Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Acho que há uma correlação entre o prazer de se sentir membro de uma comunidade e o desprazer de ter que compartilhar (e fazer outros cumprirem) regras morais. Ou, dizendo de outro modo, as pessoas pentelhando a vida das outras. Países onde o individualismo é mais forte, e a sociedade mais atomizada, mais fria, tendem a ser mais liberais, com as pessoas não se imiscuindo (para o mal ou para o bem) na vida das outras.

    Responda
  2. Nelson Vidal Gomes

    O problema acerca do moralismo é que este nada tem a ver com a Moral cujo único pressuposto é o AMOR. Não fazer a outro o que não queres que este vos faça. (Lao-Tsé e Confúncio). Fazei ao próximo o queres que este vos faça (Jesus o Cristo). A incapacidade de seguir este padrão fez a cultura criar o "moralismo". No aborto, para além da preservação da vida da mãe quando em perigo, o que justifica para quem já vive não querer que outro também o faça? Um fraterno abraço. Namastê!

    Responda
  3. Nelson Vidal Gomes

    O problema acerca do que o enciclopédico colunista chama aqui de moralismo é que este, nada tem a ver com a moral cujo único pressuposto é o AMOR. Não fazer a outro o que não queres que este vos faça. (Lao-Tsé e Confúncio). Fazei ao próximo o queres que este vos faça (Jesus o Cristo). A incapacidade de seguir este padrão fez a cultura criar a "moralidade". No aborto, para além da preservação da vida da mãe quando em perigo, o que justifica para quem já vive não querer que outro também o faça?

    Responda
    1. Joel Domingos

      Obrigado, Vidal. Crítica construtiva existe.

    2. Nelson Vidal Gomes

      Joel. Grato! É isso mesmo! E nada tem a ver com ler ou não o dicionário como sugere o comentário abaixo. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    3. Joel Domingos

      O nome do sábio chinês não é Confúncio, mas sim Confúcio. Sem o segundo ene.

    4. Fernando Alves

      Ler o dicionário é bom de vez em quando. Evita comentários desnecessários. Beijos e abraços a crentes e ateus. Namastê.

  4. Nelson Vidal Gomes

    O problema acerca do que o enciclopédico colunista chama aqui de moralismo é que esta, nada tem a ver com a moral cujo único pressuposto é o AMOR. Não fazer a outro o que não queres que este vos faça. (Lao-Tsé e Confúncio). Fazei ao próximo o queres que este vos faça (Jesus o Cristo). A incapacidade de seguir este padrão fez a cultura criar a "moralidade". No aborto, para além da preservação da vida da mãe quando em perigo, o que justifica para quem já vive não querer que outro também o faça?

    Responda
  5. Joel Domingos

    Qualquer sociedade, lastreada na cultura, só pode sobreviver a partir de crenças compartilhadas. Há de haver consenso sobre questões relevantes para formar a cola social. A partir do momento em que cada indivíduo tem uma opinião particular sobre essas questões relevantes se inicia a desagregação social. Sua ênfase reside nos direitos. Deveres? Nunquinha. Passam ao largo. Mundo anômico e caótico, portanto. Freud percebeu, com visada singular, que "Civilização é renúncia".

    Responda
  6. Nilton Silva

    O problema é que não somos, mas podemos nos tornar um Afeganistão. As dificuldades criadas recentemente contra o aborto legalmente previsto é apenas o começo.

    Responda
  7. adenor Dias

    A minha opinião sobre a matéria, não vale nada, mas mesmo assim vou opinar! Eu sou a favor a eutanásia e , hoje já sou a favor da descriminalização das drogas e do aborto também. Os dois últimos, eu já fui contra, mas pensando melhor deixei de ser. Eu tenho a impressão, de que a minha vida é mais importante pros outros, do que pra mim...

    Responda
  8. Marcelo Magalhães

    Texto imoral. A Europa é o berço da civilização. Seus inimigos árabes são sinônimos de bestialidade. Achas que enganas a quem?

    Responda
  9. Anete Araujo Guedes

    Um moralismo tacanho e tão conveniente aos regimes autocráticos de uma extrema-direita fascista. Trata-se da moral dos imorais. Hélio escancara nosso atraso. Enquanto aqui permanece a eterna discussão se deve ou não dar autonomia às mulheres para decidirem suas questões, ou se deve liberar as drogas como são os cigarros e bebidas alcoólicas, os países mais avançados e menos evangelizados, avançam e conquistam a liberdade de decisão no que diz respeito à própria morte.

    Responda
  10. José Antônio

    ´´O moralismo é uma tentação para dirigentes políticos do PCA (Partido Camisa Amarela). Trata-se, afinal, de uma força que unifica um bom pedaço da população e gera aplausos fáceis.`` Abaixo o(a)s camisas amarelas!

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      ... eles estão em figurino de cor Azul, no mento! ... Tática de guerra para capturar o Estado!!!...

  11. Adalto Fonseca Júnior

    Estamos mesmo parados no tempo enquanto outros países, muitos deles, do ocidente rico, evoluíram e encontraram abordagens realistas sem a violência que se tornou corriqueira no cotidiano brasileiro.

    Responda
  12. Aderval Rossetto

    Que não seja o Liberalismo Econômico, lesivo ao pobre !!

    Responda
  13. paulo werner

    Tá bom, coleguinha. Se insiste nisso, precisamos d 2 combinados: 1 - omitimos o reacionarismo liberal nos processos de conquista das liberdades de q vc se orgulha; 2 - omitimos o DNA liberal em cada centímetro de fronteira do OM e no surgimento de cada movimento extremista religioso, inexpressivos ou inexistentes antes da experiência colonial. Agora temos mesa limpa pro exercício de escrita circular e seu giro neurótico satisfatório.

    Responda
  14. paulo werner

    Vish, agora o liberalismo virou régua, diapasão metafísico, valor referência, relógio histórico, unidade de medida, variável diferenciada, abstração derivativa, marco temporalizador, vetor de historicidade, fundamento epistemológico. Hélio sustenta seu edifício metafísico com notável dificuldade. Ele precisa omitir q o Oriente médio é puro liberalismo. Aquela panela d pressão foi obra assinada em nome dos princípios liberais. Ali, não fronteira q não tenha sido definida por compasso liberal.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Você precisa ler os artigos do Hélio com mais atenção para aprender a escrever de forma clara e concisa. E tomar os seus remedinhos na hora certa para ficar bem. Hoje o seu cérebro está muito perturbado.

  15. Gaya Becker

    Sobre esse tema tão necessário para avanços civilizatórios ainda estamos nas cavernas, trogloditas ci ni cos e sem respeito ao pensamento e sentimento alheio. Tudo isso fruto da sopa de ignorância e religião que ferve nas mentes daqueles que não querem aprender como a vida funciona para todos e não só para o grupo obtuso ao qual pertencem.

    Responda