Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Bruno Andreoni

    "Vários estudos demostraram o fracasso do modelo". Quais estudos? Quais os números do fracasso? Anedotas não são evidência!

    Responda
  2. Lourdes Barros

    Essa previsão do TF de que o trabalho de cada escola cívico-militar vai resultar em novos Bolsonaros no futuro, me pareceu uma ameaça. Além disso, me lembrou bastante o enredo daquela obra que virou filme: "Os meninos do Brazil".

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Este artigo é uma fakenews. Uma deslava falta de conhecimento. Trancada no seu apto, com portaria 24 horas horas, champanhe e caviar, a autora nunca viu alunos ameaçar e bater em professores ( hoje mesmo um aluno deu uma mata leão num professor no Paraná), escolas caindo aos pedaços, sem nenhuma disciplina e respeito. A senhora é que vive num mundo distópico. Aliás, o PT acabou com o ensino no Brasil

  3. Marcelo Levy dos Santos Braga

    Quero saber para onde irão a grande maioria dos jovens que não se adequam a estas escolas e são rejeitados por este modelo macabro? Na cabeça destas pessoas certamente para o sistema prisional. Mas o Brasil merece, o Brasil é isto, não tenho ilusões.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Se vc tivesse algum interesse nesta matéria saberia quem nenhum aluno é obrigado a frequentá-la. Agora, hoje não tem mais vagas nestas escolas. É a preferida pelos pais

  4. Luiz Gustavo Amorim

    A obediência dos devotos do palhaço macabro me comove. Gente que jamais tinha se levantado para questionar vacinas, urnas eletrônicas e afins - Olavo tinha dúvidas sobre a Terra ser redonda e alardeava que foi Adorno quem compôs as músicas dos Beatles -, demonstra um senso crítico que me preocupa. Engolem todas. Que jamais o Olavismo invente que comer feces faz bem para a pele - é assim mesmo que se escreve em latim - porque a turma vai aderir.

    Responda
  5. Paolo Valerio Caporuscio

    Mídias e colunistas acostumados com tudo é desordem, decadência e sem leis na sociedade como " normal" há décadas com a desculpa de estarmos em uma "democracia " que nem real é e se mantiveram neutros em não cobrar valer a Constituição em ajudar o povo estão agora em alvoroço com o surgimento de novo sistema de ensino nas escolas que farão com o tempo se cumprir bons cidadãos do amanhã, disciplinados e responsáveis.

    Responda
  6. NACIB HETTI

    O modelo pretendido pelo Tarcísio pode ajudar no combate ao tráfico e consumo de drogas nas escolas. Tem pai que não conhece a realidade.

    Responda
    1. Lourdes Barros

      Ah, sim, confia... Pergunte aos garotos que cumprem serviço militar se não há uso de drogas e álcool nos quartéis. Aposto que o Sr ficará surpreso com os relatos.

  7. João Herberthe Dos Santos Almeida

    Muita mentira nessa matéria.

    Responda
  8. João Herberthe Dos Santos Almeida

    Essa reportagem é totalmente tendenciosa. Não se deve refletir em um texto como esse. Os dados da nossa educação sim , O Exame do PISA diz tudo. O Brasil ocupa as últimas posições, ganhando apenas para Cuba e Venezuela. Coincidência pouca sempre vai ser bobagem. Nossos estudantes quando saem do ensino médio se quer sabem interpretar um texto com lógica, matemática ! Chega a dar pena. Educação no lixo e essa colunista falando de cabeça raspada. Fim do mundo.

    Responda
  9. João Perles

    Tarcísio na contramão. Implementou plataformas digitais adquiridas de empresa ligada ao seu Secretário de Educação ao custo médio de 17 milhões, e tais dispositivos têm se mostrado um fracasso total no campo pedagógico. Agora, visando ampliar o apoio ao seu governo dentre os eleitores mais ignorantes, reacionários e mal-intencionados, ele parte para um condenável "fardamento escolar". A articulista tem razão, é preciso que o MEC e o STF atuem, restabelecendo a escola republicana e democrática.

    Responda
  10. antonio carlos fonseca neto

    Há "milênios" a nossa Educação já patina em níveis lamentáveis. A criação das escolas cívico-militares só fará aumentar a desinformação, a falta de pluralidade e a instituição de uma única visão e forma de ensino. Certamente, iremos piorar.

