Mundo > Não entendo por que Brasil está do lado do agressor, diz Zelenski Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 4 Próximas

  1. Renato Lima

    O Brasil não pode se aliar a Nazistas.

    Responda
  2. Elismar Dias

    Lula e o Brasil tem que ficar longe desse atoleiro da guerra de procuração onde de um lado tem um nazista e de outro lado um facista, ambos financiados pelo pior do que existe na humanidade. É absoluta hipcrisia, da Folha também, que dá mais espaço para o ator marionete.

    Responda
  3. Claudio Lourenço Rocha

    Zelenski cara de pau, mestre do cinismo alias caracteristica politica da extrema direita, que irrita qualquer um; veja que de repente ele simplesmente avisou que deixaria a Otan colocar armamentos no Pais que faz fronteira com a Russia. Até ai, mas o que chama atenção são os pesos dados dependendo dos paises envolvidos, vejam que a Russia colocou misseis em cuba, os gringos não aceitaram, quase ocorreu guerra mundial. Até hj cuba sofre com bloqueio dos americanos, ai pode!

    Responda
  4. Marcelo Magalhães

    O presidente Lula é um baluarte da democracia da civilização ocidental. Suas reações não devem ser analisadas de formas superficial e linear. O maior líder político vivo, um grande orgulho do povo brasileiro. Não caiam na conversa interessada de quem visa o imediato, precisamos de tempo e maior compreensão de todas as variáveis para concluir alguma coisa.

    Responda
    1. Giselda Araujo

      Desculpe Marcelo, mas ou eu penso em comida ou eu penso na democracia ocidental, optei pela primeira.

    2. Giselda Araujo

      Esse baluarte não aliviou em nada o meu imposto de renda, ano que vem eu vou ter ainda mais impostos para pagar. Fiz a minha declaração e não gostei do resultado, eu tenho até medo de pensar nas próximas.

    3. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

      Perfeito seu comentário, Marcelo. O Presidente Lula é respeitado, admirado e bem recebido por todos governos, exceção de dois e olha a coincidência, justamente os que estão levando seus países as ruínas. Críticas sem relevância, desprezíveis.

    4. Fabio Camargo Bandeira Villela

      Meu Deus, sem nosso presidente o planeta Terra sequer existiria, acho que nem a Galaxia teria se formado. Abraços a Maduro enquanto esse solapa a democracia e convites ao Putin, enquanto ele traz para a Rússia dezenas de milhares de crianças para sua excursão, sem anuência de seus pais, tudo isso é sinal do baluarte da democracia ocidental, que decadência da democracia, dos direitos humanos, da paz.

  5. Vinicius Branco

    Se a intenção do Putin era mesmo a de evitar o ingresso da Ucrânia na OTAN, e a instalação de mísseis em seu território, o tiro saiu pela culatra. Acabou levando países ate então neutros - Suécia e Finlândia - a ingressar na OTAN. Isso mostra o quanto eh esfarrapada essa desculpa.

    Responda
    1. Fabio Camargo Bandeira Villela

      Vinicius está completamente certo. Lógico que a Suécia era neutra no sentido de não fazer parte formal da OTAN. Seu ingresso deixou Putin nervoso, proferindo impropérios e ameaças, então a entrada da Suécia fez sim enorme diferença. Seu apoio a Ucrânia após ingresso na OTAN ficou muito maior, pois agora ficou protegida pelo artigo 5°. Da Finlândia, nem se fale. Ninguém contribuiu mais com a expansão da OTAN que Putin invadindo a Ucrânia. Quem não entende isso, não entende o que é a OTAN.

    2. Claudio Lourenço Rocha

      Nossa cara vc esta desinformado, a Suecia nunca foi neutra, neutra so para ingles ver

    3. Valdir Teixeira da Silva

      A Suécia nunca foi neutra, essa neutralidade era apenas no papel.

  6. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Esse Senhor Zelenski e os financiadores desse conflito é bom tomar juízo e botar um fim nessa encrenca. Não acredito que estejam subestimando a potência bélica em ogivas no mundo, melhor não desafiar nem precisa de todas para dar fim da vida na terra. O mundo nunca esteve em alto risco como agora, nem na era Kennedy.

