Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Augusto Bernabé

    Vc não pode generalizar a Classe artística, há duas Classes distintas por aqui, uma é a Classe Artística Cultural e a outra é a "Classe Artística Petista", é uma baita diferença.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Manifestou-se o bozista ridículo. Aquele q chama de de comunista satanista petista todo mundo q pensa diferente dêle.

    2. Anete Araujo Guedes

      Cultura e progressistas sempre andaram de mãos dadas. Basta relembrar os anos de chumbo, foram as musicas, poesias, literatura, peças de teatro, filmes que nos deram um certo alívio. Para Bolsonaro livros não passavam de um amontoado de letras. Foi um tempo em que a classe artística foi duramente desconsiderada.

  2. Vera Luz

    Excelente o texto de Fernanda Torres, essencial para que se entenda a encruzilhada em que o cinema e o audiovisual brasileiros se encontram. É, sem exagero, uma questão de vida ou morte. Roberto Gervitz

    Responda
    1. Galdino Formiga

      É exagero mesmo.

  3. Anete Araujo Guedes

    É a cultura o que temos de melhor nesse país. Atacada por ser transformadora, provocadora e nos remeter ao pensamento, inovações e reflexões.

    Responda
  4. Evandro Botteon

    arte & cultura são a alma da identidade de um povo. ainda bem q temos monumentos, como as Fernandas. viva aos artistas do Brasil

    Responda
  5. Raimundo Carvalho

    Nossos patriotas precisam entender que os Estados só são o que são porque protegem e subsidiam sua indústria armamentícia e sua indústria cultural. Todo país civilizado cuida do seu áudiovisual e fomenta sua indústria, e não o faz por caridade, mas por estratégia política e econômica.

    Responda
    1. Egon Kutomi

      Raimundo, sua incapacidade de argumentar leva a ofender as pessoas. Procure ajuda.

  6. Raymundo de Lima Lima

    O humor salva, transforma, alivia, cura, traz esperança p a vida dgente. Eu fico muito feliz e orgulhoso dser artista, e mais ainda dcomédia ser tão forte em mim. Eu faço palhaçada, você ri, eu fico com coração preenchido. Me sinto realizado d conseguir t fazer feliz. Rir é um ato de resistência!" Extraído d crônica d Mirian Goldenberg, aqui, 29. Maio. 2024. Confira.

    Responda
  7. Raymundo de Lima Lima

    Mensagem de amor e d esperança q ator Paulo Gustavo, nome q virou lei d Cultura, deixou em programa de televisão dia 22 d dez2020. Paulo morreu quatro meses depois, aos 42 anos, vítima da Covid. "Tanta coisa q eu queria dizer antes de ir embora, eu vou tentar, tá? Primeiro vamos combinar q este ano serviu p mostrar q a gente não vive sem a graça, sem o humor- sem cultura.

    Responda
  8. Egon Kutomi

    Estão colhendo o que plantaram. Vivem em bolhas gourmet na Vila Madalena ou no Leblon. Desconectaram da realidade do brasileiro médio. Precisam reinventar-se, fugindo do senso comum de comédias ou de obras que falam de crimes.

    Responda
    1. Raimundo Carvalho

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  9. José Freitas

    Não sabemos se essa representante da nossa classe artística é favoravel ou não à uma reserva de mercado para a "produção cultural" brasileira. Me parece que ela esteja um tanto confusa sobre o que significa o direito à informação e a capacidade de nossos artistas de disputarem o mercado cultural com as produções estrangeiras. Entendo que ela deveria lutar para que o povo brasileiro pudesse fazer suas escolhas livremente, com base apenas na qualidade do "produto" que lhe é oferecido.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Complexo de vira-lata.

  10. Gregorio Amarante

    Quer trocar comigo? Gostaria de ser uma Geni com sua milionária conta bancária.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Esse dom artístico não é pra qualquer um.

    2. Ricardo Knudsen

      Ué, começou comentando como se fosse uma pessoa educada e resolveu virar o Hulk Bozolóide, partindo pro ad hominem? Tava indo tão bem!

  11. José Cardoso

    A Fernanda está no seu direito. Se o agro, as igrejas, os setores desonerados, os militares, os magistrados e os prefeitos caloteiros fazem lobby, porque não os artistas? (Obs: não incluí os congressistas porque eles evidentemente não precisam de lobby). É a lei de Muricy, cada um cuida de si.

    Responda
    1. José Cardoso

      Anete, já passou o tempo que bastava chorar pra mamar. Agora só com lobby, e bem feito.

