Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Raymundo de Lima Lima

    Bom texto provocativo. Prefiro tomá-lo como ironia fina. Se é pra salvar o planeta, tanto faz a cor dos gatos, deste q eles peguem ratos.

    Responda
  2. Rodrigo Flexa

    Folha Universal do Reino Liberal mergulhada no obscurantismo, logo, teremos colunistas defendendo o criacionismo e outras pilantragens, um horror.

    Responda
  3. gleison leocadio

    Seria mais eficaz se essa seitas recolhessem seus impostos e o dinheiro utilizado, dentre outras coisas para pesquisa, inovação e monitoramento das áreas de riscos, tudinho baseado em ciência e dados, passando bem longe de crendices e outras aloprações dessa gente.

    Responda
  4. Rodrigo Flexa

    O estado é laico, não tem lugar pra livro sagrado, até parece que esse senhor não sabe que houve a Revolução Francesa, nessa tomada, ligo mais, vai negar Darwin, que desserviço, jornal.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      O Estado é laico, mas os deputados e senadores se elegeram conforme suas bases religiosas. E o autor do texto sabe q houve Revoluçaõ Francesa, Darwin. Sugiro ler suas crônicas anteriores, para reconhecer esta como uma ironia. Lembrar q Ironia é uma virtude, segundo André Comte-Sponville.

  5. Marcelo de Souza

    Não dá pra levar a sério um texto sobre meio ambiente com turista de freitas e igreja universal

    Responda
  6. CARLOS AUGUSTO ALVES

    Parei na parte que fala que se deve usar a biblia como base para a defesa climática

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      A Sagradas Escrituras devem ser usadas a sério para coisas sérias , e não para chacotas na Foice de San Pablo .

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Isso torna o objetivo, subjetivo. Da pra enrolar melhor. Afinal, o paraíso vira depois.

  7. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Fica parecendo que a pobreza e a concentração nas periferias eh coisa do diabo. Pode até ser, se se crer que eh o diabo encarnado na elite financeira liberal, culpada maior dos descaminhos do capitalismo. Mas as igrejas, em geral ,sempre foram e continuam sendo parasitas do capitalismo liberal, esse q a folha eh braço armado de rotativas. Usam da boa fé para extorquir . Fazem migalhas, para dar pinta, só. Não espere mais q migalhas. Eh só ver a riqueza de toda as igrejas , comparada ao rebanho

    Responda
  8. José Cardoso

    Nada contra, desde que não haja fluxo de dinheiro público para igrejas.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Sem fluxo sem monitor.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Alma generosa , não se esqueça das isenções.

  9. Paulo Silva Barbosa

    Em pleno século XXI ouvir esta situação absurda é estarrecedora . Para quem acredita que a terra tem a forma de uma pizza, não tem como convencer que a ciência mostra explicitamente a mudança climática acontecendo no Mundo e impactando na vida de todos com estas catastrófes registradas nestes últimos tempos.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Eh verdade que a mudança climática começa a dar sinais. Mas as elites financeiras liberais , no mundo todo, se adiantaram , há séculos a esse fenômeno. E muito antes dele começar, já nos idos da idade media, quando ainda as florestas estavam em pé e nem havia petróleo, o maquinário conceitual liberal tratorava os povos com eficiência .

  10. Dan Batista

    Essa foi boa!

    Responda
  11. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Uma vez mais, barrado. Dá o dinheiro na mão do pastor. Isso mesmo. É pacabá.

    Responda
  12. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Entrega - me as doações e eu as multiplicarei por cem.mas se não der certo foi a vontade Dele. Esse papo tá mais do que furado . É assim que fazem nas fundamentalistas. Absurdo a fsp nesse papel. Melhor reproduzir o jornal da iurd

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Isso me lembra a piada que Juca chaves contava de como o _ra _bino partilhava com Deus o dízimo. Jogava pra cima, ó que Deus pegasse era dele. Os outros de outras religiões ficavam com parte do leão, mas era pré fixada. Nada como as finanças de liberais.

