Equilíbrio e Saúde > Justiça da Bahia autoriza transfusão de sangue em bebê sem autorização dos pais Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Alguém sabe que fim levou a situação? A criança foi operada? Teve de fato transfusão? Continua como está? Quem souber de alguma coisa, posta aqui. FSP, agradeço se informar que fim levou essa situação.
Quanta estupidez em nome de Deus.
Parabéns ao MP da Bahia e ao promotor envolvido nessa decisão!
Fizeram o certo. Tenho um grande amigo cujo filho ia morrer em uma amputação necessária por causa de um cancer. A transfusão era inevitável e foi feita à revelia da mãe. Hoje, adulto, sem uma perna, mas são e até joga bola. Mora com a mãe que continua com a sua religião e seu filho.
O que há de razoável nessa decisão é garantir que os médicos ou o hospital não sejam responsabilizados por negligência ou omissão. Garante que poderão fazer todo o possÃvel e como último recurso, a tal transfusão. Lembrando que nossa Constituição garante que todas as pessoas emancipadas tem direito a recusa por motivos de crença religiosa.
Desde que fiquem do outro lado da rua e não entrem em um hospital, pois o médico tem obrigação legal de salvar uma vida. Se vai lá ocupar leito de quem precisa só para não morrer ao lado de seus algozes que fiquem em casa.
Para esse pessoal que pensa que as Testemunhas de Jeová são as únicas que tem crenças incomuns, vão pesquisar as que proÃbem o café e o chocolate; as que proÃbem a carne de porco, as que proÃbem mulher cortar o cabelo, proÃbem assistir TV. Tem as que tiram a virgindade das meninas.
A proibição de carne de porco era na verdade uma medida higiênica, pois, se não fosse associado à religião o povo não seguiria. Hoje isso não faz mais sentido, o porco é mais limpo que os humanos que os criam em chiqueiros sujos. Agora, proibir café e chocolate só para os arritmicos, como meu caso...mas ainda assim eu os consumo.
Uma das grandes hipocrisias dos que atacam a crença alheia, é em relação ao aborto, à participação em guerras ou promoção do armamento. As TJ querem o melhor tratamento de saúde, desde de que não viole sua consciência. Os mesmos que atacam essa crença, muitas vezes não defendem a vida, e sim o armamento, a guerra e o aborto.
Essa questão, referente às Testemunhas de Jeová, já é discutida há mais de 50 anos e a maioria dos médicos e juristas entendem que os adeptos da organização aceitam qualquer outro tratamento, inclusive os mais avançados, desde que não seja utilizado os 4 principais elementos do sangue. O Tribunal Federal do RJ já deu ganho de causa para as TJ. Transfusão não é a única forma de tratamento. Existem outras substâncias, inclusive as que passam pelo cordão umbilical, que podem ser utilizadas.
Nada, além de tranfusão, substitui a hemorragia de uma cirurgia.
Esta cultura de “ eu sei o q é melhor pra vc” ainda nos leva ao abismo e sem volta. Respeitem as decisões pessoais.
Decisão pessoal que outra pessoa toma por você??? ACORDA, saia da Idade Media, por favor!!!
Paulo Roberto, o médico tem obrigação legal de salvar uma vida, do contrário será acusado de omissão. Ademais, é ele que ficará vendo a criança morrer em suas mãos convivendo com esse fato. Os pais fazem como Herodes e lavam as mãos. Essa questão de sangue é tão sem noção que basta lembrar que na antiguidade não existia esa possibilidade de transfusão para salvar vidas. Além do quê, quem escreveu a Biblia foram os homens, e os mais conservadores.
Rodrigo Negrão, agora você bugou o cérebro do Paulo Roberto .hahahahaha
Você apoia essa estupidez, em nome de Deus, né.
E a Vida de uma criança é ceifada,sem nenhum atendimento? Seria omissão das Autoridades.
O bebê já tem opinião pessoal?
Vamos lá, faça um pequeno esforço, você consegue! 1 - Os pais não são donos da vida dos filhos, não tem o direito tirar a vida deles. 2 - Vacinas funcionam. 3 - Clorokina não cura covid. 4 - A terra é esférica.
E que tal respeitar a vontade do bebê em ficar vivo ?
Emile Myburgh, claro! As pessoas sabem o q é melhor para elas. Isto não inclui obrigar médicos a fazerem algo com que não concordem.
Inclusive quando a decisão pessoal inclui terminar uma gravidez?
Quando as Sagradas Escrituras foram escritas, nem se cogitava transfusão de sangue que surgiu no século dezesseis. Se Deus não quisesse transfusão de sangue não teria dado inteligência para os Seres Humanos. Que a Luz de Cristo ilumine e cure a criancinha e que lhe dê um longa e abençoada vida!
