Joel Pinheiro da Fonseca > Olavo tinha mesmo razão sobre as universidades? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 Próximas
Joel tem razão. As nossas universidades são pouco democráticas, sim. Por mais méritos acadêmicos e de pesquisa que tenham, não conseguem divulgá-los à sociedade. E os vácuos de opiniões se tornaram terreno fértil à s fake news. Por mim, as universidades poderiam ter canais mais abertos ao público e ao seu escrutÃnio. Só assim poderÃamos fugir das “bolhas” ideológicas e encontrar soluções que agradem a mais pessoas. O paÃs é um só.
O problema Joel é que a "discussão" que surgiu não é com a direita, mas com a extrema direita e aÃ, claro, não há a menor possibilidade de haver uma discussão séria, onde os dois lados se respeitam. Vc não acha que tentei várias vezes ser tolerante mas aà vinham com "eleições roubadas", dentre outros absurdos, mostrando que eles não falam por si, mas por informações "encaminhadas" e sabemos muito bem por quem e para que motivação.
A esquerda, assim como o contexto universitário é mais pensante, daà ....
Eu estava até gostando da crÃtica, mas quando começou a falar bobagem acerca de Olavo de Carvalho, mudei de ideia. Olavo de Carvalho é tudo, menos passÃvel de bem-quereres critico-logicos. Se vendeu ao Deus da farsa e das maquinações vis. Viveu como pseudo intelectual e morreu traÃdo por quem deveria apoia-lo em suas idiossincrasias bofas.
As federais raramente abrem inscrição para cursar alguma pos graduação apenas cursos de mestrado e doutorado.
Qualquer um que defende o lulopetismo é moralmente inferior
Nem me lembrava mais dessa figura lastimável.
Caro Joel, excelente artigo. Mas nossas universidade realmente se tornaram um antro de esquerdismo injustificável. Eu quero dizer que as universidades ou nas outras etapas do ensino médio, por exemplo, os professores têm que abdicar das suas convicções polÃticas e disseminar com competência o conhecimento do que interessa. Cada aluno que formate suas posições ideológicas ou não. Realmente, esquerdismo significa ser contra tudo e todos. Isso não interessa a uma nação que queira ser grande.
Vc já rezou pro seu Pneu hoje?
Experimenta ir numa reuniao de sindicato e dar uma opiniao contraria. Chama o samu
O cara fumou cocô de vaca. Está alucinado tentando dar razão a quem nunca a teve.
Tema importantissimo. Estudei na ufmg e dei aulas em outra faculdade. Nunca houve democ à esquerda
O felipe atacou o mensageiro, ad hominem, ne benassi? O josenildo nao queria, mas comentou
Q sucesso joel. Quase trezentos comentarios ate agora. O redbanho ta babando e mugindo
Joel, sai desse armário, rasga a camisa, abre o coração, declara logo esse teu amor vivo, candente, quase intoxicante pelo falecido e pelo modelo de república teólogico-fascista que ele tanto queria. Chega de se esconder, cara.
Por que será que, volta e meia, todo bolsonarista arrependido tenta redimir Olavo? O mais irônico é quando são aqueles que reclamavam da grosseria do clã. Acha que foram validados por quem? Olavo nunca tinha razão, mesmo quando descrevia um fato tão óbvio quanto a doutrinação de esquerda nos cursos superiores de Humanas.
Próximas colunas do JPF: "Brilhante Ustra e a tortura do bem"., " Por que não padre Kelmon para papa? ". " A pedagogia revolucionária de Damares Silva", e " O iluminismo segundo Carluxo".
Olha Ney, você deu sugestões de excelentes e importantes temas para ele. Desse jeito você quer que ele faça sucesso mesmo. Lá no esgoto e teatro de horror da história.
Esse lugar comum destes playboyzinhos de condomÃnio de que a polarização é que é o novo mal já está batido. Olavo não possuÃa razão, e, por isso seria impossÃvel ter razão sobre alguma coisa. O texto é realmente ruim, mas mostra bem o quanto o colunista não sabe sobre o mundo acadêmico e sobre o ensino público no paÃs. Assim como o astrólogo, cria um inimigo imaginário e a teoria idiotizada da conspiração que todos os acadêmicos estão no polo da esquerda.
Desde já ansioso por ler uma crônica do Joel quando for inaugurada a primeira Faculdade de Astrologia do Brasil, com o Olavo de Carvalho de patrono !
