Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Roberto Celestino Guimaraes

    Frente ampla para inglês ver? Depois de tudo o que temos visto até agora? Melhor parar por aí..

    Responda
  2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Problema com quem está decepcionado com a "frente ampla" que foi para inglês ver, é o centrão. Enquanto não mudar o legislativo, não interessa quem esteja hospedado na casa de vidro. Isto o "pessoal do dinheiro grosso" parece querer ignorar.

    Responda
  3. José Cardoso

    A ideia é colocar o Tarcísio como candidato para evitar um desgaste prematuro de outro nome. Na hora H duvido que ele desista da reeleição em SP, a menos que haja como disse o colunista, um colapso econômico.

    Responda
  4. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Deixa Lula gastar até quebrar o tesouro. Vai se sabotar como o mercado percebe. Sem conjuntura favorável governo vai se queimar com a população fritando até o fim do mandato. Ótimo!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      kkkkkkk

  5. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Deixa Lula gastar até quebrar o tesouro. Vai se sabota como o mercado percebe. Sem conjuntura favorável governo vai se queimar com a população até o fim do mandato. Ótimo!

    Responda
  6. Marcos Medeiros

    Infelizmente, a F perdeu credibilidade, apoia T, H, animador de auditório e Cia, atraso. Mas o povo sabe L, única saída.

    Responda
  7. Marcos Medeiros

    L é o mais importante presidente, salvou a democracia e está reconstruindo o país. É a única saída. O resto é resto.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Eu não acreditei e fui censurado. É uma censura mequetrefe.

    2. Marcos Medeiros

      Se não abreviasse com L, não passava. F, jornal f@sc/st@.

  8. Gregorio Amarante

    Brasil precisa urgentemente virar a página! Chega de bolsopetismo!

    Responda
  9. Marcelo Ribeiro

    É secular o comportamento da elite brasileira, atrasada e escravagista num tempo que até os escravos que trabalhavam para família imperial eram alforriados. Veio a Abolição da Escravatura e o primeiro golpe a Proclamação da República. Desde então a história política vem sendo marcada por golpes e ditaduras, ou por presidentes controversos como Jânio Quadros, Collor e Bolsonaro, todos apoiados por essa elite retrógrada. Agora é o - bolsonarista moderado, apoiado inclusive por esses jornal. Triste

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Qualquer um, menos Lula

  10. Antonio Catigero Oliveira

    A ''empolgação'' dessa gente gananciosa tem dois motivos peculiares: entrega do patrimônio público e genocídio de pobre.

    Responda
  11. marcos fernando dauner

    é a elite paulista que elevou o preço do kg da laranja de três para cinco reais !

    Responda
  12. marcos fernando dauner

    é a elite paulista que elevou o preço do kg da laranja de três para cinco reais, culpando as enchentes do RS . Hipócritas !

    Responda
    1. João José Aguiar

      Nesse jornal você tem detalhado os motivos do aumento do preço do suco de laranja. Nada haver com elites...

    2. GINO AZZOLINI NETO

      Meu caro, consuma limão que tem mais vitamina C e outros benefícios para a sua saúde

  13. Valderi Silveira Pinto Júnior

    A FSP assumir, de vez, ser a voz das elites? E o populacho, maioria esmagadora da população, terá também uma mídia representante ou o stablishment é cego ao brasileiro comum. O Brasil é de todos ou de 2% da população brasileira?

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Se a tal " elite " significa não reeleger o Lula estou dentro. A pior elite é a da esquerda do caviar.

