Vinícius Torres Freire > Derrotas de Lula 3 no Congresso estavam escritas desde a eleição de 22 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O analista somente diz que Lula é minoria no Congresso. Que o pleito de 22 elegeu uma maioria de bolsonaristas ou simpatizantes. Não adianta xingar o jornal. É um fato.
Se é para dizer isso então não disse nada, é para isso que assinamos o jornal?
E a Folha também busca avidamente seu naco na onda bolsonarista. O colunista, profeta do passado, informa que já sabia disso tudo em 22! A grande imprensa já se uniu para fazer seu coro contra o governo, tentando enfraquecê-lo e manietá-lo. Não sei se conseguirá juntar o establishment para um gorpe como em 16, o STF por enquanto não embarcou. Bolsonaro é bem mais do que essa gente merece.
Já avançou sr. Raul, inclusive antes de tomar posse! Claro que a composição do Congresso dificulta, mas este é um governo que negocia, ganha umas perde muitas... mas a polÃtica social não retrocede. O que a coluna traz não é informação nem opinião, é torcida. Isso não é jornalismo, é militância, linha auxiliar do bolsonarismo.
O colunista está correto. Nas eleições parlamentares de 2022 definiu-se que o governo de Lula não conseguiria avançar. A benece a comemorar naquela época foi o freio que se apertou na destruição que o inelegÃvel estava promovendo. Querer avanços com esse congresso seria uma ilusão.
Fui olhar no dicionário o significado de mixórdia!!
Eu penso que as derrotas sucessivas do governo federal serve para demonstrar o perigo que a sociedade brasileira está correndo com a coexistência das redes sociais sendo utilizadas como instrumento de dominação, tal qual as ideias utilizadas do desenho Pink e o Cérebro quando queriam dominar o mundo. Sem regulamentar as redes socias, a sociedade brasileira está correndo sérios na sua democracia, onde somente prevalecerá os interesses da classe dominante capitalista.
Combater o fake news é uma coisa, mas querer enquadrar as redes sociais é ditadura.Quem nos diz que a esquerda está certa? Enquanto a direita for chamada de "classe dominante capitalista", mostra o quanto a esquerda é sectária.
Lula 3 nunca dará certo sem o mensalão 3.
Se não fizéssemos parte desta sociedade, sentirÃamos pena de ver tanta mediocridade junta para destruir uma nação. Quando tiver tudo destruÃdo, lembrarão novamente de algum polÃtico ''comunista'', ''esquerdista'', ''petista''; seja lá o que for. Afinal de contas, Lula vai cumprir seu mandato e poderá ir descansar com uma aposentadoria merecida. Mas esses coitados que ficam votando nesses medÃocres de direita e extrema-direita irão comer o pão que o tinhoso amassou. Tudo em nome do deus deles...
Queria que algum desses colonistas da Falha me explicasse por que vetar a criminalização das fake news é "derrota do Lula". Cara, isso é a derrota do Brasil, dos brasileiros legÃtimos (não os de camisa da cbf), derrota da imprensa que precisa ficar desmentindo mentiras o tempo todo, mas a ânsia de atacar o Lula é tão grande que fazem um debate raso sobre uma aberração dessas. Lamentável
Esse governo do Lula não se importa com a população mais pobre, um exemplo é a taxação das compras abaixo de 50 dólares em sites internacionais, que vendem produtos os quais a maioria absoluta não é fabricada no Brasil, que passará a ser de 44% e já é de 92% em produtos acima deste valor. Enquanto isso as compras feitas em viagens internacionais tem limite de 1000 dólares sem impostos. Quem compra nestes sites são pessoas de menor poder aquisitivo, que não conseguem pagar os preços do Brasil.
Quem votou isso foi o congresso, que é bolsonarista. Vc é que não se preocupa com a industria nacional. A população pobre precisa de emprego que vc esta querendo exportar pra china. Quem esta comprando nesse site, são tambem contraabandistas que se organizam pra trazer milhares de coisas. Alias os contrabandistas disfarçados de pessoas comuns estao fazendoesse tipo de comentario que vc fez. E nem sabe que quem voto foi o congresso.
Um apanhado das mugidas aqui: a culpa pela derrocada da esquerda é da midia, das redes sociais das oligarquias e do patronato (zero auto-critica). Apoderamento do termo "progressismo" para o campo à esquerda (não são, progresso é a resultante da forte educação e livre iniciativa, não é promover o estado mastodontico como indutor de desenvolvimento, sedento por impostos e cheio de privilégios), desvalorização dos evangélicos e associação da direita com a corrupção. Ou seja, continuam perdidinhos.
