Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo bento terres

    A crônica está perfeita, agora "militares mochos e apalermados" está mais que perfeito.

    Responda
  2. José Roberto Mathias

    Como sempre, Meste, PERFEITO.Infelizmente, o joio cresceu de tal maneira que vai infestar as "Eleições Municipais".Respiram...respiram...respiram...buscam no TIO SAM, via DONALD(TRUMP),forma de não enterrarem o PATETA(bozonaro).

    Responda
  3. Erica Luciana de Souza Silva

    É por isso q eles nã*o gostam de professores e escolas livres. Lá é um espaço q nada é encerrado, tudo precisa ser discutido e visto por perspectivas inúmeras. Como n*ão podem acabar com as escolas, vêm com as cívico militares e assunto encerrado. É isso. Ou tira o mural ou vai ser fichado. Tempos som*brios nos aguardam com um "moderado" q surge como outro salvador.

    Responda
  4. Emerson Coelho

    - nada do que você disser me fará mudar de opinião, me disse um conhecido meu, devoto fanático de determinada coloração partidária, após discussão em que se viu encurralado argumentativamente. Assunto encerrado.

    Responda
  5. José Bernardo

    Mas é importante não esquecer a influência nefasta de olavo de carvalho, e sua imensa contribuição para o empoderamento da estupidez e da truculência no debate público.

    Responda
  6. Anete Araujo Guedes

    Ruy abordou um ponto crucial na tática utilizada por Bolsonaro e sua turba para encerrar um assunto ou questionamento. Quanto foram os jornalistas agredidos e os que ficaram falando sozinhos? E a tática de armar um picadeiro em frente ao Alvorada para receber aplausos e elogios após qualquer besteira ou mentiras pronunciadas. Como viveria Bolsonaro sem as fakes? Impossível imaginar. Que os candidatos apoiados por ele, não sejam apoiados pela população. Que a justiça prevaleça!

    Responda
  7. Joel Domingos

    Ruy descia sempre o sarrafo em Lula e Dilma sem dó nem piedade, como na crônica "Digo, Lula" (25/10/2019). Ali fez uma paródia do então candidato em campanha com o ator japonês Haruo Nakajima, que vestia a fantasia de Godzilla. Nesta altura do campeonato, deu um giro de 180º. Foram Ruy e o saudoso Ferreira Gullar quem me fizeram cair a ficha e deixar de ser lulista. Ele era melhor como a metralhadora giratória na crônica "Sem caráter, como toda nuvem" (18/08/2020). P.S.: Voto nulo a partir dali.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Ladislau, só que, a partir de Lula 3, não vislumbrei nenhum artigo dele criticando o presidente.

    2. Ladislau Leite de Oliveira

      Eu não considero giro, acho que um jornalista sério deve discorrer sobre qualquer assunto de qualquer autoridade com isenção.

  8. Edson Cardoso

    Rui, tu és um bon-vivant. Não trabalhas, és um escritor e leitor de si mesmo e, ainda não percebestes que a avalanche do conservadorismo está varrendo vários continentes, inclusivo o nosso, dessa esquerda perdulária, anacrônica e corrupta.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Substituída por uma direita que merece os mesmos adjetivos.

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Trabalhar para o senhor deve ser andar de moto ou jet ski, ... Quem é anacrônico? Quem acha que a terra é plana, que diz que vacina é nociva à saúde, que meninas vestem rosa e meninos azul, que escola tem que ser militar, ...? E seu conceito de corrupção deve ser atualizado para incluir rachadinhas, vendas de joias e relógios da União, compra de imóveis com dinheiro vivo...

    3. Raimundo Carvalho

      Mamãe, p&dei!

    4. José Antônio

      A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65% (Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Santayana). Ao deixar o desgoverno, o Inominável deixou a relação ´Dívida/PIB` abaixo ou acima dos 65%?

    5. José Antônio

      Reservas: Bolsonaro perde US$ 66 bi em 4 anos e Lula aumenta US$ 14 bilhões de perdulários em 70 dias. Em pouco mais de 2 meses, petista fez as reservas internacionais do país subirem significativamente. Ex-presidente de extrema direita foi o único que diminuiu 'poupança' (no Jornal do Brasil).

    6. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Mas, falando em vagabundo.. . medíocre ... destrambelhado, golpista, miliciano, negacionista, etc., ... e o Bozo???

    7. Jose Roberto de Souza

      É de brucutus de extrema direita que vivem em realidade paralela como você que ele fala.

  9. LUIZ COSTA

    sr ruy castro o senhor só tem emprego a maioria assinante da folha eh Bolsonarista

    Responda
    1. José Bernardo

      Não é o que se depreende dos comentários aqui, a não ser que seja maioria silenciosa - o que talvez explicasse a linha editorial que vem sendo adotada por este jornal...