  14. RODRIGO NAFTAL

    Se a continuidade de Lula é muito ruim, a eleição de Tarcísio seria um desastre ainda maior. O ideal que progressistas como Haddad, Simone Tebet, Tabata consigam alinhar uma pauta de controle fiscal com investimentos em projetos sociais relevavantes. Infelizmente, Lula prefere dar ouvidos para Rui Costa, Gleise, e parte da esquerda retrógrada que repetirá os mesmos erros de Dilma.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Fala sério. Simone, Tabata. Então é melhor que fica quem está. Deus me livre

  15. paulo werner

    Elite decepcionada com a gestão L3 na educação e meio ambiente? Kkkkkk e apostam e Tarcísio pra melhorar? Kkkkkk tá bom! Quando essa elite estiver satisfeita a gente volta a chorar

    Responda
  16. Gustavo Alarcão

    Os colunistas, suas manchetes e a banalização da posição de um jornal que há tempos vive em busca de likes. Decepção com governo?! Qual seria?! Tarcísio e sua truculência bem-aceita pelos ricos. Triste.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Gustavo, hoje não existe governo. Não entendeu ainda que o Presidente não tem nenhuma força para liderar o país. Ele entrega tudo que o Lira pede e perde todas na Cãmara e no Senado. Está totalmente desprestigiado. Seu governo já acabou.

    2. RODRIGO NAFTAL

      Basta ver as pesquisas de opinião. Lula a cada mês decresce no seu índice de popularidade.

  17. Dan Radu Pasca

    Estou sentindo cada vez mais firmeza nos candidatos da direita visionária. Expoentes do "Jet(ski)set", da ditadura do passado, da milícia do futuro, orientados intelectualmente por astrólogos e videntes, apresentadores e magos da TV... Parabéns Brasil, o pais do futuro! Só que, deste jeito, nunca! Só do passado mesmo! E beeem do passado!!!

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Dan, dan, talvez você se sinta melhor com a volta do José Dirceu, Genoino, e todos que participaram do maior escândalo de corrupção do mundo. Qualquer um, menos a esquerda.

  18. Frederico de Souza Cruz

    Hulk quer se transformar no Luciano Hang de Tarcisio.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Hulk anda com aqueles que podem sair às ruas sem serem vaiados e xingados, aqui no Brasil e no exterior.

  19. Paulo Augusto

    Huck sempre diz que não é de direita e nem de esquerda, mas estranhamente só anda com o pessoal da direita e extrema-direita...

    Responda
    1. RODRIGO NAFTAL

      Muito bem colocado. Não sei o que mais triste ver São Paulo ter optado por Tarcísio ao invés do Haddad, ou constatar que o governo estadual é aprovado por parte expressiva da população

  20. Leonilda Pereira Simoes

    Decepção muito maior é pensar que a elite e o apresentador realmente pensam nele como candidato, um despreparado, que montou uma polícia violenta, que recebe ordens do inelegível. Inacreditável que com todos os erros na educação, saúde, transporte etc ainda o considerem para cargo maior. Não têm pena da população que não é rica, como ele mesmo diria, não estão nem aí. Não são coveiros. Não é possível.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Bom é o João né, o Alckmin traíra, Perceba que não temos mais líderes. Só a velha esquerda.

  21. Benedito Claudio Pacifico

    Qualquer coisa ligada a bolsonaro para mim está descartada , bolsonaro, família dele , indicados , partidários, apoiadores , etc nunca terão o meu voto

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Não servem nem como adubo...

  22. Frederico de Souza Cruz

    Se eles se sentirem pressionados, vão pressionar o judiciário e legislativo para anistiar Bolsonaro. O lema é se não tem tu, vai tu mesmo. Não existe decepção com Lula, pois jamais o quiseram, mas se incomodam por não terem candidatos pelo menos parecidos com Aécio. Se o governo de Tarcisio não os decepciona, com certeza não querem nada de bom para a sociedade e civilidade. Vinicius é apenas o porta-voz e agente de marketing.

    Responda
    1. Luiz Carlos Alberto Heyn Filho

      Frase perfeita em resposta ao texto do VTF: "Não existe decepção com Lula, pois jamais o quiseram".

