Hélio Schwartsman > O calor cozinha nossos miolos? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Se os Incas e Astecas conhecessem o ar condicionado, não teriam subido a montanha para erguer suas grandes civilizações. A famÃlia real brasileira permaneceria na quinta em São Cristóvão no verão, com vários splits inverter ligados. Não haveria Petrópolis e Teresópolis.
Alguém já pesquisou se o mesmo ocorre abaixo de 10 graus?
Daqui a pouco vão começar a reivindicar bolsa-ar-condicionado.
Sei não. Depois daquelas férias na praia o Helium piorou muito. Pode ter sido o sol cozinhando miolos.
No Brasil não é a temperatura que faz nosso povo menos inteligente, é a sabotagem que sofremos há décadas. Somos um paÃs escravagista, e nossos coronéis não permitiu que filhos de escravos estudassem, pois para puxar enxada, não era necessário saber o B-A Ba. Além disso, caso o filho do escravo estudassem, competiria, com o filho do coronel em pé de igualdade! Já pensou se fosse como no futebol onde o filho do rico pode ser um pereba, e o filho do favelado um craque?
É isso aÃ.Mataste a pau.
É isso aÃ. Acertaste na mosca.
Eu não acredito que no Brasil tenha sido a temperatura que fez nosso povo menos inteligente! Aqui foi e ainda é um paÃs escravagista, onde a inteligência mais atrapalha do que ajuda. Escravos não pode ser inteligente, pois se for inteligente ele não aceita ser escravo! Eu acredito que nós brasileiro, foi podado nossa capacidade para nos tornarmos inteligente. A capacidade, cria uma concorrência que quem está nos degraus acima, não aceita.
Seria o Hélio um neo eugenista?
Pelo visto há assinantes que leram o artigo sob calor intenso e não entenderam nada. Poderiam tentar ler outra vez num ambiente de temperatura agradável. Se ainda assim chegarem às conclusões apalermadas que já externaram, aà a incapacidade de compreensão é preocupante.
Ar condicionado em escolas (não faculdades) não faz muita diferença no estado de Nova Iorque - incluÃdo, claro, New York City: não tem aula durante o auge do Verão: as aulas terminam em Junho e retornam em fim de Agosto ou inÃcio de Setembro.
Foi por isso que o Brasil perdeu de 7 a Zero contra a Alemanha. Você discorda? Discorde aà na sua casa, como diz o TikToker.
O que estar por trás desse artigo, qual a intenção da pessoa querer ressuscitar o determinismo geográfico? Apenas tirar um sarro anárquico, fazer humor daqueles mais sacarticos possÃveis? Se não foi essa a intenção, restou apenas um ensaio fascista, o bolsonarismo estar mais vivo do que nunca.
Xiiiiiii, meu caro, então nóis sifú: aparelho de condicionamento, compra-se; quero ver é pagar a conta de energia. Aliás, com o destrambelhamento climático, nossa alegada "vantagem" na questão pode estar com os dias contados, o busÃlis será manter represas cheias e energia a preços decentes. É muita variável a ser considerada no cotidiano, Hélio, e, quem pode mais, se dá melhor - novo normal, regra velhÃssima.
Futebolistas da Rússia tem queda de rendimento em jogos no Quatar. Kkkkkk
Uai, isso ocorre mesmo, e nem precisa de controles cientÃficos ou fazer meta-análises. Por que não ocorreria com os miolos? Em vários momentos nos últimos anos, ao invés de botar ar condicionado em casa, fui pra escritórios compartilhados - não rendia no calorão.
Frio congela os miolos. Pesquisa mostrou q soldados marroquinos tinham queda de performance na transcrição de código Morse. Escolas da região montanhosa do Cazaquistão são pior avaliadas q alunos de escolas da capital. Kkkkkkkkkk inacreditável tem q salvar a sandice de hj
Vamos dizer que há uma temperatura ótima para o funcionamento do cérebro e que o desempenho cai em ambientes extremos. A única sandice aqui é a sua.
