Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Gustavo Amorim

    Tem uma turma azarada aqui embaixo. O deboche e a indignação deles ficará registrado para a eternidade. Na época em que se faziam as primeiras alusões a respeito do fim da escravidão ou sobre o movimento das sufragistas, os reacionários pelo menos tinham suas identidades preservadas e perdidas pela falta de registro.

    Responda
    1. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      A ridicularização é a estratégia mais popular quando alguém sente-se ameaçado em incongruência interna. Se rio de algo é porque me considero superior. Assim, evito o temor real: a obrigação de me debruçar seriamente sobre o assunto e enxergar incoerências que expõem minha autoimagem arranhada, sombras que prefiro não admitir pra mim mesmo. Compaixão também pelos escravizados da mente e do prazer. Que a libertação também alcance os opressores escravizados à ideia de oprimir.

  2. José Cardoso

    Acho que o vegetarianismo tenta a mesma lógica da interdição ao canibalismo. Pois são os animais mais próximos do convívio humano, como cães e gatos que despertam uma certa repulsa em comer. Mas estender esse princípio a todos os animais incorre no equívoco de confundir sensibilidade com intelecto. Ninguém sente o bacalhau por exemplo como um animal doméstico. Argumentos intelectuais não mudam nossa sensibilidade.

    Responda
    1. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      É verdade, Cardoso. É mais fácil, por exemplo, ter empatia com primatas cuja expressão facial se assemelha a nossa.É como se a dor daquele outro fosse mais compreensível.Inconscientemente pode vir:"Poderia ser eu."Acredito que exige algum esforço empatizar com peixes já que não tem expressões faciais.Porém, tudo são experiências ou abertura para se mobilizar com relatos.O ator Joaquin Pheonix tornou-se vegano ao ver o esforço, a luta descomunal de um peixe que tentava respirar fora d'água.

  3. Roney Maluf Dos Reis

    Se não houvesse a indústria da carne. Partindo da hipótese que cada humano tivesse de matar o seu boi, a vaca, o porco, o frango, para ingestão de carne, garanto que um número enorme de humanos mudariam de opinião sobre o consumo desse tipo de alimento. É muito fácil fazer um churrasco, quando consumimos a carne já industrializada e não vemos cada etapa do sofrimento do animal.

    Responda
  4. Sandra Hortal

    Excelente artigo muito bem escrito e documentado. Acredito que um dia a barbarie cessará, não por questões de conscientização, mas porquê obrigados pelas emergências climáticas. É só pensar nos pets da cobasi do RS que se percebe que ainda há crueldade. O que aumenta é a mortalidade entre humanos. Sorte dos animais.

    Responda
  5. Felipe Vasconcelos

    Quando li "transição vegana", pensei por um instante que estava lendo a coluna humorística do Ricardo Araújo Pereira, mais conhecido como RIP, também português. O humor da "terrinha" é imbatível! Hahaha

    Responda
  6. Felipe Vasconcelos

    Há estudos científicos que atestam que o consumo de carne cozida pelo fogo provocou um aumento do cérebro humano e uma revolução cognitiva. Os cientistas veganos (risos) do futuro irão criminalizar esses estudos e proibir os seus pares de seguirem essa linha de investigação. Serão associados ao nazismo.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Um cabeção que deu nesse tipo de humanidade solidária, pacífica e comunitária. Teríamos nos dado melhor com um cérebro do tamanho M.

  7. Felipe Vasconcelos

    Ao ponto, com lemon pepper, ou mel e mostarda... Fica uma delícia... Já estou até salivando, vou ali na cozinha resolver isso.

    Responda
  8. Felipe Vasconcelos

    Primeiro o colunista promove uma igualdade radical entre animais humanos e outros animais, depois ele vai advogar a favor do "amor livre interespécies" e dizer que zoofilia é um termo "ultrapassado".

    Responda
  9. Felipe Vasconcelos

    Que lixo!

    Responda
  10. ARY OLIVEIRA

    .nem um camarãozinho pode mais???? Será que o Xandão vai abdicar?

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      Agora é só rúcula e alface... Mas converse com as folhas verdes antes de comê-las, para cultivar a simbiose cósmica entre todos os seres sencientes

  11. ARY OLIVEIRA

    ..acredito que após esse artigo o preço da carne bovina vai baixar, mas o peru vai subir...!

