Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joao Cellos

    Esse foi exatamente o motivo da guerra do Kwait.

    Responda
  2. Fernando Lima

    E a lama segue batendo no queixo...

    Responda
  3. MARIA CORREA

    A Guiana que explora petróleo não faz fronteira com o Brasil e sim com a Venezuela. Quem faz fronteira com o Brasil é a Guiana Francesa, que não explora. Infelizmente nem o ministro nem a Folha deixaram isso claro.

    Responda
  4. Bruno Miguel Avelar

    Pelos comentários abaixo. Não existe fronteira subterrânea, como se fossem caixas de petróleo pra cada local. O lençol petrolífero na região é o mesmo. Se o Brasil não chupar também vai ficar sem nada.

    Responda
  5. Igor Cornelsen

    Isso só nos mostra que o poder de Marina Silva no governo é mais importante que as opiniões do presidente e do Ministro Silveira.

    Responda
  6. Dionisio DeBarros

    O ministro esta certo. Pocos de extracao horizontal tem sido desenvolvido no mundo inteiro, e a capabilidade so aumenta. Caso Brasil nao se apresse em tomar posse de sua parte, a Franca sugara tudo naquela area literalmente de canudinho.

    Responda
  7. Daniel Liaz

    Lendo os comentários dessa matéria, feitas por assinantes que em tese tem boa instrução, fica claro pra mim o qto precisamos avançar na compreensão da complexidade do tema frente a necessária e indispensável perspectiva de lucrarmos a longo prazo com a dita economia verde

    Responda
  8. Daniel Liaz

    Nada que esse pulha diz deve ser considerado

    Responda
  9. marcio jose albino

    Com estudos por que não explorar.

    Responda
  10. Cicero Aparecido Lopes Silva

    É o novo pré sal que ia salvar o Brasil, ia resolver todos os problemas da nação, saúde, educação bem estar social, a grande maravilha, o que aconteceu entregaram tudo para a gringolandia como sempre, agora é essa jazida o infeliz do ministro chega a babar para colocar as mãos e como sempre entregar aos gringos, e não é de graça tem comissão, e segue o fluxo no Brasil varonil

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Filho, deram o golpe que derrubou Dilma justamente para evitar que tudo que vc disse acima nao acontecesse. Deveria ter ido para as ruas protestar contra os verdadeiros corruptos que derrubaram um bom governo e jogou o pais no caos.

  11. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    A Venezuela tem a maior reserva mundial, a Guiana com muito também, explorando e enriquecendo. Enquanto isso, o Brasil no limítrofe certamente às reservas avançam pelo litoral brasileiro não param na divisa. Está certo o Ministro, ou resolva logo esse impasse e comece a exploração, ou vamos ver nossas riquezas serem sugadas pela vizinhança. Gostei do "canudinho" faz sentido. Quanto aos riscos vale lembrar que o Brasil tem experiência na prospecção em águas profundas.

    Responda
  12. PAULO CESAR MARTINS MENCK

    Esse (des) governo parece um balão de gatos. Ou ratos.

    Responda
    1. José Antônio

      Reservas: Bolsonaro perde US$ 66 bi em 4 anos e Lula aumenta US$ 14 bilhões de ''desgovernos'' em 70 dias. Em pouco mais de 2 meses, petista fez as reservas internacionais do país subirem significativamente. Ex-presidente de extrema direita foi o único que diminuiu 'poupança' (Jornal do Brasil).

    2. José Antônio

      A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65% (Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Santayna). Ao deixar o desgoverno, o Inominável deixou a relação ´dívida/PIB` abaixo ou acima dos 65%?

    3. jose fernandes de lima junior

      Salvaram o Brasil da tragédia JB.

