Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Se os Incas e Astecas conhecessem o ar condicionado, n√£o teriam subido a montanha para erguer suas grandes civiliza√ß√Ķes. A fam√≠lia real brasileira permaneceria na quinta em S√£o Crist√≥v√£o no ver√£o, com v√°rios splits inverter ligados. N√£o haveria Petr√≥polis e Teres√≥polis.

    Responda
  2. Jose Afonso Barros Filho

    Alguém já pesquisou se o mesmo ocorre abaixo de 10 graus?

    Responda
  3. Nilton Silva

    Daqui a pouco vão começar a reivindicar bolsa-ar-condicionado.

    Responda
  4. antonio brito

    Sei não. Depois daquelas férias na praia o Helium piorou muito. Pode ter sido o sol cozinhando miolos.

    Responda
  5. adenor Dias

    No Brasil não é a temperatura que faz nosso povo menos inteligente, é a sabotagem que sofremos há décadas. Somos um país escravagista, e nossos coronéis não permitiu que filhos de escravos estudassem, pois para puxar enxada, não era necessário saber o B-A Ba. Além disso, caso o filho do escravo estudassem, competiria, com o filho do coronel em pé de igualdade! Já pensou se fosse como no futebol onde o filho do rico pode ser um pereba, e o filho do favelado um craque?

    Responda
    1. josé SOARES

      √Č isso a√≠.Mataste a pau.

    2. josé SOARES

      √Č isso a√≠. Acertaste na mosca.

  6. adenor Dias

    Eu não acredito que no Brasil tenha sido a temperatura que fez nosso povo menos inteligente! Aqui foi e ainda é um país escravagista, onde a inteligência mais atrapalha do que ajuda. Escravos não pode ser inteligente, pois se for inteligente ele não aceita ser escravo! Eu acredito que nós brasileiro, foi podado nossa capacidade para nos tornarmos inteligente. A capacidade, cria uma concorrência que quem está nos degraus acima, não aceita.

    Responda
  7. jo√£o moreira

    Seria o Hélio um neo eugenista?

    Responda
  8. Barbara Maidel

    Pelo visto h√° assinantes que leram o artigo sob calor intenso e n√£o entenderam nada. Poderiam tentar ler outra vez num ambiente de temperatura agrad√°vel. Se ainda assim chegarem √†s conclus√Ķes apalermadas que j√° externaram, a√≠ a incapacidade de compreens√£o √© preocupante.

    Responda
  9. Genevaldo De Oliveira Ferreira

    Ar condicionado em escolas (não faculdades) não faz muita diferença no estado de Nova Iorque - incluído, claro, New York City: não tem aula durante o auge do Verão: as aulas terminam em Junho e retornam em fim de Agosto ou início de Setembro.

    Responda
  10. bruno silva

    Foi por isso que o Brasil perdeu de 7 a Zero contra a Alemanha. Você discorda? Discorde aí na sua casa, como diz o TikToker.

    Responda
  11. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    O que estar por trás desse artigo, qual a intenção da pessoa querer ressuscitar o determinismo geográfico? Apenas tirar um sarro anárquico, fazer humor daqueles mais sacarticos possíveis? Se não foi essa a intenção, restou apenas um ensaio fascista, o bolsonarismo estar mais vivo do que nunca.

    Responda
  12. Marcos Benassi

    Xiiiiiii, meu caro, ent√£o n√≥is sif√ļ: aparelho de condicionamento, compra-se; quero ver √© pagar a conta de energia. Ali√°s, com o destrambelhamento clim√°tico, nossa alegada "vantagem" na quest√£o pode estar com os dias contados, o bus√≠lis ser√° manter represas cheias e energia a pre√ßos decentes. √Č muita vari√°vel a ser considerada no cotidiano, H√©lio, e, quem pode mais, se d√° melhor - novo normal, regra velh√≠ssima.