  23. Frederico de Souza Cruz

    Vinicius Torres está com pressa. Obviamente a candidatura de Tarcísio já vem sendo construída, desde que os bolsonaristas começaram a falar de Tarcisio como herdeiro. Como sempre a elite sem votos sempre trabalhou contra Lula e neste governo tem a ajuda luxuosa do Congresso e Câmara. No momento estão em testes pois tudo depende de se candidatos como Tabata ou quem sabe Hulk se mostrarem com cacife eleitoral. esta elite não se importa em sujar as mãos, nem ter crimes na baixada, ou na periferia

    Responda
  24. Eduardo Elói

    Fazendo a campanha pro Tarcísio. De graça? Por que não fazer campanha pró Bozo então? Vá direto não utilize intermediários.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Eles sabem que quem manda em SP é o inelegível, não o enviado especial dele, então, só estão usando o emissário para falar com o chefe. Dá tudo na mesma, todos sabem disso. E não têm vergonha de fazer o que fazem? Não.

  25. Manoel Cardoso

    A elite do atraso.

    Responda
  26. José Augusto Bernabé

    A aproximação dele com o Xandão é protocolar e para agradar o Temer que mora também nos Jardins, agora, decepção com o Lula é fichinha sobre o que está ocorrendo, deram um golpe técnico juridico para elegê-lo nas eleições passadas e agora não sabem o que fazer para reverter a estrumada.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Tome uma cloroquina e aguarde mais 72 horas....

  27. Ricardo Knudsen

    A Zélite só quer um rótulo e um tipinho mais palatável para poder aderir publicamente ao bozismo. Joel Pinheiro cunhou o termo "bolsonarismo moderado", como se fosse possível ter um fascismo moderado. Se um "Bozo moderado" for eleito, agirá mais insidiosamente para minar as instituições e preparar um outro golpe, qdo lhes for conveniente.

    Responda
  28. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Governo Lula tem grande chance de fracassar sem conjuntura favorável. Não tem idéias de relançar a economia sem endividamento. Encurralado, pode opta por endividar o país e deixar a conta chegar depois da eleição como a estocadora de vento fez. Se forem pegos de novo com a boca na botija da Petrobras ou com esqueminhas o cenário pode azedar mais.

    Responda
    1. marcio jose albino

      Aposta minhas joias sauditas nisto.

  29. Jane Medeiros

    Se Lula dependesse de Huck e da elite empresarial-financeira do país, jamais teria sido, sequer uma única vez, PR do Brasil!

    Responda
  30. Jane Medeiros

    A Folha informa o óbvio! Qualquer observador mediano da cena política observa que associada a imensa gana do governador de SP em ser o próximo PR, há outros que ele procisa atrair apoio. Este periódico mesmo o que dá de visibilidade a este autoritário , não é brincadeira! "Na falta de tu, vai tu mesmo". A elite apoiar Lula, visando impor seu programa , não vai rolar. Lula conta com o povo e seu sub grupo, os pobres! Seus eleitores fiéis de sempre!

    Responda
  31. renato mocellin

    Elite? Que elite? Do dinheiro, da exclusão social, do neoliberalismo da periferia., da violência contra os pobres, da "família", dos "bons costumes" e o principal que governe para os poderosos. Tudo bem ao gosto da Folha e de certos jornalistas que não percebem que são empregados, pobres, feios e malvados. Podem espernear, pois se Lula estiver com saúde, vencerá de novo.

    Responda
  32. JORGE CESAR BRUNO

    Acredito ser prematuro a FSP julgar um governo de apenas 1 ano e meio e definir seu termino! Muitas aguas rolarão ate 2026! Acompanho eleições desde 1989, e politica e igual a nuvens, uma hora esta de um jeito, outra, muda! Afinal, não se despreza tão cedo, uma animal politico, vencedor de três eleições, e que fez a sucessora, que nunca tinha disputado uma eleição! Eu ate acho que o presidente lula deveria preparar um sucessor, mas...não subestimem o velhinho!!!

    Responda
  33. AILTON SOUZA

    Que bom que a Folha denúncia de antemão que certa elite rasileira já adotou Tarcísio. Isso é muito bom porque pobre nunca se mistura com a elite e na hora do pega pra capar o dinheiro não compra mais voto o último concorrente quem o diga.