  13. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Idiotice do ministro que não sabe de geografia, ao lado do estado do Amapá está a Guiana Francesa, depois indo na direção oeste o Suriname e finalmente a Guiana, que o Maduro quer invadir após a descoberta e exploração das jazidas de petróleo, não tem essa de beber de canudinho, não é uma caverna gigante que está cheio de óleo, nem deve estar interligado. A Guiana faz fronteira com Roraima é só ver no mapa.

    Responda
    1. Bruno Miguel Avelar

      Amigo não existe fronteira subterrânea, como se fossem caixas de petróleo pra cada local. O lençol petrolífero na região é o mesmo. Se o Brasil não chupar vai ficar sem nada. Os outros países estão fazendo a parte deles.

  14. Jenny Gonzales

    "As riquezas do Brasil", " atuação "dogmática"... "atrapalham o desenvolvimento nacional"... Esse ser com visão do século 19 segue repetindo os mesmos clichês, e o que é pior, clichês que não valem absolutamente nada. Desmatar e poluir não é criar riquezas. É aumentar os efeitos das devastações climáticas que agora vemos no RS. Mas ele e a Petrobras só enxergam a sua ganância de curto prazo e com graves e longas consequências. Fora Petrobras.

    Responda
  15. marcos fernando dauner

    o mapa da reportagem mostra a Guiana francesa , não a Guiana ! de qual se trata ?

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      A Francesa.

  16. marcos fernando dauner

    perguntar não ofende - É Guiana ( país independente , antiga Guiana inglesa) ou a Guiana Francesa, território ainda francês ?

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Guiana Francesa é um departamento da França. Não é independente.

    2. marcos fernando dauner

      Guiana francesa é uma região ultramarina da França . Não é país independente .

    3. jose fernandes de lima junior

      Não mais. Independente hoje.

  17. Alexandre Cunha

    Mande o seu presidente fazer um decreto autorizando a exploração e demitam quem é contra. O país vizinho pode explorar e nós não? O Ibama está atrasando o país em várias localizações.

    Responda
    1. paulo Raulino

      Esse órgão, na questão ambiental, só nos tem trazido estupidez. E pelo que vejo, só um governo compromissado com o país pode mudar essa legislação.

  18. PAULO CURY

    pelo contrário , no RS, são os ecochatos que são contra construir um canal para acelerar a saída da água do Guaíba Sem eles não haveria alagamento em Porto Alegre Na verdade acho que são echo sem noção

    Responda
  19. PAULO CURY

    pelo contrário , no RS, são os ecochatos que são contra construir um canal para acelerar a saída da água do Guaíba Sem eles não haveria alagamento em Porto Alegre Na verdade acho que são echoburros

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Que isso Cury. Colocando a culpa nos ambientalistas pela destruicao ambiental provocada pela turma do agro, da especulacao imobiliaria e dos governos de direita que nada fizeram e nada fazem, so querem privatizar patrimonio publico. Ooo meu!

  20. Francisco Barbosa

    Diga onde estão os poços explorados da Guiana, ou o ministro está mentindo?

    Responda
  21. Paolo Valerio Caporuscio

    brasil está sendo sugado, saqueado e chupado desde a época do decobrimento e vigora até os dias atuais.

    Responda
  22. Raimundo jose de sousa rocha

    O presidente da Guiana é bolsonarista, e está chutando o nosso petróleo de canudinho. Deixando só os riscos dos desastres ambientais.

    Responda
    1. José Nilson Gregolis

      Vc deve ter vum emprego bom neste governo. Muda a fita.

  23. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Não gostaria de estar na pele de Lula. Essa situação é muito difícil de resolver. Pelos estudos feitos até agora, pelo que li, o risco de um acidente e de poluição do litoral do Amapá, do Pará, do Maranhão e até da Guiana, é alto.

    Responda
  24. Rubens Ventura

    A verdade está ferida de morte,

    Responda
  25. sérgio dourado

    Retrato da hipocrisia dos ecoprotecionistas: enquanto querem o Brasil de "liderança verde" sem colocarem o Brasil na rota desse desenvolvimento, estão explorando petróleo ao lado! Temos DIREITO, sim, de conhecermos nossas reservas energéticas para depois não virarmos importador de petróleo da Venezuela e da própria Guiana...