    Responda
  11. José Cardoso

    É fácil pegar exemplos de pedofilia em colégios religiosos por exemplo, e defender sua extinção. A abordagem deve ser estatística, e até agora me parece que instituições militares se saem bem. Quando fiz cursinho, os colegas vindos do colégio militar já tinham noções de cálculo diferencial por exemplo, que eu não tinha a menor ideia.

    Responda
  12. Galiano Paccini Neto

    Se esse modelo de educação formal, é tão eficiente; os incentivadores dessas escolas cívico militares; bem que podem matricularem seus filhos, netos, sobrinhos, e outras crianças e adolescentes de seu rol de convivência. Outra coisa; esse dinheiro será gasto a atoa, onde devem ser aplicados em programas de políticas públicas da 'educação informal'. Pois é nela, que está a origem da indisciplina.

    Responda
  13. Carlos Eduardo Cunha

    Liberdade para os pais escolherem o que é melhor para seus filhos, escola militar com respeito e ordem, escolas privadas com ótimos professores e visão mais ampla ou escola pública tradicional . O importante é o pai educador poder escolher e ter opções com vários tipos de escola e métodos de ensino. Diversidade é bom . Tarcísio está indo muito bem ao governar construindo .

    Responda
  14. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Não dá para levar a sério artigo que recolhe casos isolados e os expõe como representantes do dia-a-dia das escolas.

    Responda
  15. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

    Colégio Militar tem verba generosa, professores concursados de ótimo nível, currículo unificado no país todo. Nada comparável a essa aberração bozolóide, com um troglodita aposentado agredindo as crianças para ganhar um extra maior que salário de professor estadual.

    Responda
  16. Ivan Carlos Albarello

    Dá uma "voltinha" nas escolas e universidades atuais para ver o que estamos "formando". Outra coisa, faz uma prova entre um aluno da escola publica e uma militar. E tem mais uma, se não quer seu filho na escola militar, é só colocar em outra.

    Responda
    1. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

      Ignorância é comparar CM com essa besteira bozolóide.

    2. José Emanuel Santos

      "Em municípios do Paraná, vários pais já não conseguem encontrar escolas públicas que não sejam cívico-militares.". Você não deve ter lido o texto ou acha que é só procurar uma "Escola Particular"?

  17. Tadêu Santos

    A REACIONÁRIA POSIÇÃO DO GOV TARCÍSIO DE FREITAS vai aumentar os índices de criminalidade em São Paulo, principalmente de negros, conforme aponta a pesquisa publicada hoje, configurando ser a "criminalidafe negra", um problema sócio estrutural, fortemente enraizado nos corações e mentes da população brasileira, um racismo incorrigível e imperdoável. Que Pena!!!

    Responda
  18. NEY HAMILTON MICHAUD

    É um alento saber que espalhando escolas cívico-militares pelo país, muito em breve teremos centenas, quiçá milhares de pazuelos, JaBos, mourãos, helenos, bragas neto e outros gênios do calibre desses patriotas. O Brasil estará finalmente entre a elite das potências tocadas por militares. Países como Gabão, Botswana, Nigéria, Chade, Bangladesh e por aí afora. Força Tarcísio! Pra frente Ratinho Jr! Ninguém segura esse país!

    Responda
  19. Marcelo Silva Teixeira

    o atual governador de São Paulo é uma aberraçã0 inominável ....uma tragédi@ sem limites

    Responda
  20. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    A grandepreocupacao de TF, o ditador, é de Nunes, o capacho do ditador, não é com a qualidade da educação e sim de empregar milhares com salários bem mais altos que dos educadores.

    Responda
  21. Victor Saeta de Aguiar

    "Doutora em ciência política pela USP". Não precisa dizer mais nada........

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Pelas suas reticências expressas em dúzias, fica entendido o porquê do preconceito contra pessoas cultas.

  22. Mario Donizete Pelissaro

    Essa é a coisa mais retrograda, demodê e brega que esses arruaceiros golpistas poderiam inventar. Parece uma noutrinacao de criancas em massa para depois servir aos propositos de tirano ditador. Cenas de um filme na zi ssta.