    Responda
  12. Joel Domingos

    A Unipampa e a Sociedade Vegana se referem às dietas vegetarianas e veganas como uma ideologia, refletindo uma visão de hábitos ligados à identidade do consumidor mais do que à convicção de saudabilidade dessas dietas.

    Responda
  13. Joel Domingos

    É insana, doentia essa visão dos veganos progressistas que acham que têm a última palavra no trato com os seres vivos e com a natureza. Há aproximadamente 315.000 anos que o Homo Sapiens surgiu na face da Terra, segundo a Encyclopaedia Britannica. Em todos os recantos do planeta, em todas as civilizações existentes, em todas as épocas, o homem sempre foi onívoro, tendo a carne feito parte de sua dieta. A dieta onívora nos trouxe até aqui, nos deu condições de sobreviver e (continua)

    Responda
  14. Joel Domingos

    (continuação) superar todas as vicissitudes, intempéries, cataclismos, tragédias, pragas, epidemias e pandemias... Estava tudo errado durante 300.000 anos? Então, segundo o conceito dos veganos, acham que reinventaram a roda: tudo isso estava errado e só agora, neste momento infinitesimal na escala cosmológica da humanidade, eles descobriram que são os detentores da única e última verdade quanto à dieta do ser humano. Será que daqui há 500 anos ainda teremos veganos no planeta? Com certeza, não.

    Responda
  15. Joel Domingos

    O célebre Mané Garrincha, ao ouvir todo o plano tático do técnico Feola, exposto nos mínimos detalhes, de como ganhar da seleção russa na copa de 1958, em sua natural simplicidade, perguntou ao técnico: "Tá legal, seu Feola... mas o senhor já combinou tudo isso com os russos?" Agora pergunto eu: os veganos já combinaram com os leões, ursos, crocodilos do Nilo e demais carnívoros? Porque isso se chama Cadeia Alimentar da Natureza. E o homem não está fora dela.

    Responda
  16. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    Texto impecável, sem nenhum engenho emotivo, diga-se. Lástima apenas não mencionar a Declaração de Cambridge que já atestava a senciência animal em 2012. Infelizmente as chances do Congresso, braço legislativo da poderosa pecuária brasileira, deixar aprovar consideração jurídica de animais é quase nula.Ver gonha para esta parte do Congresso e para o povo que a elegeu. Infelizmente, parece que as maiores chances estariam na carne de laboratório do que na capacidade dos legisladores brasileiros.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Me esqueci: com terraplanistas e os veganos, nenhuma argumentação funciona. É malhar em ferro frio. Não vou gastar o meu latim.

  17. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    Uma das melhores teorias do porque alienígenas não nos visitam é a de que o avanço tecnológico seria mais rápido do que o moral. As sociedades tecnicamente evoluem e sucumbem antes das explorações interplanetárias. Pelo menos aqui na Terra isto faz sentido. A receita do nosso suicídio coletivo é um corpo sensorial altamente apto e apegado ao prazer e uma moral vacilante, lenta. A ironia final é a de que o paladar da carne é o centro do desastre climático que vai nos destruir. Que o diga RS.

    Responda
    1. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Tu ainda pergunta pelas proteínas, Oliveira... E você não merece o ridículo, o escárnio por desinformação. Sua ignorância é um projeto bem sucedido pois conta com sua adesão irrefletida, a adesão de todo um sistema que lucra não apenas com o sofrimento dos animais, mas também com sua própria saúde e a do planeta. Em tempo: todas, todas as proteínas vem do Reino Vegetal. Animais só tem proteína porque comeram vegetais. Imagina quando vc descobrir sobre vit.B12...

    2. ARY OLIVEIRA

      Pronto, acabou a festa. O ser humano não pode mais comer proteína.

  18. Paulo Garcia

    Do ponto de vista dos animais, uma questão que não consigo responder: é melhor viver um pouco e depois ser morto para consumo dos humanos ou é melhor nem nascer. Isso porque o Brasil tem 200 milhões de cabeças de gado unicamente porque existe a indústria da carne. Se não, esses 200 milhões de bois e vacas não existiriam, nem teriam nascido. Seria melhor não ter nascido a ter uma vida curta para abate? Sinceramente, não sei.