Sugiro ao ilustre cronista que leia “ How Asia Works” vai aprender que o clima tem muito pouca correlação com o desempenho de um povo ou uma nação. Se assim fosse, a Lapônia seria a Meca do conhecimento humano.
A diferença pode estar na forma mais educada ou não de falar as coisas
Ele pode escrever deliberadamente, mas o meu comentário passar por moderação? Interessante...
Ah, a Herda sençurofrênica... Güenta mais um 'cadim ainda, Luana, quem escreve na madruga te que ter pacença: o expediente da sençura só começa às 8da matina. Aà dão um primeiro paw nos comentários e, os sobreviventes, eles soltam.
O mais assustador desse tipo de gente é que eles têm espaço de fala e são pagos para isso. 2024, hein Brasil?! 2024! E ele se sente confortável para expressar esse tipo de pensamento.
De fato, um calor escaldante atrapalha a capacidade de manter a atenção e concentração. Isso interfere em testes de QI. Mas música alta de um vizinho sem noção de vida em coletividade também. Trânsito intenso deixa as pessoas estressadas. Talvez isso também afete as atividades cognitivas. Os exemplos são inúmeros...
Nossa, que frio!!! Acho que está vindo do Hemisfério Norte, talvez vinda da Alemanha ou EUA. Melhor pegar um cobertor. Talvez as baixas temperaturas tragam genocÃdios e bombas atômicas. Coisas de gente inteligente. (Contém ironia)
Inacreditável. Utilizar esses estudos higiênicos para sustentar esses fatos só demonstra a mente perturbada do colunista. Mas o que esperar...
Você por acaso notou que a coluna do Hélio apenas comentava informações obtidas em estudos cientÃficos e que ele citou a referência bibliográfica? Você provavelmente tem alguma deficiência cognitiva, além de ser muito preconceituoso.
Inacreditável é ler essa singela coluna e ver algum tipo de higienismo ou preconceito. Inacreditável é não perceber que o autor se baseia em estudos sérios e objetivos para evidenciar problemas e apontar soluções. Inacreditável é essa sana pelo comentário simplório e sempre querendo atacar alguém, tÃpico dos leitores desta FSP.
Sarcasmo preconceituoso !!
Sol, a culpa deve ser do sol Que bate na moleira, o sol Que estoura as veias, o suor Que embaça os olhos e a razão
Howard Gardner (Scranton, Pensilvânia, 11 de julho de 1943) é um psicólogo cognitivo e educacional estadounidense, ligado à Universidade de Harvard e conhecido em especial pela sua teoria das inteligências múltiplas.
Quanto a AE foi somente falta de educação.
Pelos idos de mil novecentos e dezenove, duas excursões cientÃficas foram enviadas para observar um eclipse, uma veio ao nordeste brasileiro e outra ao sul da Ãfrica, locais quentes, para obter dados confirmatórios sobre a teoria de Einstein. No afã polÃtico e cientÃfico de conseguir resultados positivos, negligenciaram a precisão em favor do resultado. Teria sido a temperatura culpada?
O ar-condicionado aà vai bem?
Motivo a mais para combatermos o aquecimento global...pra não ficarmos mais b¥rr0s do que já somos.
Péssima notÃcia para quem mora em Palmas, no Tocantins.
Um ventilador para o articulista, por favor.
Considerando q Einstein chamou de macaco o diretor de uma faculdade de medicina no Rio e disse q não tinha vontade de se reunir com indÃgenas semi-aculturados de smoking, se referindo a cientistas sulamericanos, penso q o colunista poderia ter nos poupado da questão sobre Einstein ser preconceituoso.
Einstein circulava entre a elite cientÃfica européia e, nos anos 20, os grandes cientistas europeus não tinham um conceito muito elevado acerca dos pesquisadores sul-americanos. É possÃvel que Einstein tenha apenas expressado aquilo que muitos outros apenas pensavam mas não diziam.
O desconforto causado pelo calor excessivo é grande. A concentração some; a inquietação chega.
