Educação > Universidades federais decidem continuar em greve após acordo do governo com sindicato Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Há 2 anos atrás li a seguinte reportagem: "Verba para custeio de universidades federais caiu 45% no governo Bolsonaro." E hj 2024, com o paÃs falido, "quero tudo e com juros e correções monetárias."
Bate na mesa e sai presidente Lula Eles querem arrebentar. O oferecido tah otimo. Mata na canseira.
Enquanto o governo não fizer o dever de casa com coragem e sem politicagem ficaremos na penúria. Cortar onde precisa cortar qualquer que seja o tamanho do corte e das pessoas envolvidas, sem comparações esdrúxulas, fazer receita onde pode. Não mirem na base da pirâmide e sim a partir do centro. Que as universidades sejam aliadas de um sistema justo e não um particular nesse emaranhado paÃs de privilégios, benesses e injustiças.
A FSP está utilizando imagens do governo DILMA para ilustrar esta matéria!! Além do boneco da Dilma e de seu nome em faixa, outras faixas falam em "não aos cortes na educação", pauta da era Dilma, e num adesivo lê-se claramente "agosto" . Lamentável e patético. Vocês tem medo de cobrir manifestações da greve atual? Preguiça? OU má fé mesmo? Seus leitores não são trouxas e realmente não sei por que ainda não cancelei minha asisnatura!
Por essa e outras matérias tendenciosas e incompetentes, a minha vontade de cancelar a assinatura é cada vez maior.
Matéria tendenciosa e que desinforma a sociedade, como os vários comentários bem demonstram. Espero que o senhor Ombudsman esteja atento.
O parquinho do gov petista pegando fogo. E os incendiarios sao seus eleitores
Outro dito popular( da guerra de canudos): em tempo de murici cada qual cuida de si
Em festa de jambú, inhambú nao entra. Vou ficar caladinho só apreciando
bolsomito detectado
Como cidadão eu sei que a greve não é fácil, mas também devemos lembrar que os servidores têm o direito de exercer o movimento paredista e continuar lutando pelos seus direitos. Na Educação esta categoria é uma das que mais sofrem e não são considerados como são os do Judiciário. A greve deveria durar até que o governo ceda em todas as pautas, caso contrário os servidores devem continuar em greve.
O sindicato mencionado na manchete não representa a categoria. Assinaram uma proposta vergonhosa à revelia da base, mantendo um discurso totalmente desalinhado às demandas dos servidores. E o pior de tudo é a guerra de narrativas com informações distorcidas para influenciar a opinião pública. Não vamos esmorecer!!
Tem de acabar com a gratuidade nas universidades publicas, mas preservando o acesso de todos, principalmente dos menos favorecidos. Explico: como o dinheiro vem de impostos, pagos por todos, todos devem pagar e restituir o valor para financiar novos estudantes. Quem pode pagar 100%, que o pague! Quem não pode pagar nada, que pague após formado, com carência de 3 anos, por exemplo, divididos em 10, 15, 20, 30 anos, assim fica sustentavel e sobra mais recursos para a aplicação na educação de base
Você pelo visto acredita que educação não é um direito, é um privilégio.
Sounds good, doesn't work.
Poderiam fazer auditoda dÃvida publica já que pagamos mais da metade do pib em juros a serviço da dÃvida.
utopia pela. cinco anos após formado, ninguém mais encontra os devedores . mudaram de endereço, de paÃs, de nome , de sexo ,de religião .
TÃtulo tendencioso hein Folha, procurem se informar melhor sobre o que está acontecendo na greve "após acordo do governo com sindicado", um sindicato que nem nos representa. Soa como se as universidades decidem continuar em greve mesmo após um grande e satisfatório acordo.
Minha filha, Doutora pela UFPR, pesquisadora e professora em renomada Universidade europeia, nesta semana está na Suécia , participando de Congresso ; na próxima semana vai para os EUA . Ela teria essas oportunidades se tivesse ficado no Brasil ?
situação da Universidades federais vem se degradando faz tempo . Por isso tantos mestres, doutores, pesquisadores estão indo embora do paÃs . É o Brasil expulsando sua mão de obra qualificada . Todo dia ouço na rua, supermercado, farmácia, igreja : Minha/meu filha(0) foi embora ! EUA, Canadá, Europa, Austrália
É preciso que a Folha faça um jornalismo digno, com apuração e checagem dos fatos. O tÃtulo da notÃcia é irreal e não condiz à situação. Colocar o Proifes como "sindicato" de modo absoluto, como único, é um desrespeito à categoria de professores e até mesmo uma fake news. Do jeito que está, produz um sentido de que haja UM sindicato, e o Proifes seja este sindicato - o que não verdade, uma vez que esse sindicato tem uma adesão irrisória de universidades, bem diferente do Andes (no qual há a maio
A greve é exclusivamente polÃtica. Vai ver quantos desses "sindicalistas" e "lÃderes" serão candidatos a Vereador este ano, ou terão um candidato a prefeito de estimação? A Folha deveria investigar isso e apresentar para nós. Hora de acabar a instrumentalização de greve como arma de campanha
O teto de um corredor do CEFET-RJ caiu nessa segunda feira, caso não estivesse em greve estudantes poderiam se machucar. O teto caiu porque falta dinheiro para manutenção da escola. A greve não eh "polÃtica" , eh para vcs terem seu dinheiro de imposto aplicado onde dah lucro para a nação: educação de qualidade.
