João Pereira Coutinho > Quer Donald Trump vença quer perca a eleição, a rebelião é certa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Se a rebelião é certa, como afirma o autor, embasado em outro autor, o que impedirá a dissolução civil??? Um filme como Guerra Civil, para mostrar através das lentes de repórteres fotográficos o que é uma Guerra Civil na prática a seus concidadãos????? No caso, do filme?

    Responda
  2. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Bom, agora Donald Trump perdeu e foi condenado nas 34 acusações por fraude. Se tem uma coisa que os Norte Americanos gostam é de um tribunal. Assim dirimem as suas dúvidas. Vamos ver como o político condenado fica perante o eleitor agora que foi condenado.

    Responda
  3. José Cardoso

    Acho que a própria independência dos EUA (assim como a independência dos demais países americanos) uniu os 2 princípios. Havia gente querendo liberdade para escravizar negros e tomar terra dos índios, sem que reis e igrejas metessem o bedelho. O que não invalida a existência de liberais iluministas por todo o continente. Mas estes eram em geral pró-Europa e de certa forma menos independentistas.

    Responda
  4. Hercilio Silva

    A julgar pela posição dos liberais minoritários na suprema corte eles nada farão. As populações de estados mais avançados é que irá recusar ser governada por fanatismo religioso e autoritarismo, o que vai sair daí a história dirá. É faro que se o sul tivesse vendido a guerra civil, os EUA não seriam o que são. Teriam perdido o desenvolvimento capitalista.

    Responda
  5. Bento Brito Teixeira

    O "Ocidente" está decadente.

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      O mundo está decadente.

  6. Alexandre Pereira

    Quanta nóia. Ignorar o que os já não liberais vem fazendo é um exercício de má-fé, assim como convenientemente esquecer a história do partido democrata, que nada tem de liberal. Melhor se ater a Nostradamus, pois mesmo um relógio quebrado está certo duas vezes por dia. quer as loucuras democratas elejam ou não Trump, nada de fim do mundo.

    Responda
    1. Ricardo Botto

      Lembrando que eventos para o fim do mundo não faltam atualmente. E desconfio que irão aumentar exponencialmente nas próximas décadas.

  7. max ribas

    A questão pode ser dividida em duas partes: Primeira: os EUA não são uma democracia, pois esta pode ser descrita como a escolha dos governantes por seus eleitores, o que não acontece por lá, onde em realidade quem escolhe o presidente são os estados e não os eleitores, razão pela qual não vale o princípio "um homem, um voto". Segunda: a democracia valeu por lá enquanto a maioria era de proprietários e fazendeiros; agora que os latinos e outros serão maioria, a democracia não serve mais...

    Responda
  8. Dartagnan Santos

    Trump no poder é o fim da humanidade e do planeta. Trump derrotado ou devidamente preso seria algumas revoltas inúteis dentro dos USA. É torcer pelo bom senso.

    Responda
  9. Ivan Carlos Albarello

    A verdade é que ninguém aguenta por muito tempo uma nação que a esquerda 'governa' por muito tempo. Aí, em retaliação, elegem bravatas como Trump e Bolsonaro. Isto tudo porque o espectro politico de esquerda quer destruir bases tradicionais como a igreja, bons costumes e a família. Em resposta, pessoas mais conservadoras elegem quem dizem defender estes valores.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      E quanto aos costumes da escravidão, da segregação racial, da misogenia, da homofobia e da miséria, que a esquerda questiona. São bons costumes? Se são, são para quem?

    2. Maria Lopes

      Generalização tola. Ia argumentar mas fiquei com preguiça. Cansa.

    3. Daniel Liaz

      Esquerda governando nós EUAs? Hahaha. Esses bozolinos são uma comédia.

    4. Dartagnan Santos

      Rs... estava esquecendo que os USA são comunistas.

    5. Marcos Araujo

      Kkkk. Que piada legal. Os democratas sao de esquerda kkkk

  10. Gaya Becker

    Os norte-americanos parecem sofrer de um enfado crônico. Quando não estão envolvidos diretamente em guerras contra outros países, eles criam uma gu erra dentro do próprio país deles. Deve ser o saudosismo e o ranço que ficou da gu erra civil. Além do alto teor de belicosidade que eles aprimoraram desde a II war mundial.

    Responda
  11. eli moura

    trump é a vontade dos atrasados meio oeste e dos sulistas americanos, os estados de ambas as costas, que seguram a economia, não querem trump. Os democratas não conseguiram gerar novos líderes e biden parece uma mumia que anda. O trump ou tramp parece uma assombraçao, que pei da com aquela cabeleira. A situaçao é dificil, a china só olha e não sabe se ri ou se chora. A russia nao está nem aí. os europeus coçam a cabeça.

    Responda
  12. Alexandre Marcos Pereira

    Excelente sugestão de leitura. O mais recente livro de Kagan é uma análise crítica sobre o estado atual da democracia nos Estados Unidos. Assim como em seus trabalhos anteriores, Kagan aborda temas históricos e políticos com uma visão detalhada e uma perspectiva sombria sobre o futuro. Em Rebellion, Kagan argumenta que a crescente radicalização dentro do Partido Republicano e a rejeição da legitimidade do governo federal pelos estados dominados por republicanos levarão a uma nova Secessão.

    Responda
  13. Lis P Junqueira Safra

    Aqui nos EUA a vitória de Trump é dada como certa

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Ah Zekis, se eu não tivesse já lido outros comentários seus talvez pudesse não saber que és bozotrumpista

    2. Ciro Lauschner

      Irreversível para quem mora na roça e tem uma cultura estilo bolsonarista.

    3. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Como a derrota do PT é irreversível aqui no Brasil.

  14. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    O que vem por aí não é boa coisa, definitivamente.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.