O problema não é a inexistência de intelectuais de direita ( eles existem) mas o problema é que nenhum destes conseguem minimamente criar argumentações que justifiquem o pensamento de direita.
O problema é q, se existem, são muito ruinnnnns
Joel, o mundo é cheio de picaretas, cÃnicos e hipocritas, que depois que ganham adeptos, os desprezam, pois sabem o que são. Olavo é um deles Existem intelectuais que miseravelmente não sabem pensar o social, existem intelectuais narcisistas, existem intelectuais criativos de direita como Vargas Llosa e alguns que até tem uma formação intelectual bastante boa, mas não sabem o que fazer com isto. Em outras palavras são apenas humanos. Mas o que é que isto tem a ver com Universidade ou Academia?
Talvez o autor desse importantÃssimo artigo (...) devesse olhar pelo outro lado: se há mais autores "esquerdistas" e alunos nas melhores Universidades, é porque nós estudamos, coisa que a direita não costuma fazer, exceto quando se trata de bobagens, absurdos e infantilidades. E dizer que Olavo dava aulas de "Filosofia" é ofender filósofos de verdade!
Essa coluna de hoje, de tão ridÃcula nem merece comentários. Que fase ....
Joel, a universidade não pode dar ouvido ou disputar popularidade com influencers semialfabetizados. Esqueça-se estes bolsonaristas. Se o estado atual da cultura não reconhece a universidade como conhecimento de excelência, é preciso mudar a sociedade, não a universidade. A massa de seguidores do astrólogo é menor do que os do ratinho, universal, micheque, locutores de rodeio... Solucao: ensino público básico de qualidade.
A maior parte dos crÃticos das Universidades Públicas nunca entrou em uma delas e não faz a menor ideia de qual a sua função ou como atuam. Consequentemente, não são capazes de compreender como funciona o método cientÃfico, por exemplo, mas se acham capazes de contestar vacinas. Quanto ao elemento citado no texto, era capaz de falar um monte de boba gens com convicção, nada mais. Ele sempre me lembra dos versos de Humberto Gessinger: "o fascis mo é fascinante, deixa gente igno rante fascinada".
Senhor, não tente desquallliiiiffficar a nossa inteligência. Toda e qualquer instituição é passÃvel de crÃtica, desde que seja uma crÃtica fundamentada, não os xinggaaaammmentos do Orvalho de Cavalo.
Joelito, vc não cai do salto mesmo. Sempre nos decepcionando.
Sim, ele tinha total razão. Sobre as universidades, sobre as vacinas, sobre a relatividade e sobre a planitude da Terra.
Kkkkkkkkkk... Pior...
Entendi tua ironia. Faltou só citar que ele também tinha razão sobre o bozo.
Curso de filosofia...kkkk
Agora fake news virou indicador para o colunista? Vá saber o que a universidade pública faz, camarada. É ultrajante ter que se deparar num espaço que deveria ser qualificado com essa caracterização rasteira da universidade. Não quer ajudar, não atrapalha.
Texto necessário, Joel.
Nos cursos de humanas das federais, mulheres e homens lgbt vão para o identitarismo, e os homens heterossexuais vão para a tradição marxista (Marx ou Escola de Frankfurt).
Meu Deus. Tenho como desler isso? .
"Um dos jeitos de [a universidade] recuperar a confiança da população é ser capaz de mostrar que em seus quadros há pessoas de variadas ideologias"... aà está o obstáculo invencÃvel.
Esse rapaz Joel só apanha. Mas parece q gosta. Que vidinha, hein?
Que horror, usando um plilantra fascista como referência intelectual, isso beira o charlatanismo, para não falar nada pior.
Uai, mas se os autores de direita não querem escrever a culpa é da Universidade? Me parece que o Olavo estava criticando o fato dos autores serem une desinteressados. Infelizmente, ele mesmo sem faculdade escrevia. No mais, eu queria saber quando que direito e economia deixaram de ser cursos de humanas para dizerem que só tem gente de esquerda nessa área do saber.
Ah, agora diferenciam ciências sociais de outras ciências sociais? Quanto contorcionismo pra dividir a área de humanas. É uma maluquice dizer que não existe espaço para escrever. Até porque a maioria dos estudos ultra duvidoso usados pela indústria são de autores de aluguel de direita que só ligam pra grana.
A questão não é voluntarista. Se você destoa dos seus pares, torna-se um pária. Não há estrutura psicológica que aguente. É preciso ter abertura institucional. Além dos mais, os cursos que você citou são ciências sociais aplicadas.