A direita nunca se aproximou das necessidades do povo, sempre priorizando o setor produtivo. A esquerda sofreu e ainda sofre com os ataques da mÃdia e das fake news, apesar dos avanços. Tudo isso levou o povo a desembocar os seus votos na extrema direita, que soube explorar essa situação. Assim, cada um tem a sua parcela de culpa pela atual situação crÃtica por que a nossa polÃtica está passando. Se a mÃdia continuar com os ataques ao governo Lula, a extrema direita volta ao poder.
Se é para perder, para que dar dinheiro aos parlamentares? Vamos fechar essa torneira.
Congresso legÃtimo. A população escolheu. A economia está ruindo. O povo cansou essa é a verdade. Ministros desconexos.
LegÃtimo, sim! Afinal votamos nele. Dizer que estão certos? É outra coisa.
Quem escolheu esse congresso "legÃtimo" foram as redes sociais.
Os algoritmos das redes sociais são projetados para maximizar o engajamento dos usuários. Isso geralmente significa mostrar conteúdos que confirmem as crenças e preferências preexistentes, criando as chamas bolhas de filtragem. Dentro dessas bolhas, as pessoas podem ser expostas apenas a opiniões e informações que reforcem suas visões de mundo, dificultando o surgimento de debates razoáveis e equilibrados. A polarização é um efeito colateral bem documentado das bolhas de filtragem.
Desculpe, a não criminalização de fake news pelo congresso Nacional, e uma derrota do Brasil, é não do presidente Lula!! Aceitar que as redes sociais sejam " terra de ninguém ", com proliferação de mentiras e destruição de reputações, só tem aceitação com quem tem moral e caráter raso!!
Como dizia a respeito do Congresso, o saudoso Ulisses Guimarães "não reclama, o próximo sera pior". Deixando os costumes de lado, a Casa é do povo e cada qual com seus problemas, quem começou o desgoverno com a PEC da Gastança, também mostrou a que veio. Bilhões para aprovar uma reforminha, imaginem se "a moda pega" e vira prática. DifÃcil, né?
O problema eh que o centro e a direita não arruaceira achou que bastava eleger lula, tirar Bozo e pronto, tava resolvido. Aà era só dispensar lula e eleger a terceira via. Mas a terceira via se fantasiou de liberal moderado. Eh o escorpião do sapo. E vai picar.
Francisco. Quem dera que eu trouxesse a luz que peço para todos nós. Meu mérito, se for algum, será apenas o de pedi-la, não sem contrariar alguns que pensam já possui-la. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Para o bem e para o mal, o parlamento representa o povo. Um povo que, na opinião do Vinicius, é reacionário. Reacionário e desconectado de Lula. Mas é o povo. Aquele da democracia, lembra? Lula ainda não entendeu que, em democracia, a vontade popular se manifesta e que deve ser respeitada. Lula já cumpriu seu papel histórico: impedir a reeleição do Bolsonaro. Devia respeitar o povo enquanto espera ser defenestrado nas próximas eleições
Julia, que elegeu esse parlamento não foi o povo, mas as redes socias, que são utilizadas como instrumento de dominação.
Dona Júlia, se vc não eh bolsonarista, corre o risco de fazer uma descoberta futura surpreendente.
Compreendo e concordo plenamente com o VinÃcius. O cenário é desalentador, e sem perspectivas de melhora no curto e médio prazo. E aquelas pessoas (ainda) pensantes, que poderiam formar esta centro polÃtico-ideológico real, tanto candidatando-se ao poder legislativo, como apoiando-os, também estão desiludidos e desanimados.
Não adianta se candidatar , tem que ter habilidade com a polÃtica, e tirando lula, em nenhum outro ponto do espectro tem alguém com a dele. eh ele ou o caos.
Os partidos polÃticos proliferam como uma metástase cancerÃgena. Na hora que o Brasil tiver Estadistas, e não oportunistas, fará uma Reforma para por uma rigorosa Cláusula de Barreira. Hoje? Ser dono de partido é uma boa profissão! E o lula, nos dois primeiros governos, tinha uma , quase maioria, e basta pesquisar a história.
Pois é, Humberto. O poder encanta. Poucos ficam com os pés no chão com o poder. Nelson: triste é o pessoal não perceber .
Francisco:não teve o terço para mudar a Constituição, mas teve quase a maioria, tanto que apresentou uma pec draconiana e foi aprovada. Origem do psol.Já passou da hora de o psol voltar para o pt...! Ademais, o lula,minúsculo sempre em homenagem a sua Grandeza, está no poder há quase dezessete anos. E o que fez naquele, e neste, presente para ser colhido no futuro?Nada! O nós contra eles começou com lula ,primórdios do pt e não com bolsonaro!