  10. neli faria

    O maior erro do Exército, fora os dois principais golpes: da República e de sessenta e quatro, foi a manutenção desse senhor nos quadros. Como pode? Mudou, para pior , a História do Brasil, aliás, como mudara nos dois golpes citados.

    Responda
  11. Sergio Akira

    Essa criatura nefasta tem um hálito pavoroso e repulsivo como ele próprio.Os infelizes que precisam conversar com ele devem prender a respiração até a ciano se.Repugnante.

    Responda
    1. Sergio Akira

      Uma amiga que teve o desprazer de cumprimentá-lo conta que quando ele disse:-"como vai você "?o hálito que saiu daquela boca mentirosa era um fedor pútrido, nauseante assim como se a criatura estivesse apodrecendo por dentro .Como se o corpo físico abrigasse um cadáver em adiantada putrefação.

  12. adel eddine

    muito bom

    Responda
  13. Geraldo Ismael Bays

    Triste episódio de nossa história. Brochável isso.

    Responda
  14. Helio Cardoso

    Eis o capitão do time dos "desinteligentes naturais"!

    Responda
  15. carlos campos

    O bozo e seu legado é um país cheio de ignorantes, truculentos, mentirosos, bravateiros, que se alimentam e distribuem ódio às custas dos tro u xas e o pior que, mesmo quem não segue a linha, acaba prejudicado. Este ser abjeto ainda não está preso , por culpa das elites q o financiaram e por boa parte da mídia ( folha inclusa) q ainda o veneram, por te-las priorizado durante seu desastroso (des)governo. Pior q o bozo, só mesmo os bozoloides.

    Responda
  16. LUTHERO MAYNARD

    É o fazer antes e pensar depois uma súmula do pensamento, digamos assim, de Mussolini. O duce endeusava D’Annunzio (navigare necesse, vivere non est necesse), leitor equivocado de Nietzsche, e Marinetti, este equivocado em tudo (ele esteve no Brasil).

    Responda
  17. Cleomar Ribeiro

    ... O bozo não foi banido da vida pública, ele voa libre, voando e pousando nos palanques, desde palanques de religiosos fake a bancada de micianos, palanques visíveis e invisíveis, com orquestra e coral!... Ele seus parceiros estão batendo seus tambores de insurreição e conspiração para capturaram o Estado!...eles são inimputáveis e e o que recebem em troca por suas ameaças???... Bonos, butim!eles operam os sistemas de ocupacao para empurrar a população para suas gaiolas!sistemas escravidao!

    Responda
  18. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Sem diálogo não há democracia.

    Responda
  19. CARLOS FILIPE CAETANO

    Prezado Ruy, esse político já é assunto esgotado e desgastado, assim como seu opositor no outro polo. Por favor, escreva mais sobre as metrópoles século XX, modernismo, personagens biografados, bossa-nova etc

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      O seu comentário ilustra o texto!

    2. neli faria

      Não sei não! Como é Brasil tenho pressentimento que ...!

    3. Roney Maluf Dos Reis

      Simples assim! Agora chega! Assunto encerrado! Vida que segue! Hahahahaha

  20. Alessandro Vilarins

    Ruy se apega à sua visão isolada, pessoal, da pessoa Bolsonaro. Desabafo que não contribui para uma reflexão crítica da política nacional.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Qual o equívoco no texto?

  21. nia Lúcia Perdigao Romano

    É tão mais cômodo encerrar a discussão com ' assunto encerrado' ou 'ponto final', sem-terra que ouvir e pensar em outros argumentos, né...

    Responda
  22. José Antônio

    Zumbis desde 13 de março de dois mil e dezesseis. Foram 6 anos de amargor, sendo quatro de horror. Abaixo o(a)s camisas amarelas!

    Responda
  23. Mario Donizete Pelissaro

    Enfim um artigo irretocavel escrito por Ruy.

    Responda
  24. Paulo Roberto Taveira

    Ruy em política é um zero à esquerda. Bom jornalista e bom cidadão, mas não conhece o Brasil.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Quem conhece é você, né? E você é um zero a extrema direita?

  25. José Augusto Bernabé

    Descontribuição? Nãooooo, é impossível a um sujeito normal e nas sua plenitude cognitiva discutir com fanáticos petistas os quais trazem em qualquer arena a faca nos dentes e a vingança na alma e levam um terço da população faminta a acreditarem em suas mentiras, as Redes, na verdade mostram o sentimento da maioria dos brasileiros sobre a realidade do lulismo, está sim sendo cancelado em massa.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Os partidários do ex-presidente, que morou na Flórida, são incapazes de defender o governo anterior sem criticar o presidente Lula. É uma espécie de fetiche. Este ao menos consegue reconhecer que uma parte dos brasileiros (me incluo nela) vê algo de positivo no atual governo. Mas não consegue aceitar que esta seja a nossa verdade. Afinal manipulado é só quem discorda de mim.