  13. Túlio Landi

    Monitorar sim, pode ser! Mas sem "transitar recursos públicos por meio de quem seja o intermediário". Já basta o que já se faz por meio de políticos. Ademais, não esquecer que muitas siglas religiosas são "franqueadoras de licenças para explorar a fé pública" e quem ficalizaria o "franqueado": o Pastor.(Figura bíblica mítica)

    Responda
  14. neli faria

    Quando comecei a assinar a Folha, em 1992,tinha uma deliciosa coluna Lgbt. Hoje?Quero Coluna Católica,Judaica,Budista,Muçulmana,Religiões Afro!Ateia:por que não? O povo segue a Bíblia ao pé da letra,no que interessa;se seguisse: mulher não pode ser pastora, sem tatuagem, comer carne suína. Ninguém segue as Escrituras Sagradas na Palavra deixada por Cristo: amar o próximo ;não misturar profano com o Divino, isto é, estado e religião.Também não segue 1Timóteo5:8.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Palavras são palavras, só.

  15. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Observatório evangélico da Universal, beleza espião.

    Responda
  16. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Sinceramente acho que o Afeganistão está muito próximo

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O Haiti está mais.

  17. Leonardo Trindade

    Muita coisa num texto pequeno, mas claramente o autor ignora que no Conto da Aia, em que os USA é tomado por uma seita religiosa ambientalista, algo perfeitamente possível se as igrejas se apropriarem da pauta ambiental. O papel das igrejas nas periferias é fundamental, mas qualquer parceria com o Estado requer máxima cautela para ser firmado. Sobre as clínicas de evangelização que dizem tratar viciados: charlatanismo puro.

    Responda
  18. Daniel Barbosa

    Depois de transformar igrejas em partidos políticos apoiadores do neofascismo, Juliano quer as igrejas-partidos substituindo a Defesa civil. E ainda oferece ao governador parceiro da maior igreja-partido! Juliano perdeu o senso do ridículo, desviando a atenção das responsabilidades do poder público nesta questão. Mais um absurdo da teocracia que querem implantar. Anauê!

    Responda
  19. ISAIAS DA SILVA

    Juliano, já que a questão é capilaridade, então vamos chamar o trafico. Esses conhecem bem todas as comunidades.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      São parceiros das igrejas desde sempre e provavelmente seriam inclusos.

  20. Marcos Araujo

    Fico imaginando, após organizarem as comunidades evangélicas para tal fim, um pastor inescrupuloso, extorquista, e tem vários, começar a espalhar fake news para se dar bem, pode por tudo a perder e o tiro sair pela culatra, como se diz

    Responda
  21. SILVIA KLEIN DE BARROS

    Folha, isto é sério? O Edir comprou o jornal? Quanto absurdo.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Não comprou não! Mas que eles tem uma afinidade sentimental liberal, Ah! Isso tem.

    2. neli faria

      Quando comecei a assinar a Folha, há mais de trinta anos, tinha uma deliciosa coluna glst. E,agora a Folha ...

  22. Carlos Eduardo de Garcia

    Comunidades de fé têm capilaridade e propósito para atuar rapidamente em locais de risco, onde como bem lembrado encontramos a população mais vulnerável e com menor escolaridade, prato cheio para os evangélicos lucrarem em cima das tragédias e explorar a pobreza como de costume. Além do mais falta conhecimento científico, incluir Deus e pastores para resolver ou lidar com questões ambientais é um verdadeiro absurdo. Só pessoas má intencionadas usariam o nome de Deus para esse fim....Lucrar,

    Responda
  23. marcos fernando dauner

    Será que compreendi direito ? : Além de pastores , líderes político-bolsomitas , definidores de dress code, agora os gerentes de supermercados da fé também viraram meteorologistas ?

    Responda
  24. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    As igrejas prestam imenso serviços públicos aos seus líderes. São buracos negros de dízimos e isenções. E aprenderam que bater demoniacamente nos governos (de esquerda ou de direita, de quem cobram a prometida fidelidade incondicional) resulta em mais isenções e vantagens. São uma dos piores cânceres de nossa combalida República Brasileira, ao lado da turma do Orçamento Secreto (onde também estão, os religiosos).

