Cotidiano > Os cristãos escravizados que teriam ajudado a escrever a Bíblia e espalhar o Evangelho Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Joel Domingos

    É ponto pacífico da doutrina do autêntico cristianismo que a Bíblia é inerrante. Quem ousa abordar aspectos de questões bíblicas sob uma ótica secular, apontando supostas omissões, com o fito de "contar histórias de pessoas que foram deliberadamente apagadas da História" perdeu o ponto. Errou o alvo. (continua)

    Responda
  2. Joel Domingos

    (continuação) A propósito, o significado literal de pecado é errar o alvo. A Bíblia não apagou história de ninguém. A finalidade precípua da Escritura é transmitir a mensagem evangélica de Cristo. Tudo o mais é periférico e acidental. Eventuais personagens que mereceram realce, isto foi feito. O grande processo de escravização e ostracismo que o povo hebreu sofreu ao longo da história foi narrado em minúcias. (continua)

    Responda
    1. Joel Domingos

      Fábio, "errar o alvo" é o significado literal do termo em hebraico para a categoria "pecado". A caixa de texto dos comentários não aceita alfabeto que não seja o latino. Assim, vou mencionar o nome das letras do alfabeto hebraico (abjad). O termo hebraico para pecado é chatah (cheth, teth, álef, hê), cuja raiz etimológica é o verbo cheth (cheth, teth, álef), que significa "errar o caminho" ou "errar o alvo ", no caso do tiro com lanças, arco e flecha e funda.

    2. Joel Domingos

      Tudo o que falei consta do "Brown-Driver-Briggs Hebrew and English Lexicon" e do "Hebrew and English Lexicon of the Old Testament", de William Gesenius, o léxico mais respeitado do hebraico bíblico. Eis o verso onde o sentido literal do verbo chet foi usado: "Juízes 20:16 Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda uma pedra em um cabelo, e não erravam [o alvo]."

    3. Joel Domingos

      O termo hebraico para pecado é chatah (cheth, teth, álef, hê), cuja raiz etimológica é o verbo cheth (cheth, teth, álef), que significa "errar o caminho" ou "errar o alvo ", no caso do tiro com lanças e arco e flecha. Tudo o que falei consta do "Brown-Driver-Briggs Hebrew and English Lexicon" e do "Hebrew and English Lexicon of the Old Testament", de William Gesenius, o léxico mais respeitado do hebraico bíblico.

    4. fabio saraiva moura

      "o significado literal de pecado é errar o alvo", e onde na bíblia o sentido literal foi usado? nao viaja

  3. Joel Domingos

    (continuação) O que a Bíblia omitiu é porque não era necessário manifestar, pois isto não importa nem contribui para a economia do evangelho e da revelação divina. E não é prudente nós ficarmos indagando e perquirindo, pois: "Deuteronômio 29:29 - As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei." (continua)

    Responda
  4. Joel Domingos

    (continuação) É de bom alvitre destacar texto utilizado pela entrevistada: "Mas estava claro que eu estava dizendo 'talvez tenha sido isso que aconteceu, porque não posso provar de uma forma nem de outra'." Tentar inserir na Bíblia questões sociais alinhadas com a pauta identitária e ideológica da modernidade é um anacronismo gritante e um "nonsense" sem tamanho.

    Responda
  5. Marcos Araujo

    Será que foi por isto que a Igreja católica apoiou a escravidão na época dos descobrimentos?

    Responda
  6. fabio saraiva moura

    'E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

    Responda
  7. fabio saraiva moura

    cristianismo: exemplo de moral e etica....#sqn

    Responda
  8. Paulo Augusto

    Foram os primeiros espalhadores de fake news em massa....

    Responda
  9. Joel Domingos

    Inicialmente, quero destacar que, ante o crescimento do segmento evangélico no Brasil, abundam artigos, reportagens e livros sobre temas bíblicos, tentando surfar na onda evangélica para faturar uns trocados. (continua)

    Responda
  10. Joel Domingos

    (continuação) Sem falar naqueles que, com intuitos malévolos, tentam desconstruir e minar a credibilidade das Escrituras. A Bíblia é harmônica e analógica, ou seja, a Escritura explica a Escritura. Na interpretação autêntica da Escritura um versículo confirma e explica outro, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. Você não precisa buscar nada fora dela. (continua)

    Responda
  11. Joel Domingos

    Martinho Lutero, quando da Reforma, que deu início ao Evangelicalismo, já estabelecera o Princípio de Interpretação dos 5 Solas. Importa destacar, no momento, apenas o primeiro tópico dos 5 Solas: o "Sola Scriptura". Isso significa dizer que só a Escritura é a fonte única da revelação divina, porque: "1 Coríntios 2:14 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 2:15 -

    Responda
  12. Joel Domingos

    (continuação) Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido." Sem falar que a própria entrevistada confessa, enfaticamente, que é uma especulação, bem como tenta justificar que outras obras seculares fazem uso de especulação não declarada.A Bíblia não precisa de nenhum documento ou análise do seu contexto histórico fora dela para validá-la. É isso que o ateísmo militante quer: calcado em um pseudoacademicismo, minar o conteúdo e a mensagem sagradas pela base.(continua)

    Responda
  13. Joel Domingos

    (continuação) Matéria publicada por esta mesma Folha, de título "Nome de Jesus foi forjado em ossuário, dizem especialistas" (18/06/2003). Ainda teve o filme "O Sepulcro Esquecido de Jesus (The Lost Tomb of Jesus)", lançado em 2007, é dirigido por Simba Jacobovici, um jornalista israelense e canadense, que também provou ser falso. Se fossem achados os ossos de Jesus ele não ressuscitou. Se não ressuscitou, o evangelho de Cristo é vão.

    Responda
  14. Felipe Araújo Braga

    Cadê os evangélicos que comentam na Folha? Joel, Thelma? Quando é pra defender Is ra el ou atacar pessoas trans são os primeiros a chegar!

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      ... eles sao os Tércios Puppetius, incautious escravos de bispos de igrejas operadoras de pirâmides financeiras e operadoras de confrontos em redes sociais!!!... Eles estão em guerra para capturar o Estado!!!...

  15. bagdassar minassian

    ... a maioria dos escravizados eram resultados das conquistas territoriais, e suas populações, na expansão militar de Roma, e os escribas, professores, médicos estavam no conjunto das conquistas e ocupavam, a maioria, tarefas em suas áreas de conhecimentos. Gregos, por exemplo...

    Responda
  16. MARIA STELA C MORATO

    Gostei.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.