    Responda
    1. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Lembrar que os miseráveis de "Morte e Vida Severina" não vieram ao mundo por reprodução forçada para alimentar uma espécie "superior". Sua existência é o trágico resultado da mesma força de desprezo pela própria Vida e sofrimento alheio por parte de da sociedade privilegiada. As tantas milhões de vacas que existem (há mais bois e vacas do que gente no BR) vieram ao mundo por violência sexual pra lucro às custas da agonia indescritível de seres sencientes em oferta ao prazer dos abastados.

    2. Paulo Garcia

      Sandra, do ângulo dos humanos, vale lembrar que nosso grande poeta João Cabral de Mello Neto dedicou uma obra-prima para a discussão dessa questão, seu poema "Morte e Vida Severina". Sua conclusão foi a favor da vida, mesmo que miserável, ou, em seus últimos versos, "mesmo quando é a explosão de uma vida severina".

    3. Sandra Hortal

      Interessante resposta Paulo. Associo seu pensamento aos humanos. A vida humana está barata, mulheres e negros são alvo fácil e essa carne não nos alimenta. Crianças que nascem abaixo da linha da pobreza têm fins trágicos ou viram marginais que serão abatidos. Melhor abortá-los ou conduzi-los ao abatedouro futuro? Sofrimento ou Eugênia? Cadeia ou cadafalso?

    4. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Acredito mesmo que és sincero ao trazer tua pergunta, Paulo. Isso é louvável quando se olha aqui nestes comentários tanta desonestidade intelectual recheada de vieses de conveniência e apego à cultura onde se nasceu. Uma vida de tortura exploração, violência e assassinato não é vida digna, é vida desonrada por algozes, nós. Sem dúvida, melhor que apenas uma vaca vivesse com dignidade e proteção de sua integridade física e moral do que 1 trilhão de vacas vilipendiadas em crueldade.

  19. Ana Paula Rusinas

    O ser humano come carne desde que um primeiro hominidio experimentou uma carniça deixada por outros animais. Somos predadores de topo de cadeia como leões e onças. O natural é comermos a carne de outros animais. A sensciencia dos animais não é motivo para não comermos sua carne. Quem quiser ser vegano fique a vontade.

    Responda
    1. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      A falácia de que é "natural" comer cadáver de seres sencientes lembra a que diz ser também "necessário" e "normal". Não é. Se foi algum dia, não é obrigatório que continue sendo. Não há na natureza nada que nos obrigue a sermos cruéis para com outros animais. Essa violência é um subproduto da cultura, é um aprendizado. Se foi aprendido, pode ser desaprendido. E poderemos instaurar uma nova cultura baseada na ética e no respeito ao sofrimento alheio.

  20. manoel Albuquerque

    No dia que animais deixarem de comer animais eu sigo o exemplo… No mundo natural existe o que se chama de cadeia alimentar…. Lembram? Podemos e devemos discutir melhorias nos sistemas de criação para minimizar sofrimento dos animais, por mim ok, mas forçar as pessoas a serem vegetarianas já vai aí um certo exagero. Outra coisa, a criação intensiva é mais eficiente e assim poucas espécies são necessárias para alimentar os humanos. Se não fosse isso caçaríamos um volume maior de espécies selvagens

    Responda
  21. Joel Domingos

    O célebre Mané Garrincha, ao ouvir todo o plano tático do técnico Feola, exposto nos mínimos detalhes, de como ganhar da seleção russa na copa de 1958, em sua natural simplicidade, perguntou ao técnico: "Tá legal, seu Feola... mas o senhor já combinou tudo isso com os russos?" Agora pergunto eu: os veganos já combinaram com os leões, ursos, crocodilos do Nilo e demais carnívoros? Porque isso se chama Cadeia Alimentar da Natureza. E o homem não está fora dela.

    Responda
  22. Raphael Costa

    “Todos os animais nascem iguais perante a vida”. Que belíssima frase!

    Responda
  23. Marcos Malta Campos

    Boa reflexão. Já deixei carne de vaca, porco e frango, há uns 20 anos. Do mar e da água, um pouco só

    Responda
  24. PAULA FARIA

    Mas era só o que faltava, o vegano querendo pregar sua religião inventando argumentos. Já está comprovado que o consumo de carne foi curial para o desenvolvimento cerebral do Homo sapiens. Agora eu queria saber, Rodrigo, se vc é a favor do aborto. Porque seria uma gigantesca contradição vc vir aqui dizer que não se mata porco, mas um humano com três meses de gestação pode ser assas sinado para defender o suposto direito reprodutivo da mãe.