Perfeito! No Brasil, a tÃtulo de exemplo, nem o Partido Progressista é de esquerda nem o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) também não. De social-democrata de centro- esquerda só o Partido Socialista, que pelo nome deveria ser de esquerda como o ser PP de direita. Mas nenhum deles se iguala ao PEB na falta de ideologia. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
O BR eh conservador e retrógrado. Lula nunca teve dois terços. Nossa história de atraso tem cinco séculos. E oscila pra deterioração completa. Se lula não conseguir, pode jogar a pa de cal pois vai decompor. Vcs que não são radicais arruaceiros também vão pagar caro.
O poder encanta Neli, tanto em força como em dinheiro.
Uai schmidt , nao to te entendendo amigo. Transcrevi exatamente as palavras do ruy
Será que foram derrotas mesmo? O fim das saidinhas só irá atingir quem for condenado a partir das datas da promulgação o que deve pegar a maioria dos condenados pelo 8 de janeiro. O veto aos fim das fake news era bem visto também pelo "influencers" da esquerda. E na eleição serão seguidas as normas já publicadas pelo TSE. Além disso, a segurança pública é um problema dos governadores que a direita tenta empurrar para o Governo Federal.
Todos paÃses de ponta convivem com polÃtica bipartidária ou, no máximo, tri, e sua economia vai bem. E isto basta para satisfação das expectativas de seu povo. O Brasil, "inovador", lida com várias facções e não tem limite oficial máximo. Há necessidade real desse multipartidarismo? De toda forma, isto não beneficia o entendimento claro do rumo econômico, pois vira uma torre de Babel e desaba nessa confusão e desgoverno! Não dá para voltar-se à civilização e progresso e dá nessa molecada.
Lula já não governa é Arthur Lira quem o faz, como um Primeiro Ministro (de fato) muito melhor do que Lula como Chefe de Estado ( de direito), cuja diplomacia é confusa, arrogante e da qual o Brasil nenhum proveito positivo, até agora, tirou, senão o esforço de Lula de obter no plano internacional, por vias obtusas, a imagem de Estadista que nunca conquistou "interna corporis" . Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Fernando. Todos os de boa-fé sabem que não estou aqui a elogiar Lira, mas a criticar Lula seu igual. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Francisco. Quem dera que eu a trouxesse, meu mérito, será talvez, repito, talvez, somente o de pedi-la para todos nós. Namastê!
Pensamento bozolóide. E quem deu esse poder ao Lira? Joia.
Essa iluminação que vc traz eh como aquela das boites dos anos setenta.
Elogiar Lira mostra o caráter do sujeito
Pior que continuam se reproduzindo
É uma famÃlia mal dita , uma praga pior que saúva
Perdemos nós, brasileiros e brasileiras. Esse congresso é contra o povo.
Derrotas na perfumaria. Nos programas importantes ele ainda tem bala na agulha, digo: grana.
Pra mim o grande problema é a falta de propósitos modernos do governo. Com ideias atrasadas e repetidas, fica fácil fazer uma oposição tão rasa quanto. Os dois discursos são fraquissimos e pavimentam esse cenário que vemos atualmente.
Vcs poderiam dizer que tais ideis atrasadas são essas...rs?
Vocês precisam parar de dizer que o LULA foi derrotado. Quem foi derrotado foi Brasil, todos os brasileiros perderam com eesas votações, principalmente os evangélicos. Satanás é chamado de o pai da mentira e a bancada dita evangélica votou a a favor da mentira. A quem eles adoram verdadeiramente? Jesus ou Satanás?
A lixarada que escreve colunas na Folha só pensa em derrubar o governo. Acham que tudo não passa de um jogo, não dá destruição da capacidade do paÃs de ser gerido de forma mais ou menos decente.
O programa polÃtico econômico da esquerda não combina com o que deseja o Congresso e a população. A esquerda quer fazer parte dos BRICS, composto por ditaduras nacionalistas, a população quer fazer parte da OECD. O programa econômico não funciona. O Lula quer ressuscitar o programa naval que já não deu certo no governo Juscelino, no Geisel e no dele, vai dar certo agora? Esse é só um exemplo, mas as ideias da esquerda e do Congresso não combinam.
Os liberais não arruaceiros brincam com o fogo. Se os arruaceiros tiverem nova chance de golpear e tentar a ditadura, ninguém sairá ileso, nem progressistas, nem liberais de terceiras vias. E nossa tradição golpista , em sessenta e quatro foi assim, não hesita em eliminar os aliados não radicais. Aliás são tão arruaceiros que se entre devoram.
