Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. bagdassar minassian

    ... sim, √© grave e preocupante, o desabafo cr√≠tico de quem assiste profissional e conscientemente a import√Ęncia de sua fun√ß√£o e, marcadamente pessoal. N√£o h√° regi√£o no mundo que n√£o esteja na mesma complexidade exposta, cada uma a seu modo e problemas, por√©m com solu√ß√Ķes equivocadas e oportunistas, em vias autorit√°rias, de riscos mais graves e afoitos na tomada de poder e as medida s violadora da conviv√™ncia democr√°tica. Est√° mais do que previs√≠vel o ¬Ďfurac√£o¬í avassalador nos modos de vida de ..

    Responda
  2. SILVIA MARCONDES BOLIVAR

    Brilhante coluna. Sua sua fã. Agora Trump virou réu, mesmo assim, tem chances de ser eleito. Medo. Biden burro. Não vê que o mundo assiste horrorizado ao genocídio em Gaza?

    Responda
  3. Joao Cellos

    Apoio automático e incondicional do governo Biden às barbaridades cometidas por Is rael? Então tomara que perca a eleição mesmo!

    Responda
  4. Henrique Marinho

    Pela escrita raivosa e desconexa desta senhora, que parece mais uma metralhadora giratória, ninguém presta, só o ex-con (esse termo ela entende). Parece que correspondente da FSP nos EUA. Ai que saudade do Francis.

    Responda
  5. LUIZ LEAL

    Para G aza em particular e para o resto do mundo em geral um republicano ou um democrata no poder nos Estados Unidos n√£o faz a m√≠nima diferen√ßa, a n√£o ser no estilo: enquanto os democratas como Biden fingem se preocupar com quest√Ķes humanit√°rias, os republicanos como Trump preferem o estilo troglodita que deixa √† mostra as verdadeiras motiva√ß√Ķes para suas a√ß√Ķes internacionais. A ess√™ncia √© a mesma.

    Responda
  6. Pedro Luis S C Rodrigues

    Veia seca

    Responda
  7. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Um texto que se assemelha √† soco no est√īmago; numa similitude, erros cramos, n√£o s√≥ da esquerda, mas da sociedade brasileira como toda, nos rendeu os pogrons 64 e 2018. Viver n√£o √© preciso, navegar sim.

    Responda
  8. Rives Passos

    Sua poderosa ind√ļstria cultural, oitenta por cento dos Studios em Hollywood s√£o controlados por j.

    Responda
  9. Rives Passos

    De tragédia em tragédia chego tardiamente a uma conclusão: a democracia estadunidense é é sempre foi uma farsa.

    Responda
  10. SIMONS SILVA

    Concordo plenamente, L√ļcia! A esquerda mundial n√£o est√° preparada para enfrentar a extrema direita. Nem a direita democr√°tica, se √© que ela ainda existe, est√°. √Č uma pena que os democratas americanos n√£o tenham produzido um candidato alternativo ao Biden, mas tamb√©m √© mais lament√°vel que a justi√ßa americana n√£o tenha conseguido enjaular Trump decorridos quase 04 anos!

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Nos Estados Unidos s√£o os poderosos grupos de interesses que imp√Ķem os candidatos, pois controlam as milion√°rias campanhas pol√≠ticas. O povo pensa, ingenuamente, que tem a liberdade de escolher.

  11. Rodrigo Tupinamb√° Carv√£o

    √ďtimo

    Responda
  12. Alexandre Marcos Pereira

    Ralph Nader, com seus cabelos grisalhos e olhar penetrante, é um nome que evoca respeito e admiração nos círculos de ativismo e defesa do consumidor. Esse filho de Winsted, Connecticut, desde jovem demonstrou um agudo senso de justiça e uma profunda preocupação com os direitos dos cidadãos comuns. Foi durante os turbulentos anos sessenta, uma década marcada por protestos sociais, que Nader emergiu como uma figura central no movimento de proteção ao consumidor. Unsafe at Any Speed é seminal.