    Responda
    1. PAULA FARIA

      Rogério, vc pode ser que não, mas eu quero que o meu cérebro e o de meus descendentes continue de desenvolvendo. Aborto pode ser com 1 dia, 1 mês ou 1 ano, sempre será muito mais grave do que o abate de um porco.

    2. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Que bom que o consumo de carne tenha cumprido algum papel na evolução que nos trouxe até aqui onde não precisamos mais dele. Que possamos então agradecer a todos os animais que nos ajudaram e dizer: "agora podemos seguir sem causar danos a vocês". na verdade, nossa saúde so melhora com isso. Aborto? Um tema complexo por vez, cai bem, né? Mas, até onde sei, defensores do aborto indicam tempo de gestação inferior, muito inferior a 3 meses.

  25. Barbara Maidel

    Ótimo artigo. Mas como uma mudança maior não virá pela consciência ética (há quem ache inadmissível levantar a questão e só saiba dirigir ad hominem pro Peter Singer), torço pelo desenvolvimento das carnes de laboratório. Se existe a possibilidade dum futuro vegano, ele virá pelo avanço científico.

    Responda
  26. Gabo Franca

    Excelente reflexão, obrigado

    Responda
  27. silvia ramos

    Perfeito! Concordo e assino embaixo.

    Responda
  28. Klaus Serra

    Já pensei muito sobre esse tema e cheguei à conclusão que num planeta com 8 bilhões de seres humanos não seria viável abolir o consumo de carne e produtos derivados. É errado matar animais para consumo, mas é um mal necessário. Num mundo ideal esses animais seriam criados e abatidos de forma "humana", mas sabemos que isso não ocorre. Infelizmente a dor e crueldade da matança irão continuar até o fim da humanidade.

    Responda
    1. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Klaus, não é de se espantar o seu raciocínio. A indústria da carne é uma indústria de desinformação. Na verdade, a atual produção agrícola de grãos e demais vegetais poderia alimentar 14 bilhoes de pessoas vegetarianas. Ocorre que os grãos e demais vegetais são usados em imensa quantidade para... gado. Então, não é que haveria fome se não houvesse carne para comer. É justo o contrário, há fome pois privilegiados ingerem carne que inutiliza vegetais que poderiam alimentar o dobro dos humanos.

    2. Gabriel Ggulieuh

      Excelente reflexão. Os senhores de escravos deviam ter esse mesmo pensamento. "Mal necessário".

  29. Celso Augusto Coccaro Filho

    Concordo, mas não me esqueço da cena trágica que foi ver meu cachorro, bonachão, trucidar uma pomba para então comê-la. Ou dos gatos do meu irmão, que devoraram todas as lagartixas que puderam (que por sua vez comiam insetos). Também vi o estrago que uma onça fez num jacaré, que sofreu um bocado sendo comido vivo, lá no Pantanal.Jacaré que deve ter horrorizado vários peixes. E por aí vai. Algo me diz que os animais irão relutar para se encaixar nas leis protetivas deles mesmos. Um leão vegano.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Sério? Leões da indústria? Pensava que havia apenas tubarões. Obrigado, jamais teria percebido que as leis são feitas para humanos. Ainda bem, os gatos serial killers não entenderiam a acusação.

    2. Gabo Franca

      Algo me diz que você não está entendendo que se trata de uma lei para humanos, e nem o porquê da lei. Te digo o seguinte: no dia em que os leões começarem a criar marafouros industrializados para abater milhões de jacares e gazelas por dia para abastecer supermercados e obter lucro máximo com o sofrimento dos mesmos a gente pode começar a pensar em estender a lei aos grandes felinos...

  30. filipe moura lima

    O consumo de carne é danoso, não só para os animais, mas para o planeta. A produção de carne gera um impacto ambiental abissal e parece que estamos longe de discutir o tema.