Olavo de Carvalho foi um militante fascista disfarçado de intelectual. Esse colunista sabe muito bem de tal fato. Fica nesse chove não molha flertando com fascismo e a FSP que se diz um jornal sério ainda publica seus delÃrios duvidosos.
Que colunista ruim! Pessimas ideias e qualidade do artigo idem. Em nome de uma falsa imparcialidade aceita-se qualquer tolice, como argumento.
Eu admiro a coragem do Joel. Estamos diante de uma confissão pública de sua simpatia por Olavo. Ninguém escreve um texto sobre um ensaio ou reflexão de um autor, sem conhecimento de sua obra. Tempos tristes onde membros desse submundo de trevas orgulham-se de aparecer a luz do dia.
Os comentários abaixo apenas reforçam o texto do autor. Parabéns pela reflexão. Se você não concorda 100% com alguém, não significa que está contra. Extremistas pensam a agem da mesma forma, estejam à direita ou esquerda. É preciso saber dialogar e aceitar as diferenças e nada mais justo que poder defender o seu ponto de vista, desde que com respeito ao próximo. Só assim andaremos "pra frente" como sociedade.
humanas não vão provar nunca que valem o que querem, para mim o certo seria fechar humanas nas federais e estaduais e pagar a mensalidade para os aprovados em cursos particulares, ia ser mais econômico e poderiam ficar adorando che guevara e fumando maconha o resto da vida, por que de verdade mesmo faculdade de humanas não solucionas nenhum problema de quem paga imposto mas cria vários
Denunciando em 3, 2, 1.... vai chorar a "falta de liberdade de expressão" com os amiguinhos
A equipe da folha queria saber porque cancelei minha assinatura . A resposta pode estar por aqui. Comentaristas.
Se vc está escrevendo aqui é pq ainda é assinante. Sem ser, não escreve. Ou vc escreveu e, na sequência, cancelou a assinatura?
Hoje a CCJ votou para impedir que crianças se vacinou. Olávo, por seu contra exemplo, demonstrou a necessidade de vacinação.
Se não sabe que o governo é de centro quem está polarizado é o colunista. Hoje a CCJ controlada pela oposição votou para impedir a vacinação de crianças. Essa é a polarização: uns são pela v-acina e outros são contra, no século XXI. O colunista acho que o problema é quem.está a favor.
Tempos estranhos em que as pessoas afirmam que as trevas vão iluminar nosso caminho.
Joel, que pena. Ele morreu e você agora não tem como debater com ele as suas preocupações filosóficas. Lamento muito.
Citar Olavo de Carvalho para embasar alguma linha de raciocÃnio já basta pra desmerecer qualquer crédito ou lógica nas afirmações. O que ele tem de filósofo, eu tenho de piloto da NASA.
Quando li o titulo desse testÃculo, cheguei a pensar que se tratava de ironia. Como é que é? O autor se assume adepto do "Grande Mestre, Finado" (como o finado mentecapto foi adjetivado por um ou dois leitores assumidamente terraplanistas que comentaram aqui)? Então entendi que o articulista se entregou mesmo e que é para esse público que ele fala: os miolo-moles que se declaram olavistas e terraplanistas. É da ausência, nas universidades, de "grandes mestres" dessa laia que o Joel se ressente
O texto está mais para testÃculo mesmo.
Corretor corrigiu textÃculo para testÃculo.
O Olavo de Carvalho teve um grande mérito na vida: nasceu no lindo dia vinte e nove de abril . Fora daÃ, com todo respeito , merece meu menoscabo abissal! Segundo li por aÃ, um pai tirar a filha do testamento por causa de ideologia? Ou instigar o povo a não se prevenir do covid? Tudo que falou , repiso-me, merece meu maningue menoscabo.
Pensador de direita é oxÃmoro, ou se uma coisa ou outra, as duas não se combinam.
Qual foi a graduação que o Olavo terminou msm?
A argumentação do Olavo e do Joel são a falácia do ônus da prova. Pra ver como eles são intelectuais. Na mesma linha, eu declaro: "O Joel recebe cinquenta mil reais por mês da famÃlia Bolsonaro para escrever suas colunas e agora ele tem que provar que é mentira elogiando o Lula e a esquerda e detonando a direita em pelo menos metade delas".
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Olavo tinha mesmo razão sobre as universidades? Voltar
Comente este texto