Suzana Herculano-Houzel > A inteligência artificial vai matar as mídias sociais, viva a IA! Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Precisa considerar também que a a "IA" está gerando um monte de conteúdo fake e de qualidade ruim fora de redes sociais também. Um monte de canais no youtube e tiktok, e um monte de blogs são todos gerados por estes sistemas de aprendizagem de máquina. Os vídeos e textos são um monte de bobagens alucinadas, mas são bem escritos e acabam sendo críveis.

    Responda
  2. José Cardoso

    No fundo é o mesmo efeito dos anúncios de TV, telemarketing ou mensagens comerciais no email. Só demora mais tempo para que as pessoas percebam e desvalorizem esse tipo de informação viciada.

    Responda
    1. Beatriz Toledo Prado

      Sinto muita falta de seus comentarios nas areas de politica e economia! " volta?!

  3. Luís Santana

    O termo "inteligência" na tal I.A. é só uma grande sacada de marketing, nada mais. Logo entrará para o rol dos grandes mitos (micos) da história da informática.

    Responda
  4. Audrey Constant Bruno

    Sua coluna melhorou meu dia, mais uma vez, obrigada.

    Responda
  5. Claudio Loredo

    Brilhante sacada as ideias que este lindo texto traz. Ganhei o dia. Seguirei mais feliz hoje depois dessas boas novas.

    Responda
  6. Benedicto Ismael Dutra

    Realmente a massificação se espalhou pelo mundo atingindo primeiro, de forma certeira, os indolentes com preguiça para raciocinar, daí, como água mole foi avançando pelas novas e velhas gerações acabando com o que restava da reflexão intuitiva, aquela na qual a pessoa analisa as informações recebidas com o eu interior.

    Responda
  7. Pipo Falda

    Saravá! Tomara que sim.

    Responda
  8. Marcos Alberto Menendez

    Alegrou meu dia.

    Responda
  9. adenor Dias

    Nada artificial presta, nem o ki suco!

    Responda
  10. Joao Antonio

    Não compartilho esse otimismo.

    Responda
  11. Renato Almeida

    Enquanto existir ser humano vai existir estupidez. Ela só vai mudar de lugar

    Responda
  12. Edson Rocha

    Acredito que esteja mais para a questão do : " nada é tão ruim que não possa piorar ' Essas tecnologias são pensadas para que seus criadores se empanturrem de dinheiro e assim eles fornecem o tipo de distração que a carência de certos cérebro acreditam necessitar receber.

    Responda
  13. Genevaldo De Oliveira Ferreira

    É dificil que esta previsão ou afirmação venha a se confirmar. Afinal, o infinito e a estupidez humana não tem limite.

    Responda
  14. Dorgival Pedroso

    Vi que o feto da Vih tube tem 100 mil seguidores. Por tudo isso, viva a IA.

    Responda
    1. Fernando Lima

      kkkkkkk

  15. Vito Algirdas Sukys

    O problema da mente-corpo ou mente-cérebro. A mente controla o cérebro ou é o inverso? A mente é um conceito, não é uma coisa, ela não faz nada. O monismo é a ideia que a mente e o corpo é a mesma substância: monismo materialista. A ideia de que a mente e o cérebro são separados é o dualismo. Para a maioria deles o corpo é material e a mente não-material. Platão era um dualista. Aristóteles um monista, juntando o corpo e a mente na tentativa de explicar a memória, emoções e o raciocínio.

    Responda
  16. Vito Algirdas Sukys

    A neurociência é um ramo excitante da ciência; o cérebro é um dos objetos mais fascinantes do universo. Cada cérebro humano é diferente, o cérebro torna cada humano único e define quem ele ou ela é. A neurociência comportamental vai nos revelar questões cruciais sobre nós. Se o cérebro humano fosse um gravador de vídeos, poderia armazenar trezentos anos de vídeo. Ele que comanda640 músculos do nosso corpo e consome a energia de uma lâmpada de20 watts.

    Responda
  17. Gilberto Rosa

    IA, nas mão do vale do silício, a meu ver, só vai potencializar o estrago. Quem financia o crescimento destas ferramentas, quais os interesses de quem financia? Vão querer substituir o estado e a política de vez? Um neoliberalismo avançado? Ou está coluna é muito pueril, ou temos um serviço de relações públicas de empresas de IA.

    Responda
  18. Vito Algirdas Sukys

    Não temos um consenso sobre o que seja a inteligência; habilidade para raciocinar, entender e lucrar da experiência. Difícil determinar sua base biológica. Há dois grupos, os aglomeradores e os divisores. Os primeiros dizem que inteligência é uma capacidade unitária, fator geral g; os segundos que ela é formada de diversas habilidades mentais mais ou menos independentes umas das outras. É um cérebro mais inteligente, diferente em qualquer maneira identificável, de outros cérebros?

    Responda
  19. Nasemar Hipólito

    Deus te ouça!

    Responda
  20. Marcos Longaresi Carvalhães

    É o que deseja a grande mídia que vive às custas do dinheiro suado do contribuinte, a qual recebe fartas verbas públicas para poder idiotizar cada vez mais o brasileiro, vai ser uma guerra boa, vamos esperar para ver.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      O seu Carvalhães faz parte dos inteligentinhos, estigmatizados por Pondé. Prefiro ser contribuinte d uma BBC verdadeiramente pública d q ser idiotizado ou fanatizado por tvs, rádios e internet de igrejas. Lembro-me d inteligentinhos vibrando d alegria quando surgiu o twiter "agora a informação será verdadeiramente democrática". Como o ser humano vê mas não enxerga, ouve mas não escuta. Jesus fracassou.

    2. Gilberto Rosa

      Concordo Marcos, agrego que o poder por trás do AI vai não apenas influenciar a política e o voto, como a grande imprensa, que chantageia por verbas e interesses, mas tomar o lugar do estado, aí que mora o perigo. Imagina a educação sendo conduzida pelo poder de empresas de AI.

    3. Nasemar Hipólito

      E o que vc está fazendo aqui, sendo "idiotizado" por um órgão da "grande mídia"? Volta pro X!

  21. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    O deslumbramento reflexo da novidade poderá dissipar com o excesso de conteúdos similares e repetitivos nas mídias sociais. Na sua maioria pela exploração financeira. A tendência são os usuários perderem o entusiasmo com o passar do tempo.

    Responda
  22. Joselma ramos mouta

    Tomara que seu diagnóstico encontre chão na realidade. Seria muito bom.

    Responda
    1. Franco Oliveira

      Não tenho certeza! Pode piorar e ainda nem sabemos como.

  23. Maria Aparecida Saraiva Magalhães de Sousa

    Demorou!

    Responda
  24. CARLOS EDUARDO CORREA TOLEDO

    Viva!

    Responda
  25. Luciani Aubin Kehl

    Seria ótimo. Já não aguento mais.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.