Joel Pinheiro da Fonseca > Olavo tinha mesmo razão sobre as universidades? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 Próximas
Penso que a direita não consegue franquear um espaço maior nas universidades pela sua pouca produção acadêmica. O pensamento fica restrito a Escola AustrÃaca e a de Chicago. Sem novidades relevantes.
Exato
Resumindo a Direita não pensa.
Ela que lute, rs.
Ao afirmarmos que as universidades ou qualquer outra instituição democrática deva se comunicar mais eficientemente com a sociedade não podemos ser ingênuos, ignorando o fato de que as forças antidemocráticas e antirrepublicanas atuaram nos últimos anos justamente para criar um bloqueio à sanidade e à a sensatez, pavimentando o caminho para as fake news, o negacionismo e a teocracia. Sim, é claro que existem dois lados, mas a tradição histórica demonstra que o patrimonialismo sempre prevaleceu.
Até que enfim vemos pessoas maduras suficientes para tocar nesse assunto. A Universidade é um lugar para debates e liberdades, não pode ser um lugar de doutrinação e pensamento único.
Olha o naipe dessa caricatura. Imagine senão fez o curso de -filosofia- do finado EuLavo meu Baralho. Tenha dó.
As igrejas podem.
Suficiente*
Se quem tem diploma ganha mais do que quem não tem, e a maioria da sociedade não precisa de diploma, a universidade virou um gerador de desigualdade.
As faculdades publicas de humanas são cabides de emprego e um enorme desperdicio de recursos publicos. Não dão retorno algum para o pais. Deveriam ser privatizadas ou fechadas, caso não haja interessados, o que é bem provavel. O dinheiro deveria ser direcionado para melhorar o ensino basico, o grande gargalo nacional
Parabéns Pedro. Mostrou que é um dedicado e fiel discÃpulo papagaio do Olavo
olha o naipe dessa caricatura! kkkkkk. No meio da segunda guerra, Churchill foi aconselhado a cortar investimentos em ciência, especialmente em ciências humanas, cultura e artes. Perguntou: Mas não é justamente para ter ciências e artes e cultura que estamos lutando? Melhor então seria juntar-se a Alemanha. Pois é Rodrigues.
O tipo de cidadão ignorante que quer melhorar a educação básica com professores formados nas uniesquinas EaD.
Você é a prova viva de que precisamos melhorar o ensino básico.
Faculdades de humanas ensinam a pensar ,pelo jeito vossa senhoria não frequentou uma .
E o que dizer das faculdades públicas de ciências exatas que se negam a estudar as teses da Terra Plana? Não só não dão retorno para o paÃs como ainda são responsáveis por pontes caindo, represas rompendo e desastres ainda maiores. Tudo por aderirem sem discussão à s ideias canhotas de que a Terra é redonda e à existência dessa famigerada lei da gravidade.
Isentões como você é que ferram a sociedade!
Grande Olavo.
Sim, grande bandido!
O maior problema, a meu ver, está na forte polarização INTERNA às universidades, onde pessoas que, exteriormente, se declaram de ESQUERDA ou de DIREITA, ou o que queiram... e que, internamente, lutam por posições de poder pela eliminação dos discordantes. Há "bolhas" de esquerda e "bolhas" de direita, e ambas expulsam / cancelam / arruinam as carreiras acadêmicas dos discordantes. Quem são os discordantes? Os apontam as fortes, lamentáveis inconsistências na produção de conhecimentos para todos.
Não só nas ciências humanas. Nas ciências exatas, o esquerdismo dominante nas Universidades não nos permitem admitir como tese de estudos - que talvez redundassem num grande salta para a humanidade - a quase certeza da Terra Plana.
Excelente
essa ironia um pouco sutil pode excitar muito delirante por aÃ. kkkkk
É de fato uma "perca" para a humanidade q não se possa estudar a planaridade da Terra e o Criacionismo nas universidades. E, principalmente, a pergunta q não quer calar: pq Noé não colocou os dinossauros na arca?
