fantasma apareceu e disse para o primeiro: ...
... quando o silêncio encontra uma nota o invisÃvel se torna visÃvel! ... Os humanos sao silenciosos escritores que estão à Beira de encontrar as notas para publicarem-nas em estórias-canções!!!... Isto para ajudar a população a ver coisas invisÃveis!!!... As coisas invisÃveis existem, elas estão lá, pessoal!!!..
Um subversivo. Acabou na Ilha Grande junto com o Barão de Itararé, cuja atuação nessa prisão Graciliano descreve com maestria em Memórias do Cárcere.
Meu autor favorito ali por meus dezessete anos.
Outra história boa é aquela em que ele decretou que seriam multados os donos de cavalos que sujassem as ruas. Alguém o avisou que o proprietário do cavalo sujão era o pai dele, ao que respondeu: "Prefeito não tem pai".
Hoje precisamos de imposto sobre pets . Sujam as ruas, alguns pegam a sujeira e jogam no lixo , credo, lixeiros e o lixão não merecem isto. Tributados, o valor vai melhorar a coleta de lixo
Crônica maravilhosa, obrigada Ruy Castro, eu li que quando Graciliano era prefeito, suspendeu um desfile de 7 de Setembro e justificou a decisão afirmando que as crianças estariam expostas ao sol inclemente,além disso eram desnutridas e sem condições fÃsicas para marchar.
Haverá uma correlação entre talento literário e competência administrativa? Tudo indica que sim: Graciliano Ramos escreveu "Vidas Secas" e demonstrou honestidade e capacidade à frente da prefeitura de Palmeira dos Ãndios. Por outro lado, José Sarney escreveu "Marimbondos de Fogo" e nos anos 1980 nos brindou com inúmeras mostras da sua qualificação para governar o Brasil.
E deixou uma inflação de 80%
Acho que "Marimbondos de Fogo" está para "Vidas Secas" como Sarney está para Graciliano.
BelÃssima crônica sobre um dos maiores escritores da lÃngua portuguesa. Imaginaram uma biografia do Inominável escrita por Graciliano? Ou por Ruy?
Gino, Collor lia bastante, escrevia bastante, e foi o desastre anunciado e cumprido.
Já pensou se o Lula lesse um pouquinho e escrevesse bastante? O Brasil seria ótimo
Dizem que Graciliano odiava a expressão via de regra. E ao encontrá-la em textos de outros, explodia de raiva e soltava um palavrão: Via de regra é ....!
Outra que , dizem, ele odiava era “Outrossim”. Conta-se que numa acalorada discussão literária ele não se conteve e disparou: “pelo menos eu não uso “outrossim”. Conta-se também que quando lhe pediram sua opinião sobre Proust ele foi curto, grosso e seco: “não gosto, literatura de v...” O velho Graça era demais.
Ruy, há poucos dias, você insurgiu-se contra o excesso de advogados que o Brasil vem diplomando. Você precisa ler o que Drauzio Varella escreveu sobre as faculdades de medicina. O Brasil é vice-campeão mundial nessa modalidade, ultrapassando China e EUA. Já pensou no que nos aguarda?
E o curso de enfermagem segue o mesmo caminho. Fique atento ao ser internado.
Nos aguarda? Já ouviu falar no famigerado CFM?
Teresa, só de pensar nisso sinto arrepios de medo.
IncrÃvel que a terra de calheiros e lira não tenha aproveitado o exemplo, muito pelo contrário.
Fernando Collor também é de lá... Maus polÃticos existem em todos os estados brasileiros e Alagoas não é exceção. Mesmo assim, o Velho Graça certo dia se referiu a seu estado natal como um bom lugar para virar uma baÃa...
E o prefácio da obra é, pasmem, do presidente Lula. Quem será o ghost writer dele?
Emerson Lula leu mais que o conje Moro ( no programa do Bial, nao conseguiu se lembrar de nenhum o Edith Piá exarcerbado). Sem falar no bozo que disse que os livros têm muitas letrinhas rs.
O Bolsonaro é que não teria a grandeza de emprestar o seu prestÃgio a uma obra tão meritória, mesmo porque se o conhecesse o detestaria como comunista.
Carlos Fernando de Souza Braga, exatamente. Meu comentário foi ingênuo, para não dizer burro.
Sério? Ele sabe escrever?
O tri Presidente da República Federativa do Brasil.
Provavelmente alguém da equipe de redação/ comunicação. Nenhum presidente ou alto executivo de empresa de nenhum paÃs escreve seus próprios discursos ou textos. Alguns têm mais talento para a escrita, mas mesmo assim tem uma equipe para assessorar.
O poeta consegue extrair beleza até mesmo das coisas mais insensÃveis.
O Ruy é supimpa. Desencrava cada assunto....Gosto muito do Imortal.
O ruim castro senta-se ao lado do sarney na academia brasileira de letras
Ah, sim, esta crônica vou enquadrar e pendurar no meu quarto! Primorosa! Justa, ouro puro!
Mão de obra e ociosidade. O alcaide e escritor de ¨Mem órias do Cár cere¨ tinha uma solução para dois prob lemas: "quando prefeito de uma cidade do interior, soltava os pre sos para construÃrem estradas". Continua sendo uma ideia viável para a atual superlotação dos calab ouços? Ou só multiplicaria a dupla de foragidos de Mossoró?
Vidas Secas é uma obra-prima! Não sei se serÃamos melhores com polÃticos como Graciliano, mas com certeza, serÃamos melhores com escritores do seu naipe.
Graciliano Ramos foi um cidadão completo, no sentido literal da palavra. Como pessoa e como profissional deixou um legado de grande importância. Sem falar de seus filhos e netos que seguiram, com respeito e qualidade, o exemplo do pai e avô. Ler Graciliano não é apenas um excelente entretenimento, é aprendizado, reflexão e motivo para empreender mudanças. Plena consciência da realidade, com encantamento.
Graciliano Ramos encontra-se no panteão dos escritores. Formidável.
Atualmente, além da ignorância quase generalizada, a contumaz volúpia em amealhar o que for possÃvel, torna Mestre Graça desponta como polÃtico de conspÃcua relevância.
Quem nunca leu Angústia, de Graciliano Ramos, não tem ideia do quão bom escritor ele é. Na minha modesta opinião 'o melhor '. Como polÃtico, além dos relatórios, a carta de renúncia a Prefeitura de Palmeira dos Ãndios, em Alagoas, é outro documento que quando se lê jamais esquece.
Baita história!
Mas os escritores de hoje são aliado dos polÃticos corruptos. Apoiam corruptos reincidente para presidir o paÃs.
Zzzzzzzzzzzzzzzz e os cantores sertanejos, que ganham milhões de prefeitos de cidades minúsculas apoiam quem?
Por enquanto, o Ruy não descreveu el orçamentón secretón.
Ai, meu saco!...
Aposto q o comentarista nunca leu pelo menos Infância, d Graciliano Ramos.
Que história boa!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Prefeito perfeito Voltar
Comente este texto