    2. Anete Araujo Guedes

      Que comparação mais exdrúxula!

    3. Egon Kutomi

      Já fizeram, apoiaram uma ideologia mais próxima à deles ano retrasado.

  12. Raymundo de Lima Lima

    Aos leitores. A crônica d Ferananda Torres merece um nível melhor d comentários, q instigam ao pensamento sobre cultura neste país. Bolsofrênicos seguem aquele nz q dizia 'quando ouço a palavra cultura ponho a mão no meu revolver'. Fácil identificar comentaristas, aqui, com mão no revolver contra a cultura nacional. Nosso soft power morreu com os bolsofrênicos, ao contrário d Coréia Sul, China, Japão, India, até Turquia.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Toda argumentação é política? Esqueça.

    2. Egon Kutomi

      Soft power? Com obras falando de crimes ou comédia ou somente exportando passistas de escola de samba?

  13. Gregorio Amarante

    Adoro seu trabalho e de tantos outros da sua geração, mas isto não me impede de critica-la. Durante muito tempo vocês foram praticamente semi deuses globais, ganhando verdadeiras fortunas, mas nunca fizeram arte para o povão, um ingresso para uma peça sua é totalmente inviável para o trabalhador brasileiro, reclamam das elites mas sempre fizeram arte só pra eles. Olhe para sua classe e veja o Olimpo que vivem Fernanda, vocês estao desconectados do seu povo e suas vozes perderam relevancia.

    Responda
  14. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Fernanda, a defesa da tribo, como os artistas se nomeiam, também está na hora de ser reavaliada. A TV Globo tem parte da critica que faço ao seu comentário sobre as preferencias do expectador. As novelas, da qual você e sua mãe fizeram por muitos anos parte dos imensos elencos, montaram também uma cultura do ver o próprio umbigo. Por que não levantar esta questão? ou é a defesa pura e simples da Globo como patrimônio nacional junto as suas celebridades avistando a Lagoa do alto do seu big Apto?

    Responda
  15. Ricardo Andrade

    Concordo em tudo, mas, na minha opinião, a Geni do país são os professores do ensino básico.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Todos os professores.

    2. Gregorio Amarante

      Exato!

  16. Fatima Marinho

    proteção das sardinhas contra os tubarões de Hollywood. Sardinha esperta sobrevive em mar infestado de tubarão , mas precisa de um mínimo de proteção. Tem muita gente capaz no Brasil que pode revolucionar o audiovisual.

    Responda
  17. armando moura

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Fatima Marinho

      Acho que vc não entendeu a referencia ao Golbery no texto. Foi uma chamada para os deputados defenderem o que o país produz de bom. Made in Brasil. Grande parte dos deputados quer vender barato o país e a mãe.

    2. Raymundo de Lima Lima

      O seu Moura xingando a colunista Fernada Torres? Não acredito no q li no final. Falta-lhe bom senso.

  18. Edmilson teixeira

    Não posso deixar meu comentário, a Globo germinou a mente dos incapazes de pensar . Existe um mantra kkk.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Hilário. Vc acredita q a Globo conspira contra seus influentes comentários neste pasquim, e acha q os outros são incapazes de pensar? E q primor o seu texto! "A Globo germinou a mente dos incapazes de pensar"? Santo Dio, o q quer dizer isso? Nesse contexto, o verbo germinar é intransitivo. Não q vc vá entender a minha questão.

  19. Anete Araujo Guedes

    O pior congresso de todos os tempos. Estamos arcando com as consequências da Lava Jato. Moro e Dallagnol desmoralizaram a classe política, o judiciário e as instituições em geral. Estenderam o tapete vermelho para Bolsonaro e sua turba de indigentes intelectuais passarem. Um parlamento composto por brutamontes vazios, toscos, medíocres, ancorados nas redes antissociais.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Anete. Tenho por hábito recusar a debater com quem argumenta ad hominem. É baixaria da qual não participo. Só desqualifica quem o faz.

    2. Anete Araujo Guedes

      Peter,

    3. Anete Araujo Guedes

      Cultura é cultura! Pelos seus conceitos, está longe do seu alcance!

  20. Luiz Ferretti

    Produção de lixo e reserva de mercado. Aliás o produto deveria ser pago e consumido por que gosta. Eu pessoalmente gostaria que hospitais e postos de saúde não tivessem fila. Se para isso fosse necessário acabar com essa mamata e outras, com a lei Rouanet. Sempre lembrando: o choro é livre

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      A gente não quer só comida, a gente quer diversão e arte

  21. Peter Janos Wechsler

    No fundo, Fernanda quer é reserva de mercado.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Não Ricardo. Mas muito certonojo aonde vai muita grana que poderia ser melhor aproveitada. Reserva de mercado produz o que produziu a reserva de mercado da informática. É o que, creio eu, Insinuou. Fernanda gostaria, mas não disse. Insinuou.