    Responda
  13. Antonio Ara√ļjo

    Interessante...ou a esquerda ganha, ou a eleição é antidemocrática. Interessante...

    Responda
    1. Antonio Ara√ļjo

      Interessante como as respostas ao meu coment√°rio s√£o levianas.

    2. Antonio Ara√ļjo

      Anete, o que dizer do mensal√£o. E n√£o seja leviana rotulando tentando rotular que n√£o conhece.

    3. Anete Araujo Guedes

      A esquerda ganha as elei√ß√Ķes no voto, e n√£o por meio de trapa√ßas, fakes, golpes ou tentativa de gerar o caos no pa√≠s, depreda√ß√£o da sede dos tr√™s poderes. O que seria da extrema-direita fascista sem as fakes?

    4. Eduardo Rocha

      Interessante... ou não sei ler, ou a extrema-direita vê fantamas por todo lado. Não sei onde, no texto, há essa afirmação.

  14. MARIA TEREZA VIEIRA AZEVEDO

    Kkkk. Amei citar minha cidade. Kkkk. Deve ser porque estou com tanta saudade das minhas irmãs que estão quase de volta de um passeio de três meses por Washington DC e vizinhanças. Curti!

    Responda
  15. Regina Maria Croisfelt

    Queria ter cinco filhas assim. Com discernimento atado aos ensinamentos b√°sicos de Jesus. Preocupada com a humanidade. Lutando contra os fariseus e falsos profetas de agora.

    Responda
  16. CARLOS FILIPE CAETANO

    Muitos políticos já deveriam ter saído de cena e o brasileiro precisa desapegar do passado. Isso inclui o atual presidente, o anterior e toda uma turma de parlamentares que orbita ao redor deles.

    Responda
  17. Alexandre Pereira

    Chorar pitangas por candidatos ruins faz parte do jogo, assim como ficar alardeando desgra√ßas como a missivista ou renegando resultados como Hillary. Talvez seja dif√≠cil de entender sendo brasileira mas, ao contr√°rio de nosso pa√≠s de caudilhos, os EUA s√£o maiores que seus presidentes, sejam in√ļteis como Biden ou pol√™micos como Trump. Se os democratas tivessem algo na cabe√ßa, dariam uma chance a Kennedy, mas est√£o presos em seu ciclo vicioso de incongru√™ncias. Sorte dos republicanos.

    Responda
  18. Tadêu Santos

    Conclu√≠mos que o povo com todo direito de exercer democracia pra eleger bons representantes para o cargos de governantes, ainda n√£o apreendeu a escolher seus candidatos. Tanto no Brasil quanto nos EUA as elei√ß√Ķes s√£o uma mer rda que perderam seus objetivos e princ√≠pios ideol√≥gicos, aqui o voto √© obrigat√≥rio e nos EUA n√£o √©, mas a mer rda √© a mesma. Aqui tor√ßo para que o Lula 3 consiga acertar, mas est√° dif√≠cil e l√° nos EUA para que o Don Trump n√£o volte ao cargo mais cobi√ßado do mundo!!! (SIC)

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Lembrando que lá eles (ainda) não têm eleição direta para presidente, o qual é escolhido em um colégio eleitoral.

  19. Anete Araujo Guedes

    Recado muito bem dado. O antipetismo, ativado pela Lava Jato e mídia conservadora, resultou em 4 anos de Bolsonaro.

    Responda
    1. Antonio Ara√ļjo

      Verdade. Antes, era o mensalão e o petrolão que perpetuavam o PT no poder. Coisas da nossa política...

  20. adel eddine

    A diferença básica entre esquerda e direita parece ,em alguns casos ,ser de cheiro : na esquerda é de mofo e na direita de esgoto.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Os que ficam em cima do muro devem ter ambos os cheiros: mofo e esgoto.

    2. Antonio Ara√ļjo

      Julio Alves sentiu.

    3. julio alves

      E que fica em cima do muro como o senhor, fede a quê? Amaciante?

