Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Paschoal Pimenta

    Boa Xará: Eu estava pensando na imigração italiana, mas a alemã é bem anterior. Valeu pela dica.

    Responda
  2. Murilo Belezia

    Nas aulas de História do antigo ginásio aprendia-se sobre os ciclos econômicoa do Brasil Colônia e por que em todos ele sempre houve a presença do negro escravo, seu motor humano. No pensamento histórico da época, isso explicava a forte presença do negro em vastas áreas do território nacional. Mas do Sul, Santa Catarina e RS, só se falava das diversas imigrações européias a partir do século XIX. Sra.Ana Cristina, qual atividade econômica no RS precisou da mão-de-obra negra? Obrigado.

    Responda
    1. maria camila machado almeida

      Caro Murilo, as charqueadas. profe camila

  3. José Cardoso

    Que boa parte da população do estado é negra não é novidade, exceto talvez para o Lula. O que é estranho pelas muitas viagens que deve ter feito ao RS ao longo de sua carreira política.

    Responda
    1. José Cardoso

      O RS vende mais a imagem do vaqueiro gaúcho que de imigrantes louros. Lembro por exemplo daquele ator Lutero Luís da minissérie O Tempo e o Vento.

    2. Anete Araujo Guedes

      Trata-se de um estado que se vende como europeu, onde só existem loiros. Os negros são empurrados para as áreas de risco, as periferias e prisões. Mostraram suas caras na tragédia, foram eles os mais atingidos.

  4. Nelson Oliveira

    O Sr. Gregório Amarante diz que eu desculpo Lula por que o idolatro e porque me cego ideologicamente. Estranho que identifique em mim uma idolatria e uma ideologia sem sequer me conhecer ou ter acesso a tudo o que publico. Comentário típico de guerra ideológica. Vejo defeitos e problemas em Lula e os aponto em comentários na FSP ou redes. É preciso ter critério para fazermos julgamentos políticos acertados. Não inflando determinada fala. Para Lula, apenas "caiu a ficha", como para muitos de nós.

    Responda
  5. francisco xavier de azaredo neto

    Quando Lula disse que não sabia que no RS tinha tantos negros, obviamente estava se referindo a desigualdade social existente no Brasil e , neste caso, no RS. Pois, como acontece sempre em tragédias desse tipo, os mais pobres são os mais atingidos e entre os mais pobres, predominam os negros. Não enxergar isso, é má vontade com o Lula ou dificuldade de interpretação de texto.

    Responda
  6. Fernando Nascimento

    A frase pode fazer sentido, se for colocada no contexto em que foi dita. Lula estava visitando os desabrigados. E a proporção de negros e pardos, se analizada nesta população especifia, revela que foram mais atingidos. 22% tem o RS de negros e pardos, mas entre os desabrigados a percentagem é maior.

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Pode ser pura limitação cognitiva ou pura maldade dos que, como essa articulista, acreditam que Lula não sabia do percentual aproximado de pessoas negras no Rio Grande do Sul. Sua fala foi ironizando, com tristeza, a constatação de que a maioria dos que foram, diretamente, afetados pelas enchentes são pessoas negras; ou seja, as que são obrigadas a residirem em locais de maior risco. Muito triste isso...

  7. Sérgio Roberto Molfi de Lima

    Como SEMPRE, o Presidente Lula têm toda a razão do MUNDO. I'm sorry periferia.

    Responda
    1. neli faria

      Respondo aqui o que o senhor disse ali, senhor Sergio: à míngua de saber fundamentar objetivamente apela para o subjetivo. Jamais votaria para bolsonaro, porque conheço um oportunista de longe, tanto que em vinte e dois, pela primeira vez na vida, votei para lula. Fiz-me entender, senhor?

  8. Anete Araujo Guedes

    São poucos que sabem efetuar uma metáfora, utilizar de uma ironia, ou mesmo de compreender uma ironia, levam tudo ao pé da letra.

    Responda
    1. neli faria

      Sergio e o senhor à míngua de saber fundamentar objetivamente apela para o subjetivo. Jamais votaria para bolsonaro, porque conheço um oportunista de longe, tanto que em vinte e dois, pela primeira vez na vida, votei para lula. Fiz-me entender, senhor?

    2. Luiz Alberto Brettas

      Pode ser pura limitação cognitiva ou pura maldade dos que, como essa articulista, acreditam que Lula não sabia do percentual aproximado de pessoas negras no Rio Grande do Sul. Sua fala foi ironizando, com tristeza, a constatação de que a maioria dos que foram, diretamente, afetados pelas enchentes são pessoas negras; ou seja, as que são obrigadas a residirem em locais de maior risco. Continuamos, desde Temer, a viver tempos sombrios...