    2. Ricardo Knudsen

      Seria certonojo? Vc está dizendo q só se produz porcaria cultural no paìs e por isso a produção cultural deve acabar?

    3. Peter Janos Wechsler

      Seria capisci ? Entendo muito bem. Não concordo. Tem que produzir qualidade, não sertanojo.

    4. Raymundo de Lima Lima

      Pelo nível d seus comentários, seu Peter ou é um ingênuo se fazendo d inteligente, ou é usa razão cínica, conceito d Zizek.

    5. Paulo Ribeiro

      Você não entendeu nada, sugiro ler novamente.

    6. Peter Janos Wechsler

      Fátima. Perfeito.

    7. Fatima Marinho

      Viva Fernanda. Nossa grande atriz. Não precisa de reserva de mercado, pois é maior que ele.

    8. Ricardo Knudsen

      E os detentores dos meios (dindin) väo destruir a estrutura de produção cultural, alavancados em seu poder. Até q só restem séries e filmes americanos e indianos (o futuro!). Sua mão invisível não produz o bem comum, capici? Produz o bem pra quem já está ótimo!

    9. Peter Janos Wechsler

      Anete. Cultura é essencial. Mas deve ser livre. Não privilegiar segmentos. O tamanho da Fernanda justamente indica que ela se impõe por si mesma. Cultura precisa de meios, não de reservas.

    10. Anete Araujo Guedes

      Mira o tamanho da Fernanda!

    11. Anete Araujo Guedes

      E você é um dos acionistas do Mercado, dos mercadores da fé, do retrocesso, do atraso. A cultura provoca transformações, está ao alcance de poucos.

    12. Peter Janos Wechsler

      Anete. Não. Sem privilégios apenas. Concorrência leal. O público que escolha.

    13. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Bem fazem os americanos, né mesmo? TikTok chines não pode.

    14. Anete Araujo Guedes

      No raso, per falta de fundo, você quer reserva de mediocridade, insensibilidade e de retrocesso.

    15. Peter Janos Wechsler

      Marluce. Sim, sobretudo a ignorância regional.

    16. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      A ignorança é que astravanca o pogresso!

  22. Nelson Maria de França

    Não fosse as empresas estrangeiras estariam os brasileiros fadados a assistirem novelas. Programas humorísticos, p. ex., como Os trapalhões nunca mais. Qual criatividade local?

    Responda
  23. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Muito bom o artigo, mas acho que o falecido General Golbery entrou aí como Pilatos no Credo.

    Responda
  24. Luiz Norberto

    Eu não sou da área, sou só consumidor. Acho que a obra é propriedade do seu ator e a justiça tem que proteger a propriedade intelectual, agora projetos são produtos e por isso correm o risco de não agradarem o público, então são investimentos de risco que não é papel do governo tomar . É preciso que sempre estejam imaginando novas formas de financiamento.

    Responda
  25. Edmilson teixeira

    Em toda empresa o dono manda, os artistas influenciam muitas pessoas, expor seus pensamentos deveria ser livre, contudo, tem que fazer e falar o que o chefe manda o boicote sofrido pela Regina Duarte e criminoso e humilhante, não concordar com suas atitudes e direto de cada um, desprezar e cruel.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Impressionante sua solidariedade com aqueles q apoiam tentativa de golpe, o genocídio na Covid, homofóbia, racismo, milicias, estupro de “quem merece” e aprova um clima com crianças. É solidariedade entre iguais?

  26. Carlos Artur Felippe

    Infelizmente, nossos obtusos legisladores não vão compreender os argumentos, menos ainda a última frase (o que eles sabem de Golbery?) e, pelos comentários, muitos leitores os acompanharão nessa obscuridade. Ê Brasil...

    Responda
  27. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Ué, tomaram partido e agora estão reclamando? Alternância de poder é isso. Pelo menos ninguém falou que os artistas brasileira são menos atenciosos que os cubanos, como falaram dos médicos. Vocês não são a categoria exclusivamente maltratada de acordo com a cor da ideologia do governo. É o reverso da moeda.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Que tara esses seguidores da extrema-direita fascista têm por Cuba! Esquecem de Israel, Arábia Saudita, Síria, Coreia do Norte, Afeganistão, Nicarágua , Iraque etc

    2. Gustavo von Krüger

      Maria, por interesse nacional entenda: reserva de mercado e monopolio da Globo.