Discutir com terraplanista è o mesmo que tentar apagar uma lâmpada elétrica com sopro .
ImpossÃvel discutir com um terraplanista ,è tentar apagar uma lâmpada elétrica com sopro .
Nos parece sem sentido é esse debate de que precisamos de alguém de direita nas universidades brasileiras A grande polarização ocorre exatamente em quem possui maior educação formal, principalmente em cursos universitários. Incluir mais professores de direita, de esquerda, de centro nas universidades não vai mudar absolutamente nada. Aliás, a direita brasileira esteve no poder por mais século com o apoio de parte do centro. A esquerda, mal começou engatinhar como governo nesse paÃs.
Chegamos ao ponto de debater a filosofia de boteco de Olavo de Carvalho; patrono do nosso atual surrealismo. Já pensou que a universidade pende para a esquerda justamente pela sua capacidade de refletir o mundo através da ciência? De certa maneira, aprofundamos o secularismo, reconhecemos a evolução humana a partir da história, a importância do Estado e das liberdades individuais, inclusive religiosas e sexuais. Todas sob forte ataque da direita lastreados em mero fundamentalismo religioso.
Mais que filosofo nosso Finado foi um mestre nas ciências exatas. Se suas teorias sobre a Terre Plana e o uso de fetos na composição dos refrigerantes fossem estudadas com seriedade nas Universidades, seguramente nosso Grande Finado faria jus aos Nobel de FÃsica e QuÃmica.
Enquanto o brasileiro se achar investidor por colocar dinheiro rendendo juros e achar q trabalhador autônomo e motorista Uber são a liberdade do patrão, e não perceberem o sistema os explorando, todos vão falar mal da esquerda.
Joel, Ponde e Olavo seguem a mesma corrente filosófica de Catatolos, muito conhecido na época de Sócrates. Catatolos jogava na extrema direita do Corinthians.
Sim Ricardo, quando o PSDB se deslocou mais pra direita, esqueceu de jogar, passou a querer só bater no ponta esquerda e centro avante adversário, caiu de produção.
E pelo centro vinha o PSDB mesmo, q levou cartão vermelho e nunca mais saiu do banco de reservas.
mas o ponta esquerda Catonagro era muito superior a ele, ia fundo mesmo nas suas cruzadas e foi muito bem recomendado por Górgias
Acho difÃcil na maioria dos cursos conseguir introjetar pensamentos que se enquadram na "direita" sem cometer graves problemas éticos nos profissionais que estão sendo por eles formados: na psicologia terÃamos que abarcar a "cura gay", em climatologia terÃamos que incluir a possibilidade de que as queimadas e o desmatamento não interferem no clima, em história terÃamos que abrir a possibilidade de que deverÃamos agradecer aos portugueses pela colonização, por aà vai...
Penso que a direita ficou para trás porque sua produção acadêmica é escassa. No popular: vacilou e o outro vai no vácuo!
Pois é, ou a teoria de q o autismo é causado pelo ódio q as mães tem pelos filhos, como defendeu o Pondé. Tem também aquela coisa fantasmagórica da mão invisìvel. Sem contar a pressão da direita para q o Design Inteligente seja admitido como hipótese cientÃfica.
Esse joel não pode ser sério. VSF Folha, dar espaço pra isso é demais até pra vocês
Esse colunista não tem mÃnimos parâmetros de autocrÃtica ao colocar uma pessoa execrável ai lado da grandeza da universidade e da educação em geral. Mas ele é representante de um governo que teve vai traub, velez, pastor milton, como ministros da educação. Por aà se pode medir a coisa.
Joel insinua que o investimento nas universidades públicas não vale a pena devido à tendência polÃtica majoritária dos professores e alunos à esquerda. Evoca o Olavo de Carvalho para defender alternativas à s universidades, especialmente nas ciências humanas. Com lógicas semelhantes surgiram as aberrações como "escola sem partido" e a "reforma do ensino médio". Questiona as greves,já que a contribuição dos professores esquerdistas para a sociedade é de relevância questionável para ele. Mto ruim!