    Responda
  13. paulo werner

    Futebolistas da R√ļssia tem queda de rendimento em jogos no Quatar. Kkkkkk

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Uai, isso ocorre mesmo, e nem precisa de controles cient√≠ficos ou fazer meta-an√°lises. Por que n√£o ocorreria com os miolos? Em v√°rios momentos nos √ļltimos anos, ao inv√©s de botar ar condicionado em casa, fui pra escrit√≥rios compartilhados - n√£o rendia no calor√£o.

  14. paulo werner

    Frio congela os miolos. Pesquisa mostrou q soldados marroquinos tinham queda de performance na transcrição de código Morse. Escolas da região montanhosa do Cazaquistão são pior avaliadas q alunos de escolas da capital. Kkkkkkkkkk inacreditável tem q salvar a sandice de hj

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Vamos dizer que h√° uma temperatura √≥tima para o funcionamento do c√©rebro e que o desempenho cai em ambientes extremos. A √ļnica sandice aqui √© a sua.

  15. rafael vasconcellos

    Sugiro ao ilustre cronista que leia ¬ď How Asia Works¬Ē vai aprender que o clima tem muito pouca correla√ß√£o com o desempenho de um povo ou uma na√ß√£o. Se assim fosse, a Lap√īnia seria a Meca do conhecimento humano.

    Responda
    1. Flávio José Comandolli

      A diferença pode estar na forma mais educada ou não de falar as coisas

  16. Luana Costa

    Ele pode escrever deliberadamente, mas o meu comentário passar por moderação? Interessante...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, a Herda sen√ßurofr√™nica... G√ľenta mais um 'cadim ainda, Luana, quem escreve na madruga te que ter pacen√ßa: o expediente da sen√ßura s√≥ come√ßa √†s 8da matina. A√≠ d√£o um primeiro paw nos coment√°rios e, os sobreviventes, eles soltam.

  17. Luana Costa

    O mais assustador desse tipo de gente é que eles têm espaço de fala e são pagos para isso. 2024, hein Brasil?! 2024! E ele se sente confortável para expressar esse tipo de pensamento.

    Responda
  18. Felipe Vasconcelos

    De fato, um calor escaldante atrapalha a capacidade de manter a aten√ß√£o e concentra√ß√£o. Isso interfere em testes de QI. Mas m√ļsica alta de um vizinho sem no√ß√£o de vida em coletividade tamb√©m. Tr√Ęnsito intenso deixa as pessoas estressadas. Talvez isso tamb√©m afete as atividades cognitivas. Os exemplos s√£o in√ļmeros...

    Responda
  19. Hugo Vieira

    Nossa, que frio!!! Acho que est√° vindo do Hemisf√©rio Norte, talvez vinda da Alemanha ou EUA. Melhor pegar um cobertor. Talvez as baixas temperaturas tragam genoc√≠dios e bombas at√īmicas. Coisas de gente inteligente. (Cont√©m ironia)

    Responda
  20. Wagner Campos

    Inacreditável. Utilizar esses estudos higiênicos para sustentar esses fatos só demonstra a mente perturbada do colunista. Mas o que esperar...

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Voc√™ por acaso notou que a coluna do H√©lio apenas comentava informa√ß√Ķes obtidas em estudos cient√≠ficos e que ele citou a refer√™ncia bibliogr√°fica? Voc√™ provavelmente tem alguma defici√™ncia cognitiva, al√©m de ser muito preconceituoso.

    2. Gustavo Mendes

      Inacredit√°vel √© ler essa singela coluna e ver algum tipo de higienismo ou preconceito. Inacredit√°vel √© n√£o perceber que o autor se baseia em estudos s√©rios e objetivos para evidenciar problemas e apontar solu√ß√Ķes. Inacredit√°vel √© essa sana pelo coment√°rio simpl√≥rio e sempre querendo atacar algu√©m, t√≠pico dos leitores desta FSP.

  21. Aderval Rossetto

    Sarcasmo preconceituoso !!

