Lygia Maria > As mariposas e o conservadorismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Estela Najberg

    Até quando, senhora colunista, a FSP vai insistir em chamar de conservadorismo, o que em essência é reacionarismo/fascismo. O Bolsonarismo não cabe na definição de conservadorismo., vide o que tentaram no 8/1. A FSP mistura essas duas coisas, porque sente-se também representada por essa gente. Nós sabemos o que vocês fizeram no verão passado, aquele de 1964, a quem este jornal prestou grande serviço.

    Responda
  2. Renato Scherer

    Há várias questões pertinentes no texto, mas é prudente (conservador) ir com calma. Revoluções - todas, não somente as socialistas - de fato trouxeram o caos, mas havia um custo social (prisões arbitrárias, matanças, fome) enorme para se mudar "com o tempo". Revoluções dizem muito sobre como se vivia antes delas, por isso é prudente diferenciá-las dos golpes. Quanto aos autores liberais e conservadores, sempre foram lidos e respeitados pelo pensamento progressista; podemos dizer o oposto?

    Responda
  3. Marcelo de Souza

    Não há de se negar que houve matança após a revolução russa. Isso é fato histórico. O problema é a turminha do "bolsonarismo moderado" - como a calunista em questão, apesar de ela não gostar de ser chamada assim - tentar fingir que o capitalismo não matou ninguém ao longo dos séculos. Os EUA estão aí entrando ou apoiando guerras em nome da "liberdade" há séculos e matando quem se opõe a eles. Que o digam os pa les ti nos...

    Responda
  4. José Cardoso

    No caso da Rússia, as mariposas já eram negras na época do czar, continuaram assim na ditadura comunista, e permanecem inalteradas com a atual volta do czarismo.

    Responda
  5. Eládio Gomes

    Vá tentando, princesinha da direita retrógrada. Quem sabe, um dia, você consegue convencer a si mesma.

    Responda
  6. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Considerando que o Brasil tem uma das piores distribuições de renda do planeta, um abismo social; é o país que mais mata a população LGBT; é um país com altas taxas de feminicídio; é um país onde a polícia mais mata e mais morre… eu pergunto: como ser conservador? O que queremos conservar?

    Responda
  7. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

    Finalmente reconheceu a bozolândia como terra da barbárie. Já é um passo para quem é de SC.

    Responda
    1. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

      Estado mais rico do pais, só nos sonhos do brasil paralelo.

    2. Orasil coelho pina

      Há poucos anos Santa Catarina tinha como prefeitos das suas principais e maiores cidades como Joinville, Blumenau, Criciúma, Itajái, Chapecó, Rio do Sul e outras mais, todos do Partido dos Trabalhadores PT, e aí Scomazzon, onde está a Bozolândia! Quem governa hoje o estado mais rico do país? OrasilSertanejo!

    3. Gustavo von Krüger

      Se vc odeia os catarinenses, proponha que eles se desliguem do Brasil. Pode ser que vc e eles saiam ganhando.

  8. MARCELO Guimarães

    Ótima reflexão. Claro que o conservadorismo tem seus defeitos. Ora, qualquer espectro é imperfeito. Mas vejo que existem pessoas que querem "demonizar" os conservadores de qualquer forma. Não vejo isso com bons olhos.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Reflexão?

    2. Gilmar Maghenzani

      reflexão onde? apenas ela queria falar do bolsonarismo que ela apoia vc não entendeu

    3. Felipe Araújo Braga

      O que os conservadores brasileiros defendem?

  9. Luiz Gustavo Amorim

    Essa declaração oficial de apreço pelo conservadorismo na defesa das conquistas da sociedade sugere uma defesa da democracia liberal e merece uma pequena verificação em duas etapas. A primeira está no artigo. A segunda é uma contra-senha cuja pergunta é: em 2022, no dia D, na hora H, a senhora apertou o botão da frente ampla democrática em detrimento do populismo retrógrado? Se respondeu não, login e senha incorretos.

