Mundo > 'Tento ser forte, mas sinto que vou enlouquecer', diz palestino que perdeu mãe, 3 filhas e 3 netos em Gaza Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ADILSON CORTEZ

    Direto e reto Is rra elll é um país ge no cií daaaa.

    Responda
  2. ADILSON CORTEZ

    Parece que a via diplomática não está surtindo efeito desejado. Então o país agressor deve ser tratado da mesma forma que está tratando o povo palestino.

    Responda
  3. dino leite

    Interessante a matéria colocar o Hamas como "facção terr0bista", mas não há qualquer contextualização, desde quando é terrorista? Como chegou ao poder em gaza em 2007? Quem apoiou Hamas na sua criação? Colonos que expulsam palestinos de suas casas não são terroristas? Judeus que mataram milhares e milhares de palestinos desde 1947 não são terroristas? Exército que mata civis, mulheres e crianças e não salva reféns como alegadamente causa doa bombardeios não é um exército terrorista ?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Dino Leite, os únicos governos que chamam o grupo Hmas de terroristas são Isreael e Est. Unidos e depois do ataque de 7 de outubro/23 outros países colonialistas, esses sempre chamaram a resistência de terrorismo. E a tendenciosa imprensa ocidental.

  4. Nilton Silva

    Agora sim. Apoiador de terrorista se fazendo de vítima é muito pra minha cabeça. Explica aí pra esse senhor que na guerra as pessoas morrem. E quando um civil morre é efeito colateral. Assim como ocorre quando a gente trata uma doença.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Seu comentário é uma demonstração para os leitores o quanto é duro e sofrido viver subjugado por pessoas que pensam como você.

    2. José Bueno

      Honestidade intelectual é que é muito para sua cabeça. Compaixão pela tragédia humana é muito para seu coração. O mais provável, entretanto, é que você não tem cabeça, nem coração, nada de humano.

    3. José Eduardo Campos

      O senhor Jamal perdeu um netinho. É preciso ter empatia, principalmente se, pelo princípio da dúvida, não tiver mesmo relação com o Ha mas

  5. Zelis Pereira S Junqueira P F

    Fico triste. Da mesma forma que tivemos netos filhos e familiares mortos, queimados e estrupados. Muito triste

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Zelis Pereira Furlan, se você se refere aos 40 bebês colocados em fornos de microondas e/ou decapitados, isso não ocorreu e foi desmentido pelo próprio governo de Isreael. E muito menos houve estupro coletivo, o artigo do NY Times tambem foi desacreditado até mesmo pela família de uma das supostas vítimas do estupro, Gal Abdush.

    2. raul neto

      Nossa, Zelis. Foi isso mesmo? Você perdeu netos, filhos e familiares igual o reitor?

    3. Sandra Losa

      Onde aconteceu isto com seus parentes?

  6. PATRICIA FERREIRA

    O mundo sofrerá as consequências dessa desumanidade, desse desrespeito às leis e convenções e ao sistema internacional. Israel ignora há décadas resoluções da ONU por suas violações aos direitos humanos dos palestinos, enquanto o seu próprio judiciário é conivente com os abusos. Agora, vemos um genocídio que ninguém, nem o TIJ ou TPI, é capaz de parar.

    Responda
  7. Pedro Martins

    Para o gado bolsonarista, essas mortes são admissiveis e até merecidas. O bolsonarismo é perverso.

    Responda
  8. Sandra Losa

    Se não era...(até eu seria).

    Responda
  9. Marcelo Barbosa

    No final das contas é um brigando querendo estar mais certo que o outro, nem os pa les ti nos (Ha mas) reconhece o Estado Ju de u e nem os is ra e len ses (extrema direita e políticos) reconhece o Estado Ãrabe, o mundo é muito grande, o sol nasceu pra todos, não precisava disso tudo se soubessem dividir e aceitar um ao outro, mas isso é utopia.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      A luta do Hmas não é contra o povo israelense, é uma resistência contra a ocupação ilegal perante a ONU, do territorio palstino, os extremistas são os grileiros de terras palstinas, apoiados pelo governo do Bibil que quer a Palestina sem nenhum palstino.

