Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. roberto barbosa de castro

    Boa parte das regras eleitorais visa à reserva de mercado para os que já exercem cargos. Pura hipocrisia, que vira arma na mão dos que manobram descaradamente por uma ou outra corrente política. Para estes, o que menos tem valor é a vontade popular manifestada na votação. O candidato mais votado de um Estado pode ser cassado mediante a alegação de uma irregularidade que PODERIA acontecer no futuro...

    Responda
  2. Alberto Melis Bianconi

    A lei precisa ser clara, e a punição deve inibir a desobediência. OK. Mas existem crimes e crimes, e seria absurdo estabelecer pena máxima para todos eles. Na verdade existe um problema mal discutido com a ideia de pre-campanha, políticos estão sempre em campanha. Assim como não sei se justifica o requisito de domicílio eleitoral... agora regras mal desenhadas serão cobradas, quando houver interesses que possam ser atendidos com a sua invocação.

    Responda
  3. Alexandre Pereira

    Excelente artigo! A boa e velha hipocrisia, sempre reinante. Fingem que seguem as regras e fingem que fiscalizam. Surpresa? Nenhuma, o padrão de sempre.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      É uma colunista competente sim, inteligente e bem informada. Mas é antipetista, sempre foi, e está no direito dela. Então não é uma crítica oportunista da parte dela. Isso posto, é uma colunista que não se importa de apresentar argumentos forçados para defender suas posições. Existem crimes e crimes. E, a propósito, Moro foi acusado de crime bem pior, abuso de poder econômico, por isso sujeito a perda de mandato e não apenas multa. Inocentado, ok, não tenho base para me contrapor, nem quero.

    2. Alexandre Pereira

      Alberto, a colunista sempre se posicionou em prol da legalidade, da lisura do processo eleitoral e do impossível, a ética em nosso sistema político. É uma crítica bastante ponderada, apesar dos descalabros do sistema político do nosso país e dos atores dos três poderes. Portanto, não acho que a crítica dela seja oportunista, uma mera vontade de contrapor ao sistema ou a governantes. Quanto à IA, tens razão, pois nem para o convencional estamos preparados.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Se alguém está deixando para lá é você, nê Alexandre? Eu usei todo espaço disponível para desenvolver um argumento, você se livra do assunto com um par de frases soltas.

    4. Alexandre Pereira

      Claro Alberto, basta deixar para lá, né? Brilhante!

    5. Alberto Melis Bianconi

      Regras são invocadas quando o interesse pede. O interesse da colunista é fazer oposição (legítimo, é do jogo), por isso lembra da regra agora. Vale inclusive lembrar o caso Moro, que é passado, para fazer um contraponto e parecer imparcial, mas ela nunca levantaria a lebre se pudesse prejudicá-lo. Será que alguém vai se lembrar em outubro que Lula pediu votos a Moro em Maio? Em tempos de Fake news e IA, vai ter crimes eleitorais mais sérios para se tratar.

  4. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Seguiremos no mundo do faz de conta! Não tenho esperanças!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Hó vida! Hó céus!

  5. Cleomar Ribeiro

    ... legislação criada para ser faz de conta e passar a boiada!...

    Responda
  6. José Augusto Bernabé

    Essa "ilegalidade" vem desde a campanha para derrubar o governo anterior que resultou no maior Golpe técnico jurídico para livrar um condenado da cadeia e elege-lo presidente, esses são os criminosos de colarinho e gravata e toga.

    Responda
  7. Thiago de Andrea

    Onde muito a contragosto respeita-se fila no transporte coletivo, não há espanto nas infrações cometidas pelos que detêm o poder. Infelizmente.

    Responda
  8. Lis P Junqueira Safra

    Boulos não tem chance alguma

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Tomara.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Julio, o rapaz tá fazendo a vida, os tempos estão difíceis e Carluxo ajuda.

    3. julio alves

      Dona Zélia, gado véio! O assunto não é esse e a sua opinião é que não tem a menor chance de ter alguma importância.

  9. Marcelo de Souza

    A dora aventureira passa o final de semana pensando em como atacar o Lula. É obcecada.

    Responda
    1. Max Morel

      Você, se leu, não entendeu nada.

  10. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Aumenta o som, Dona Dora. Madonna mexeu nas estruturas do puritanismo, pobre moço....."I'd like to put you in a trance".....Basta olhar a semiótica da vestimenta camisa-de-força.

    Responda
  11. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Essas infrações acontecem porque a legislação em vigor é muito rígida em relação a prazos, datas e permissões. Se cada partido pudesse lançar o candidato que quisesse, na data em que quisesse, alguém ia se sentir prejudicado ?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Isso, cabe discutir a consistência das regras. Mas não sei se deve ser deixado inteiramente solta a coisa. Agora, a pena é baixa porque o dano causado é baixo também... há muita hipocrisia em ficar pedindo penas maiores para todo tipo de infração.

    2. Alexandre Pereira

      A culpa é da regra? Que ajudaram a construir? Essa é boa.