Aqui vai uma ajuda para o pessoal do meu primeiro comentário: Hoje, a neurologia afirma que há no mÃnimo, sete tipos de inteligência (Lógico-Matemática, LinguÃstica, Interpessoal, Intrapessoal, FÃsico-Cinestésica, Espacial e Musical). De modo que falar de inteligência, é no mÃnimo, uma tarefa complicada, para não dizer arriscada. Quando alguém afirma que uma pessoa não é inteligente, ela, segundo a neurologia, deveria dizer de qual das inteligências está se referindo.
Há quem chama alguém de burro, apenas para tentar diminui-lo, e não exatamente porque o sujeito é burro!
Se a ciência vier a comprovar essa teoria, terá que explicar por que algumas das invenções mais impactantes da história foram feitas por povos que habitavam regiões quentes. A escrita, foi criada pelos fenÃcios, povo que habitavam uma região onde hoje situa-se o LÃbano. O sistema de numeração decimal foi inventado pelos indianos e em seguida aprimorada pelos árabes.
Meu caro Ayrton, no inÃcio da historia humana as principais civilizações surgiram em locais quentes, por motivos óbvios: os humanos das regiões frias estavam preocupados em não morrer de frio. Hoje as principais invenções e prêmios cientÃficos(Nobel, por ex.) vem da Europa e dos Estados Unidos. Aperfeiçoamento de invenções e produção em massa a bom preço vem de China, Coréia do Sul e Japão.
Na verdade, a escrita foi criada pelos sumérios (outro povo de regiões quentes), mas era a escrita cuneiforme, pictográfica. O que os fenÃcios criaram foi o primeiro alfabeto, ou seja, introduziram o conceito de letras para representar fonemas, o que não deixou de ser um importantÃssimo avanço.
Essa notÃcia é preocupante. Essa teoria, se comprovada, será usada como uma vitória por aqueles dejetos em forma de seres humanos, que afirmam que existem seres humanos melhores e mais inteligente do que outros. A humanidade, hoje, sabe muito bem como essa estória de superioridade racial levou um povo do norte da Europa a eleger um canceroso moral que cometeu as maiores atrocidades de que se notÃcia.
Veja o verbete "Race and Intelligence", na Wiipedia em inglês. No capÃtulo sobre "Group Differences", veja o item "Test Scores". Na quarta linha está dito que a diferença de QI entre brancos e negros americanos é de 1,1 desvio padrão. Como o QI médio de brancos americanos é de 100 e o desvio padrão de 15, podemos considerar que a politicamente correta wikipedia coloca o QI médio de negros americanos em 83. A maioria dos autores arredonda para 85.
Certamente que o QI médio varia conforme a origem geográfica. Existem mais de mil genes já descobertos relacionados com a inteligência e seria extremamente improvável que todos eles estivesse presentes em diferentes raças com a mesma frequência. Muitos desses genes surgiram na Eurásia e não estão presentes em africanos e aborÃgenes australianos. Veja "Races Differences in Intelligence...", de Richard Lynn. Contêm milhares de referências bibliográficas para iluminar a sua ignorância.
Se essa teoria vier a ser comprovada, ficarei ansiosÃssimo para testemunhar a acrobacia mental que os adeptos do judaÃsmo, cristianismo e islamismo, farão para justificar o motivo pelo qual Deus permitiu que as três maiores religiões do planeta surgissem em uma região de sol escaldante.
Não é teoria. O livro que o Hélio citou traz constatações empÃricas, como a eficiência de transmitir código morse cair acentuadamente acima de 33 C. Quando essas religiões surgiram as tribos bárbaras das regiões frias da Europa ainda não tinham sequer escrita e as civilizações existiam somente nas regiões tropicais. Para mim isso não é problema; sou agnóstico.
Quer piorar? Construa escolas cÃvico-militares, aÃ, sim, teremos a certeza de que nossa população será formada por uma legião de acéf alos como o Bolson aro, Ta rcÃs io, N unes e outros.
Se não aprendemos matemática concentrado, sob pressão, é que não aprendemos mesmo! Está certo...
Lacrou hein, mona!
O assunto não é polÃtico.
Ê paixão medonha!
Será uma cara escola para formar acéfalos que votam e usam o zap.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O calor cozinha nossos miolos? Voltar
Comente este texto