    Responda
    1. Ivan Carlos Albarello

      Já viu o que se forma nas atuais escolas???

  23. Anete Araujo Guedes

    Abaixo a ditadura, a doutrinação, o pensamento único, o reacionarismo, a tortura, as execuções, a aposentadoria vitalícia para as filhas de militares, a força bruta, a ausência de pensamento, reflexão, de espírito crítico, a submissão, as armas!

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      O sonho do Bolsonarismo é termos um novo Duterte ou um Bukele. Uma faxina étnica e tudo resolvido. Cuidado apenas para que o feitiço um dia não alcance os filhos e os netos dos feiticeiros.

    2. NACIB HETTI

      O modelo pretendido pelo Tarcísio pode ajudar no combate ao tráfico e consumo de drogas nas escolas.

  24. Alexandre Pereira

    Que drama, que nóia. Do jeito que estamos, se conseguirem manter uma estrutura organizada e consistente, vai valer a pena. Entre a esquerda e a direita, a mancha do ensino no Brasil não para de crescer. Se a iniciativa reduzir o problema, ótimo!

    Responda
  25. Ronaldo Gjuilherme Benvenga

    A Folha está censurando meus comentários.

    Responda
    1. Ivan Carlos Albarello

      Aqui é só comentário canhoto.

  26. Diego Rodrigues

    Ora, não sejamos injustos: Tudo que a educação precisa é do auxílio de um PM ou milico aposentado ou precisando de bico dentro de seus muros, e quando os alunos tiverem marchando, cantando hinos, bradando "sim senhor', ouvindo instruções aos berros com serenidade e cabeça erguida com a mãos para trás, aí sim eles estarão aptos a estudar a aprender. É óbvio, e provas abundam, basta ver o nível de sabedoria de nossos idosos formados nas escolas da ditadura se manifestando nas redes sociais. Selva!

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado. Generalizar é típico de gente que desconhece o assunto sobre o qual está tentando falar. O ensino básico em escolas públicas era muito melhor nos anos 60 e 70 do que agora. E as escolas não eram militares.

  27. Ronaldo Gjuilherme Benvenga

    Os eleitores do Estado de São Paulo, votaram no candidato errado. O resultado vai, aos poucos, provando que, votar em facistas, é um perigo à DEMIOCRACIA.

    Responda
  28. João Batista Rosa

    Lamentável, isto retrata o retrocesso fazendo me lembrarcque e 1972 participando de um jogral, questionei a profa. porquê o Ministro da Agricultura era um militar e não um Agronomo, a resposta "é porque é não questione nunca mais"... A direita burra do pais que não discute com fundamentos suas ideias pretende impor retrocessos..Parabéns paulistas que se acham mais evoluidos....depois quando calarem sua boca, não terão a quem reclamar, nos porões comi antigamente....

    Responda
  29. ELIANA Alves

    Fora Tarcísio e Nunes, Bolsonaristas facistas!

    Responda
  30. ELIANA Alves

    Infelizmente os paulistas não sabem votar. Há uma ignorância sobre política muito grande em São Paulo. Qualquer um fora de São pode ser governador, prefeito o que quiser. A cidade está um lixo a céu aberto. Tanto prefeito como governador não estão nem aí para a cidade.

    Responda
  31. Joao Braga

    O texto parece distorcer a verdade e muito. Ontem o governador do Parana em longa entrevista falou do sucesso da educação naquele estado, primeiro lugar no país. Quase 400 escolas civico militar. A opção é dos pais, filas de espera. Melhores avaliadas que as "comuns". O currículo é o mesmo só difere na disciplina. Esse testo a FSP peca pela ideologia, uma pena, só desinforma.

    Responda
    1. Joao Braga

      Ângelo Guilherme Grassi se vc parasse de ficar repetindo narrativas como ensinou seu líder ex-presidiário talvez tivesse um espírito crítico melhor. Penso que esse modelo não necessariamente seja ideal para todas escolas, mas seguramente nos bairros de maior violência trará maior segurança aos professores e funcionários e aos próprios alunos como a experiência tem mostrado. O resultado tem sido muito bom.

    2. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

      Primeiro lugar em que universo? Só se for no brasil paralelo em que vivem minions.

