Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. paulo Raulino

    Uma coisa é certa: esse governo já não tem o menor interesse pela classe dos funcionários públicos federais. E o atual presidente, de forma descarada, ainda vem falar " ... todos tem o direito de grevar...", como se isso lhe isentasse de suas responsabilidades.

    Responda
  2. Edson Rocha

    Quem dera que a mesma preocupação que essas pessoas que ficam 59 dias sem trabalhar tem com seus salários tivessem também com a qualidade do ensino .

    Responda
  3. Bruno Sebastião Neto

    Vou chorar por esses coitadinhos desses professores ? Coitadinho coisa nenhuma ,passam a maior parte do ano sem trabalhar(Fazendo greve e recebendo salario )Quero ver se tem coragem de falar quanto ganham para população Brasileira ,bando de mala ndros !

    Responda
  4. wanderley dantas

    Essas estruturas das universidades são gigantes e ineficientes, verdadeiro sorvedouro de dinheiro do contribuinte. Não me surpreenderia se aparecer alguém com proposta de desmantelar tudo e pior com a complacência da sociedade

    Responda
  5. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

    Faz o L.

    Responda
  6. Graciela Carvalho

    A Proifes não tem legitimidade para representar os docentes das instituições federais de ensino superior, nem sindicato é. É apenas uma instituição de fachada criada para cumprir esse papel desrespeitoso e ilegítimo. É triste ainda ver um governo que afirma valorizar a educação, fazer esse tipo de acordo espúrio.

    Responda
  7. Erica Luciana de Souza Silva

    A luta e a greve continuam.

    Responda
  8. Antonio Carlos

    Mostrem as incongruências de minhas críticas !

    Responda
  9. Antonio Carlos

    Fiz uma análise concreta e real da situação da greve dos professores e não fui contemplado nos comentários. Será porque ?

    Responda
  10. Antonio Araújo

    Sempre jogando a responsabilidade pelas decisões difíceis para os outros. Esse é o PT.

    Responda
  11. Raimundo Silva

    A luta e a greve continuam.

    Responda
  12. Antonio Carlos

    O Proifes, não legitimidade para assinar esse acordo com o governo. O governo sabe disso. Foi uma assinatura de acordo sem representação. O Proifes representa poucas universidades. É uma organização pelega, assim com as poucas associações de professores que ela representa. A ANDES representa a maioria esmagadora dos professores universitários brasileiros e não aceitou a proposta do governo de reposição salarial. A ANDES está corretíssima. A maioria dos profs. univ. brasileiro rejeita a proposta

    Responda
  13. cayo honorato

    Proifes sendo Proifes. E a FSP sendo FSP. Seguimos em greve.

    Responda
  14. Matias Santos

    O PROIFES não representa nem 10% dos docentes. A Folha deveria fazer um levantamento e investigar as formas espúrias pelas quais o PROIFES realizou suas assembleias que versavam sobre essa decisão de assinatura. Ademais, o governo hoje fez o que tanto criticava nos governos anteriores. Foi autoritário e prestou-se a realizar um golpe contra o movimento sindical e a classe dos educadores da rede federal. Presidente Lula, acredito que essa sua decisão de governo será amarga para você em 2024 e 26.

    Responda
  15. Vladimir Delgado

    Típico dos petistas, colocar culpa nos outros pela própria incompetência. Se era tão facil em governos passados, que façam agora. Mas vem com esse lero-lero de "não dá pra fazer tudo de uma vez". Um governo despreparado, improvisado e sem discurso. E aliados tentando livrar a cara do Luis Inácio. Trabalho hercúleo esse, hein? Vão afundar todos juntos. Uma vergonha.

    Responda
  16. Mateus Santana

    A educação no Brasil não é levada a sério. Anos de precarização provocada pelas gestões Temer e Bolsonaro. E agora o governo petista oferece migalhas. Infelizmente é realidade.

    Responda
    1. weligton medeiros

      não sou estudante e nem servidor, mas vi essa greve como um bando de oportunistas e de covardes, se calaram nos anos de Temer e Bolsonaro e agoram inflam o peito de coragem. Coragem? Não, oportunistas é o que são, em outras palavras: e-s-c-r-o-t-o-s

    2. Mateus Santana

      Se vc se contenta com migalhas, isso não é problema meu.

    3. Antonio Araújo

      Vicente, pare de passar pano e tentar constranger quem pensa diferente.

    4. vicente machado

      Está negociando com vcs. Não reclamaram esses 7 anos e agora tem alguém que enxerga os professores. Vai ter um acordo.

  17. Diego Hernane

    Que até o final do ano, o estado consiga produzir tudo o que já foi possível as universidades. Pois através da educação tudo poderar ser viável a nação. Apesar de muitos acraditarem que o Brasil é capaz de se desenvolver com uma educação privatista

    Responda
    1. Diego Hernane

      Impossível, devido as origens do capital no país. Mas tangível em um futuro, se as bases sociais forem estáveis.

  18. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    Sugiro que a Folha faça uma pesquisa com os docentes federais e apure o que a maioria dos professores pensa sobre o Proifes e sobre o Andes. De minha modéstia observação (Sou docente federal faz uns 35 anos), observo que é o ANdes, e não o Proifes, que de fato nos representa. Proifes, infelizmente, está mto ligado ao PT. Daí que faz anos que, bastou ter um impasse com o atual governo federal, Proifes não escuta os professores e decide sem representatividade. Lamentável!

    Responda
    1. Antonio Carlos

      Concordo. A folha tem o instrumento para isso - o Data Folha. Serve exatamente para isso.

    2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      A PROIFES foi criada para servir aos pelegos que trabalham para amortecer os choques entre os trabalhadores da educação e os governos do PT, atrapalham a luta coletiva dos docentes federais por educação de qualidade e salários decentes, estão do lado dos que militam contra uma educação pública de qualidade!

    3. vicente machado

      E agora vão ficar de briguinha?

    4. Matias Santos

      Concordo 100%. Como pode uma federação, sem carta sindical e sem reconhecimento do Ministério do Trabalho, assinar termos representando uma categoria imensa quando ela mesma não representa nem 10%? Isso tudo foi articulação política. Lula está mostrando que seu governo também tem viés golpista, o que está longe de ser uma característica de um governo progressista. É uma pena!

    5. marcus eugenio oliveira lima

      Também sou professor de IFES há mais de 20 anos e penso exatamente o contrário. A Andes representa os interesses de PSOL e PSTU, as assembleias são muito autoritárias sem espaço para Divergências. Não sei se o Proifes me representa, mas certamente a Andes não me representa.

  19. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    a) sou docente federal faz quase 35 anos: orgulho-me disso, pois o conjunto das públicas oferecem ensino, pesquisa e extensão de qualidade; b) de minha modéstia experiencia, observo q a maioria da universidade federais não reconhece o Proifes com representante sindical. Proifes foi criado *artificialmente*para dar apoio ao atual governo federal; c) Tal assinatura é ruim, pois Lula sabe que essa atitude contraria tudo q ele representou nessa eleição para presidente.Lamentável!

    Responda
  20. Joao Quadros

    Soh esqueceram de dizer que o PROIFES eh um sindicato pelego, criado na época da Dilma para contrapor o ANDES, que não eh do PT. Graças a esse proifes, muitas reivindicações dos professores não foram cumpridas.

    Responda