João,a Luz de Cristo é Bendita.Por Ela já fui protegida inúmeras vezes.Dois meninos, classe média,na Praia Grande, atiraram em mim duas vezes,por fração de segundo uma não pegou em minha cabeça a outra em meu coração. Apenas o carro sofreu.Fui avisada,também em 2007, para fazer Autoexame.Descobri um nódulo:câncer invasivo.Cristo me iluminou e abençoou por toda minha vida.Deus deu a Inteligência para o Ser Humano crer ou não crer. Alguns fazem autoafirmação que creem em Jesus porque não creem.
O problema está exatamente nesta mal d i tá luz de cristo
Decisão acertada do Poder Judiciário, o direito à vida prepondera sobre os demais, indubitavelmente, suplantando, de longe, o direito à liberdade religiosa. Interpretação literal .... complicado.
A decisão judicial protegeu o direito da criança à saúde e a vida, entretanto, o fundamento jurÃdico adequado é a ilicitude da conduta de recusa dos pais, visto que o Direito à saúde da criança é bem indisponÃvel e colocá-la em risco é fato tipificado como maus tratos.
Escritos de 2000 anos de uma cultura do outro lado do mundo.
Se vc pesquisar verificara que a sua atual cultura também veio de lá - dos povos antigos, Roma, Grécia etc. aqui no Brasil ainda incorporamos a cultura americana, inglesa e africana. Então, que comentário é esse?
Deixar uma pessoa morrer pra satisfazer uma interpretação literal de escritos arcaicos é soda.
Muito sensata a decisão, as pessoas precisam ter sua espiritualidade mas não a ponto de deixar um bebê morrer.
Já vi caso semelhante,cujo o resultado foi favorável à criança,depois os pais criaram seu filho muito felizes.Quando trata-se de crianças ou pessoas adultos incapazes de responder por si,você de fato é como fosse um guardião dela,portanto simplesmente não lhe cabe o direito de decidir que ela morra.Não se pode negar o direito à vida ,principalmente de um recém-nascido. Uma alimentação com sangue simplesmente é fazer uma galinha ao molho pardo,não condiz com transfusões de sangue.
Testemunhas de Jeová são veganos? Pq sangue não pode, mas matar o bicho e comer, pode? Se é respeito à vida, já começou errado
São vegetarianos
Vc tem toda a razão.
Será que Deus é tão complicado assim,como pintam aqui na terra?
Não é complicado porque é somente um folclore.
Não dá para opinar na Folha sobre um velório, porque a mensagem só é publicada na missa de sétimo dia.
O Estado sabe o que é melhor para cada um de nós.
Contém ironia?
Correta atitude, se é adpto de alguma crença que tem alguns padrões a seguir, ok. Más se for ao hospital, tem que estar sob as regras e normas do hospital, da ciência. Ou, não vá.
Se a criança morre a culpa é do médico ou do adapastador?
Dentro do hospital a culpa por omissão é dos médicos, na rua ou em casa é dos pais.
Essa criança deve morrer em breve independentemente da transfusão e não será culpa de ninguém, ela nasceu com doença grave.
Dos pais, por negligência.
Na Testemunha de Jeová não é pastor, é ancião
Pastor.
Religião é o capim dos ignorantes, essas pessoas deviam ser castradas pra não procriar.
CONCORDO
Francisco Neto, religià o é somente um ideia. E toda ideia pode e deve ser debatida, criticada e até tripudiada. Não existe salvo-conduto para a religião para que seus seguidores não se sintam ofendidos.
Paulo Justo, então o papo de "respeitar individualidade" é somente da boca pra fora, né ?
Então Paulo Augusto, a casa é de quem? Dos pais ou dos filhos? Se o filho quer viver la vida loca, que assuma sua responsabilidade na sua própria casa. Se é dos pais, as leis são dos pais, independentemente da fé que professem. Afinal, filho só faz o que quer na casa da Maria Joana ou de pai frouxo.
Isto não é nossa competência! O tempo e a razão corrigirão as distocias
André Pedrosa e Paulo Augusto, todas as religiões devem ser respeitadas, vocês, com essas opiniões, não são melhores daqueles que vocês criticam, se tem Testemunhas de Jeová que expulsaram os filhos de casa, são exceções, assim como acontece com outros grupos. Obs.: sou ateu, e pelo que vejo tenho mais respeito a quem pensa diferente que os próprios ditos cristãos.
Paulo Justo, se as individualidades devem ser respeitadas, avise aos participantes dessa seita para não expulsarem os filhos de casa quando estes resolverem abandonar essa pirâmide religiosa.
Você seria um bom ministro do Hi tler que também tentou acabar com as Testemunhas de Jeová na Alemanha, segundo os historiadores. Ele pensava igual ao seu comentário. Parabéns por incitar o ódio. As individualidades devem ser respeitadas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Equilíbrio e Saúde > Justiça da Bahia autoriza transfusão de sangue em bebê sem autorização dos pais Voltar
Comente este texto