    Responda
  22. FLAVIO PINHEIRO DE MELO

    Sol, a culpa deve ser do sol Que bate na moleira, o sol Que estoura as veias, o suor Que embaça os olhos e a razão

    Responda
  23. Wanderlei Lua

    Howard Gardner (Scranton, Pensilv√Ęnia, 11 de julho de 1943) √© um psic√≥logo cognitivo e educacional estadounidense, ligado √† Universidade de Harvard e conhecido em especial pela sua teoria das intelig√™ncias m√ļltiplas.

    Responda
  24. Wanderlei Lua

    Howard Gardner (Scranton, Pensilv√Ęnia, 11 de julho de 1943) √© um psic√≥logo cognitivo e educacional estadounidense, ligado √† Universidade de Harvard e conhecido em especial pela sua teoria das intelig√™ncias m√ļltiplas.

    Responda
  25. Galdino Formiga

    Quanto a AE foi somente falta de educação.

    Responda
  26. José Tarcísio Aguilar

    Pelos idos de mil novecentos e dezenove, duas excurs√Ķes cient√≠ficas foram enviadas para observar um eclipse, uma veio ao nordeste brasileiro e outra ao sul da √Āfrica, locais quentes, para obter dados confirmat√≥rios sobre a teoria de Einstein. No af√£ pol√≠tico e cient√≠fico de conseguir resultados positivos, negligenciaram a precis√£o em favor do resultado. Teria sido a temperatura culpada?

    Responda
  27. Kelly Silva

    O ar-condicionado aí vai bem?

    Responda
  28. Fernando Lima

    Motivo a mais para combatermos o aquecimento global...pra não ficarmos mais b¥rr0s do que já somos.

    Responda
  29. Claudio Loredo

    Péssima notícia para quem mora em Palmas, no Tocantins.

    Responda
  30. Noel Carvalho

    Um ventilador para o articulista, por favor.

    Responda
  31. Ricardo Knudsen

    Considerando q Einstein chamou de macaco o diretor de uma faculdade de medicina no Rio e disse q não tinha vontade de se reunir com indígenas semi-aculturados de smoking, se referindo a cientistas sulamericanos, penso q o colunista poderia ter nos poupado da questão sobre Einstein ser preconceituoso.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Einstein circulava entre a elite cient√≠fica europ√©ia e, nos anos 20, os grandes cientistas europeus n√£o tinham um conceito muito elevado acerca dos pesquisadores sul-americanos. √Č poss√≠vel que Einstein tenha apenas expressado aquilo que muitos outros apenas pensavam mas n√£o diziam.

  32. Fabrício Schweitzer

    O desconforto causado pelo calor excessivo é grande. A concentração some; a inquietação chega.

    Responda
  33. Ayrton Ribeiro Torres Filho

    Aqui vai uma ajuda para o pessoal do meu primeiro comentário: Hoje, a neurologia afirma que há no mínimo, sete tipos de inteligência (Lógico-Matemática, Linguística, Interpessoal, Intrapessoal, Físico-Cinestésica, Espacial e Musical). De modo que falar de inteligência, é no mínimo, uma tarefa complicada, para não dizer arriscada. Quando alguém afirma que uma pessoa não é inteligente, ela, segundo a neurologia, deveria dizer de qual das inteligências está se referindo.

    Responda
    1. adenor Dias

      Há quem chama alguém de burro, apenas para tentar diminui-lo, e não exatamente porque o sujeito é burro!

  34. Ayrton Ribeiro Torres Filho

    Se a ci√™ncia vier a comprovar essa teoria, ter√° que explicar por que algumas das inven√ß√Ķes mais impactantes da hist√≥ria foram feitas por povos que habitavam regi√Ķes quentes. A escrita, foi criada pelos fen√≠cios, povo que habitavam uma regi√£o onde hoje situa-se o L√≠bano. O sistema de numera√ß√£o decimal foi inventado pelos indianos e em seguida aprimorada pelos √°rabes.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Meu caro Ayrton, no in√≠cio da historia humana as principais civiliza√ß√Ķes surgiram em locais quentes, por motivos √≥bvios: os humanos das regi√Ķes frias estavam preocupados em n√£o morrer de frio. Hoje as principais inven√ß√Ķes e pr√™mios cient√≠ficos(Nobel, por ex.) vem da Europa e dos Estados Unidos. Aperfei√ßoamento de inven√ß√Ķes e produ√ß√£o em massa a bom pre√ßo vem de China, Cor√©ia do Sul e Jap√£o.