    2. Dagmar Zibas

      Na Cisjordânia, não existe o Hamas. O q fazem.os colonos e o exercito israelense lá? Trata-se de forças armadas superpoderosas contra um grupo de fanáticos criminosos cruéis, mas q não tem tanques nem aviões. Só têm uns foguetes que nunca furam o chamado escudo de aço de Israel. Israel facilitou a entrada do grupo em seu território para justificar a atual carnificina

  10. Helbert Almeida

    Is ha ell genocida.

    Responda
  11. Flávio Ribeiro

    Um povo a servir de exemplo de resiliência frente a um genocídio sem precedentes.

    Responda
  12. João Carmo Vendramim

    Fenomenal resiliência humana. Eu talvez não conseguisse e liberasse primitivos instintos

    Responda
  13. Gabriel Souza

    Sendo pai de um bebê, eu não consigo imaginar o tamanho da dor que estas pessoas passam em Gaza. É simplesmente um sofrimento inimaginável. Pra que? Por que o ser humano tem essa necessidade de se odiar e fazer mal ao próximo, ao diferente? É triste demais, profundamente triste.

    Responda
  14. Fernando José Nicoli

    Porque não deram fim neste carniceiro do Netanyahu?

    Responda
  15. CAMILO DE MELLO

    O Lula tem razão... Esse governo fascista está promovendo um massacre absurdo contra a população civil de palestinos. Essa é a pura verdade.

    Responda
  16. gleison leocadio

    Aí quando fazem "aquela comparação" os sionistas tentam rechaçar...Pelos inúmeros relatos Gaza é sim um campo de concentração.

    Responda
  17. Amarildo Caetano

    Quem é contra o mas sacre é rotulado de antisemitismo.

    Responda
  18. Thiago Barison

    É o horror. O terror de Estado: sistemático, técnico (hoje com o uso de I.A.), planejado, "racional", burocratizado. E em escala industrial, massiva. Por isso os números: 30 mil mortos para não se sabe quantas dezenas de combatentes (esses os chamados terroristas). Tristeza e revolta profundas.

    Responda
  19. João Vergílio

    Esse é o preço que os pales tinos pagam para que os EUA continuem tendo uma base nuclear no Oriente Médio. Is Real deveria passar pelo mesmo processo ocorrido na Ãfrica do Sul. Hoje, Is Real é um país submetido a um regime de apart heid, no qual a cidadania passa pelo sobrenome. É um estado ra cista que não tem como manter o apart heid que está em sua essência sem ex terminar aos poucos aquela parte da população que nasceu no local errado ou tem o sobrenome errado.

    Responda
  20. JORGE CESAR BRUNO

    E quando você se insurge e demonstra indignação com as atrocidades israelense em Gaza, e chamado de antissemitismo!! Parece que alguns jornalistas ligados a extrema direita, não se importam com o sangue inocente palestino!! Cadeia urgente para o açougueiro de Gaza!!

    Responda
  21. Paula Schmitt Avila

    Que barbárie. Folha: isso não é guerra. É Ge no Cí DIIO. Realizado graças ao financiamento e apoio daqueles que se dizem os maiores defensores da liberdade. E graças, ainda, à conivência de muitos e à desumanização do povo palestino. Me falta palavras para descrever o absurdo que está acontecendo.