  21. ROBERTO GENERALI BURGESS

    A L√ļcia est√° t√£o dentro de uma bolha que ela acha que o tema da guerra √© chave pra essa elei√ß√£o rsrs S√≥ a galera radical universit√°ria que t√° nessa. O povo americano vai votar pensando no pre√ßo do leite, do ovo, da gasolina e nos 8 milh√Ķes de imigrantes ilegais que entraram no per√≠odo Biden, aumentando a criminalidade e zoando servi√ßos b√°sicos da popula√ß√£o. L√ļcia poderia, pelo menos, dar uma olhada nos discursos do prefeito da cidade dela.

    Responda
    1. Maria Lopes

      A imigra√ß√£o √© o que garante a economia dos Estados Unidos. O que vc afirma n√£o tem base, a n√£o ser o preconceito. Hoje li mat√©ria no El Pa√≠s informando que a economia espanhola deve seus √≠ndices maiores que o resto da Europa √† imigra√ß√£o (colombianos e venezuelanos principalmente), que melhora as contas p√ļblicas e a previd√™ncia de um pa√≠s envelhecido. Portugal e It√°lia idem mas parte da popula√ß√£o √© xen√≥foba e com nostalgias fascistas.

    2. Paulo Augusto

      Existe algim dado que prove o aumento de criminalidade por causa dos imigrantes ou é apenas retórica trumpista?

  22. Igor Ribeiro Sucupira

    Trump disse que vai aumentar a repressão aos militantes pró-Palestina se for eleito, então é necessária muita desinteligência natural para considerá-lo como voto de protesto.

    Responda
    1. julio alves

      Como disse a ministra Cármen, desinteligência é o que nafalta por aqui também

  23. weber tavares da junior

    Parabéns pela reflexão @Lucia. Vou guardar seu texto aqui pois percebo que precisaremos retomar este mesmo argumento no Brasil de 2026, quando parte do campo democrático tentará punir Lula

    Responda
    1. Antonio Ara√ļjo

      Como é? Punir? Nunca li um comentário tão antidemocrático como esse.

  24. jose borges

    Parab√©ns! Ainda h√° na Folha quem saiba pensar e escrever ap√≥s a demiss√£o por ¬ď conten√ß√£o de custos¬Ē de J√Ęnio de Freitas . L√ļcia Guimar√£es, Celso R Barros, Ricardo Ara√ļjo Pereira tem texto . Texto que tem faltado nas reportagens . Jornal √© texto , n√£o se demite texto brilhante . Perde- se leitores fi√©is e n√£o se conquista os que nunca leram jornais e nunca v√£o ler.

    Responda
  25. Rogerio Lima Afonso

    √ďtima cr√īnica de se ler e aprender. Mas veja que a vaidade se sobrep√Ķe ao Bem Comum...como a juiza Ruth Ginsberg que idosa e doente, n√£o renunciou a Suprema Corte no governo Obama, morrendo em 2020 e dando a vaga de indica√ß√£o a Trump.

    Responda
  26. Ciro Lauschner

    Tem esquerdas e esquerdas, direitas e direitas. Colocar a coisa como direita e esquerda somente é visão estreita.O grande problema do nosso tempo são as mídias sociais onde se abriu a tampa de um bueiro fétido de onde sairam os piores monstros da sociedade para ocuparem o direito de mandar em nós, em nome de "modernidade".

    Responda
  27. Joya Fernande Sachs

    Concordo, L√ļcia. Apesar do erro, o Iraque teve grande avan√ßo econ√īmico e social. O que √© bem positivo.

    Responda
  28. marcio jose albino

    J√° temos nossos problemas, e conseguimos corrigir o rumo.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Ainda n√£o- veja o nosso congresso, que foi capturado pela extrema-direita.

  29. Marcos Valério Rocha

    (cont.) No caso de Biden é o contrário. Seu apoio incondicional a Israel é que vai fazer parte dos eleitores democratas não votarem e estimular a vitória de Trump.

