-
Raymundo de Lima Lima
Bom texto provocativo. Prefiro tomá-lo como ironia fina. Se é pra salvar o planeta, tanto faz a cor dos gatos, deste q eles peguem ratos.
-
Rodrigo Flexa
Folha Universal do Reino Liberal mergulhada no obscurantismo, logo, teremos colunistas defendendo o criacionismo e outras pilantragens, um horror.
-
gleison leocadio
Seria mais eficaz se essa seitas recolhessem seus impostos e o dinheiro utilizado, dentre outras coisas para pesquisa, inovação e monitoramento das áreas de riscos, tudinho baseado em ciência e dados, passando bem longe de crendices e outras aloprações dessa gente.
-
Rodrigo Flexa
O estado é laico, não tem lugar pra livro sagrado, até parece que esse senhor não sabe que houve a Revolução Francesa, nessa tomada, ligo mais, vai negar Darwin, que desserviço, jornal.
-
Raymundo de Lima Lima
O Estado é laico, mas os deputados e senadores se elegeram conforme suas bases religiosas. E o autor do texto sabe q houve Revoluçaõ Francesa, Darwin. Sugiro ler suas crônicas anteriores, para reconhecer esta como uma ironia. Lembrar q Ironia é uma virtude, segundo André Comte-Sponville.
-
-
Marcelo de Souza
Não dá pra levar a sério um texto sobre meio ambiente com turista de freitas e igreja universal
-
CARLOS AUGUSTO ALVES
Parei na parte que fala que se deve usar a biblia como base para a defesa climática
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
Fica parecendo que a pobreza e a concentração nas periferias eh coisa do diabo. Pode até ser, se se crer que eh o diabo encarnado na elite financeira liberal, culpada maior dos descaminhos do capitalismo. Mas as igrejas, em geral ,sempre foram e continuam sendo parasitas do capitalismo liberal, esse q a folha eh braço armado de rotativas. Usam da boa fé para extorquir . Fazem migalhas, para dar pinta, só. Não espere mais q migalhas. Eh só ver a riqueza de toda as igrejas , comparada ao rebanho
-
José Cardoso
Nada contra, desde que não haja fluxo de dinheiro público para igrejas.
-
Paulo Silva Barbosa
Em pleno século XXI ouvir esta situação absurda é estarrecedora . Para quem acredita que a terra tem a forma de uma pizza, não tem como convencer que a ciência mostra explicitamente a mudança climática acontecendo no Mundo e impactando na vida de todos com estas catastrófes registradas nestes últimos tempos.
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
Eh verdade que a mudança climática começa a dar sinais. Mas as elites financeiras liberais , no mundo todo, se adiantaram , há séculos a esse fenômeno. E muito antes dele começar, já nos idos da idade media, quando ainda as florestas estavam em pé e nem havia petróleo, o maquinário conceitual liberal tratorava os povos com eficiência .
-
-
Dan Batista
Essa foi boa!
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Uma vez mais, barrado. Dá o dinheiro na mão do pastor. Isso mesmo. É pacabá.
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Entrega - me as doações e eu as multiplicarei por cem.mas se não der certo foi a vontade Dele. Esse papo tá mais do que furado . É assim que fazem nas fundamentalistas. Absurdo a fsp nesse papel. Melhor reproduzir o jornal da iurd
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
Isso me lembra a piada que Juca chaves contava de como o _ra _bino partilhava com Deus o dízimo. Jogava pra cima, ó que Deus pegasse era dele. Os outros de outras religiões ficavam com parte do leão, mas era pré fixada. Nada como as finanças de liberais.