A esquerda mal começou a ocupar algum espaço como governo, há mais de século ocupado pela direita e pelo centro, que sempre colocou esse pais no buraco, esse povo já quer escolas em que inclua a direita da pior espécie. A polarização, se é que existe, ocorre exatamente com a extrema direita formada em nossas universidades. Vai entender!
O tÃtulo da próxima coluna de JPF : " Por que o Vaticano não pode ter padre Kelmon como Papa? "
E as câmeras do TarcÃsio, só vali ligar mesmo quando o soldado quiser? Explica aà prá gente
O problema de qualquer crÃtica da Esquerda a instituições, assanha logo os abutres da Direita. Foi o que aconteceu na referência a Olavo do Carvalho. Mas não se apoquente Moderado Joel. TarcÃzil já está providenciando cem escolas cÃvico militares, e logo chegara a universidades cÃvico militares. Cortando as verbas já começou. Logo coloca PM Atiro Primeiro, Pergunto Depois Derrite de Reitor.
Como professor, digo q é meu desejo mostrar a todos q trabalho seriamente, q n levo preferências partidárias para a sala de aula e para os meus cursos. Mas existe um descompasso entre pedagogia e comunicação. As escolhas pedagógicas parecem doutrinação para a extrema-direita, ainda q n sejam nada disso. E n há mto o q fazer, pq só dá para saber assistindo aos cursos.
Muito feliz o artigo como um todo, mas em especial o primeiro parágrafo.
A virulência dos comentarios, neste espaço, mostra que o colunista está certo!
Vamos elogiar a coluna pessoal ! DaÃ, na lógica do Von Krüger, ela estaria errada ... rsrsrs
Sr. Gustavo, eu curti o seu comentário. O colunista está "certo" em baixar o nÃvel do debate a ponto de incentivar leitores terraplanistas delirantes, adoradores do "Finado Grande Mestre Olavo" a externar aqui seu ridÃculo discurso. Seria cômico se não fosse trágico.
Dio santo! Que comentário mais tolo! Pior, Gustavo deve estar contente, como fiz uma crÃtica, isto significa que ele está certo, se eu tivesse elogiado, também significaria que ele estava certo. Na lógica bolsonarista, sempre está certo. Aff, sobra só estes pro Joel, que também deve pensar assim, cada dia pior.
Ah sim. Brilhante argumento. Então se eu lhe disser algum absurdo ou lhe caluniar e vc ficar bravo isso quer dizer que eu estou certo
Joel, importante tomar cuidado com essa lógica neoliberal de que somos culpados por tudo e de “melhoria contÃnua”. As coisas são como são, tentamos fazer nosso melhor como pessoas e instituições. Estamos mesmo querendo um culpado para essa lambança de paÃs mas vamos com calma rsrs abraços!
O colunista afirma q há uma imagem negativa da Universidade, q é falsa "mas o fato de que seja facilmente acreditado por tanta gente" mostraria o erro da Universidade em se comunicar. Tanta gente quantos? De qual perfil ideológico? Não há nenhum dado no artigo, não sabemos se é uma percepção maior ou apenas barulho das mÃdia bozista. Seguidores do Olavo e q se identificam com a pátria de Netanyahu por ser um paÃs de cristãos como eles. Não irão mudar com melhor comunicação das universidades, q t
Dalton, vc já ouviu falar de método cientÃfico? Ou vc só acredita nas mÃdias sociais, semi-públicas e tristemente notórias?
Não importa o percentual, Ricardo. Isso é fato público e notório. Não depende de estatÃstica para ser percebido.
Dalton, vc tbém apresentou percepções. E os dados? Qual a porcentagem da população q tem imagem negativa da Universidade? Qual o perfil dessas pessoas?