    Responda
  26. MARIA STELA C MORATO

    Esse ministro é bolsonarista?

    Responda
  27. João Vergílio

    A Amazônia é a região mais pobre do Brasil e não consegue se desenvolver por causa das birutices desses ecochatos. Certíssimo o ministro Alexandre Silveira!

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Amazonia pobre? Manaus e Belem estao entre as maiores rendas per capta do pais. Na Amazonia so passa fome quem nao tem coragem de plantar milho/mandioca nas margens dos rios, ou de pescar. Creio que tem gente falando da Amazonia sem ter nunca ido la.

    2. Rubens Ventura

      Se o RS ouvisse os ecochatos a desgraça seria muito menor.

    3. Hans Rauschmayer

      Desse dinheiro, nada fica na Amazônia. Apenas aumenta a pobreza com a desertificação que já começou. Nossa riqueza está na floresta em pé.

  28. gian paulo gonçalves bonaccorsi

    Seu Silveira ,.o pragmático da.vez.,.jogando pra galera bater.palmas no G20. Creio que todos saibamos quais são os contra- argumentos , e que a localização não é.bem essa do mapa...

    Responda
  29. Felipe Oliva

    Esse bloco é antes de tudo um erro de geografia, a distância da Foz do Amazonas até o bloco de exploração da Petrobras é de 500 km, mais do que a distância entre Rio e SP. Deveria se chamar bloco de divisa com a Guiana Francesa, se o Brasil não explorar, os Franceses irão.

    Responda
  30. Alexandre Fonseca Junior Matos

    São quase 1.000km de distância da foz do Amazonas até a Guiana. É canudinho ou duto intercontinental que ninguém viu? Porque não se investe pesado em biocombustíveis, em acordo com as políticas de desenvolvimento sustentável, sem gerar risco de dano ambiental e gerando mais prestígio a Empresa????

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      O Brasil ja investe bastante em bio combustiveis e energias renovaveis. Em tempo, um pouco mais de petroleo nao faz mal a ninguem. Querem protestar, vao la na China pedir para que parem de poluir nosso ar, ja que aquele pais eh responsavel por 4O% do CO2 emitido no mundo.

  31. Alexandre Fonseca Junior Matos

    São quase 1.000km de distância da foz do Amazonas até a Guiana. É canudinho ou duto intercontinental que ninguém viu? Porque não se investe pesado em biocombustíveis, em acordo com as políticas de desenvolvimento sustentável, sem gerar risco de dano ambiental e gerando mais prestígio a Empresa????

    Responda
  32. Severo Pacelli

    Eu creio que o Brasil deve explorar sim o petróleo no Amazonas. Petrobrás tem muito mais cuidado com preservação do que as multi estrangeiras. E a Guiana tá sugando com força o petróleo, cujas bacias estão interligadas com Brasil e Venezuela. Será esperto quem sugar mais rápido e em tempo hábil. Petrobrás tem a melhor tecnologia do planeta nesse campo e é temida pelos países estrangeiros e lembrando que as Guianas são colônias deles.

    Responda
    1. João Vergílio

      O petróleo e o ouro. O moralismo do Macron só começa quando as fronteiras francesas foram ultrapassadas.

  33. Alberto Bianco

    E o Macron dizendo pra gente não explorar.... confia na França viu, é tudo "gente fina"

    Responda
  34. Joao Massucci

    Entre o Oiapoque e a fronteira da Guiana há cerca de 800 km de costa. Será que o doutor não confundiu de país?

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      algo me diz que o cidadão não sabe a diferença entre Guiana- pais independente e Guiana francesa .

    2. Amauri Soares

      Kkkk. Foi sem querer querendo.