    2. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Na verdade, a escrita foi criada pelos sum√©rios (outro povo de regi√Ķes quentes), mas era a escrita cuneiforme, pictogr√°fica. O que os fen√≠cios criaram foi o primeiro alfabeto, ou seja, introduziram o conceito de letras para representar fonemas, o que n√£o deixou de ser um important√≠ssimo avan√ßo.

  35. Ayrton Ribeiro Torres Filho

    Essa notícia é preocupante. Essa teoria, se comprovada, será usada como uma vitória por aqueles dejetos em forma de seres humanos, que afirmam que existem seres humanos melhores e mais inteligente do que outros. A humanidade, hoje, sabe muito bem como essa estória de superioridade racial levou um povo do norte da Europa a eleger um canceroso moral que cometeu as maiores atrocidades de que se notícia.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Veja o verbete "Race and Intelligence", na Wiipedia em inglês. No capítulo sobre "Group Differences", veja o item "Test Scores". Na quarta linha está dito que a diferença de QI entre brancos e negros americanos é de 1,1 desvio padrão. Como o QI médio de brancos americanos é de 100 e o desvio padrão de 15, podemos considerar que a politicamente correta wikipedia coloca o QI médio de negros americanos em 83. A maioria dos autores arredonda para 85.

    2. Paulo César de Oliveira

      Certamente que o QI m√©dio varia conforme a origem geogr√°fica. Existem mais de mil genes j√° descobertos relacionados com a intelig√™ncia e seria extremamente improv√°vel que todos eles estivesse presentes em diferentes ra√ßas com a mesma frequ√™ncia. Muitos desses genes surgiram na Eur√°sia e n√£o est√£o presentes em africanos e abor√≠genes australianos. Veja "Races Differences in Intelligence...", de Richard Lynn. Cont√™m milhares de refer√™ncias bibliogr√°ficas para iluminar a sua ignor√Ęncia.

  36. Ayrton Ribeiro Torres Filho

    Se essa teoria vier a ser comprovada, ficarei ansios√≠ssimo para testemunhar a acrobacia mental que os adeptos do juda√≠smo, cristianismo e islamismo, far√£o para justificar o motivo pelo qual Deus permitiu que as tr√™s maiores religi√Ķes do planeta surgissem em uma regi√£o de sol escaldante.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      N√£o √© teoria. O livro que o H√©lio citou traz constata√ß√Ķes emp√≠ricas, como a efici√™ncia de transmitir c√≥digo morse cair acentuadamente acima de 33 C. Quando essas religi√Ķes surgiram as tribos b√°rbaras das regi√Ķes frias da Europa ainda n√£o tinham sequer escrita e as civiliza√ß√Ķes existiam somente nas regi√Ķes tropicais. Para mim isso n√£o √© problema; sou agn√≥stico.

  37. Joao Pinheiro

    Quer piorar? Construa escolas cívico-militares, aí, sim, teremos a certeza de que nossa população será formada por uma legião de acéf alos como o Bolson aro, Ta rcís io, N unes e outros.

    Responda
    1. adenor Dias

      Se não aprendemos matemática concentrado, sob pressão, é que não aprendemos mesmo! Está certo...

    2. Daniel Marques

      Lacrou hein, mona!

    3. Galdino Formiga

      O assunto não é político.

    4. LAURO César de Brito Fernandes Vieira

      Ê paixão medonha!

    5. Ivan Bastos

      Será uma cara escola para formar acéfalos que votam e usam o zap.