    Responda
    1. Claudio Lourenço Rocha

      A ideia dele e dos americanos tambem é, alem de tentar manter a hegemonia dos americanos, para poderem encher o saco de qualquer Pais impondo modo capitalista a quem não seguir suas diretrizes, tentam desmoralizar a Russia e a China. Zelenski usa o proprio povo como buxa de canhão contra o poderio ruusso simplesmente para fortalecer a Otan deixando que coloque misseis na divisa com esse Pais. So se conseguissem destruir a Russia, coisa impossivel, ja que eles tem arsenal atomico

  7. ROBERTO DE FREITAS

    Nada me surpreende! Pés pelas mãos desse gov

    Responda
  8. NIEMEYER FRANCO

    Também não entendi Zelenski apoiar Netanyahu. Fantoche americano.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Onde vc leu essa fake?

  9. Paulo Araujo

    Como o Lula não lê jornais (ele sabe ler?) e se informa via Amorim, é uma bobagem atrás da outra. Na cabeça dele, a crise do Irã foi resolvida, a da Faixa de Gaza está quase terminada e a guerra na Ucrânia ele ajeita no jogo War.

    Responda
    1. ROBERTO DE FREITAS

      A danada da p---a que atrapalha

    2. NIEMEYER FRANCO

      ?

  10. neli faria

    Incoerência da esquerda , senhor presidente!

    Responda
    1. ROBERTO DE FREITAS

      A danada da p---a que atrapalha!!!!

  11. Marcelo Fernandes

    Discussão inútil, enquanto as pessoas comuns sofrem com a guerra. Não se trata de apoiar ou rejeitar o tal de Zé Lenski. O Brasil precisa deixar de ser terceiro-mundista, mas Lula e Celso Amorim seguem apostando numa política internacional à base de encenações malandras. Até agora só colheram fracasso. Parte da esquerda brasileira parou na década de 1980, e ainda tem quem acredite numa mítica "URSS do bem" que irá salvar o "Terceiro Mundo" das mãos dos americanos. É simplesmente p@tético.

    Responda
  12. Daniel Souza Medeiros

    Vc entende sim presidente Zelenski... infelizmente o que nosso governo aqui está fazendo, ao apoiar a Rússia, é conveniência...conveniência econômica, política etc...

    Responda
  13. Maria jose dos santos

    O problema do nosso presidente ele nao admite que nenhuma estrela brilhe só a dele .e Zelenki e um grande líder mundial esta enfrentando com coragem um grande país agressor nao fugiu e fala com todas as nações e um grande líder mundial.

    Responda
    1. João carlos Gonçalves de souza

      Precisa de aprofundar mais na geopolítica mundial , antes de dar resposta superficial.

  14. Clair Calandreli

    Lembrando porque essa guerra aconteceu: O sr. Zelenski fez acordo com a União Européia de aceitar instalação de mísseis europeus em seu território como ameaça à Russia! Simples assim!

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Onde vc leu essa lorota?

    2. Carlos Kolde

      Não corresponde à verdade !

    3. Manoel Coutinho

      Se você estudar a história da Ucrânia, vai entender porque eles têm medo da Rússia.

  15. Igor Cornelsen

    Tem nações com líderes que preferem ser aliados de fascistas agressores e fazerem parte dos BRICS, quase todos ditaduras. Outras com lideranças que preferem ser aliadas das democracias que fazem parte da OECD. Isso mostra o principal motivo por que o Brasil não defende o país agredido presidente Zelenski.

    Responda
    1. ROBERTO DE FREITAS

      Sou brasileiro pagados de impostos e não me sinto representado!!!

  16. Fabio Camargo Bandeira Villela

    Brasil, anão diplomático, perdeu uma chance enorme de defender a pacificação mundial, de condenar uma invasão brutal e injustificada contra um país soberano e com integridade territorial reconhecida pela ONU e de buscar o recuo russo negociado com consenso. Perdeu prestígio internacional, vai ficar conhecido como alinhado à ditaduras, em geral de extrema esquerda (não é o caso de Putin, só sanguinário mesmo), não ajuda no conflito, e cadeira permanente no conselho de segurança da ONU já era.