    Responda
  22. Alexandre Pereira

    Lamentável o ocorrido, fruto de um grupo que usa aqueles que dizem seus como escudo propositalmente, que consumiu recursos internacionais com sua máquina terrorista ao invés de atender à própria população, enquanto seus líderes vivem na esbórnia. Que libertem os reféns e se entreguem para enfrentar as consequências de seus atos.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Maria, se começou a acompanhar o oriente médio agora, chegou tarde; cinco tentativas de paz, várias guerras e atentados depois, além da rotina de mísseis. Não confunda palestinos, as outras vítimas dos terroristas, com os hamanitas. Esses e os demais terroristas e apoiadores provocaram toda a miséria que Gaza vivencia. Quanto a injustiças, se é que existiram, o ICC e caterva convenientemente não se importam, pois o objetivo deles, assim como os demais simpatizantes hamanitas, nunca foi a paz.

    2. Maria de Felipe Martinez

      Que libertem os miles de reféns pal tinos detidos sem acusação e sem prazo em cadeias is elenses, que libertem os detidos no campo de concentração de Sde Teiman, que levantem o cerco a Gha Zha e desocupem Cis Jor Dânia. Que reconheçam o direito do pv PAL tino a seu estado. E que o gov is elense enfrente também as consecuencias. Assim a paz será possível. Não bastam 75 anos para provar que a via is elense não funciona? Vale a pena construir um estado sobre o exter minio de um outro povo?

    3. Felipe Araújo Braga

      E o Estado Pales tino?

  23. JOAO CARLOS DA SILVA

    Israhell genocida.

    Responda
  24. Paulo Roberto Taveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Luiz Gomes

      Comentarip asqueroso de gnt q apoia um massacre@ Va la abanar o rabinho para o Netanyahu

    2. Paulo Roberto Taveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Genésio Marcelino

      Sr Paulo Roberto Tavares, porque não te calas. Você entendeu a matéria? Tem algum sentimento humano? Independente de apóia, ou deixa de apoiar, estamos vendo um massacre.

  25. SAMYR AUAD

    Salve a resistência pales tina contra 76 anos de barbárie, ocupação e limpeza étnica perpetrados pelos terroristas de Is rael.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ocupação da Judéia?

  26. Paulo Roberto Taveira

    A culpa não é de Israel, mas do Hamas, Irã e outros apoiadores como o Cachaça!

    Responda
    1. Luiz Gomes

      Excesso de cloroquina no coool causa indigencia mental.

    2. Paulo Roberto Taveira

      Então o território j u deu é pra ser vilipendiado com sequestro e mortes e não podem responder.., petista cabeça feita pelo c a ch a . Ça

    3. Rodrigo Negrão

      Claro que não é culpa deles! Onde já se viu!? Só falta dizerem agora que não é correto usar armas de última geração para massacrar milhares de crianças famintas...

  27. Nilson Matias

    Isso aí não pode ser chamado de guerra. Deve ser utilizada a expressão correta: limpeza étnica.

    Responda
  28. Klaus Serra

    Quem começou tudo isso foi o Hamas.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Isreael ocupa ilegalmente o territorio palstino desde 1967, o Hmas não existia até 1988, o morticinio e limpeza étnica se iniciaream hár 76 anos, antes da criação do estado no territorio do povo nativo.

    2. Joao Cellos

      Quem invadiu o território de quem mesmo?

    3. JORGE CESAR BRUNO

      Não se tem justificativa para genocídio!! A falta de empatia, solidariedade e amor ao próximo de alguns e estarrecedor!!

    4. djalma gomez

      Que sejam punidos os que cometeram Krimhes! Crianças inocentes.nada tem.a ver com isso.

  29. Leonardo Trindade

    Quer vergonha um jornal que se diz sério chamar um massacre de guerra. Ainda mais agora que estão bombardeando os campos de concentra... Refugiados. Depois não adianta fazer mea culpa.

    Responda
  30. José Davi

    Guerra pressupõe que os dois lados ataquem, nesse caso só um ataca, não liga para os reféns, perdem jovens soldados em pequenas emboscadas, o líder autoritário faz de tudo para se manter no poder. No Brasil um jacaré chamado pondé se regozija com seu homen poderoso e de pelo branquinho.

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Pondé é um histérico. O que fazem os histéricos? Chamam a atenção, tentam, rs, com showzinhos.