    3. Sérgio Roberto Molfi de Lima

      A Neli Faria pensa que engana alguém. Apertou a tecla 22 com FORÇA !

    4. neli faria

      Votei para lula , ms, ao digitar treze não estava no voto defender o indefensável.

    5. Anete Araujo Guedes

      Ou cortam falas e dão outra interpretação de que foi dito. São as famosas distorções, desonestidades, enganações.

  9. SERGIO AMORIM ANDRADE

    Governante tem que ser onisciente?

    Responda
  10. Erivã SILVA

    É ridículo uma jornalista fazer uma matéria dessa. Eu conheço o RGS mais muitas pessoas no pais não conhece e acreditam que a população predominante é Branca alguns até acreditam que não há negros vivendo lá outra questão é quanto a religião jornalista muitos acreditam que terreiros de candomblé só existem na Bahia. Então sua matéria claramente tem que ser revisada pq o Lula realmente falou e que muita gente no pais acha.

    Responda
  11. WILSON DOURADO DE GAMA FILHO

    Presidente não, um ladrão.

    Responda
  12. APARECIDO MARIANO

    O Lula é toda a torcida do Corinthians , inclusive eu, tem no imaginário que o Rio Grande do Sul só tem brancos de olhos azuis e verdes fruto da concentração da vinda dos europeus para aquela região. A fala do Lula seria de todos nós.

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Pode ser pura limitação cognitiva ou pura maldade dos que, como essa articulista, acreditam que Lula não sabia do percentual aproximado de pessoas negras no Rio Grande do Sul. Sua fala foi ironizando, com tristeza, a constatação de que a maioria dos que foram, diretamente, afetados pelas enchentes são pessoas negras; ou seja, as que são obrigadas a residirem em locais de maior risco. Continuamos, desde Temer, a viver tempos muito tristes...

    2. neli faria

      Minha, nunca! Tenho cultura.E a maioria das Torcidas,inclusive de meu Clube, é desprovida de cultura. Um Presidente da República deveria conhecer o País que dirige. Quase dezessete anos de poder e não conhecer o País? Falta de interesse . Um dos maiores políticos do Rio Grande foi Alceu Collares.

    3. Reinaldo da Silva

      Caro Aparecido, comentário intocável. E junto com a torcida do Corinthians, a do Botafogo (a qual pertenço), Flamengo, Palmeiras, Atlético, América, Portuguesa e até do time de várzea Boa Esperança em Friburgo, onde moro. Abs.

  13. darlan rassi

    Vale tudo pra falar mal do Lula , já o antecessor é o supra-sumo das gafes e incompetência , mas é perfeito

    Responda
    1. neli faria

      Comparar com o Boiadeiro anterior? Até uma criança, com oito aninhos na época teria sido melhor presidente do que ele. E, ademais, lula está há quase dezessete anos no poder e deveria conhecer, minimamente, o País que dirige. Um dos Maiores Políticos gaúchos foi Alceu Collares.

  14. César A C Sanchez

    Rs, tivesse dito não saber que na Bahia tem tanta gente branca, mereceria um artigo com pretensões antropológicas?

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Pode ser pura limitação cognitiva ou pura maldade dos que, como essa articulista, acreditam que Lula não sabia do percentual aproximado de pessoas negras no Rio Grande do Sul. Sua fala foi ironizando, com tristeza, a constatação de que a maioria dos que foram, diretamente, afetados pelas enchentes são pessoas negras; ou seja, as que são obrigadas a residirem em locais de maior risco. Continuamos a viver tempos sombrios...

  15. Fernando Dolci

    Uma frase do Lula dita, concientemente ou não, com muita inteligência, pelos motivos apontados pela colunista, o Brasil não sabia que existiam tantos negros no RS, tido como um estado colonizado só por italianos e alemães, afinal esses é que migraram para outros estados, como minha família e eu próprio, levando junto a cultura européia ainda arraigada. Lula fez menção a uma realidade desconhecida da maioria dos próprios gaúchos e chamou a atenção para isso. Parabéns a ele.

    Responda
  16. Anete Araujo Guedes

    O RS é identificado como um estado de brancos, de descendentes de europeus. É que os negros foram jogados para as periferias, para zonas de risco, para as prisões.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      É justamente o que Lula diz. Rode o video no início da matéria. É gostar muito de ficar chocada.