    Responda
    1. ROBERTO DE FREITAS

      Moro aqui, não me sinto representado! Tampouco sou ladr@o

  17. FRANCISCO JAVIER ARANGUREN GALDOS

    Eu também não entendo como o Zelensky foi cumprimentar ao genocida de Netanyahu. Será que os palestinos não deveriam ter os mesmos direitos que os ucranianos?

    Responda
  18. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    Ora veja, o homem que tem o batalhão Azov como braço direito e fantoche da indústria bélica americana reclamando do governo brasileiro. Marminino!

    Responda
  19. Alvaro Almeida

    Um Fascista ensinando o Lula. Não conhece a História do Lula. Esse Zelenski é um fantoche dos Estados Unidos. Um Nazista puro sangue!

    Responda
  20. Claudio Luiz da Cunha

    Só para relembrar que foi o Bozo que foi lamber as botas do Putin.

    Responda
    1. Fabio Camargo Bandeira Villela

      Uns lambem as botas, outros lambem outras coisas hahahah "Brazilzão" bem na fita!

  21. Claudio Luiz da Cunha

    O Zé Lenski tá igual aos bozolinos, só esperneando.

    Responda
  22. Claudio Luiz da Cunha

    Ele se achava o Rhambo do leste europeu.

    Responda
  23. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Porque somos contra o Nazismo.

    Responda
  24. Lucas Sampaio

    Lula deixou claro a posição do Brasil. Não vai apoiar países alinhados ao ocidente e se indispor com países do BRICS e eixo da revolta. É uma posição que embora moralmente questionável, faz parte da realpolitik, China e Rússia são parceiros comerciais importantes e fazem contrapeso a hegemonia americana, que enfraquecida, deixa demais paises menos vulneráveis a sanções. No mais, os frutos, bos ou ruins desse posicionamento serão colhidos no futuro, a ver o resultado dessa aposta.

    Responda
    1. Fabio Camargo Bandeira Villela

      Ok, a análise não está exatamente errada, mas a posição do governo é catastrófica e em nada ajuda nossa inserção no debate internacional, ficamos de estafe, de papagaio de pirata de China e Rússia, por conta de um antiamericanismo sem sentido. Nossa pauta pelos direitos humanos vai para as cucuias, bem como nossa defesa da economia verde, entre outras pautas. Acho que há um viés autoritário e ideológico do governo também, não é posição de Estado, é de governo e envolve inclinações pessoais.

  25. Paolo Valerio Caporuscio

    Porque o Brasil borra de medo e se encosta no lado do mais forte e o Zelenski sem moral e decencia devido a primeira dama realizar poses para uma revista ao lado de ruinas de cidades devastadas em vez de evitar essa falta de noção.

    Responda
  26. Vinicius Branco

    A petezada não ve nada de mais na invasão da Ucrânia pela Russia, assim como não vê nada demais na invasão da Guiana pela Venezuela.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Pois eh. E o Lula diz que quem começou a guerra foi a Ucrânia. Eh isso que da invadir a Russia com estilingues.

    2. José Antônio

      Bolsonaro em encontro com Putin: “Somos solidários à Rússia”. Declaração do presidente brasileiro foi feita no momento em que ele se encontrou com líder russo, que passa por crise com Ucrânia e Otan (CNN).

    3. Vinicius Branco

      Sim, somos todos Putin!

    4. Claudio Luiz da Cunha

      Foi o seu Bozo que foi lamber as botas do Putin.

    5. Alvaro Almeida

      Vocês adoram fascistas!

    6. Claudio Luiz da Cunha

      Fale de Israel

  27. Telma Saraiva

    A revolução ucraniana de 2014, chamada de 'revolução da dignidade' ou Euromaidan foi um movimento espontâneo do povo que queria se distanciar da influência do czar russo; e a evidência foi a vitória do Zelenski, eleito com setenta por cento dos votos. Não acreditem na narrativa dos bo ts rus sos.

    Responda
  28. Marcos Longaresi Carvalhães

    Esse Zelenski é bobinho mesmo, não é a toa que ele era comediante. Porém é só ele esperar o apreciador de caldo de cana destilado marcar aquela reunião com o Putin em uma mesa de boteco que eles vão resolver a situação, pelos menos foi essa a pérola que o apreciador de caldo de cana destilado e ex-presidiário disse.