    Responda
  10. Daniel Salomon Guimarães

    Coluna de há muito necessária, pelas mãos de quem quer que seja. Parabéns. Agora, reconhecer a validade existencial de determinado campo ideológico também vinculado à democracia é só o início do debate. Tenhamos esse debate em vez de querer reduzir tudo a clichés ideológicos.

    Responda
  11. Alberto Melis Bianconi

    Cabe conservar a desigualdade social? As zelites glamorosas de Banânia?

    Responda
  12. Robson Ramos

    Diga isso aos pseudo-conservadores brasileiros, todos eles adesistas do tal populismo retrógrado mencionado apenas e envergonhadamente na última linha deste artigo. Os conservadores brasileiros de fato, foram engolidos.

    Responda
  13. jose borges

    Problema é que os políticos conservadores -sem exceção - se uniram a Bolsonaro. Então , escolheram ficar iguais( casos isolados - Doria e Mandetta, contam- se nos dedos) . Com intelectuais foi diferente , há os conservadores anti bolsonaristas , como Lígia Maria e Pondé . No meio político não . O que diz muito da mediocridade geral dos políticos brasileiros

    Responda
    1. josé SOARES

      anti

    2. josé SOARES

      Pondé ano bolsonarista? Só quando convém a ele ou por covardia .

    3. Alberto Melis Bianconi

      Bolsodoria?

  14. eli moura

    A dona queria conservar Nicolau um tirano que matava e oprimia muitos operários e camponeses? Os movimentos são para mudanças, quanto mais opressão mais violento o movimento. A violenta reação abriu caminho a tirania de Stálin, há uma cadeia de eventos nisto. Não há como conservar tiranias opressões e discriminações, tiranias geram tiranias. Dona vai cuidar do maridinho quando ele chegar da pegacao da filha do vizinho. Deus pátria e família.

    Responda
  15. boaventura braz de queiroz queiroz

    A colunista camufla;coloca de baixo do tapete todo o terror que foi os governos Tsaristas;confunde intencionalmente o processo revolucionário que verdadeiramente uma insurreição com desmandos sim ,com o Stalinismo reacionário que se instalou a seguir da guerra civil de 1919. Por favor não minta para seus leitores .

    Responda
  16. MARIO RAMIRO

    A articulista esta mobilizando uma legião de leitores que sacaram sua tentativa de parecer menos reacionária, apelando para seus nobres valores conservadores. Conta outra para ver se cola!

    Responda
  17. ANTONIO AUGUSTO DE OLIVEIRA

    Sem citar nenhum filósofo, que na minha falta de cultura, desconheço ou mal conheço, desconfio que entre os "princípios civilizatórios básicos" e as "conquistas da sociedade" podem estar escondidos a escravidão e a aristocracia. Um crime cometido em um dia pode ser igual a um crime cometido em mil anos.

    Responda
  18. Ricardo Andrade

    A Folha empurra em seus leitores e assinantes esses Leandros Narlochs, essas Lygias Marias, esses hipócritas… Essa aí agora tenta se desvencilhar do Bolsonarismo, mas não consegue enganar ninguém, assim como o título acadêmico que apresenta não engana ninguém. Textos sempre medíocres e rasteiros que lembram golpes telefônicos. Golpes e golpes, sucessivamente. Ninguém consegue entender como uma pessoa de raciocínio tão primitivo consegue chegar a esse lugar.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      O Paulo César sente falta das besteiras sem nenhuma base que o Narloch tanto proferia.

    2. Paulo César de Oliveira

      Bem lembrado. Tô sentindo muita falta do Narloch.

  19. Frederico de Souza Cruz

    Lygia esta é sua frase onde Russia Socialista foi trocada por: Nas Ditaduras Sulamericanas anti comunistas , milhares de pessoas inocentes foram encarceradas e assassinadas pelo Estado em poucos meses —prisões e matanças se seguiram por décadas. Nem mesmo a cultura (música, literatura, pintura, gastronomia, religião, arquitetura etc.) escapou do massacre. A contenção conservadora da tradição família e propriedade-TFP e do fascismo não visava proteger princípios civilizatórios básicos.

    Responda
  20. ANTONIO CARLOS Vely Mendonça

    Ah não Lygia, tenha dó. Nos poupe de suas asneiras. Vá escrever cartinhas para o Jorginho Mello.