    Responda
  30. Marcos Valério Rocha

    Lula retirou o embaixador de Israel no pais, vai dar um tiro no pé, outro. A popularidade nele nas pesquisas caiu muito, em algumas a reprovação ao governo é maior. Isso entre outras coisas, no caso, vai ter uma debandada dos Evangélicos e de grande parte dos católicos. Para ser coerente devia fazer o mesmo com a Nicarágua e Venezuela.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      N√£o ao vejo as pessoas protestarem contra as ditaduras de direita, porque ser√°?

  31. M Lana

    Prezada colunista, entendo e parcialmente concordo com seu argumento, vis a vis, a experi√™ncia brasileira. Por√©m, a crise da democracia no Ocidente tamb√©m passa pela percep√ß√£o (certa ou errada) de que a diferen√ßa entre campos opostos da pol√≠tica est√° cada vez menor. N√£o h√° uma "toler√Ęncia de Joe Biden ao grotesco "; h√° um apoio concreto,incluindo armas e vetos na ONU. Ele e Trump desumanizam seus inimigos. Com Biden, a decep√ß√£o √© ainda maior, pois se esperava mais dele nesse campo.

    Responda
  32. Sam Duart

    Vai ser o maior equívoco dos americanos achar que Trump irá salvá-los da decadência que estão vivenciando.

    Responda
  33. Anete Araujo Guedes

    Estamos na era dos monstros, dos brutamontes desprovidos de inteligência, sociabilidade e sensibilidade. São, em sua maioria, os que chegam à política através das redes antissociais.

    Responda
  34. José Bernardo

    Ao que parece, mais que no Brasil, que ainda tem a elei√ß√£o em dois turnos, o voto de consci√™ncia nos EUA, como seria o voto em Nader, ou em Cornel West este ano, com o sistema deles √© voto in√ļtil e acaba se tornando diretamente voto em quem n√£o se quer. Qual √© a alternativa? Agradeceria se puder aprofundar a quest√£o em outra coluna.

    Responda
    1. Maria Lopes

      O que a L√ļcia diz √© diferente do que vc parece afirmar. O voto de consci√™ncia n√£o era o Nader. A candidatura dele provocou por poucos votos a derrota de Al Gore e a vit√≥ria do incompetente Bush filho, que como todos os fracos come√ßou uma guerra sangrenta baseada em fraude e mentiras, fortalecendo e distorcendo o aparato militar. Consci√™ncia √© n√£o ter votado no estru/p√≠fio em dezoito aqui por revanche contra o pete. N√£o confundir consci√™ncia com bur/rice - ou vaidade.

  35. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    "Não há justificativa para o horror de Gaza. Nem por um esforço que traga Trump de volta. Duas coisas podem estar terrivelmente erradas", diz a autora. Então o recado é: não vote ?

    Responda
  36. José Bernardo

    Bela coluna, L√ļcia! J√° comentei aqui, em coluna sua, que a escolha nas elei√ß√Ķes deste ano nos EUA √© de pesadelo - mas mesmo em pesadelo deve haver o menos pior. √Č inaceit√°vel o que Biden faz e deixa de fazer quanto a Gaza, mas muito provavelmente Trump, imensamente pior que ele, faria o mesmo, ou pior...

    Responda
  37. Maria Lopes

    Lucia, lembro dessa elei√ß√£o e do que se seguiu. Uma trag√©dia. Que grande jornalista, L√ļcia. √Č muito bom ler voc√™. S√£o raras as colunas com essa qualidade, de informa√ß√£o e opini√£o t√£o bem fundamentada.

    Responda
  38. Mario Silveira

    Trump Forever .

    Responda
    1. Paulo Augusto

      .. in jail.

  39. Kiko Mazziotti

    ¬ďAt√© aqui eu fui e daqui n√£o passo!¬Ē √Č assim que me refiro √† leitura de sua coluna. Algu√©m admitir que, pra escapar do macaco psicopata, votou no ladr√£o (de dinheiro e de futuro) e l√≠der da maior quadrilha da hist√≥ria √© dupla sacanagem, pois morando nos EUA tanto faz que o presidente brasileiro seja ped√≥filo ou assassino serial. Havia outros candidatos

    Responda
    1. Humberto Giovine

      Voc√™ apenas se esquece (ou omite) que Lula foi a √ļnica alternativa para evitar a vit√≥ria do "macaco psicopata". Na elei√ß√£o de 2018 havia v√°rios candidatos vi√°veis para derrot√°-lo, mas a maioria preferiu "arriscar", mesmo com o hist√≥rico que este sujeito tem (em todos os sentidos, inclusive corrup√ß√£o).