    Responda
    1. José Antônio

      Bolsonaro em encontro com Putin: ´Somos solidários à Rússia`. Declaração do presidente brasileiro foi feita no momento em que ele se encontrou com líder russo, que passa por crise com Ucrânia e Otan (no CNN. É um canal de notícias através de televisão por assinatura estadunidense, em propriedade da Warner Bros. ).

    2. Alberto Melis Bianconi

      Argumentos que se resumem a injúrias... típico de bolsonistas.

  29. ABS Barbosa

    Coma seu angu

    Responda
  30. Telma Saraiva

    Por que? Porque esse governo apoia todos os autocratas e ditadores, ainda que esses sejam da extrema-direita como o czar russo. Ele também pergunta de que lado os EUA estão para escolher o oposto. O Lulala é representante da esquerda anacrônica. E é interessante que esse governo nunca responda as perguntas do Zelenski. Nós, brasileiros, nos sentimos envergonhados por esse governo apoiar o invasor, autocrata que restringe a liberdade de imprensa e movimentos sociais.

    Responda
    1. ROBERTO DE FREITAS

      Seu comentário é lúcido

    2. José Ferreira Lima

      Telma vc está sempre onde a globo é a mídia internacional mandar, isso é fato

    3. José Ferreira Lima

      querida Telma, vc "tá mais perdida que cego em tiroteio", menina isso não é um problema juvenil não querida. Esse Zé lasque, é um vendido, o cara tá nem aí pro povo ucraniano, o país se acaba e ele ainda vai sair fantasiado de bobo da corte. Te aqueta minina

    4. Fabio Camargo Bandeira Villela

      Perfeito seu comentário, Telma, super conceitual nessa avalanche de comentários rasos e pró-Putin que graçam por aqui.

    5. Telma Saraiva

      A Ucrânia está sob lei marcial, pois está em guerra, logo não pode fazer eleições. A OTAN estava em mor te cerebral quando o czar invadiu a Ucrânia.

    6. Luiz Carlos Silva da Cunha

      Por que, um presidente, eleito três vezes democraticamente, teria a obrigação de responder a um tresloucado que destruiu sua nação para servir a interesses externos? Aliás, o mandato para o qual o Zelada foi eleito já acabou. Eleições livres na Ucrânia já!!! Fora todos os ditadores, inclusive o da Ucrânia.

    7. Luiz Carlos Silva da Cunha

      Sua escrita é uma saraivada, perdão pela palavra, de besteira. Perdão novamente. Por que o governo brasileiro teria que dar razão ao governo ilegítimo de um reles comediante que já teve seu mandato encerrado? Para garantir a instalação de mísseis da OTAN na Ucrânia? É isso que está correto?

    8. Alberto Melis Bianconi

      Outros procuram se passar por nen-nens.

    9. Vinicius Branco

      Bolsonaristas e Lulistas amam o Putin. Nesse ponto - e em muitos outros - ambos convergem.

    10. Alberto Melis Bianconi

      Agora, muitos bolsonaristas estão fazendo cara de paisagem, eu sei.

    11. Telma Saraiva

      Não sou e nunca fui bolsonarista.

    12. Alberto Melis Bianconi

      Nós brasileiros virgula, vocês bolsonaristas.

  31. Hugo Sotero

    Zelensky não conhecia Lula, por isso a surpresa …. Se vc virar ditador, certamente, será apoiado por Lula …

    Responda
    1. Luiz Carlos Silva da Cunha

      Ele já é um ditador, pois seu mandato já se encerrou. Eleições livres na Ucrânia já!

    2. Alberto Melis Bianconi

      É sério? O sr Hugo acredita ao pé da letra o que Zelenski diz? É muita ingenuidade!

  32. Gilmar Maghenzani

    Mais uma noticia tendenciosa será que não tinha lugar para aquela fraude do banco central e mudar os índices da focu

    Responda
  33. Max Morel

    A posição do Brasil é vergonhosa.

    Responda
  34. Gilmar Maghenzani

    Onde já se viu fazer uma reunião de paz sem o interessado que é a Rússia, o Lula criticou e disse que não iria e está certo, esse ucraniano aí pelas críticas está querendo atenção

    Responda
  35. Roberto Rangel

    Também não entendo. Primeiro foi Bozo que até fez uma visita ao Putin e, já de saída, meio sem graça, declarou balbuciante a sua solidariedade. Depois Lula, que, mesmo sem balbuciar nada, omitiu-se, provavelmente por ordem do partido, de fazer qualquer declaração contra a potência invasora e seu ditador de plantão. Nenhum dos dois, seja balbuciando ou por omissão, representa a vontade do povo brasileiro.