Ocorre Dalton é que , pra variar, se o Joel tem essas tais informações direcionadas ele não apresenta no txt. Apenas faz uma afirmação genérica que bem pode ser apenas fruto de um forte imaginário em tempos de internet. Ademais, qto a universidade ser um fim em si mesma, talvez vc precise se informar mais sobre pesquisa e extensão e a proporção pela qual a academia é responsavel no paÃs
Essa gente recebe informações direcionadas que não chegam a você, ao tempo em que você recebe informações direcionadas que não chegam à essa gente. Essa gente existe, e são muitos. A universidade tem méritos e deméritos. Não necessariamente é demérito o fato de o corpo acadêmico ser predominantemente de esquerda, ou mais à esquerda ao menos. Mas é fato. Também é fato que predomina na universidade um ideário de fim em si mesma. E isso é demérito. E há, também, os muitos méritos.
Lamentável texto!
Porque você gostou Chicon, só isto já é um bom indicativo :)
Por que ?
Carvalho era uma nulidade intelectual, q chegou a dizer q as evidências eram incertas sobre se a Terra girava em torno do Sol ou o inverso. Como cientista, era um astrólogo (literalmente). Como suposto cientista polÃtico, só chegava a ser um fascista alucinado. Mesmo q a questão seja justa, sobre haver gente de direita na Universidade, evocar Olavo é só uma provocação barata. Aliás, hã muita gente de direita nas escolas de Direito, Economia e Administração. Deveria haver mais gente de esquerda?
Carvalho era uma nulidade intelectual, q chegou a dizer q as evidências eram incertas sobre se a Terra girava em torno do Sol ou o inverso. Um astró
O contorcionista Joel emplacou mais uma coluna com pegadinhas marotas. Sempre um jeitinho de quase disfarçar qual é a dele
O contorcionista Joel implaca mais uma coluna com pegadinhas marotas. Sempre um jeitinho de quase disfarçar qual é a dele
Joel se especializou de vez em ser um caça clicks
Até hj não entendo com esse reacionário escreve na Folha. O jornal que já teve Cláudio Abramo, Paulo Francis, Marilene Felinto e outros de posições polÃticas diversas, agora temos que suportar as baboseiras que esse babbbbaca fala!
Temos que acompanhar o que os todos leem, e tentar resgatar algumas almas penadas, seguidoras de Malafaias, é o nosso carma ChiconVon :)
Alguém te obrigou a ler? Ou seu problema é mais um que vc discorda poder falar?
Basta não ler.
Joel, certos cursos como Economia têm sim um pensamento majoritário à direita. Mas independente disso, a população não vê valor na universidade porque ela não sabe o que é , não está na universidade. E você, quando defende mensalidade em universidade pública corrobora o mesmo tipo de pensamento. A maioria da população mal termina o ensino médio, que dirá uma universidade de qualidade né querido?!
Bom ponto! Quantos médicos, economistas ou engenheiros de esquerda conhecemos? Olavo estava errado, obviamente, mas sabia usar o proselitismo para angariar adeptos da sua seita reacionária. Joel também está errado e isso tampouco é novidade.
Em desesperada busca por clicks para superar a própria insignificância e crescente irrelevancia, essa caricatura escreve tÃtulo isca e texto partindo de premissas mentirosas, evocando defunto que saiu da irrelevancia mas nunca da insignificância com mentiras e radicalização. FSP, isso é membro do corpo editorial? Kill me now.
Eu me dei ao trabalho de ler o que Olavo de Carvalho escreveu Â… li quase dois livros e tive de parar para não ficar com gastrite e depressão . Argumentos ridÃculos e radicais misturados com xingamentos, palavrões e generalizações toscas. E alguns jornalistas diziam q ele era um filósofo. Referenciar qualquer análise e discussão civilizada a partir das “idéias” (absurdas) de Olavo de Carvalho é, na melhor das hipóteses, uma tremenda perda de tempo.
Mais dia, menos dia, o herdeiro joel vai chutar o pau da barraca e elogiar o reich unificado
Vimos na pandemia o que deu prescindir das universidades, os erros da universidades não tornam ignorantes das redes sociais especialistas nos assuntos.