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Testo muito ruim mesmo, uma pena.

  32. Sergio Siqueira

    Não vejo nenhum absurdo. Despropósito é a balbúrdia nas escolas e faculdades hoje. Formarmos democráticos para trabalharem para sustentar essa máquina pública, inútil, cara, corporativa e desonesta. Parabenizo Tarcísio pela coragem em tentar mudar esse absurdo hoje: trabalhar para sustentar uma classe privilegiada com salários e regalias que fazem corar . O resto pasta!

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      Não citei sargentão. É ridículo seu pensamento. Conhece algum General capacitado? Temos vários por aí.

    2. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

      pagar mais para um sargentão semianalfabeto gritar com uma criança vai mudar o salário do judiciário? Porque não é o professor, que ganha menos que o meganha, que é privilegiado. E balbúrdia fizeram os patriotários que vandalizaram brasilia, mesmo amando um uniforme e cantando hino pra pneu.

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Na terra plana não existe absurdos.

  33. José Davi

    Tarcísio de Freitas vai destruir São Paulo.

    Responda
  34. Paulo Castelli

    Quanta besteira nessa coluna, isso prova que título de doutorado não esconde a besteira que pensa. Os alunos que tiram as melhores notas no Brasil são de escolas militares, o mercado olha com outros alunos alunos desse tipo de escola. Também, ninguém é obrigado a entrar nessas escolas.

    Responda
    1. Diego Rodrigues

      Escolas militares são de vagas escassas para familia de militares, com muito recurso, poucos alunos e selecionados. Essa aberração de fala o texto não tem nada a ver com escolas militares, é a mesma escola com um zé ruela fazendo criancas marchar. Cabide de emprego para gente desqualificada na educação, apenas isso.

    2. Marcelo Zottis

      Negativo! Primeiro essas escolas não são militares, mas sim cívico militates. Apenas cabide de emprego para militares aposentados. Segundo, as escolas de destaques são as federais, com melhores notas de desempenho nas avaliações externas e quase sem casos de violência.

  35. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Eh a tensão perene do Brasil do atraso liberal conservador, contra o BR progressista. Como a elite financeira liberal financia os primeiros , não avançamos civilizatóriamente.

    Responda
  36. Joaquim Rocha

    Esse é o nível de prefeito e governador que temos em São Paulo. Colocam essa máquina de queimar dinheiro público em São Paulo somente por motivos ideológicos do bolsonarismo est úp ido.

    Responda
  37. Maria Gonçalves

    Futuro distópico, pesadelo, palavras que resumem o texto. Lutou-se tanto para se conquistar o que se conquistou, mas parece que uma parcela da população prefere continuar tateando para trás, cega às evidências de que violência não educa, liberdade e igualdade são valores sagrados em uma democracia, inclusão é uma necessidade para tipicos e atípicos. É cansativo, mas precisamos continuar lutando.

    Responda
  38. Gregorio Amarante

    O debate em nenhum momento se passa pela educação, que seria o primordial, a situação é puramente ideológica.

    Responda
  39. Manoel Cardoso

    O povo, se quiser e com independência pode mudar tudo com o voto, ou não. Lembre que o valor financeiro do voto, se é que existe, é incalculável. O valor ético e moral é igual a consciência de cada eleitor .

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      A propaganda eh a alma do negócio , quem tem dinheiro para faze-la , e influenciar no voto, eh o capital financeiro liberal, por isso tem maioria no congresso, e hoje controlam o executivo federal.

  40. Gregorio Amarante

    O ensino público fracassou faz tempo, jovens saem semianalfabetos da escola. Porque não tentar mudar? Claro, o medo é perder um terreno fertil para doutrinação que não ensina, mas doutrina.

    Responda
    1. Diego Rodrigues

      Doutrina tão bem que o não faltam adeptos aos movimentos conservadores e reacionários. Quem acusa a escola de doutrinar deveria agradece-la, basta ler comentários aqui mesmo para ver como seus detratores deveriam ficar gratos pelo favorzão que a 'escola doutrinadora' lhes faz.

    2. José Davi

      Escola de milico não é doutrinação? É um mundo de pensamento livre e de valores humanos? Olha os gênios que essas escolas formam Bolsonaro, Pazuelo que não sabe nem em que hemisfério o Brasil está, Heleno, Mourão.