    Responda
  25. Murilo Belezia

    -'Pastor X para pastor Y, tem uma nuvem sobre minha igreja. Câmbio" -"Sobre a minha também, pastor X! O que será?" -"Pode ser um mini dilúvio. Já preparou o bote para os dízimos?" -"Sim, só que agora tenho uma lancha, rê, rê" -"Eu chego lá. Ih, tem mais uma nuvem!" -"Como avisaremos os fiéis?" -"Quando flutuarmos, deve ter alguma citação pra isso." "As nuvens estão aumentando, vamos espalhar a notícia." -"Qual delas, não está acontecendo nada ainda." -"Vou pescar, então".

    Responda
  26. NEY HAMILTON MICHAUD

    O articulista sugere no mesmo texto uma articulação de evangélicos, um partido que pertence a uma igreja/empresa evangélica e o governo de São Paulo. E a FSP publica! Em breve passa a se chamar Folha Universal, o jornal do "bispo" e bussinesman Edir Macedo.

    Responda
  27. Elismar Bezerra Arruda Bezerra

    Achei que fosse uma ironia, mas o cara tem coragem de forçar a barra pra tentar revestir a extrema-direita religiosa de ecologista; pra isso mistura católicos e a excessão dos evangélicos com a referida extrema-direita, dinheirista, como se esta fizesse caridade com o dizimo que arrecada aos tubos...

    Responda
  28. NEY HAMILTON MICHAUD

    Que tal sugerir para convocar a CUFA , Central Única das Favelas, pra monitorar as chuvas?

    Responda
  29. Marisa Coan

    A todos os que debocharam deste texto. Os evangélicos têm grande influencia positiva em comunidades carentes, goste-se deles ou não. No Heliópolis, por exemplo, para cada igreja evangélica aberta, um boteco é fechado. Estas pessoas, ao contrário dos que apontam o indicador, enquanto os outros 3 dedos apontam para si mesmos, fazem sim diferença positiva. Vcs generalizam, dizem e pensam exatamente da maneira que os traficantes querem.

    Responda
    1. Daniel Barbosa

      Traficantes são parceiros das igrejas-partidos. E o que se questiona não é a força comunitária das igrejas, mas a vergonha de livrar o poder público de suas responsabilidades (defesa civil, ações preventivas) com esse absurdo de "parceria" com governo. Isso é desvio de função, nada tem a ver com fé, é engambelar o cidadão que tem direitos independente de sua fé. Absurdo ainda citar nominalmente uma igreja-partido apoiadora do neofascismo. Cadê a máxima "a César o que é de César "? Teocracia?

  30. Carlos Bruno Desenzi

    Coisa estapafúrdia...

    Responda
  31. Filipe Quintans

    É a melhor coluna de humor do jornalismo brasileiro.

    Responda
  32. Fatima Marinho

    Comunidades terapêuticas de doutrinação e trabalho escravo, sem terapia. Caçadores de dinheiro fácil, embusteiros. Tudo em nome do pastor e do dízimo. Agora vão monitorar chuva? Quanto vai custar?

    Responda
  33. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Estou tomando uma antipa tia crescente com esse articulista. Evangélicos não combinam nem com ciência nem com racionalidade.Deve haver ( há?) exceções e mas devem se raríssimas. Agora , cá pra nós, "comunidades terapêuticas" ? Vi xe!!!

    Responda
  34. Sam Duart

    Na disputa de manter um estado laico ou fundamentalista. Os fanáticos estão em vantagem.

    Responda
  35. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

    O artigo ia bem até chegar nas comunidades "terapeuticas". Uma tática de doutrinação de vulneráveis, condenada pela ciência.

    Responda
  36. Nelson de Paula

    Muita gente lamenta a forma como os evangélicos são relevantes na sociedade, mormente nas eleições.

    Responda
  37. Marcos Barbosa

    A cada coluna o fanatismo do antropólogo aumenta, logo ele irá defender a cura gay.

    Responda
  38. José Ricardo da Silva Souza

    Pensei que o título da matéria era uma piada. Infelizmente é apenas uma piada de mau gosto. Eu não confio 1 centavo na mãos desses neo pentecostais apoiadores de golpistas Nazifascistas. Essa turma fanática religiosa só quer saber de grana, não tem nada de humanitários. Deus, Jesus, passam longe dessa turma.