O Proifes não representa os professores das Universidades Federais. A situação de calamidade financeira é geral. Aqui na UFSC estamos com 5 meses de atraso no pagamento de contas de água e energia. A situação da manutenção dos prédios é lamentável. Laboratórios e equipamentos correm sérios riscos de decomposição por falta de verbas de custeio, o que compromete o ensino e importantes projetos de pesquisa e extensão.
isso na UFSC , uma das "top ten" do pais . . Imaginem no resto .
A matéria deveria informar a quantidade de universidades que cada sindicato representa. O Andes representa quase 60 universidades e o Proifes, 7. E dessas 7, cinco rejeitaram a proposta do governo. O Proifes traiu a própria base e tem pouquÃssima representatividade. A matéria trata os dois sindicatos como equivalentes, um equÃvoco.
Nos anos Temer/Bolsonaro nem se manifestaram. Esperaram entrar o PT na ânsia de atendimento e assim contribuiram para a queda da avaliação do governo.
Exato. É muito estranho este movimento grevista q nunca se manifestou nos ano Temer/Bolsopata. Os bolsofrênicos estão contentes com esta greve.
Como já foi comentado por vários leitores, faltam informações cruciais para entender essa situação. Uma das mais importantes é que o PROIFES representa poucas universidades federais, e mesmo algumas das representadas fizeram assembleias na semana passada em que a proposta do governo foi rejeitada. Trocando em miúdos, a empresa tem 100 trabalhadores em greve, tem uma proposta aprovada por uma entidade que representa 5 trabalhadores (dos quais 2 ou 3 não concordam) e espera que a greve termine.
O proifes é um sindicato pirata. Ainda não entendi qual é o lance dessa turma.
Essa matéria contém muitas informações erradas, a começar pelo dado das supostas assembleias realizadas ontem. A greve se mantém pois o Andes, legÃtimo representante dos docentes das IFES, tem reunião com o governo na próxima semana. E a Proifes é uma federação, não um sindicato, que representa docentes de pouquÃssimas universidades, muitos deles em greve também. O governo desrespeitou os docentes ao assinar esse acordo com essa entidade de fachada.
Minha esposa é professora na UFMG. A assembleia nesta unidade será hoje quarta-feira, dia 29 de maio, assim ainda será votado se a greve mantida ou não, diferente do que diz a reportagem que diz que está votação já foi realizada
Os docentes da Universidade Federal de Santa Catarina não estão em greve. A informação dada pelo Andes está errada. Talvez precise rever esta lista
Greve de universidade federal no governo do PT, eita mundão véio sem porteira, pelo jeito o negócio está ficando de ponta cabeça, vai entender.
Por isso minha filha , mestre e doutora preferiu sair do paÃs e ser professora e pesquisadora em Universidade do norte europeu
antigamente as Universidades eram ninhos de petistas. Hoje o bolsonarismo tomou conta até das universidades .
Damo, V. é aluno ou professor para chegar a essa conclusão, ou apenas segue as fake news bolsomitas ?
Estou gargalhando com essa frase. Tente falar mal de Luiz Idoso ou do partido vermelho dentro das universidades!
Espero que o autor do artigo se informe melhor. Várias universidades fizeram suas assembléias rejeitando a proposta do governo na semana passada. E o Proifes não representa a categoria dos professores, apenas alguns.
Greve justa, justÃssima!
Esse governo tem um ministro do MEC que não tem o menor interesse pela escola pública, e uma ministra do MGI , que é só um fantoche, sem poder de decisão, então, a tendência é a pior possÃvel nas universidades
Sequer verificaram a pauta de reivindicações do movimento grevista , limitando a ajuste salarial. As universidades federais encontram-se sucateadas devido a contÃnuos cortes orçamentários
Quantas universidades o Proifes representa? A que percentual isso corresponde? Informação crucial que a posição sistematicamente desonesta da FSP omite.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Universidades federais decidem continuar em greve após acordo do governo com sindicato Voltar
Comente este texto