    2. LUTHERO MAYNARD

      Perdeu, Barnabé! Acostume-se que é melhor. Quanto ás redes, sugiro uma leitura atenta de Umberto Eco.

    3. Melchisedc Felix

      Licença à INGRID: "Descontribuição? Não! Contribuição ao fascismo, à ignorância, à brutalidade, à vulgaridade e à desrazão. A contribuição desse ser deprezível para a estupidificação e zumbificação do país foi e é imensa".

    4. Mario Donizete Pelissaro

      Eita barnabé...nao cansa de passar vergonha hem.

    5. Darci de Oliveira

      Diz uma coisa Bernabé : é verdade que Bolsonaro captou tanto a tua subserviência de fanático que até quando ele imitava pessoa agonizando pela falta de oxigênio na Covid tu achavas lindo ? Não acredito. Acho que isso é fofoca ...

    6. Flavio Camilo

      Zé Barnabé vc precisa transar! a vida....

    7. ADONAY ANTHONY EVANS

      O nome masoquismo vem de Leopold von Sacher-Masoch, aristocrata e escritor austríaco que apreciava se humilhar e submeter aos chicotes de suas amantes. O desvio foi explicitado pelo psiquiatra alemão Richard von Krafft-Ebing, baseado nas confissões de Masoch. Ao ver a presença e os comentários do Senhor Bernabé, concluo que somente a necessidade de humilhação traria um bolsonarista ao espaço de cultura e ideias de Ruy Cstro. Bem vindo. Aproveite bastante;

    8. Edailson Monteiro Rodrigues

      Simples assim né? Talkei.

    9. Edailson Monteiro Rodrigues

      Simples assim né? Talkei.

  26. ingrid muller xavier

    Descontribuição? Não! Contribuição ao facismo, à ignorância, à brutalidade, à vulgaridade e à desrazão. A contribuição desse ser deprezível para a estupidificação e zumbificação do país foi e é imensa.

    Responda
  27. Humberto Giovine

    Faltou o Ruy citar a famosa frase de tarcísio: "Tô nem aí!"

    Responda
    1. João Melo

      Tarcísio não conta porque é poste de bozó fazer xixi.

  28. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Até quando, Xandão?

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Calma: isso também passa. Já está sendo cozinhada uma anistia aos golpistas. Vai-se cometer o mesmo erro de juscelino. Ainistiar golpista é contratar um novo golpe. Criar cuervos que te pican los ojos, dizem os espanhois.

    2. Aldo luiz Cabrini

      Até q todos os golpistas estejam presos. E não vão ser só os peixinhos do 08/01.

    3. RICARDO BATISTA LOPES LOPES

      Até que Bolsonaro seja preso

  29. Nerisvaldo José Santos

    Ótimo. Vou por no Facebook.

    Responda
  30. IRAN CARVALHO

    Na minha última postagem, quis dizer desfavorecido. E lembrando que o Lula é o maior estadista hoje, sendo recebido e ouvido pelas nações do mundo.

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Seria mesmo, se largasse o maduro.

    2. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Enquanto o bozo, conversava só com o garçom

  31. IRAN CARVALHO

    Não há imparcialidade em jornalistas, jornais, revistas, principalmente em política e esporte. Alguns não declaram, são velados. O Lula no início da carreira agrediu a língua mas a mensagem foi passada. Tanto que foi eleito e reeleito. Nunca tirou o corpo fora, sempre botou a cara à tapa. A visão social dele, principalmente com os descarecidos, é gritante. O posicionamento dele para com o Rio Grande do Sul hoje é visível, mesmo o governador do Estado não dando crédito a governo dele.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Lula falava como a grande maioria dos brasileiros que não tiveram acesso à educação de qualidade.

  32. MATILVANI MOREIRA

    Adoro quando cronista assume que tem um lado! Transparência é tudo! Lulad diria: menas, por favor!

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      É o lado da civilização contra a barbárie que o miliciano psicopata, que tontos como você idolatram, representa.

    2. Aldo luiz Cabrini

      Nesse caso só tem um lado. O lado dos democratas. Ditadura nunca mais.

    3. Paulo Afonso Laurentis

      É fácil constatar o "lado" de uma pessoa civilizada quando um dos "lados" é Bolsonaro.

  33. roberto foz filho

    Bozo é sinônimo de descontribuição

    Responda
  34. José Cardoso

    A discussão nunca termina. Se Jesus aparecesse nas redes sociais com lacrações do tipo 'eu sou a verdade', renderia muitas colunas de humor, além de charges.

    Responda
  35. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Descontribuição à língua portuguesa ? O pioneiro na categoria foi o presidente Lula, com o clássico "dequeísmo" ( penso de que, acredito de que).

    Responda
    1. Angélica Campos

      Adorei o "dequeismo"! Penso "de que" tá fazendo escola por aí #

    2. Fauzi Palis Junior

      Incomparável com o bozonarismo