    Responda
  31. Joel Domingos

    Definitivamente, o veganismo não tem suporte (anglicismo semântico) na biologia. Por mais que queiramos comer vegetais, sob o pálio de não matar seres sencientes, o DNA fala mais alto. Tanto o desejo de comer carne como a própria carência nutricional. A influencer Yovana (dantes cognominada Rawvana, em face do crudiveganismo) que o diga. (continua)

    Responda
    1. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Seria bom se debruçar sobre o que diz a ciência nutricional há um tempo já. Uma dieta vegana é tranquilamente adequada a suprir as necessidades nutricionais de qualquer pessoa independente da idade ou gênero. O fato de uma influencer ter sido exposta em contradição diz mais sobre ela própria do que sobre o veganismo.

  32. Joel Domingos

    (continuação) Os assim chamados veganos estão, agora, reunindo argumentos para fundamentar seu veganismo com pretexto ético. Se antes o faziam por razões biológicas, a emenda saiu pior que o soneto. Isto porque o terreno da ética é uma areia movediça que torna impossível você embasar qualquer coisa nela, senão por motivos religiosos. Toda moral é transcendente. Como reconhece Yuval Harari, ateu, por sinal, a moral não está no nosso DNA. (continua)

    Responda
    1. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Um dos maiores "pecados" de todas as religiões foi arvorar para si o monopólio da ética. Talvez por isso elas conseguiram te convencer da falácia que repetes. A defesa ética de não causar sofrimento a outro ser senciente em nenhum momento apela à transcedência alguma. Há inúmeros vegetarianos ateus a começar por Harari.

  33. Joel Domingos

    (continuação) É bom usar suas próprias palavras: "As ideias centrais do humanismo são apenas invenções humanas, basta pensar na ideia de que todos têm direitos iguais à vida e à liberdade, e assim por diante —são histórias que inventamos, não está nas leis da natureza ou no DNA." Logo, mesmo que haja relativa coincidência em parte dos critérios éticos no mundo contemporâneo, ainda há muita subjetividade quando pretendemos julgar o próximo. A propósito, que tal viver de luz? Já foi moda um dia.

    Responda
    1. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Que toda a luz (daquela que Prometeu quis liberar mesmo) ilumine sua mente, Joel. "Não use a sua inteligência para justificar sua ignorância", dizia Oberom, professor de Yoga dedicado a trazer boa luz ao tema. Sim, podemos concordar que, em certo sentido, criamos narrativas para nos ancorar na realidade. Se é assim, se tudo é narrativa de alguma forma, que mal há em nos ancorar numa narrativa compassiva, saúdável e harmoniosa?

  34. Leonardo Trindade

    A indústria da carne precisa, sim, acabar. A ideia da produção em massa precisa ser revertida e o nosso consumo regredir muito. Porém, como uma pessoa que passou 10 anos sem consumir nenhum tipo de carne, não acho matar para comer incivilizado. Criar e matar adequadamente, sim, é civilização. A maioria dos animais matam para comer e não é por falta de alternativas, mas porque a vida (e a morte) são assim no mundo natural - e nós precisamos parar de nos apartarmos dele.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Concordo com você e vejo nessa experiência (a de matar outro a animal) o grande aprendizado que é capaz de mudar a própria cultura de consumo. Mas, não podemos subestimar a nossa capacidade de adaptação. Chegamos até aqui matando basicamente tudo à nossa volta. A civilização é o resultado disso, infelizmente ou não. Já acreditei no veganismo como evolução e, hoje, sequer acredito na ideia da evolução perene. Se existe, ela é minina e no âmbito pessoal. Que cada um saiba valorizar a sua.

    2. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Nestas criações de subsistência que defendes ao menos haveria aquela dignidade básica que é assumir o ônus de empunhar a faca que degola o animal sem defesa. Pagar outras pessoas para matar é a regra do consumo industrial. É mesmo mais fácil do que olhar nos os olhos do animal que tem medo, chora, grita, corre, esperneia e se contorce no processo de "adequadamente morrer" para satisfazer aqueles segundos de prazer substituível do paladar. Contudo, uma morte injusta é a mesma em qualquer lugar.

    3. Leonardo Trindade

      Rogã, meu caro amigo, sempre terei muito apreço e defenderei culturas não-carnívoras, mas somos muito mais do que a nossa racionalidade é capaz de formular. Também vive em nós o instinto que vive em outros animais (muitos sequer deixaram de ser selvagens). Um mundo sem rebanhos e fazendas de gado já seria um grande recomeço. Acredito na volta de pequenas criações de sub-existência, onde comer carne seria civilizado e teríamos tempo para nós dedicar à produção da nossa própria comida.

