Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jefferson Soffer

    É hilário ver os comentários de gente que se sente orgulhosa de ser católica por apoiar Boulos, mas esquecem que Bolsonaro é católico.

    Responda
    1. Antonio Thadeu Wojciechowski

      Bolsonaro é demoníaco, nada a ver com o catolicismo

  2. EMANOEL TAVARES COSTA

    De novo a minha pergunta: o que há no meu comentário anterior que tenha ferido, ao menos de leve, as regras de moderação da folha? É inacreditável essa censura prévia. No mínimo, o jornal deveria rever seus critérios e revisar o manual de redação. Não consigo entender, por mais me esforce.

    Responda
    1. Carlos Magnabosco

      A Folha não explica, censura e (se) cala. Autoritarismo atávico. Já tive comentários não publicados, tão politicamente inocentes quanto querubim recém-nascido. Mas não eram simpáticos à “orientação” do jornal.

  3. EMANOEL TAVARES COSTA

    Fossem os evangélicos tal como prega o Pastor Fábio Prado e outros, das correntes progressistas e esclarecidas do evangelismo; e fossem os católicos tal como pregava João XXIII, prega hoje o Francisco e pregava (e praticava) ontem o Cardeal Evaristo Arns por certo que Jesus sentir-se-ia muito bem em companhia deles e não desses fariseus modernos, que se apegam à letra que mata e não ao espírito que vivifica.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      O nível realmente está baixíssimo! Prestam um deserviço ao se utilizarem da religião de forma vil e oportunista! Isto está ficando insuportável

  4. Sérgio Sayeg

    Lula e a esquerda se desdobram para agradar evangélicos e é esse o troco que recebem. Já passou da hora de governarem para todos os brasileiros, sem distinção e de maneira laica como deve ser. Quem ficar satisfeito, que fique.

    Responda
    1. Jefferson Soffer

      Marcelo, não seria justo generalizar todos os evangélicos dessa forma, pois as crenças e atitudes variam muito de pessoa para pessoa, mesmo dentro do mesmo grupo religioso. Até pessoas não religiosas também manifestam atitudes de superioridade devido às suas credenciais, outras não se comportam dessa maneira. Assim como em qualquer grupo social, existem diferentes mentalidades e perspectivas entre os evangélicos. Seu julgamento é baseado em estereótipos e só reforça o seu preconceito.

    2. Marcelo Silva

      O problema é que os evangélicos se julgam superiores aos outros e vivem atacando outras religiões, principalmente o candomblé e a umbanda de forma covarde e criminosa! E misturam religião com política o que é extremamente nefasto!

    3. Jefferson Soffer

      Governar para todos os brasileiros significa também governar para os evangélicos. Ou você acha que eles são menos brasileiro que você?

  5. Dartagnan Santos

    A decadência do Brasil... a maior e mais moderna cidade do país contando votos de obscurantistas pentecostais. A Idade Média piorada a pleno vapor.

    Responda
  6. Thiago Limeira

    Quando eu entrei para a graduação tinha uma certa atração por história econômica, política e das relações internacionais (diplomática). Mas a religião, essa força que foge à racionazação sempre me fascinou. Os evangélicos têm um Q de hipócritas e uma fé fraca como produto chinês. No entanto, esse espírito militante, que quer por força voltar no tempo, cristianizar as instituições é a mesma sanha que um dia viveu o catolicismo. É um vigor que se manifesta muito mais na ação social que na fé.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Concordo Thiago, é uma dinâmica de massas muito parecida com a engendrada pelo fascismo! É extremamente preocupante!

    2. Thiago Limeira

      Politicamente, são uma massa perfeita para serem usados pelas forças conservadoras, não só porque são facilmente maleáveis (discordo da visão antropológica que se esforço para ver progressismo onde quase não existe), mas porquê seus valores se encontram. Serem usados pq todos sabemos os limites do conservadorismo dos congressistas brasileiros(o dinheiro e o discurso). Kk

  7. Marcos A T Garcia

    Sou de família católica e agradeço muito a Deus por não ser evangélico.

    Responda
    1. Clair Calandreli

      Haja radicalismo!

    2. Luiz Eduardo Cantarelli

      Eternamente católicos!

    3. jose batista

      E daí? Só mostra q vc é um imbe/cil convicto!