  17. Genésio Marcelino

    Ótimo texto, muito explicativo. Também não sabia que o RS, tinha tantos negros, assim como o presidente não é obrigado a saber de tudo, ok. A não ser que implante uma memória IA no cérebro do Presidente, aí ele poderá saber até quantos pets cada brasileira tem.

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Pode ser pura limitação cognitiva ou pura maldade dos que, como essa articulista, acreditam que Lula não sabia do percentual aproximado de pessoas negras no Rio Grande do Sul. Sua fala foi ironizando, com tristeza, a constatação de que a maioria dos que foram, diretamente, afetados pelas enchentes são pessoas negras; ou seja, as que são obrigadas a residirem em locais de maior risco. Tristeza isso tudo...

    2. neli faria

      Quase dezessete anos de poder e desconhecer minimamente o País que dirige? Falta de interesse!

    3. Anete Araujo Guedes

      Muitos não entendem, não querem entender, ou distorcem o que Lula diz, principalmente suas ironias, suas metáforas e suas brincadeiras, seu bom humor.

  18. lilian santos

    Pelo visto mais uma identitária que não entendeu a fala do presidente...incrível que o identitária é gente burra...

    Responda
  19. roberta melissa oliveira sales

    Percebo, nos comentários, a "tropa" fiel defensora do atual presidente que desconhecendo país que governa pela terceira vez. Não me espanto. A adoração cega a esses líderes (direita e esquerda) os tornaram assim: arrogantes, preguiçosos e ineficientes. Arrogantes porque não admitem seus equívocos (a tropa nunca os aponta). Preguiçosos pois não estudam (o presidente, sequer fala inglês ou fez uma graduação). Ineficientes pois a tropa está sempre a postos para louvar seus feitos (medíocres).

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Pode ser pura limitação cognitiva ou pura maldade dos que, como essa articulista, acreditam que Lula não sabia do percentual aproximado de pessoas negras no Rio Grande do Sul. Sua fala foi ironizando, com tristeza, a constatação de que a maioria dos que foram, diretamente, afetados pelas enchentes são pessoas negras; ou seja, as que são obrigadas a residirem em locais de maior risco. Triste isso tudo...

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Roberta Melissa. A senhora sabia o percentual da população negra no RS? E da população negra em Goiás? E da população indígena em São Paulo? Lula apenas disse que ele não sabia que a população negra no RS era em quantidade tão expressiva (mesmo porque ela fica na invisibilidade em periferias). Só isso. Em que tal manifestação o desmerece?

    3. Anete Araujo Guedes

      Lula pode não ter feito uma graduação e nem saber falar a língua de um país que interfere na soberania de nosso país, mas sua inteligência, também fruto de leituras, salta os olhos de qualquer um, sendo ele muito respeitado no exterior. Conversa qualquer coisa, inclusive economia. É imensa a diferença entre ele e Bolsonaro, que tinha dificuldade de articular as palavras, de conectar as ideias, falava coisas sem nexo. Devido à sua incapacidade de governar, entregou o governo ao Lira.

  20. Jose Paschoal Pimenta

    Observação importante sobre o texto da autora: A imigração europeia no RS começou bem antes da abolição da escravatura. Ela começa em mil oitocentos e setenta e cinco e a abolição em mil oitocentos e oitenta e oito. (Não escrevi números porque a censura bloqueia o comentário)

    Responda
    1. José Felipe Ledur

      Meu Xará: É em mil oitocentos e vinte e quatro que a colonização alemã teve início no RS. Portanto, neste ano de dois, zero, vinte e quatro, faz duzentos anos.

  21. Anete Araujo Guedes

    Lula tem razão. Não vemos negros no RS. Ao interrogar uma amiga gaúcha, ela argumentou, não veem porque eles são empurrados para as periferias e para as prisões. O que se comprova nessa tragédia que atingiu negros/pobres, são os que residem nas áreas de risco.

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Pode ser pura limitação cognitiva ou pura maldade dos que, como essa articulista, acreditam que Lula não sabia do percentual aproximado de pessoas negras no Rio Grande do Sul. Sua fala foi ironizando, com tristeza, a constatação de que a maioria dos que foram, diretamente, afetados pelas enchentes são pessoas negras; ou seja, as que são obrigadas a residirem em locais de maior risco. Lamentável isso tudo...

    2. Alberto Melis Bianconi

      Rode o video. É justamente o que o Lula diz. É pura ma-fé da colunista.