    4. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Matarpara comer é, sim, incivilizado se... não há opção. "Criar e matar adequadamente" é uma contradição em seus próprios termos. Como Criar e matar poderia ser "adequadamente civilizado"? Todos os animais, à exceção dos humanos, matam para comer pois não governam seus próprios instintos. Nós, sim, podemos guiar cultura e condicionamentos violentos em direção à uma alimentação sem crueldade. Ao nos conectarmos com o mundo natural ampliamos a capacidade de compaixão, não mais violência.

  35. Leila de oliveira

    Concordo. Venho diminuindo significativamente meu consumo de carne.

    Responda
  36. Lucia Coelho

    Interessante ler os comentários raivosos de quem teme ficar sem bife no prato. O colunista traz dados concretos e não apela em momento algum...o que de pouco adianta. Os raivosos provavelmente são os mesmos que não podem nem pensar em ficar sem carro e usam descartáveis sem dó.

    Responda
  37. Marcus Acquaviva

    Colunista, você já arou e semeou um campo? Para fazer essas coisas, é preciso matar, direta ou indiretamente, todos os insetos que podem se alimentar da lavoura, e todos os ratos, sapos, cobras e pássaros na progressão dessa cadeia alimentar. A pergunta que sobra é: quão bonitinho um animal precisa ser para você não querer matá-lo para comê-lo?

    Responda
    1. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Marcus, você tem razão se diz que viver causa alguma espécie de dano. Respirar é exalar um gás de efeito estufa, o CO2. Então, talvez, não se trate de absolutamente "não causar dano", mas de causar o mínimo e menos cruel dano. Comer vegetais é menos danoso do que animais por todas as razões possíveis, ética, saúde humana ou do planeta. Pensar como vc significaria dirigir um bote com capacidade para salvar seis pessoas e dar meia-volta ao verificar que há 9 náufragos se afogando.

    2. Marcus Acquaviva

      A questão é precisamente essa: o ato de se alimentar causará necessariamente a morte de algum animal, sempre.

    3. filipe moura lima

      Desculpas, Marcos, mas parece que a questão é outra.

  38. MARCELO CAMPOS DELAVIGNE BUENO

    O articulista deve comer alpiste !

    Responda
  39. Ana Barbosa

    É necessário a implementação rápida da carne de laboratório..essa será a salvação, porque começa a fica inviável a criação de animais para alimentar o homem. Os gastos com água e alimentação é enorme. Isso não vai poder durar muito tempo.

    Responda
  40. Antonio Araújo

    Tá certo...

    Responda
  41. PAULO CURY

    Fiz minha parte, parei de comer cadáveres

    Responda
  42. Pedro Luis S C Rodrigues

    As ironias da vida, o mesmo Portugal que ptoduziu um dos melhores colunistas da imprensa nacional, J P coutinho, produziu essa porcaria que nunca conseguiu produzir um insight digno de nota

    Responda
    1. filipe moura lima

      Eu não sabia que o Pedro Luís é colunista.

  43. Nelcio Carvalho

    Passar fome é danoso para a saúde humana! Portanto, em qual artigo científico sério o autor se baseou para descrever que "o consumo de carne é potencialmente danoso para a saúde humana"? Discutir ética é uma coisa. Forçar a barra é outra.

    Responda
    1. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Nelcio, recomendaria introdutoriamente os documentários What the Health e Você é o que Você Come, na Netflix. Lá vários cientistas comentam seu trabalho acadêmico, artigos e livros escritos sobre a relação inequívoca entre ingesta de produtos animais e danos à saude. Isto não é novidade no meio científico, a fartura de dados é acachapante. Contudo a população é ludibriada por uma indústria poderosa que lucra com a doença e a morte não só dos animais, mas, também dos humanos.

    2. Lucia Coelho

      Faltou abrir um pouquinho o horizonte. Ele não quis dizer que ingerir carne faz mal para a saúde e sim que o sistema de produção de carne faz mal para a saúde humana de forma ampla e indireta.

    3. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Ele disse carne industrializada.