    3. Maria Lopes

      Parabéns, vc ilustrou o que a colunista teme e descreve aqui. Ela fala de interesses nacionais e vc fala de picuinhas. Tente ler de novo pensando no país.

  28. Ricardo Knudsen

    Pois é, a mão invisìvel do mercado cada vez põe mais dinheiro e poder no colo de uns poucos. Oligopólios e monopólios floescem. A teoria deveria ser de q os interesses egoístas dos agentes do mercado trazem o bem...deles próprios. Os bilionários de última geração detém poderes nunca vistos, fazem governos, desafiam Judiciários e compram Legislativos. Como proteger a produção cultural contra tanto dinheiro?

    Responda
  29. adenor Dias

    O povo elegeu um presidente e seu algoz. Eu ouvi um partido na TV, defendendo uma reforma política, eu gostaria que em vez de reforma, defendesse um plebiscito, para que pudéssemos implantar o parlamentarismo no país, para tirar essa ideia de endeusar, ou demonizar o presidente e seu partido. Sabemos que quem das as carta na política brasileira, é os congressistas, mas eles nunca são responsabilizado, por uma má gestão.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Duas vezes se fez plebiscito sobre o parlamentarismo. E nas duas vezes parlamentarismo foi derrotado.

  30. adenor Dias

    Ontem senador Randolfe Rodrigues, falou que elegemos o Lula, e um congresso diferente do que o presidente precisa. É nisso que dar esse monte de partidos que nunca se sabe se irá trabalhar pelo país, ou para interesses de grupos. Não sabemos quem é de direita, ou de esquerda, conservador, ou liberal... Nossa salada de fruta partidária, é temperada com limão e sal.

    Responda
  31. Gustavo von Krüger

    Acho que a colunista confunde cultura com industria cultural. E considera um círculo muito próximo como representante de toda uma variedade enorme de agentes culturais, que inclusive pensam muito diferente, e que sao menosprezados e desdenhados por um grupinho que, por coincidencia, se entrincheiram na Zona Sul carioca, oeste paulistana e no projacquistao. E que adoram uma reserva de mercado

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Freddie, se eu soubesse q vc era tão sensivel e q iria feri-lo só falando como se vc fosse um adulto, teria maneirado. Vai, fala mal dos artistas se te alivia o peito, tem nada não. A gente se compadece e até releva sua falta de argumentos e a sua invenção marota de que alguém propôs reserva de mercado. Tenha fé, Freddinho, um dia te chamam de novo pra fazer aquele filme do pesadêlo!

    2. Gustavo von Krüger

      Ricardinho no modo Mexeu com uma, mexeu com todes. Basta contraria-lo que já se abespinha. Pelo visto, seu paraiso é assistir Globo desde que termina o Globo Rural (tudo menos agro, né ricardinho?). E depois aquele desfile de bizarrices até a madrugada. Tudo com reserva de mercado.

    3. Ricardo Knudsen

      Vc me interpretou mal, nenhuma exaltação. Tô preocupado com sua alma delicada, com essa troca de pneu vc pode ser condenado à danaçåo eterna. Curso do Olavo de Carvalho, 24 hs por dia pela eternidade! Bom, danação pra mim, pra vc talvez seja o paraíso. Se for o caso, vai nessa!

    4. Gustavo von Krüger

      Ricardinho, vc está exaltado! Feri seus sentimentos? Qual o castigo divino? Alternar Novela da Globo com Zorra total? Vc tá meio viciado

    5. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      O ressentimento dos jecas.

    6. Ricardo Knudsen

      Vai trocar de Pneu, não tem medo do castigo divino? Cuidado, o Pneu é um deus ciumento! Não deverás ter outros deuses e ìdolos! Bom, no seu caso o Bezerro de Ouro é aceitâvel, é o menino santo do gado, né? Esse pode.

    7. Gustavo von Krüger

      Uau, Ricardinho! Como vc adivinhou? Deve ser mesmo uma pessoa sabichona! É que rejeitaram meu vídeo para o BBB, mas devem ter aceito o seu, pelo visto. Vou botar as intenções pela sua vitória na próxima troca de pneu.