    2. Pedro Guerra

      No segundo turno só havia dois candidatos: um era fascista, pró-milícia e havia ajudado a matar 700 mil brasileiros na pandemia. O outro era o melhor presidente da História do país. Só alguem com sérios problemas para não escolher Lula.

    3. CLAUDIA ROVERI

      Mas nenhum que pudesse de fato derrotar Bolsonaro.

  40. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    Tem a China como um contra peso, se essa coisa chamada de Trump se eleger o mundo tem que abrir um boicote ao mercado estadunidense. A maldade não pode se instalar no globo, infelizmente a cultura dos Estados Unidos ainda tem forte influência.

    Responda
  41. Francisco Neto

    Tal qual no Brasil, os norte americanos ter√£o que escolher entre o ruim e o pior.

    Responda
  42. Zelis Pereira S Junqueira P F

    Aqui nos EUA Trump est√° muito a frente de Biden.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Aqui no Brasil também lemos jornais (inclusive os americanos) e sabemos que não é verdade.

    2. Francisco Neto

      √Č o que mostram as pesquisas, infelizmente.

  43. Rodrigo Cabral

    Esse recado deve ser dado no NYT ou Washington Post, entre outros.

    Responda
  44. DIONYZIO ANTONIO M KLAVDIANOS

    Parabéns OOOpela coluna

    Responda
  45. omar assaf

    Gostei do estou lutando por um mundo melhor para os meus netos , estou com vc nessa luta e para isso acontecer temos que combater o maior inimigo , o si o nis mo .

    Responda
    1. omar assaf

      Esse radicalismo todo é o resultado de décadas de sel va ge ria contra os árabes, e não esqueça que quem fomentou esse radicalismo foi a inteligência americana e o Mo$$ad. Muitos ju deu s já sabem que, o maior inimigo deles é o $ nismo, inclusive colaboraram com o na z i s mo . Ou por acaso vc não sabia . Se quiser conhecer esse episódio eu passo artigos com documentos sobre esse obscuro período.

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      O maior inimigo para mim s√£o os islamistas e, entre eles, o Hamas e o Estado Isl√Ęmico.

  46. Rodrigo Farias

    Cara L√ļcia, Vc fala de Nader como se fosse poss√≠vel prever o 11 de Setembro, que de fato lan√ßou Bush e os EUA na via beligerante que todos conhecemos. Em 2000, n√£o havia de √≥bvio sobre o desastre que Bush foi. Sim, conservador, mas os EUA tinham sido governados pelo pai dele, do mesmo partido, apenas 8 anos antes. N√£o faz sentido. O sistema americano vive agora dessas chantagens. Vote em X por causa do monstro Y. Trump √© pior que Biden, mas este tem carta branca para tudo agora?

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      O onze de setembro nos EUA foi um precursor do sete de outubro em his ra√©. Os servi√ßos de "intelig√™ncia" foram "desatentos" abrindo "oportunidades" para a√ß√Ķes de ataques terroristas. Como consequ√™ncia foram dadas "carta branca" aos governantes de ocasi√£o que, ent√£o, se fortaleceram no poder e puderam agir livremente em suas a√ß√Ķes belicistas contra outros povos considerados inimigos.

    2. José Cardoso

      Exatamente. E sobre a invasão do Iraque, a população endossou em peso, tanto que no Senado, apenas o Sanders, se não me engano, teve coragem de votar contra. E o Bush foi reeleito facilmente logo depois.

  47. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Os comunistas tupiniquins querem eleger o presidente americano . Pra acaba &

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Comunistas tupiniquins? Se nem comunistas existem. Um informado pela Terra Plana.