    Responda
  39. Paulo Zacarias

    Juro que entendi, pelo título, uma competição entre evangélicos e o Cacique Cobra Coral. Ufa, é pior! A capilaridade do povo evangélico nos levou ao 8 de janeiro. Fomos evangelicamente colonizados pelos irmãos do Norte que entenderam a promessa do "celeste porvir" como acabar com as florestas temperadas. E o fizeram com zelo diaconal. Bem ao contrário da parceria sugerida com o Deus da Criação.

    Responda
  40. ALEXANDRE MENDES DE ALMEIDA

    O comentário é discutível, principalmente quando compara o monitoramento de chuva com tratamento terapêutico religioso que muitas vezes flerta com lavagem cerebral.

    Responda
  41. Cláudio José Marabesi

    Tai,mais uma forma de pedir o dizimo!Kkkkk

    Responda
  42. Marcos Benassi

    Juliano, trabalhar em parceria com igrejas pequenas, especialmente as periféricas, capacitando seu pessoal pra ações de defesa civil é boa ideia. Mas isso não se deve misturar com a questão das "comunidades terapêuticas", porque estás têm métodos próprios, muitas vezes (ou em sua maioria) contrários aos consensos científicos - não dá pra transformar porco em tomada, só por milagre. E milagre é papo da igreja, não de Governo. O Tarcizão e o Republicanos, caro, são fraudes à fé, nao dá ideia torta

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Óia, caro Mario, se alguém quiser rezar por mim, que tenho uma boa quantidade de dependências - de Café a Venlafaxina, tem um abecedário de coisas que não consigo deixar de tomar - eu agradeço deveras. Mas se me oferecerem uma internação numa quebrada dessas, não vou nemfú: continuo com esse monte de drogas, é melhor do que essas porcarias.

    2. MARIO RAMIRO

      Além do que a mistura de assuntos parece ter apenas a função de destacar que "o governo federal rejeita parceria com igrejas". Tenha dó. O articulista acredita nesmo que dependentes devem ser tratados com reza?

  43. Julio Shiogi Honjo

    Preocupação dessas igrejas é com a chuva de dízimos. E se for enchente melhor ainda.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Há!há!Ha! Boa essa.

  44. Marcia Alves

    Que proposta mais estapafúrdia, insana.....

    Responda
  45. Hercilio Silva

    Qualquer comunidade pode ajudar em desastres, se houver plano conhecido,divulgado e testado, a força da comunidade sem isso não é suficiente. Quanto a comunidade terapêutica vou ser objetivo, as de igreja fazem apenas substituição de vício, substitui o vício das drogas pelo vício em religião, não a religiosidade saudável. Por isso sempre vemos recaídas e mudanças de um lado para outro. Mais visível quando são famosos.

    Responda
  46. Cleomar Ribeiro

    ... eles querem levar o ouro dos cofres de fundos de créditos de invrstimentos da transição energética para as caixas destas Igrejas insurrecionistas!!!... Em resumo, eu voto pela extinçao destas Igrejas insurrecionistas!!!... Só tem ladrão-honesto inúteis e perigosos!!!...

    Responda
  47. Frederico Goulart

    Que tal converter o dízimo em cotas de carbono, quem sabe isto serviria para algo. Já a ideia de trazer o problema ambiental para a Bíblia me parece mais um roteiro de filme de ficção biblica

    Responda
  48. Diego Rodrigues

    Nada contra o cerne da sua argumentação, mas poxa, chamar o que essas comunidades religiosas fazem de tratamento eh demais. Governo tem que dar dinheiro pra eles brincarem de terapeutas não, cada um no seu quadrado, que orem e barganhem sei lugad no céu nos seus templos, mas não dá pra incentivar a expansão de suas atividades.

    Responda
  49. antonio barreto filho barreto

    Com o Bolssonarismo fanático que hoje de forma falsa ocupam espaço dentro de Igrejas Evangélicas salvo as exceções, corremos um grande risco do nós contra eles !!

    Responda
  50. Dario Leopoldo

    Religião e Estado devem seguir caminhos separados. Essa mistura nunca deu certo em nenhum lugar ou época.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Estado é laico, mas os politicos são eleitos pelas igrejas, na sua maioria, pois os sindicatos tem pouca força politica para eleger. Até pra ser admitido professor d escola ou faculdade particular, principalmente, os donos investigam qual religião ou igreja ele-ela frequenta.