Com todo o respeito ao autor do texto e também deixando de lado qualquer polarização possÃvel, o Olavo não tem condições de ser lembrado como um pensador crÃtico contemporâneo, ele era o expoente da ideologia de extrema direita, enraizado em mensagens de ódio e fake news. Não tenho condições de analisar suas teorias de modo imparcial e também assumo meu próprio viés polarizado mas com esse indÃviduo e seu legado, é realmente pouco provável que eu consiga.
Dalton, tua argumentação é perfeita. O Olavo usou de forma conveniente dos meios de que dispunha. Não era inteligente, mas esperto.
O "detalhe" que o autor não comenta é que essa capacidade do Olavo em se comunicar se baseia em polêmicas tolas, palavrões e escatologias, menhtiras a rodo e por aà vai. AÃ, messes termos, nenhuma instituição que se queira seria pode competir
Você tem razão. No entanto, a abordagem do colunista busca o tal olavo para ilustrar que a capacidade de comunicação com a sociedade, quase inexistente na universidade, foi magistralmente explorada pelo olavo, que logrou adeptos e seguidores mesmo sob fundamentos estapafúrdios.
Ô"camarada" Joel.....não está na hora de você escrever para a revista OESTE?????
Público sedento por saber? Seria melhor dizer sedento por ódio e ditadura. Os "alunos" são os mesmos que destruÃram BrasÃlia e seus eleitos.
O individuo deve excluir de seu grupo quem não pertence aos seus ideais, é um princÃpio
Esse é de fato o raciocÃnio hegemônico nos dias atuais; cada um na sua bolha e trocando pedradas.
De fato, é um princÃpio um tanto fascista. Não concorda comigo? Excluo-o de minha rede, em vez de tentar aprender algo com você ou no mÃnimo elaborar sobre seus argumentos. Sem conversa, sem debate, sem evolução.
Texto caracterÃstico do velho esquema uma no cravo e outra na ferradura. Vê-se claramente que o articulista pretende agradar a gregos e a troianos.
Óia, Emanoel não sei como ficam a Grécia ou Tróia; o Cavalo, acho que gosta.
Comparar olavistas e universitários é de um esforço para além da imaginação. Deve-se perguntar: será que de tanto estudar, o indivÃduo se torna naturalmente mais critico? E será que o afastamento das instituições (jornais e universidades) é para poder dizer qualquer coisa a tÃtulo de verdades, sem crÃtica nenhuma? Quem adere melhor à fake news?
A Foia filtra meus comentários e deixa passar este volume abissal de bobagens? Só falta o Joel escrever outra agora em que o Osho tá certo...kkk
E onde OC poderia ser referencial para algo ? De sua atuação pseudofilosofica podemos ver hoje que seu ressentimento disseminou apenas o ódio, a intolerância e destruição... Ódio inclusive às universidades, não é mesmo...
Socuerro! Olavetes no Conselho "da grande midia". Chama o José Simão para passar o rastelo no canteiro bozolóide!
Se não funcionar, ele pode pingar o colÃrio alucinógeno! Hahahahah!
Eu sou mestre em literatura, mas fico impressionado e me perguntando como será que o Joel consegui o tÃtulo de mestre dele se ele é tão incapaz em argumentação e pobre de leitura. Caramba! Quem orientou este moleque? Vou pesquisar o repositório da USP.
Joel é formado "magna summa cum sobrenome", nunca na vida teve que ser avaliado pela mesma medida que nós meros mortais
Cuidado, involuntariamente, talvez, você confirmou a conclusão da matéria, ao não admitir a contradição.
conseguiu
O que mais tem nas universidades públicas é pessoal de direita. Agem nos subterrâneos. Nos escaninhos da burocracia.
Haoli. Entre para uma universidade na qualidade de servidor. Depois me conte. Seja técnico ou professor. Peça verba para um projeto que seja qualificado de esquerda.. Veja o que farão.
Tchê, penso que até os olavistas vão perceber que falas das baratas. Bah!
O articulista quer cota para professores e autores de direita ? Que coisa !!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Olavo tinha mesmo razão sobre as universidades? Voltar
Comente este texto