O Congresso é eleito pelo povo , não? Deve representar os interesses e ideias do povo. Se o executivo vai contra as ideias do Congresso é porque não está em linha com as ideias do povo e óbvio que vai ser derrotado na casa do povo.
Guilherme , o maior gênio polÃtico que temos eh lula. Se ele não conseguir, eh porque nosso tempo terá chegado ao fim, e nada poderá salvar o BR. As vezes acontece na história de um povo. Eh meio como sina. Mas vamos lutar.
Cara, eu acho que, mesmo sem golpe, a coisa vai piorar e muito. A eleição de 2026 pode, parece que vai, eleger um Congresso tão ruim - ou mais - do que o atual. E a Presidência? Como disse o VinÃcius Torres Freira, "seria preciso tirar um gênio polÃtico da garrafa. Que foi jogada ao mar, porém".
Ótimo artigo. Mentir da voto para parlamentares de direita reacionária que não apresentam um único projeto. Vivem de recortes para redes e lacracoes.
Derrotas nossas! Do povo brasileiro! Temos o pior congresso dos últimos anos!
Eu diria o pior congresso de toda a história da república!
Certamente. Fisiológico como nenhum outro. Ah, o colunista esqueceu de um "pequeno" detalhe, algo sem significância para ele: Lula derrotou um extremista no poder nas eleições presidenciais. É claro que a direita venceu na CD e no Senado e está pesando no mandato. Mas o que pesou mesmo foi a falta de respasses de certas verbas para a Câmara e o repasse para o Senado no primeiro semestre. Isso o cokunista tb ignorou: por que, querido?
A coluna não disse algo novo, como o proprio VinÃcius Torres Freire alertou no inÃcio, estava escrito em 2022. Mas ele teve o mérito de dizer com uma clareza incrÃvel, como quase nunca se vê. O mais triste é o que pode vir para daqui a dois anos. Pode ser ainda pior. Tem tudo para ser muito pior.
Melhor artigo do VinÃcius de todos os tempos. Levantou o lençol da encrenca que todo mundo vê, mas faz que não. Temer foi direto ao ponto quando disse em Nova York que a atual Oposição não trabalha contra erros do Governo, mas contra o Brasil É o quarto turno, após o segundo e o 8 de janeiro. O Golpe não terminou, e agora com cúmplices da Extrema Direita Internacional.
Quando falo em povo na rua, Moraes, não penso em baderna tipo queimar pneus ou fechar. vias públicas. Penso em atos cÃvicos como o da Facultade de Direito em defesa da Democracia, penso em ato como as diretas já, em atos como o culto ecumênico na missa do Wladmir Herzog. O que não é possÃvel é povo calado enquato o Congresso rifa o PaÃs
Adonay, se me permite, tem uma questão que discordo sutilmente de você. Povo na rua é uma invenção da extrema-direita e faz parte do seu processo de fanatização. Historicamente as pessoas não vão pra rua para ficar idolatrando polÃtico e dizer que estão satisfeitos, a não ser em datas festivas; Bozo implementou isso. Pode ser discutido se é necessário fazer isso; mas confesso que vejo pouco sentido a não ser ter que rivalizar com os fanáticos, o que no meu ver, vejo como uma missão impossÃvel.
Obrigado pelo comentário MaurÃcio, mas vejo que o Partido dos Trabalhadores nasceu também com intelectuais e igreja católica. Um núcleo importante era o de jovens publicitários, antigos tambem como Carlito Maia, autor da campanha das Diretas Já, numa mesa de bar, e da imorredoura frase, Brasil Fraude Explica. Esses jovens publicitários davam o suor e o sangue, sem remuneração pelo Partido. Hoje não mais. Correntes de jovens secundaristas, deveriam estar inundando as redes com a força da Verdade
Excelente comentário. Quanto à comunicação do governo, é uma guerra impossÃvel de vencer. A nova direita extremista não tem escrúpulos: é uma fábrica organizada e altamente especializada em produção de "fake news" para pessoas incautas. A esquerda nada pode contra isso. Sempre foi mais realista e honesta. O jeito é esperar a prosperidade bater no bolso da massa de brasileiros.
Sim, apesar dos bons resultados na Economia e do bom projeto de futuro de Brasil, sendo que no governo anterior havia zero, zero estÃmulo à Indústria, zero relação internacional e esforço comercial, zero proteção ambiental, zero responsabilidade na Saúde, na Educação e na preservação ambiental. Onde o governo Lula erra feio? Na zero comunicação tradicional e digital, e em levar o Povo à s ruas.