    Responda
  34. Claudionei Nascimento

    Infelizmente este é o Brasil,uma minoria econômica do atraso tentando articular mais um collor ou Bolsonaro,povo sem projeto,deveriam somar forças,mas só pensam em dividendos da Petrobrás,irão perder novamente,não pensam no povo

    Responda
  35. Luiz Mangea

    A elite brasileira tem sua formação social em uma sociedade que normalizou a escravidão por mais de três Séculos. Quando Lula fala em colocar os pobres no orçamento público, a elite fica fazendo pacto até mesmo com o bolsonarismo mais "Light". Lembrando que parte dessa elite já apoiou o Estado Novo de Vargas, o Golpe Militar de 1964 e o Bolsonaro em 2017.

    Responda
  36. João Batista Tibiriçá

    Olá Vinícios, você foi certeiro. Não estou vendo nenhum fantasma no atual governo. São os mesmos, de sempre: déficite, falta de recursos para investimentos públicos, como educação, saneamento, saúde e transporte. Não se pode esquecer da ampla desigualdade que vive o país. Mas isso não é preocupação para essa população insatisfeita com o atual governo. Não há recurso prá nada, mas para as emendas e o fundo eleitoral, não falta. Entende? Diria o rei do futebol, Pelé.

    Responda
  37. OSWALDO CASOLLI JUNIOR

    O governo do PT até agora está sendo medíocre. Não entendeu que fazer somente o óbvio é pouco.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Não esqueça o fato de ter enfrentado um golpe de estado com 8 dias no poder. E tem de encarar todo o bolsonarismo, o Waldermarismo, o lirismo, o pachequismo etc, toda a rapaziada da extrema-direita pulsante, fora os extremamente evangélicos. Pouca briga para muita gente que não pensa como é governar com um exército político e a Faria Lima apertando o certo.

  38. Ricardo Andrade

    Uma verdade: no quinto parágrafo, Vinicius admite que, em 16, houve um golpe, coisa que a imprensa se nega e proíbe seus jornalistas a admitirem. Segunda verdade, a elite, vocalizada pela Folha e O Globo, se preocupam com a dívida pública e intervenção na Petrobras, mas, como Tarcísio, desprezam a desigualdade social. Essa elite, cujo relações públicas é o Luciano Huck, está montado uma estratégia eleitoral antes do tempo, entre elas descredibilizar qualquer coisa, principalmente as boas.

    Responda
  39. Alberto Melis Bianconi

    Disse o poeta: entre o sim e o não existe um vão... Neste caso, não sei o quão ampla seria a frente que caberia dentro dele. A imprensa dita grande, por exemplo, nunca aderiu. Falando sério, Bolsonaro nunca foi tão inaceitável assim... Vir agora posar de democrata, para palpitar sobre candidaturas alternativas, não é muito honesto, né mesmo?

    Responda
  40. Joao Braga

    Tarcísio foi auditor na Controladoria geral da União. Poster/te nomeado outro cargo técnico no gov. petista de Dilma Rousseff: Diretor do Dnit (departamento nacional de infraestrutura de transportes). Poster/ente Ministro da Infraestrutura. Bacharel em ciências militares (acad. de agulhas negras) e engenheiro civil e mestre pelo conceituada IME Instituto Militar de Engenharia. Considerado um dos melhores alunos da história da instituição. Honesto, competente, temos orgulho do nosso governador.

    Responda
    1. Joao Braga

      Leônidas Pereira Simões, vá catar coquinhos....e não amole.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Fale só por você. E não gostou? Vá reclamar na Liga da Justiça, na ONU, tô nem aí! Ter orgulho de quem nem sabe se expressar, sendo político é querer muito pouco de um suposto governador, quando na verdade, quem manda em SP é o ídolo seu e o dele. Não quer que os PMs usem a câmera o tempo todo é uma autorização para serem mais violentos do que já são. Sério que você não percebe isso? Inacreditável.

    3. Joao Braga

      Petistas supostamente pagos hoje estão particularmente nervosos. Devem ter lido ontem na FSP que os irmãos Batista confessaram (sic) ter enviado 150 milhões de dólares ao ex presidiário no exterior; e isso em mortadela daria para dar volta ao mundo...rsrs. Sorry...

