Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. max ribas

    Os países europeus estão aproveitando a oportunidade para vender sucatas à Ucrânia por preço de avião novo, enquanto renovam a própria frota. War is business.

    Responda
  2. Paulo Roberto Waldemiro

    Cadê a reportagem sobre Rafah?

    Responda
  3. Marcelo Masiero

    Nenhuma linha sobre o massacre de ontem em Rafah, que deixou 45 mortos. A desonestidade da Folha beira o ridículo. Não é possível que um órgão da imprensa se coloque de maneira tão vil de um lado, escancarando sua posição sionista em detrimento do povo palestino. Que vergonha!

    Responda
    1. Sam Duart

      Calma Marcelo. Tem dar tempo para os colunistas inventarem alguma desculpa pra passar pano para a ação.

  4. Dermival Pereira de Macedo

    Seção de comentários está sendo vetadas

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Me fale uma novidade...

  5. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Vai Ucrânia! Putin genocida

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Sílvio, concordo, mas você se confundiu: troque "Ucrânia" por "Palleztinah" (assim mesmo, para evitar a "mediação") e "Putin" por "Netanyahu".

  6. marcos fernando dauner

    Lula também poderia doar aqueles tanques da esquadrilha da fumaça que se apresentam nos desfiles .

    Responda
  7. alex carvalho

    Naccib, Ou! A Rússia invadiu outro país com a desculpa pra se defender. Então a desculpa é, vou te bater porque talvez vc me bata. Ah acredita nisso? E vem falar em lobby numa hora dessas? Pelo amor de Deus!

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Alex, este cerco à Rússia não conduziria necessariamente a um ataque militar, mas a um estado de permanente pressão, que incluiria um grande número de limitações comerciais e "convencimentos" de inúmeros países a fazer o mesmo, algo como acontece com o Irã. Tudo isso para forçar a Rússia a se tornar uma "democracia confiável", ou seja, obedecendo estritamente aos interesses do capital internacional e da estratégia de segurança dos EUA, que significa total submissão de tudo e de todos.

    2. max ribas

      Tem razão. Só os good boys gringos podem fazer isto. E se perderem, depois enviam o Rambo pra liquidar a fatura.

    3. alex carvalho

      Sério mesmo que vc acha que há interesse na otan em agredir a Rússia? Cheia de bomba atômica lá? Mesmo que fosse uma cuba, prá que atacar a Rússia? Ahh

    4. Luiz Candido Borges

      Alex e Rodrigo, a geopolítica é um troço um tanto sutil, não dá para fazer análises como se fosse brigas entre vizinhos de um condomínio... O risco apresentado pela Ucrânia a Rússia nunca foi uma invasão pelas suas tropas, mas sua adesão à OTAN, que imediatamente exigiria a saída da esquadra russa da base de Sebastopol, substituindo-a por navios americanos; em seguida, tropas e bases de mísseis seriam deslocadas para a fronteira com a Rússia, a cento e poucos km de Moscou. Tudo bem para vocês?

    5. Rodrigues Costa

      Pois é, Alex. Esse é exatamente o argumento que uso para criticar a invasão pela Rússia. É como se justificasse qualquer pessoa sair matando outras pelo simples receio de ser morta antes, um absurdo sem fim! Sem falar que Putin desonrou o compromisso com a Ucrânia quando essa abriu mão dos armamentos nucleares, por meio do Memorando de Budapeste, o que nunca deveria ter feito. Está claro que contra tiranos e genocidas, não se pode vacilar.

  8. NACIB HETTI

    Toda a grana enviada para Ucrânia é para compra de armamentos. Quem faz o lobby da indústria bélica nos EUA são representantes do Partido Democrata, do Biden. Capitalismo é assim; a grana precisa circular.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Manoel, que comunistas?

    2. Manoel Coutinho

      E a grana também não circula entre os comunistas ? Ou as armas de lá caíram do céu ?

    3. alex carvalho

      Ou! A Rússia invadiu outro país com a desculpa pra se defender. Então a desculpa é, vou te bater porque talvez vc me bata. Ah acredita nisso? E vem falar em lobby numa hora dessas? Pelo amor de Deus!