    8. Ricardo Knudsen

      Hum, vc conhece bem, não é mesmo? Frequentou muito? Te magoaram, foi isso? O q foi, amor não correspondido? Desdenharam do seu talento? Do seu corte de cabelo? Comunistas insensíveis! Mas fica assim não, esse ódio todo no coração faz mal pra saúde. Esquece, o tempo e a fé tudo curam! Faz uma novena pro Pneu e pede iluminação (pede 220 V q é mais econômico, talquei?).

  32. Adalto Fonseca Júnior

    Apontar as contradições realmente contribui, momento contundente quando cita a sobrevivência da Embrafilme no período da Ditadura. Olhando pela ótica do fascismo sabemos que o cinema foi usado com protagonismo no contexto do Nazismo. Enfim. Um fio da meada.

    Responda
  33. Graça Almeida

    Que pena! Quiseram ficar na mesmice. Terra onde onde o que importa é a manipulação. A classe artística já foi coerente, tinha certa coragem em provocar redpostas diferentes. Agora votam naquele que acham que pode facilitar as coisas e não por uma mudança e projeto de país. Pode ser difícil, mas tentar é nossa única alternativa .

    Responda
  34. Joao Antonio

    FT, bem vinda a companhia de professores, metroviarios, carteiros, motoristas de ônibus, aposentados e outras tantas jeni's.

    Responda
  35. MARCELLO S M NATIVIDADE

    Fernanda Torres sempre brilhante. Garantir espaço para as produções nacionais no streaming não é privilegiar “globais”. É possibilitar que roteiristas, técnicos, músicos, cenógrafos, artistas em geral, e toda uma cadeia de fornecedores possam trabalhar e criar histórias sobre e para o nosso povo.

    Responda
  36. rosana gaio

    Parabens. Falta essa lucidez para outra "Geni", a educacao, ciencia e universidades.

    Responda
  37. Galdino Formiga

    Equívoco. A classe artística em geral é privilegiada.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      E as outras também tem o dom? Paciência.

    2. Anete Araujo Guedes

      Não se trata de privilégio, mas de dom.

    3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      É verdade este bilete?

    4. Ricardo Knudsen

      Verdade Freddie, e afinal, todos sabem q o farol da moral e dos bons costumes é o Bozo, acessorado pelo Malafeia e pela pastora dos devaneios sexuais sadistas. Gente do bem q protege as criancinhas de mamadeiras de "pir" (a FSP censurou a "oca") e outras maquinações desses comunistas satanistas q cuspiram na Cruz.

    5. Gustavo von Krüger

      Pior do que ser privilegiada, é se achar o farol moral e guia dos costumes e pensamentos que conilsideram vanguardistas. Mas trata-se de um pequeno grupo. Que agora pedem privilegios

  38. Fabrício Schweitzer

    Seja muito bem-vinda à luta! Somos todos/as Geni, exceto a classe política e o judiciário.

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      Sim. Obrigado pela lembrança.

    2. adenor Dias

      Esqueceu os militares, que só serve para pintar sarjeta e planejar golpe.

  39. Paulo Santos

    Bravo, Fernanda! Excelente texto! Além de ser tratada como Geni, agora a Classe Artística corre o risco de amargar esse 1% vagabundo, depois de passar enorme dificuldade durante a pandemia. Não podemos simplesmente abrir a porta para os grandes grupos e fechar os olhos para a nossa produção. Sem falar que, no meu entender, fazer isso é uma burrice para os própros grupos, que deixarão de ganhar em termos de audiência e reputação perante os brasileiros que apreciam a própria cultura.

    Responda
  40. Paulino Fernandez

    A Geni do Brasil são os servidores públicos, que são alvo até mesmo da classe artística.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Exato.

  41. elmar barbosa stori

    Coitadinhos, fizeram o L e só, pro legislativo q faz as leis vcs esqueceram de votar ou não havia gente competente?

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      E você fez arminha? Esquece de fazer uma prece ao pneu e perdeu mané!

    2. Ricardo Knudsen

      Competente? Tê, tinha. Mas é q pro legislativo se elegem mais os incompetentes, desonestos ou psicopatas. Veja só, tem o Bananinha, o Bananão no Senado, a pastora obcecada por perversões sexuais, a q sai atrás de eleitor com arma em punho em plena Sampa, o criminoso ambiental passador de boiada, o senador do RS q abandonou seu estado na tragédia, o lavajatista e sua conge, aquele q põe peruka loira pra discursar (ocê admira esse, né?). Ih, mas a lista é longa!

    3. ingrid muller xavier

      quanta bile... coitada desta pessoa...

    4. Carlos Jardim

      Uma vírgula!