    2. Alexandre Pereira

      Aproveite e peça para devolverem os reféns e se entregarem.

  31. Valdi Andrade

    Depois não querem que chamem este governo de tela viv de ge no ci ds, população civil sendo massa cra da

    Responda
  32. José Bernardo

    O horror em estado puro.

    Responda
  33. Eduardo Boghossian

    Irael terra rista. Asasino de criancas e mujeres.

    Responda
    1. Jair R Maria Maria

      Estado genocida e povo conivente

  34. Jorge Severo

    A ação do Hamas foi criminosa, mas a de isrhael foi pior, pelo porte. A pecha de país criminoso cola nele como a do nazismo na Alemanha. E manifestações de sionistas tupiniquins ou estrangeiros não a apagarão. Vergonha eterna.

    Responda
  35. João A Silva

    Meu Deus, quanta desgraça!! Como pode existir tanta brutalidade?? Como seres humanos podem ser tão insensíveis a sofrimentos como este?? E tudo por não aceitarem que um povo tem direito a ter a sua pátria.

    Responda
  36. Oswaldo Luis Bracco

    Apartheid e agora crimes de guerra: motivos para o Governo brasileiro romper relações diplomáticas com o Governo genocida de Israel. Terá coragem Presidente Lula?

    Responda
  37. Ataualpa Sousa Borges

    Folha ao bloquear comentários, como o meu, é cúmplice de Israel na morte de milhares de palestino.

    Responda
  38. ADONAY ANTHONY EVANS

    Tétrico. Não sei como o jornal permitiu a matéria.l Não sei como a Conib deixou. Revela o inferno da vida no campo de concentração já antes da guerra. Chocante.

    Responda
  39. Ataualpa Sousa Borges

    Não existe guerra entre israel e Hamas. Existe um genocidio de Israel contra o pivo palestino. Israel esse estado terrorista tem as tecnologias de guerra mas modernas e mortais do planeta. Os jornais vira-latas do Brasil são cúmplices desse crime praticado pelo estado sionista.

    Responda
  40. Genésio Marcelino

    Triste, muito triste! Tinha que ser empregada a Lei de Talião nesses purias. ( Se ela vigorasse).

    Responda
  41. Renato Almeida

    É impossível comentar qualquer coisa sobre este tema na folha.

    Responda
    1. Renato Letizia Garcia

      Tens razão…. É uma proteção infinita ao país de telaviv

    2. Genésio Marcelino

      Bom dia! É porque quando menciona o tal país destruidor, eles bloqueia.

  42. Anna Amélia Meule

    Dona Folha e a sua mania de copiar a mídia estadunidense. Simplesmente pare de chamar o Hamas de 'facção terrorista.' É resistência. A Palestina está ocupada há 80 anos. Os massacres nunca pararam. Vão ver o que disse Martin Griffiths da ONU acerca do Hamas. Simplesmente façam jornalismo de verdade, sem parcialidade.

    Responda
    1. João Vergílio

      No alvo, Anna. É só imaginar que uma situação simétrica tivesse ocorrido num gueto peju pedeu durante o pená pezis pemô. Chamaríamos de petê perrô peris pemô? Ou de resistência?

    2. Alexandre Pereira

      Ce quer dizer Judéia?

  43. Renato Almeida

    Gostaria de entender como alguém ainda consegue defender um estado genocida como se tornou o estado de Israel hoje. Os crentes daqui poderiam me explicar?

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Os crentes daqui abraçaram um Jesus armado e vingativo que nunca existiu. Criaram um falso Messias, conforme o verdadeiro Messias avisou.

  44. Rogério Araújo

    Minha solidariedade a Jamal Naeem, quando se perde familiares desta forma, não tem palavras que o conforte. Força e resistência, o mundo está vendo as barbaridades que estão acontecendo com os palestinos inocentes. E ainda tem pessoas que apoiam o que Israel está fazendo na Faixa de Gaza.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.