Enquanto vivermos esse presidencialismo de araque, parlamentares não se responsabilizam por fracasso governamental. Pelo contrário ,fará de tudo para derrubar presidente, para colocar em seu lugar sua qua-dri-lha. Me doe saber que há alguns anos tivemos a chance de mudar este regime de grupelho polÃtico. Novo plebiscito já!
Quem perde não o governo,quem perde é o Brasil que coloca em suas leis que mentir e normal,daqui um pouco coloca também que pode mentir em depoimento policial!!!
Mentir em depoimento policial, já se fazem, nem sempre cola!
Não é derrota para o Lula, mas sim vitória da extrema direita, que no caso das fake news continuarão esparramando ódio e violência no paÃs. Esse congresso está podre.
O povo elegeu um presidente de esquerda e, um parlamento de direita para f* o presidente. Por bu-rri-sse, ou proposital o povo não soube votar. Se é que as urnas eletrônica, tão defendida pela esquerda, é mesmo inviolável. Por isso temos que assumir urgentemente o parlamentarismo, que na pratica já é o sistema polÃtico brasileiro.
O governo do Cachaça está perdido. A responsabilidade é de Moraes e seu dedo pesado no prato de um dos lados da balança na eleição de 22. Colocou na presidência uma pessoa sem conexão com a maioria da sociedade brasileira. Veremos onde isto nos leva.
A pergunta é: onde estarÃamos hoje, caso presidente fosse Bolsonaro!
Perdido está vc com esse comentário ridÃculo. A maioria da sociedade derrotou o golpista e corrupto Bolsonaro.
E a Folha Pan e Estadão com seus colunistas, em sua maioria, se somam ao congresso reacionário. Penso que a grande derrota dessa semana foi a não derrubada do veto do Bozo, a das Fake News. Caberá ao TSE, novamente, por limites às barbaridades/crimes eleitorais. Isso é uma panela de pressão. Do jeito que o ogro gosta.
Leitura honesta da realidade. As discussões lembram a idade média e para uma ditadura da maioria. Temos um congresso composto de bárbaros, incivilizados, negacionistas e fundamentalistas religiosos. E pior,, a direita usa essas distrações para esconder sua corrupção, no avanço. do orçamento, mau uso e desvio de dinheiro público e sua engambelagem de liberdade de expressão para propagar mentiras em massa. Essa é a parceria escolhida pela FSP na sua sanha neoliberal. Colherão destruição. Anotem.
Sob o falso manto da coalisão e do pragmatismo a governança federal não tem bússola ideológica pra se orientar e segue sustentando sua presença na máquina do estado fatiando lugares de poder pra sustentar a ganância da classe polÃtica. O pior de tudo é que toda essa situação ruim é melhor que Bolsonaro presidente. Sinceramente espero que as crises sejam superadas e o Brasil continue um Estado laico sem a influência nefasta do gado evangélico.
As derrotas de Lula no Congresso são as vitorias da cidadania que não se deixa abater pelo fato do TSE ter colocado um corrupto condenado pela Justiça de volta na presidência. O que falta ao Lula é legitimidade uma vez que o uso de dinheiro público para comprar apoio parlamentar nunca foi um problema.para ele. Parabens aos parlamentares de "direita" que elegemos em 2022 e que não permitem que o Brasil se torne tambem uma corrupta ditadura de esquerda como aconteceu com Cuba e Venezuela.
Há ha ha!
E uma mÃdia também reacionária, não é, Vinicius?
A questão é que o campo progressista insiste em se manter ético em suas falas e teses, isso não existe na direita, vale a acusação distorcendo fatos e dando uma versão simplória e men tirosa. Não é questão de saber usar as mÃdias sociais, se o campo progressista abandonar a ética é distorcer sempre os atos e fatos da direita e acusá-la de tudo, no mÃnimo empata o jogo, pois são numericamente iguais.
Comentário certeiro. O problema -- ou virtude-- da esquerda é ter escrúpulos. A direita já perdeu a vergonha faz tempo. Só resta ao campo progressista focar os esforços na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos brasileiros. Só a economia pode salvar a esquerda.
Como diria o ruy castro, é isso aÃ. Vida q segue
Distorcendo o artigo do Ruy Castro, Florentino? É isso, tÃpico. Disseminar fake news faz parte.
Segue mesmo. O golpista e corrupto Bolsonaro continua inelegÃvel e logo será preso. É aguardar.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Derrotas de Lula 3 no Congresso estavam escritas desde a eleição de 22 Voltar
Comente este texto