  22. SERGIO ESCOBAR

    E no final ela diz que é normal as pessoas estranharem ela ser gaúcha, e negra. Só o Lula que não pode fazer isso 

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Após termos passado 4 anos sendo governados por um presidente totalmente incapaz, que dizia não entender nada de economia, que livro não passava de um amontoado de palavras, que mal sabia conectar uma frase com a outra, como é bom ver a inteligência de Lula, que não fica isolado em suas viagens ao exterior, tem sempre uma agenda repleta de encontros.

    2. roberta melissa oliveira sales

      Não pode mesmo. Presidente pela terceira vez elegendo uma outra presidente, oriunda do estado, por duas vezes. Inadmissível. Mas, vocês, eleitorcida do Lula, sempre perdoam as trapalhadas dele, demonstradores de que ele não estuda. E depois falam do outro genocida?

  23. Amauri Soares

    Lula desconhece esse estado, assim como "desconhece" SC e PR. Assim como os passadores de pano que se apresentam aqui na Folha. Fazem suas colocações sem conhecimento, me parece, de coisa nenhuma.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Fake

  24. Amauri Soares

    Ninguém entendeu nada. O que Lula quis dizer é que não sabia que o RS tinha tanto negro negacionista, fascista...

    Responda
  25. neli faria

    Ele, lula, desconhece que um dos baluartes contra a ditadura militar, foi o grande Alceu Collares, na época deputado federal; prefeito de Porto Alegre, Governador do Rio Grande do Sul. Quase dezessete anos de poder e não conhece o Brasil.E permanecendo no sul do Brasil.Um dos maiores poetas brasileiros e o maior poeta catarinense, Cruz e Souza.

    Responda
    1. neli faria

      Alberto: mencionei dois esquecidos. Existem inúmeros. A verdade é uma só: o lula erra e o red snowflaque passa pano. Um presidente da República que não conhece minimamente o País? Só engana quem ao digitar treze deletou a inteligência.

    2. Joaquim Rocha

      Ninguém é obrigado a saber a porcentagem de negros, pardos, brancos, ameríndios, de cada estado do Brasil, como ninguém é obrigado a saber recolver uma equação diferencial integral.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Está dizendo que só existem dois negros no RS?

    4. Anete Araujo Guedes

      Saudemos os grandes gaúchos, Getúlio, Jango e Brizola!

    5. Amauri Soares

      Vc lembrou-me que o Colares implantou muitas escolas de tempo integral. Criou até uma "fábrica" para construir essas escolas. Seguiu Brizola e Darci Ribeiro. Até parece que não sei quem acabou com isso.

  26. neli faria

    Absurdo existir ainda alguém que endeuse esse senhor. Nem o próprio país, conhece após, quase, dezessete anos no Poder. O Rio Grande do Sul deu a linda Miss Brasil : Deise Nunes.

    Responda
    1. neli faria

      Certamente, Luiz deve ser como a população brasileira : quarenta por cento, contando os filhos. Mas, não moro em Santos, tenho apartamento, para quando eu vou ver jogos do Santos. Senhora Anette: não é não. Ainda tem concurso de Miss. Minha sobrinha,Raquel, foi Miss Rio de Janeiro e ficou em quarto no Miss Brasil, injustiçada. Ainda bem que nos meus dezoito anos me achava feiosa, se tivesse feito autoafirmação que fiz mais tarde, a Vera Fischer não teria sido eleita.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Neli. Qual o percentual da população negra em Santos/SP? Responda sem pesquisar.

    3. Anete Araujo Guedes

      Falar de Miss Brasil? Que coisa mais démodé!

  27. LUIZ ANTONIO ESCANSfERLA

    Será que você ficou em choque quando bolsonaro disse não ser coveiro com tantos mortos durante a pandemia? Este fato sim é digno de revolta e não um presidente desconhecer a quantidade de negros de um estado..

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Ou que livro é um amontoado de letras?

  28. José Augusto Bernabé

    Vc acha que ele se importa sobre o racismo? Para ele preto são aqueles neguinhos que trabalhavam com ele na Fábrica da Mercedes no ABC, nada mais. Faz o L de novo minha linda.

    Responda
  29. Gregorio Amarante

    Lula esta no terceiro mandato e não conhece os estados brasileiros, mas os gados que mais parecem zumbis, não tem senso crítico e acham que a culpa é dos Gaúchos. O semianalfabeto é praticamente uma divindade, nunca erra.

