UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Amei as variações da palavra Café. E o Francisco de Melo Palheta?Há muito tempo, trabalhava num banco, e entrou uma nova copeira. Ela fazia café. Ruim! E escrevi um escrito em homenagem a ela. Minha defunta mãe, então viva, no leito do hospital, começou a ditar para mim...era a Receita de café.Até ela sabia que eu não sabia fazer café.E sempre que ia a um local, bebia café e dizia: nossa, parece o café de mamãe. Por dentro: ruim igual.

    Responda
  2. José Ricardo Braga

    +

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      (tit) Café no meio do caminho.

    2. José Ricardo Braga

      (i) Fui na direção do Noroeste, para atravessar a passarela, de bike. Desta vez da passarela subi na direção do SOF Norte, Leroy. É tranquilo ir pelo acostamento e tem pista interna no SOF. Bem tranquila, cruzei três carros em um quilômetro. Tem um posto e uma conveniência mais lá em cima, onde parei, tomei um cafezinho...

    3. José Ricardo Braga

      (ii) Subi mais um pouco até o trevo depois da Leroy. Atravessei de volta pro Noroeste, por baixo deste trevo. Foi bem ruim! Infelizmente não pensaram em pedestres ou ciclistas atravessando por ali. Seria ótimo pensarem, porque a DF03 é muito movimentada e escura. Se nivelassem o canteiro central, debaixo do trevo, já melhoraria.

    4. José Ricardo Braga

      (iii) Já o sistema viário do Noroeste, Hospital de Apoio, logo depois, é ótimo porque quase sem tráfego e todo asfaltado. Para bike é tudo de bom. O visual dali também é privilegiado - da Asa Norte até o lago. A lua e o sol nascem naquele horizonte.

    5. José Ricardo Braga

      (iv) Curti um tanto lá por cima, subi, desci, entrei em lugares. Estão fazendo aterros por alí, prédios que vêm, vão mudar o terreno.

    6. José Ricardo Braga

      (v) Que é um terreno que tem pedras, com imaginação dá pra pensar em mesinhas e cadeiras. Tem também ravinas com arbustos, bem cerrado, que vão sumir mais pra frente, prédios no lugar.

    7. José Ricardo Braga

      (vi) Depois disso cruzei o Noroeste até lá embaixo e voltei pra casa pela ciclovia que circunda o Parque Burle Marx. Deu quase 17 km o passeio. Não é muito, mas foi bom e super divertido pra um fim de quarta-feira, véspera de feriado.

    8. José Ricardo Braga

      ;)

  3. Clemens A F Schrage

    Artigo bom, mas o tradutor do Google é ruim. Já fui tradutor juramentado, entre outros. Melhor o ChatGPT, Deepetc.

    Responda
  4. Clemens A F Schrage

    Artigo bom, mas o tradutor do Google é ruim. Já fui tradutor juramentado, entre outros. Melhor o ChatGPT, DeeepL etc.

    Responda
  5. Ana Maria Vaz

    Bebida capitalista. Usada na Revolução Industrial para manter os funcionários acordados durante uma longa jornada de trabalho de dezesseis horas, em sua maioria crianças e mulheres que trabalhavam a troca de comida e algum dinheiro.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Viva a bebida capitalista!

  6. Paulo Silva Barbosa

    Seja qual o nome dado de acordo com a língua falada no país, café é uma bebida deliciosa e não sei viver sem ela.

    Responda
  7. LILIAN FONTES MOREIRA

    Viva o café! A melhor bebida da humanidade. Adorei a crônica, a contribuição histórica. Bravo!

    Responda
  8. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Ótima exemplificação comparativa. Fico com brasileira: café e toda sua gostosura viciante. De fato, nada comparável aquela xícara de café fumegante matinal. Só quem aprecia sabe, obviamente. A cultura do café me fascina. Embora, em pequena escala, faço todo o processo, plantio, produção, colheita, secagem, torrefação até o prazer de saborear na xícara.

    Responda
  9. Fabiana Menezes

    O longo caminho do café e todo convívio que ela propicia às pessoas

    Responda
    1. Fabiana Menezes

      Lindo texto

  10. Roberto Gomes

    Não por acaso, a cafeína foi uma das primeiras substâncias químicas a ter sua estrutura estabelecida (entre 1881 e 1882).

    Responda
  11. José Costa

    Esse Sérgio Rodrigues é muito bom!

    Responda
  12. Joao Pinheiro

    Bora tomar um café?

    Responda