    Responda
  21. Bruno Dias

    Todo fulano que cita Burke adora falar da guilhotina mas não dos séculos de miséria humana para sustentar a aristocracia vagabunda que antecederam a guilhotina. A violência diária, cotidiana, constante dos sistemas hierárquicos que os 'conservadores' defendem sempre vai pra baixo do tapete.

    Responda
  22. Bruno Dias

    Lygia está tão delirada que vem defender a aristocracia tsarista. "Ai, eu só queria oprimir uma enorme classe de camponeses miseráveis em um sistema feudal e autoritário, pq estão sendo tão grossos comigo." Infelizmente a autoparódia não chega no ponto por que Lygia é uma articulista tão anódina. Por mais ridícula que seja, nunca consegue ser interessante. O nepotismo absurdo de continuar pagando essa mediocridade para escrever isso aí...

    Responda
  23. Sebastião Barbosa

    Foi o conservadorismo democrático que deu legitimidade à extrema direita bizarra. O pragmatismo oportunista dos conservadores é o principal alimento da extrema direita. Não querem ser identificados com o reacionarismo incivilizado mas se beneficiam da sua popularidade. Enquanto não resolverem o problema que eles mesmos criaram, não terão nenhuma moral para criticar os progressistas. Permitir que um imbecil autoritário empunhe a bandeira do conservadorismo impunemente é o mais vil dos pecados.

    Responda
  24. luis carlos Correia dos santos

    De onde surgiu essa colunista??????

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      E esse Florentino?

  25. Florentino Fernandes Junior

    Felipe, a opiniao dela nao coincide com a sua. Simples assim. Vc pode discordar ou nao ler

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Paulo, estamos longe desse número no Brasil. Seu argumento é usado para manter pobres na base da pirâmide. Os empregos mais braçais vão desparecer com o avanço da tecnologia. Por fim, engraçado que os ricos falam que a universidade não é para todos, é para o filho deles apenas, ao resto, os trabalhos sem qualificação. Lygia é uma branca com ensino superior que diz que negros e pobres não precisam de universidade.

    2. Paulo César de Oliveira

      Felipe, universidade não eh para todos porque a maioria dos empregos não requer nível superior. Eu diria que uma pessoa em cada oito ou dez deveria ir ara a universidade. Mais que isso eh inútil porque não haverá empregos para todos.

    3. Felipe Araújo Braga

      Ela diz que mulheres trans são homens, que negros e pobres não precisam entrar nas universidades pois pra estes já basta curso técnico, que Is ra el pode matar pales Tinos a vontade. Agora ela defendeu o Antigo Regime Czarista. É tudo uma opinião defensável? Para você que defende Golpe Militar né. A extrema direita está cada dia mais bizarra.

  26. Florentino Fernandes Junior

    Gostei do termo. Ad hominem. Necropolitica. Racismo ambiental. Me divirto com voces

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      Nem adianta tentar dialogar com esse polvinho, o melhor é dar risadas mesmo

  27. Florentino Fernandes Junior

    Benassi e red-banho associados. Vcs estao praticando ad hominem com a jygia.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Paulo, você adora distorcer as coisas né? Eu defendo que todas as pessoas sejam respeitadas: que mulheres trans sejam tratadas como mulheres cis, que negros e pobres sejam tratados como brancos e ricos e que ué pales tinos sejam tratados como isra elenses. Eu, por apoiar que todas as pessoas tenham dignidade, sou preconceituoso?!

    2. Paulo César de Oliveira

      Felipe, vc já parou para pensar que você sim eh cheio de preconceitos politicamente corretos, um patrulheiro "woke" fanático?

    3. Bruno Dias

      Se ela quer ver respostas aos seus argumentos talvez ela devesse tentar escrever pelo menos um

    4. Felipe Araújo Braga

      Ela só fala coisas absurdas e cheias de preconceitos quando abre a boca.

  28. Ernesto Jesus

    Se dependesse da colunista, com sua defesa do conservadorismo, o Brasil continuaria um país escravista, a Rússia continuaria feudal e a Europa atolada no absolutismo. Viva o conservadorismo defendido pela Dona Lygia.