    Responda
  30. Nelson Oliveira

    Eu também tinha a mesma impressão do presidente. O RS "esconde" seus negros. É compreensível a cobrança por parte de alguém que representa a etnia e milita por ela, mas não acho que Lula cometeu, nesse caso, nenhuma gafe. Pelo menos não séria.

    Responda
    1. Nelson Oliveira

      Gregório, diz que eu desculpo Lula por idolagria ou ideologia cega. Estranho que identifique em mim uma idolatria e uma ideologia sem sequer me conhecer ou ter acesso a tudo o que publico. Comentário típico de guerra ideológica. Vejo defeitos e problemas em Lula e os aponto em comentários na FSP ou redes. É preciso ter critério para fazermos julgamentos políticos acertados. Não inflando determinada fala. Para Lula, apenas "caiu a ficha", como para muitos de nós.

    2. Nelson Oliveira

      Não tenho idolatria por Lula. Vejo defeitos e problemas nele e os aponto em comentários na FSP ou redes. Mas é preciso avaliar as situações com critério para fazermos julgamentos políticos acertados. Não é inflando determinada fala, ainda + num contexto como esse, que se vai compreender bem o sentido do que um ator da política está fazendo. Em 1º lugar, um presidente lida com milhares de assuntos. É injusto querer que saiba de cor estatísticas sobre tudo. "Caiu uma ficha" pra ele. Só isso.

    3. Gregorio Amarante

      Quando Lula cometeu alguma gafe para você, Nelson? A idolatria cega, sabia?

  31. jorge frankiln zakimi

    É claro que a declaração do presidente teve o intuito de cutucar alguma coisa.....como todo político as palavras sempre são carregadas de intenções. Mas a mim... também.... causou espanto a quantidade de pretos na região sul. Região que a mídia nos passa a ideia de uma Europa brasileira.

    Responda
  32. Marcelo Ribeiro Leite de Oliveira

    Ora, ora, será tão difícil assim entender uma ironia? Acho a atuação do presidente nesse caso da tragédia no RS impecável.

    Responda
  33. Arnaldo Bastos

    Mas o Rio Grande do Sul sempre se apresenta como branco e europeu. Fazem de tudo para esconder a presença negra no Estado.

    Responda
  34. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Esse artigo foi só para falar mal do Lula. Pena.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Qual foi a "m" ou besteira dita pelo Lula? Que não sabia que a população negra no RS era tão grande? O que há de "m" ou besteira nisso?

    2. Esechias Araújo Lima

      Se falar besteira, tem ser criticado mesmo.

    3. Sid Santo

      Tá bom, agora não pode falar mal do painho. Que gosta de falar m...

  35. Valdir Costa

    Negro é seu passado São afro descendentes.

    Responda
  36. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Tenho uma amiga gaúcha, amizade de quarenta anos. O primeiro negro que ela viu foi quando mudou para o Rio de Janeiro.

    Responda
  37. NIEMEYER FRANCO

    A Ana Cristina deve ser gaúcha das "farroupilhas". Aproveitem a oportunidade. Fazem valer o hino de vocês e vontades vis.

    Responda
  38. NIEMEYER FRANCO

    Uma coisa é ser negro, outra é defender os negros contra crimes diversos, que se fossem brancos - os negros, passariam "em branco".

    Responda
  39. Laudgilson Fernandes

    É negro mas só mostra para o Brasil e para o mundo os branquelos. Por que será? Não conheço um cantor negro gaúcho, não conheço atrizes e atores. Está na hora do Rio Grande do Sul, mostrar a história dos guerreiros da Revolução Farroupilha e mostrar para o Brasil que heróis não são sempre os Bento Gonçalves, mas estes negros, que apesar terem dado o sangue e a vida, no final foram traidos.

    Responda
    1. Laudgilson Fernandes

      Vinte por cento da população gaúcha é negra. E a lista se resume nestes? Por que será?

    2. Jaciana Araujo

      Sheron Menezes, atriz, negra e gaúcha. Daiane dos Santos, ginasta, negra e gaúcha. Manoel Soares, jornalista, negro e gaúcho. Serginho Moah, vocalista do papas da língua, cantor, negro e gaúcho.

  40. Geralda A Vieira

    Concordo que o Lula deu uma conotação equivocada à questão. Outro dia ouvi uma interpretação de um jornalista e achei que fazia sentido. Para ele, o Lula quis chamar atenção para o fato de que agora que aconteceu uma tragédia, os negros apareceram. Ironizando que somente os brancos do RS têm destaque na mídia.

    Responda
    1. JOÃ O CARLOS CORTEZ ALVES

      Passando o pano