-
-
Túlio Landi
Monitorar sim, pode ser! Mas sem "transitar recursos públicos por meio de quem seja o intermediário". Já basta o que já se faz por meio de políticos. Ademais, não esquecer que muitas siglas religiosas são "franqueadoras de licenças para explorar a fé pública" e quem ficalizaria o "franqueado": o Pastor.(Figura bíblica mítica)
-
neli faria
Quando comecei a assinar a Folha, em 1992,tinha uma deliciosa coluna Lgbt. Hoje?Quero Coluna Católica,Judaica,Budista,Muçulmana,Religiões Afro!Ateia:por que não? O povo segue a Bíblia ao pé da letra,no que interessa;se seguisse: mulher não pode ser pastora, sem tatuagem, comer carne suína. Ninguém segue as Escrituras Sagradas na Palavra deixada por Cristo: amar o próximo ;não misturar profano com o Divino, isto é, estado e religião.Também não segue 1Timóteo5:8.
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
Palavras são palavras, só.
-
-
RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA
Observatório evangélico da Universal, beleza espião.
-
Luiz Antônio de Lima Ferreira
Sinceramente acho que o Afeganistão está muito próximo
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
O Haiti está mais.
-
-
Leonardo Trindade
Muita coisa num texto pequeno, mas claramente o autor ignora que no Conto da Aia, em que os USA é tomado por uma seita religiosa ambientalista, algo perfeitamente possível se as igrejas se apropriarem da pauta ambiental. O papel das igrejas nas periferias é fundamental, mas qualquer parceria com o Estado requer máxima cautela para ser firmado. Sobre as clínicas de evangelização que dizem tratar viciados: charlatanismo puro.
-
Daniel Barbosa
Depois de transformar igrejas em partidos políticos apoiadores do neofascismo, Juliano quer as igrejas-partidos substituindo a Defesa civil. E ainda oferece ao governador parceiro da maior igreja-partido! Juliano perdeu o senso do ridículo, desviando a atenção das responsabilidades do poder público nesta questão. Mais um absurdo da teocracia que querem implantar. Anauê!
-
ISAIAS DA SILVA
Juliano, já que a questão é capilaridade, então vamos chamar o trafico. Esses conhecem bem todas as comunidades.
-
Leonardo Trindade
São parceiros das igrejas desde sempre e provavelmente seriam inclusos.
-
-
Marcos Araujo
Fico imaginando, após organizarem as comunidades evangélicas para tal fim, um pastor inescrupuloso, extorquista, e tem vários, começar a espalhar fake news para se dar bem, pode por tudo a perder e o tiro sair pela culatra, como se diz
-
SILVIA KLEIN DE BARROS
Folha, isto é sério? O Edir comprou o jornal? Quanto absurdo.
-
Carlos Eduardo de Garcia
Comunidades de fé têm capilaridade e propósito para atuar rapidamente em locais de risco, onde como bem lembrado encontramos a população mais vulnerável e com menor escolaridade, prato cheio para os evangélicos lucrarem em cima das tragédias e explorar a pobreza como de costume. Além do mais falta conhecimento científico, incluir Deus e pastores para resolver ou lidar com questões ambientais é um verdadeiro absurdo. Só pessoas má intencionadas usariam o nome de Deus para esse fim....Lucrar,
-
marcos fernando dauner
Será que compreendi direito ? : Além de pastores , líderes político-bolsomitas , definidores de dress code, agora os gerentes de supermercados da fé também viraram meteorologistas ?
-
FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO
As igrejas prestam imenso serviços públicos aos seus líderes. São buracos negros de dízimos e isenções. E aprenderam que bater demoniacamente nos governos (de esquerda ou de direita, de quem cobram a prometida fidelidade incondicional) resulta em mais isenções e vantagens. São uma dos piores cânceres de nossa combalida República Brasileira, ao lado da turma do Orçamento Secreto (onde também estão, os religiosos).
-
Murilo Belezia
-'Pastor X para pastor Y, tem uma nuvem sobre minha igreja. Câmbio" -"Sobre a minha também, pastor X! O que será?" -"Pode ser um mini dilúvio. Já preparou o bote para os dízimos?" -"Sim, só que agora tenho uma lancha, rê, rê" -"Eu chego lá. Ih, tem mais uma nuvem!" -"Como avisaremos os fiéis?" -"Quando flutuarmos, deve ter alguma citação pra isso." "As nuvens estão aumentando, vamos espalhar a notícia." -"Qual delas, não está acontecendo nada ainda." -"Vou pescar, então".
