Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Só confirma o que já sabíamos, o problema sao os pobres de direita. Eu sinceramente não faço ideia de como lidar com isso. De qualquer forma é estarrecedor o cenário pois os pobres são ampla maioria. Estranho é que isso parece não ocorrer no Nordeste, ao menos não em relação ao Lula, o que indica que pode ser apenas o seu carisma pessoal e suas realizações passadas, nada a ver com preferencia ideológica.

    Responda
  2. OSVALDO NALLIM DUARTE

    Sou do Paraná e essa pesquisa me surpreende. Na política do "nós contra eles", Boulos perde no segmento mais pobre do eleitorado?

    Responda
    1. Felipe Rocha

      Calma. Três comícios com o Lula e tudo se resolve no grupo até 2 s.m.

  3. gilberto schoncer

    votei no mo lus co , mas, se é p ficar pior que estamos , em termos de segurança, vou de Datena, Nunes, Tabata, ...

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Pqp, que ignorancia! Prefeito nao cuida da segurança publica, que é atribuição do estado, que comanda as policias civis e militar. Não é a toa que a paulistada vota mal, a ignorância impera!

    2. Ronaldo Oliveira

      Regredindo hein....

  4. Felipe Araújo Braga

    Isso é bom para mostrar as complexidades da politica brasileira. Muitos direitistas gostam de afirmar que os extratos de maior renda e os estados mais ricos votaram em Bolsonaro. Porém, não se restringe a isso. Pessoas com mais informação também votam na esquerda e o cenário é complexo. Eu e meus pais somos os de maior renda e instrução em nossa família, somos espíritas e votamos na esquerda, ao contrário dos evangélicos, sem instrução e de baixa renda que são nossos parentes e apoiaram Bozo.

    Responda
    1. Julio Bruno

      Já dizia Bertrand Russell : "As religiões são a salvação dos governos, o povo em vez de reivindicar os governantes esperam auxílio de um mito inexistente!"

    2. Marcelo Felix

      isso demonstra o poder que esses "pastores" exercem sobre a população mais vulnerável. Já não basta mais somente o dinheiro arrecadado com os dízimos, querem poder político para instaurar uma ditadura evangélica. Dessa forma poderão manter o status quo da situação, com a população pobre, com baixo nível de educação e consequentemente mais manipulável.

  5. MARIA F LUPORINI

    A Folha dividindo os brasileiros entre votos "melhores" e votos "piores". Olha, quem é "rico", vota assim... como se riqueza e escolaridade fossem indicativos de bom caráter, o que não é. Muito pelo contrário.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Eu já acho importantissimo essas estratificações para que possamos entender as complexidades das escolhas da população e tentar tratar estratégias para vencer os pleitos. Prefere não saber? Duvido que candidatos de qualquer lado do espectro politico pensem o mesmo.

    2. MARIA F LUPORINI

      Os critérios são escolhidos pelo instituto que faz as pesquisas. Continua sendo escolha do DATAFOLHA e "selecionam" os votos sim.

    3. Julio Bruno

      Não é a Folha dividindo! É apenas um dos critérios de amostragem, como escolaridade, religião, raça, etc.

    4. Felipe Araújo Braga

      Muita gente da direita afirma que os direitistas têm maior renda e escolaridade e que os estados mais ricos votam na direita. Só que não: empresários e militares votam mais na direita, mas os evangélicos pobres também. Pessoas em vulnerabilidade social votam na esquerda, mas os cientistas, intelectuais e pessoas com melhor formação também. Bolsonaro ganhou no interior agrário e rico de São Paulo, mas perdeu na cosmopolita e progressista capital!

  6. ROGERIO ROBERTO DE SANTANA LOPES

    Pesquisa tão confiável como o "chefe" do Estado do Brasil.

    Responda
    1. Julio Bruno

      Se não tem o que contestar, fique quieto!

  7. Jésus Gomes

    DataFolha, o que está influenciando provavelmente não é a renda, mas a educação formal. Para uma ou mais dessas três coisas precisa ser feita uma boa revisão, a pesquisa, a interpretação dela ou a matéria. Bom dia.

    Responda
  8. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Isso é sinal que a esquerda deixou de falar com os trabalhadores e deixou todo esse pessoal a mercê das fake news bolsonaristas. Lamentavelmente.

    Responda