    Responda
  29. Anna Rodrigues

    Tome vergonha mulher. Que interesse tinha Burker de mudar um mundo que o beneficiava? Quem tem pressa é o pé que é pisado, o que pisa nem sente. Você já leu o discurso dos conservadores quando mulheres bem diferentes de você lutavam para votar e participar da política?

    Responda
  30. Bruno Sebastião Neto

    Não existe conservadorismo no Bolsonarismo ,o que existe é um bando de ba ndidos reaci onários que se agarraram na palavra conservadorismo !

    Responda
  31. José Bueno

    Infeluzmente só vi, até hoje, a direita defender a sua propriedade, mesmo que grilada e improdutiva, contra o direito de propriedade dos outros, particularmente dos sem terra. Defender a religião da opressão, recentemente a do ódio, contra a religião do amor, especialmente aos mais necessitados. Defender privilégios e até ditaduras, contra "preservar as conquistas de uma sociedade e a dignidade humana". A direita que sobrou é a extremista, de fato reacionária.

    Responda
  32. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    É piada?

    Responda
  33. Marcelo Silva

    O bolsonarismo não é nem progressista nem conservador: é simplesmente o horror!

    Responda
  34. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Não conheço processo mais destrutivo de aconquistas anteriores do que a Conquista da América. Bem que populações indígenas tentaram desenvolver uma contensão conservadora, mas foram derrotadas e continuam sendo. Vai conter grilagem na Amazônia.

    Responda
  35. Valdir Teixeira da Silva

    Quais conquistas o conservadorismo brasileiro quer manter? Preconceito racial, desigualdade financeira, violência policial contra pobre, analfabetismo, serviço público precário e outras maravilhas conquistadas pela nossa sociedade.

    Responda
  36. Marcelo Magalhães

    Ela poderia casar com o Pondé. E poderiam passar os dias um falando com o outro, que nos pouparia de tantas estultices.

    Responda
  37. Renato Letizia Garcia

    O tal de Conservadorismo civilizatório que a autora defende jamais iria aceita em suas fileiras o Bos to nar o e sua familia

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Sei não. O que tem de tucano bolsonarista...

  38. ADONAY ANTHONY EVANS

    A incultura da Dona Maria, é avassaladora. Em mil e novecentos e dois, quando Lênin, deu golpe anti democrático, criando o bolchevismo, por ironia com o nome de Centralismo Democrático, rachou a Social Democracia, que permaneceu democrática e formou todos os governos democráticos da Escandinávia, e demais países. Lenin copiou o Regime de Terror de Robespierre que admirava. Chamar isso de social democracia, revela desconhecimento ou má fé, ou ambos.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Em que parte do texto a autora falou em "social democracia"? Há um lapso sim ao falar em "Rússia socialista" para se referir a União Soviética. Muita gente comete esse pequeno erro de referir-se aos soviéticos como "russos".

  39. Felipe Araújo Braga

    Lygia, jornalista de péssima qualidade. As revoluções muitas vezes são destrutivas sim, mas e antes delas? O povo russo em sua maioria passava fome e após a Revolução- com todos os seus horrores - se tornou uma das populações mais educadas do mundo. O mundo atual nasceu da Revolução Francesa - super violenta - mas que enterrou o absolutismo feudal. Meu Deus!

    Responda
  40. José Franco Pinheiro Machado

    Coluna perfeita. Aliás excelente o uso do tema da série, baseada em excelente livro. O conceito de conservadorismo se perdeu no lixo do bolsonarismo e a esquerda, mesmo moderada, anda muito míope e não consegue distinguir nada levemente à direita do centro.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      O que é o conservadorismo no Brasil atual?

  41. Felipe Vasconcelos

    Ortega y Gasset, Otto Maria Carpeaux e Oswald Spengler também são ignorados pela academia.