-
NEY HAMILTON MICHAUD
O articulista sugere no mesmo texto uma articulação de evangélicos, um partido que pertence a uma igreja/empresa evangélica e o governo de São Paulo. E a FSP publica! Em breve passa a se chamar Folha Universal, o jornal do "bispo" e bussinesman Edir Macedo.
-
Elismar Bezerra Arruda Bezerra
Achei que fosse uma ironia, mas o cara tem coragem de forçar a barra pra tentar revestir a extrema-direita religiosa de ecologista; pra isso mistura católicos e a excessão dos evangélicos com a referida extrema-direita, dinheirista, como se esta fizesse caridade com o dizimo que arrecada aos tubos...
-
NEY HAMILTON MICHAUD
Que tal sugerir para convocar a CUFA , Central Única das Favelas, pra monitorar as chuvas?
-
Marisa Coan
A todos os que debocharam deste texto. Os evangélicos têm grande influencia positiva em comunidades carentes, goste-se deles ou não. No Heliópolis, por exemplo, para cada igreja evangélica aberta, um boteco é fechado. Estas pessoas, ao contrário dos que apontam o indicador, enquanto os outros 3 dedos apontam para si mesmos, fazem sim diferença positiva. Vcs generalizam, dizem e pensam exatamente da maneira que os traficantes querem.
-
Daniel Barbosa
Traficantes são parceiros das igrejas-partidos. E o que se questiona não é a força comunitária das igrejas, mas a vergonha de livrar o poder público de suas responsabilidades (defesa civil, ações preventivas) com esse absurdo de "parceria" com governo. Isso é desvio de função, nada tem a ver com fé, é engambelar o cidadão que tem direitos independente de sua fé. Absurdo ainda citar nominalmente uma igreja-partido apoiadora do neofascismo. Cadê a máxima "a César o que é de César "? Teocracia?
-
-
Carlos Bruno Desenzi
Coisa estapafúrdia...
-
Filipe Quintans
É a melhor coluna de humor do jornalismo brasileiro.
-
Fatima Marinho
Comunidades terapêuticas de doutrinação e trabalho escravo, sem terapia. Caçadores de dinheiro fácil, embusteiros. Tudo em nome do pastor e do dízimo. Agora vão monitorar chuva? Quanto vai custar?
-
HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA
Estou tomando uma antipa tia crescente com esse articulista. Evangélicos não combinam nem com ciência nem com racionalidade.Deve haver ( há?) exceções e mas devem se raríssimas. Agora , cá pra nós, "comunidades terapêuticas" ? Vi xe!!!
-
Sam Duart
Na disputa de manter um estado laico ou fundamentalista. Os fanáticos estão em vantagem.
-
Angelo Guilherme Grassi Scomazzon
O artigo ia bem até chegar nas comunidades "terapeuticas". Uma tática de doutrinação de vulneráveis, condenada pela ciência.
-
Nelson de Paula
Muita gente lamenta a forma como os evangélicos são relevantes na sociedade, mormente nas eleições.
-
Marcos Barbosa
A cada coluna o fanatismo do antropólogo aumenta, logo ele irá defender a cura gay.
-
José Ricardo da Silva Souza
Pensei que o título da matéria era uma piada. Infelizmente é apenas uma piada de mau gosto. Eu não confio 1 centavo na mãos desses neo pentecostais apoiadores de golpistas Nazifascistas. Essa turma fanática religiosa só quer saber de grana, não tem nada de humanitários. Deus, Jesus, passam longe dessa turma.
-
Paulo Zacarias
Juro que entendi, pelo título, uma competição entre evangélicos e o Cacique Cobra Coral. Ufa, é pior! A capilaridade do povo evangélico nos levou ao 8 de janeiro. Fomos evangelicamente colonizados pelos irmãos do Norte que entenderam a promessa do "celeste porvir" como acabar com as florestas temperadas. E o fizeram com zelo diaconal. Bem ao contrário da parceria sugerida com o Deus da Criação.