    4. Ricardo Knudsen

      Narcísio Tonenaí, q deu carta branca para o morticínio paulista. Aquele q quer câmera desligada para o crime florescer. Fascista "moderado". Bajulador ambicioso, bajulou da esquerda à extrema direita pra subir na vida. Um Zé Ninguém, sem história política, irrelevante, se elegeu como arqui-poste do Bozo. Ninguém sabia quem ele era, votaram no número.

    5. José Bueno

      Com todos os cargos que ocupou e escolas que frequentou, como explicar sua incompetência política, se identificando, em palavras e atos, como o governador da turma do ódio religioso, golpista e familiar da extrema direita?! Uma vergonha! Não vai conseguir mudar de cara para enganar o eleitorado paulista!

    6. João Batista Tibiriçá

      Nem tanto, mestre! A questão da educação, para mim, é tudo! Só ela pode reduzir a desigualdade. Vide Coreia do Sul. Há sessenta anos não era nada. O viés da segurança pública é a grande incógnita neste caos. A chamada elite só quer para ela. Neste mundo feito para poucos.

    7. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Recalcado

    8. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Fale por você, tarcisista, que a mim ele não representa nada. Bolsominion reca*lado detectado.

  41. Antônio Carlos de Paula

    A elite como sempre torcendo o nariz quando há um governo que realmente governa olhando para o povo pobre. Nenhuma novidade que pulem no colo do bolsonarista Tarcísio de Freitas, mesmo sabendo da ligação umbilical desse sujeito com a extrema direita bolsonarista golpista e violenta.

    Responda
    1. Maria Cláudia Manzoli Turatti Tonon

      Vão perder de novo! Hahaha

  42. Claudio Luiz da Cunha

    Podem espernear a vontade bozolinos.

    Responda
  43. Paulo de Cardoso

    As incertezas políticas no Brasil pioram ainda mais por conta de ser o país com maior número de partidos políticos: confusão de lados da política e diluição de critérios de escolha! Dos países considerados

    Responda
  44. Hercilio Silva

    Não há polimento possível no bolsonarismo, programa de extrema direita é o que é. Dá pra impedir de fazer o que querem, antes de fazer, apoiando não é o jeito. Qual o problema dessa elite? Economia em alta, ganhando dinheiro, vai repetir a besteira de antes que provocou um retrocesso de 10 anos?

    Responda
    1. victor lag

      Puro delírio, rico é pragmático

  45. Sam Duart

    A terceira via que tanto rezam pra aparecer no final só é uma ruela que passa ao lado da estrada do Bolsonarismo. No final os dois sempre vão para o mesmo caminho quê é favorecer a elite.

    Responda
  46. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Foi a prisão de Lula pelo desmoronando ministro do inelegível quem deu a presidência ao ogro. A atual presidência tem feito de tudo para normalizar as atuações políticas, vide a desgraça no rio grande. Mas tem sempre gente que não atura um nordestino centro esquerda no palácio do Planalto.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      E foi a desmoralização do judiciário brasileiro no exterior que fez nossos vira-latas darem um basta lava-jato. Pena que isso nunca frequentará as páginas de nossa imprensa. Pegaria muito mal.

  47. Roger Hoefel

    Animador de auditório global como elite: contra outra, kkkkk

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Como não? Foi lançado a presidente por FHC em 2018, depois desistiu da candidatura. É a parte mais simpática das zelites de Banânia.

  48. Roger Hoefel

    Resumo da ópera: podridão humana.

    Responda
  49. Eder Marchi

    Quer coisa mais deprimente que isso? Em pleno 2024 juntar a elite do atraso num jantar do Luciano Huck. É pá cabá

    Responda
  50. Marcelo Masiero

    Ricos decepcionados com Lula é pleonasmo. A Elite do Atraso, segundo Jessé, é o suprassumo da mesquinharia. O Brasil criou uma casta de conservadores deleterios e oportunistas. E o pior, essa gente tem apoio da FSP.

    Responda