    Responda
  42. Felipe Vasconcelos

    O bolsonarismo deseja romper a ordem instituída, logo é, institucionalmente falando, revolucionário, ao passo que todo o restante do espectro político (com exceção da esquerda radical ao estilo PSTU e assemelhados) almeja a preservação das instituições democráticas, portanto é conservador.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Revolucionário, como o foi o golpe de 64.

    2. Felipe Vasconcelos

      Tanto o reacionário quanto o revolucionário almejam a ruptura, só que este avança, enquanto aquele retroce. Mas essa visão em si mesma é enviesada. Pois se poderia falar em "retorno às origens", como o renascimento greco-romano nas cidades italianas medievais.

    3. Marcelo Silva

      Falar que o bolsonarismo é revolucionário é no mínimo equivocado! Revolução sempre pressupõe avanço civilizatório com grandes progressos econômicos, sociais e culturais enquanto o bolsonarismo é uma involução à idade das trevas!

  43. Luis Otavio Zaneti

    Hum, ok. Gostaria então que a colunista desenvolvesse melhor em seus textos a ideia de que o bolsonarismo não passa de "populismo retrógrado", pois isso foi o máximo que li aqui sobre isso até agora.

    Responda
  44. Felipe Vasconcelos

    Há um desejo fervilhante em cada revolucionário de reinventar a roda. Mal sabe ele que, como diz Eclesiastes, não há nada de novo debaixo do sol.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Pelo visto você gostaria de viver em cavernas de caça e coleta! Que tal vivermos antes das revoluções modernas? Absolutismo, Igreja comandando tudo, desigualdade jurídica e escravidão, que tal?

  45. Marcos Barbosa

    De novo digo, essa colunista ainda será candidata a um cargo politico e irá apoiar um bolsonarista

    Responda
    1. Bruno Dias

      Duvido muito, ela mal tem fôlego de escrever 2000 palavras, quanto mais uma campanha política. Isso aí vai ficar encostada no cabide de emprego de filhinho de papai que é o editorial da Folha por décadas, e nossos netos vão comentar reclamando que as colunas da filha dela são ainda piores. (Comentário foi levado a censura prévia... incrível, qual é a palavra proibida? "Filhinho de papai?" "Cabide?" Mas moderar discurso de ódio, eles não moderam...)

  46. Jaqueline Mendes de Oliveira

    A colunista acertou na escolha do tema: digressões de um fenômeno natural --a seleção natural que permitiu às mariposas escuras preservar sua espécie em ambiente adverso-- para defender princípios conservadores. Porém, faltou-lhe o entendimento básico do processo de seleção natural. Errou feio na sua "tese" da "preservação de princípios" frente a "mudanças sociais bruscas". Ora, o processo de seleção natural consiste em se adaptar a mudanças externas (evoluir) e não o contrário (resistir)!

    Responda
  47. paulo werner

    Ah, o conservadorismo à favor do povo! Fale mais sobre isso. Interessados devem procurar na farmácia?

    Responda
  48. paulo werner

    Pergunte aos camponeses do século XVIII como.os conservadores demonstravam seu respeito às conquistas civilizatorias. Sabemos q conservadores não são as vergonhas históricas q protagonizaram, nem os progressistas são a violência do Terror ou do bolchevismo. Mas se a articulista insiste na caracterização reducionista, fatalmente abraça o reacionarismo q foi derrotado pra q ela pudesse escrever esse atestado de cegueira ideológica.

    Responda
  49. edilson borges

    sem pé nem cabeça. não entendo a que serve publicar estes textos...

    Responda
  50. Hercilio Silva

    O artigo tem um erro, o bolsonarismo se intitula conservadorismo, e não é contestado e é seguido pela avalassalodora maioria dos que se dizem conservadores. A esquerda não os acha conservadores, são autoritários, para o bem e para o mal, eles viraram a marca do conservadorismo, a caminho de engolir todo o centro, com medo de derrotas eleitorais o apoiam e somem.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      O conservador quer conservar as conquistas próprias, e negar os outros de as possuírem também. O reacionário, como bolosonaro e Ligya Maria, é pior. Quer a volta ao um passado maravilhoso, onde jorrava o leite e o mel, que nunca existiu. Quando o Mundo era só formado só por gente de bem e pentecostais.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.