-
ALEXANDRE MENDES DE ALMEIDA
O comentário é discutível, principalmente quando compara o monitoramento de chuva com tratamento terapêutico religioso que muitas vezes flerta com lavagem cerebral.
-
Cláudio José Marabesi
Tai,mais uma forma de pedir o dizimo!Kkkkk
-
Marcos Benassi
Juliano, trabalhar em parceria com igrejas pequenas, especialmente as periféricas, capacitando seu pessoal pra ações de defesa civil é boa ideia. Mas isso não se deve misturar com a questão das "comunidades terapêuticas", porque estás têm métodos próprios, muitas vezes (ou em sua maioria) contrários aos consensos científicos - não dá pra transformar porco em tomada, só por milagre. E milagre é papo da igreja, não de Governo. O Tarcizão e o Republicanos, caro, são fraudes à fé, nao dá ideia torta
-
Marcos Benassi
Óia, caro Mario, se alguém quiser rezar por mim, que tenho uma boa quantidade de dependências - de Café a Venlafaxina, tem um abecedário de coisas que não consigo deixar de tomar - eu agradeço deveras. Mas se me oferecerem uma internação numa quebrada dessas, não vou nemfú: continuo com esse monte de drogas, é melhor do que essas porcarias.
-
MARIO RAMIRO
Além do que a mistura de assuntos parece ter apenas a função de destacar que "o governo federal rejeita parceria com igrejas". Tenha dó. O articulista acredita nesmo que dependentes devem ser tratados com reza?
-
-
Julio Shiogi Honjo
Preocupação dessas igrejas é com a chuva de dízimos. E se for enchente melhor ainda.
-
Bento Brito Teixeira
Há!há!Ha! Boa essa.
-
-
Marcia Alves
Que proposta mais estapafúrdia, insana.....
-
Hercilio Silva
Qualquer comunidade pode ajudar em desastres, se houver plano conhecido,divulgado e testado, a força da comunidade sem isso não é suficiente. Quanto a comunidade terapêutica vou ser objetivo, as de igreja fazem apenas substituição de vício, substitui o vício das drogas pelo vício em religião, não a religiosidade saudável. Por isso sempre vemos recaídas e mudanças de um lado para outro. Mais visível quando são famosos.
-
Cleomar Ribeiro
... eles querem levar o ouro dos cofres de fundos de créditos de invrstimentos da transição energética para as caixas destas Igrejas insurrecionistas!!!... Em resumo, eu voto pela extinçao destas Igrejas insurrecionistas!!!... Só tem ladrão-honesto inúteis e perigosos!!!...
-
Frederico Goulart
Que tal converter o dízimo em cotas de carbono, quem sabe isto serviria para algo. Já a ideia de trazer o problema ambiental para a Bíblia me parece mais um roteiro de filme de ficção biblica
-
Diego Rodrigues
Nada contra o cerne da sua argumentação, mas poxa, chamar o que essas comunidades religiosas fazem de tratamento eh demais. Governo tem que dar dinheiro pra eles brincarem de terapeutas não, cada um no seu quadrado, que orem e barganhem sei lugad no céu nos seus templos, mas não dá pra incentivar a expansão de suas atividades.
-
antonio barreto filho barreto
Com o Bolssonarismo fanático que hoje de forma falsa ocupam espaço dentro de Igrejas Evangélicas salvo as exceções, corremos um grande risco do nós contra eles !!
-
Dario Leopoldo
Religião e Estado devem seguir caminhos separados. Essa mistura nunca deu certo em nenhum lugar ou época.
-
Raymundo de Lima Lima
Estado é laico, mas os politicos são eleitos pelas igrejas, na sua maioria, pois os sindicatos tem pouca força politica para eleger. Até pra ser admitido professor d escola ou faculdade particular, principalmente, os donos investigam qual religião ou igreja ele-ela frequenta.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.