  41. DORIVALDO SALLES OLIVEIRA

    Para quem está questionando se é obrigatório colocar o filho nessas escolas, o critério de escolha de escola é o domicílio familiar. Em cidades menores às vez não há opção.

    Responda
    1. DORIVALDO SALLES OLIVEIRA

      às vezes não há opção de escolha.

  42. Marcelo Fernandes

    O carioca bolsonarista e o tal de Nunes estão destruindo SP mas os paulistanos vão responder nas urnas. Basta de truculência, autoritarismo, covardia e incivilidade. O bolsonarismo é uma doença grave que precisa ser erradicada da sociedade brasileira.

    Responda
  43. Dan Tes

    Se a regra pudesse valer tmb para as escolas privadas a maior parte dos comentários aqui seriam diferentes. Imagina que legal seu filho ser educado em um ambiente que não estimula critividade nem pensamento crítico. Pimenta nos olhos é refresco, literalmente.

    Responda
  44. Angelica Bodendorfer

    Estudei na cartilha da Ditadura. Formação todas as manhãs, hinos, puxões de orelha e humilhações verbais diante dos colegas. Sem debate de ideias, sem ponto de vista. Pensar fora da caixa, zero. Escolas cívico-militares não cabem em uma Democracia.

    Responda
  45. Alexandre Cunha

    Hoje a educação sem disciplina, virou bagunça, analfabetos no terceiro ano fundamental, drogas nas escolas, meninos que não respeitam pai e mãe, parabéns Tarcísio, coloquem a meninada no lugar delas. Breve teremos um grande país.

    Responda
    1. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

      O melhor aluno da história na Escola Militar do Realengo, antecessora da AMAN, foi quem? Luis Carlos Prestes. Se cantar hino e ser chingado por um ignorante aposentado da PM for educação, estamos lascados.

  46. Alexandre Cunha

    Estudei na época militar no Colégio Salesiano, colégio da igreja católica, todos os dias cantávamos o hino nacional, a camisa e os sapatos impecáveis, abotoados até o pescoço, todos de pé na entrada do professor, respeito e educação não faltava, éramos em três mil, a maioria se formou e hoje tocamos o estado do ES, o melhor estado financeiro do país, o segundo maior produtor de café, as maiores distribuidoras de aço, o maior produtor de mamão e pimenta, granito, o maior complexo portuário . Hoje

    Responda
    1. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

      Campeão de corrupção . Campeão de homicídios. Tudo isso nesse paraíso verde-oliva e cáqui.

  47. Ediney Fortes do Prado

    Vou ficando com vergonha de ser brasileiro. Temos q lutar contra isto!

    Responda
    1. Romero Lima

      Tá difícil! Com essa gente aí vamos ter de esperar muito.

  48. Jorge Severo

    Não se poderia esperar outra coisa de fascistas como Tarcisio e Nunes. Estamos indo para uma nova Idade Média?

    Responda
    1. NACIB HETTI

      O modelo pretendido pelo Tarcísio pode ajudar no combate ao tráfico e consumo de drogas nas escolas. Tem pai que não conhece a realidade.

    2. Alexandre Cunha

      Você quer a bagunça? Ou anarquia?

  49. José De Almeida Soares

    :Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor." Paulo Freire

    Responda
    1. Alexandre Cunha

      Vocês confundem liberdade com anarquia, a educação nossa hoje é a pior do planeta

  50. reginaldo costa faria

    Puxa!!! Essa senhora ainda recebe salário para falar essas bobag3ns !!! Estamos numa democracia, vai continuar a existir o ensino tradicional. CADA PAI/MÃE coloque seu filho onde melhor convier. Chega dessa história de pseudos " intelectuais" ditarem as normas da Sociedade.

    Responda
    1. Lourdes Barros

      É isso mesmo, colega. Isso me lembrou que seu argumento vale também para questão da descriminalização do aborto. Estamos numa democracia e ninguém vai deixar de ter os filhos que quiser. Cada MÃE/PAI coloca os filhos no mundo desde que tiver condições. Chega desses pseudo "defensores da vida" quererem ditar suas normas para toda a a sociedade.