Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Amei as variações da palavra Café. E o Francisco de Melo Palheta?Há muito tempo, trabalhava num banco, e entrou uma nova copeira. Ela fazia café. Ruim! E escrevi um escrito em homenagem a ela. Minha defunta mãe, então viva, no leito do hospital, começou a ditar para mim...era a Receita de café.Até ela sabia que eu não sabia fazer café.E sempre que ia a um local, bebia café e dizia: nossa, parece o café de mamãe. Por dentro: ruim igual.

    Responda
  2. José Ricardo Braga

    +

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      (tit) Café no meio do caminho.

    2. José Ricardo Braga

      (i) Fui na direção do Noroeste, para atravessar a passarela, de bike. Desta vez da passarela subi na direção do SOF Norte, Leroy. É tranquilo ir pelo acostamento e tem pista interna no SOF. Bem tranquila, cruzei três carros em um quilômetro. Tem um posto e uma conveniência mais lá em cima, onde parei, tomei um cafezinho...

    3. José Ricardo Braga

      (ii) Subi mais um pouco até o trevo depois da Leroy. Atravessei de volta pro Noroeste, por baixo deste trevo. Foi bem ruim! Infelizmente não pensaram em pedestres ou ciclistas atravessando por ali. Seria ótimo pensarem, porque a DF03 é muito movimentada e escura. Se nivelassem o canteiro central, debaixo do trevo, já melhoraria.

    4. José Ricardo Braga

      (iii) Já o sistema viário do Noroeste, Hospital de Apoio, logo depois, é ótimo porque quase sem tráfego e todo asfaltado. Para bike é tudo de bom. O visual dali também é privilegiado - da Asa Norte até o lago. A lua e o sol nascem naquele horizonte.

    5. José Ricardo Braga

      (iv) Curti um tanto lá por cima, subi, desci, entrei em lugares. Estão fazendo aterros por alí, prédios que vêm, vão mudar o terreno.

    6. José Ricardo Braga

      (v) Que é um terreno que tem pedras, com imaginação dá pra pensar em mesinhas e cadeiras. Tem também ravinas com arbustos, bem cerrado, que vão sumir mais pra frente, prédios no lugar.

    7. José Ricardo Braga

      (vi) Depois disso cruzei o Noroeste até lá embaixo e voltei pra casa pela ciclovia que circunda o Parque Burle Marx. Deu quase 17 km o passeio. Não é muito, mas foi bom e super divertido pra um fim de quarta-feira, véspera de feriado.

    8. José Ricardo Braga

      ;)

  3. Clemens A F Schrage

    Artigo bom, mas o tradutor do Google é ruim. Já fui tradutor juramentado, entre outros. Melhor o ChatGPT, Deepetc.

    Responda
  4. Clemens A F Schrage

    Artigo bom, mas o tradutor do Google é ruim. Já fui tradutor juramentado, entre outros. Melhor o ChatGPT, DeeepL etc.

    Responda
  5. Vitor Heisenberg

    Bebida capitalista. Usada na Revolução Industrial para manter os funcionários acordados durante uma longa jornada de trabalho de dezesseis horas, em sua maioria crianças e mulheres que trabalhavam a troca de comida e algum dinheiro.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Viva a bebida capitalista!

  6. Paulo Silva Barbosa

    Seja qual o nome dado de acordo com a língua falada no país, café é uma bebida deliciosa e não sei viver sem ela.

    Responda
  7. LILIAN FONTES MOREIRA

    Viva o café! A melhor bebida da humanidade. Adorei a crônica, a contribuição histórica. Bravo!

    Responda
  8. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Ótima exemplificação comparativa. Fico com brasileira: café e toda sua gostosura viciante. De fato, nada comparável aquela xícara de café fumegante matinal. Só quem aprecia sabe, obviamente. A cultura do café me fascina. Embora, em pequena escala, faço todo o processo, plantio, produção, colheita, secagem, torrefação até o prazer de saborear na xícara.

    Responda
  9. Fabiana Menezes

    O longo caminho do café e todo convívio que ela propicia às pessoas

    Responda
    1. Fabiana Menezes

      Lindo texto

  10. Roberto Gomes

    Não por acaso, a cafeína foi uma das primeiras substâncias químicas a ter sua estrutura estabelecida (entre 1881 e 1882).

    Responda
  11. José Costa

    Esse Sérgio Rodrigues é muito bom!

    Responda
  12. Joao Pinheiro

    Bora tomar um café?

    Responda