    Responda
  36. Leonardo Gama

    O Brasil não está de lado nenhum, ou melhor, está do lado do interesse dos brasileiros. É o senhor é um dissimulador que espanta potenciais aliados pela sua prepotência.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Quem apoia ditadura, ditadura exercidas sobre brasileiros, ditadura explícita e despudorada, é um tal de Bolsonaro.

    2. jose ferreira

      Claro que o Brasil apoia ditaduras. . Apoia de forma escandalosa !

  37. Getulio Cunha

    Seja um ditador e vc terá todo apoio do mundo do brasil

    Responda
    1. Luiz Carlos Silva da Cunha

      O mandato do comediante já acabou. Portanto, tecnicamente já é um ditador...

    2. Max Morel

      O presidente da Ucrânia foi eleito democraticamente, não é um ditador, e a posição do Brasil é vergonhosa.

    3. Claudio Lourenço Rocha

      Zelenski é bem cara de pau, um ditador so que de extrema direita, e claro expoem o pov, usa como bucha de canhao para lutar contra uma potencia que ameaça a hegemonia dos americanos, simples assim

  38. Claudio Lourenço Rocha

    Zelenski o cara de pau, mestre do cinismo alias caracteristica de politicos da extrema direita, é de irritar qualquer um; veja que de repente ele simplesmente avisou a russia que deixaria a otan colocar armamentos no Pais que faz fronteira com a Russia. Até ai, mas o que chama atenção são os pesos dados dependendo dos paises envolvidos, vejam que a Russia colocou misseis em cuba, os gringos não aceitaram, quase ocorreu guerra mundial. Até hj cuba sofre com bloqueio dos americanos, ai pode

    Responda
  39. Claudio Lourenço Rocha

    Zelenski o cara de pau, mestre do cinismo alias caracteristica de politicos da extrema direita, é de irritar qualquer um, veja que de repente ele simplesmente avisouou a russia que deixaria a otan colocar armamentos no Pais que faz fronteira com a Russia. Até ai, mas o que chama atenção são os pesos dados dependendo dos paises envolvidos, vejam que a Russia colocou misseis em cuba, os gringops não aceitaram, quase ocorreu guerra mundial. Até jhj cuba sofre com bloqueio dos americanos, ai pode

    Responda
  40. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Esse Senhor querer impor ao Brasil sua vontade, será que quer mesmo negociar? Ou é mais uma agitação com previsão de fracasso. Não fazer sua vontade não significa estar alinhado com o adversário. Pelo jeito está em busca de protagonismo internacional. Faz lembrar o menino que provoca os marimbondos, depois culpa esses por ataca-lo. O Brasil tem sua posição e precisa ser respeitado. Não defende lado e sim a paz entre as nações. Pense nisso!!

    Responda
  41. Rodrigo Mello

    A OTAN é instituição criada para defesa contra a Rússia. Após queda do muro de Berlim, deveria ter sido extinta, mas permaneceu é se expandiu ao leste europeu. Se a OTAN é uma ameaça à Rússia, então a entrada da Ucrânia na OTAN deveria ser interpretada como a ameaça à Rússia? Se uma pessoa vem agressiva contra você, vc espera ela dar um soco e quebrar o seu nariz, ou dá o soco primeiro?

    Responda
    1. Fabio Camargo Bandeira Villela

      1. A Ucrânia, no caso, é a vítima, e não vai quebrar o nariz de ninguém. É a vítima, sabia? 2. A OTAN seria extinta, se a Rússia pós soviética não se aventurasse na Chechênia, Geórgia, Moldávia, Ucrânia e nem ameaçasse outros tantos; 3. Cuidado, essa estória de ataque preventivo, de Regan, saiu de moda e nas mãos de Putin serve para passar pano do que ele faz. E não faz pouco, se olhar como ficaram as cidades da Ucrânia, no front de guerra ou mesmo longe dele

  42. Ney Fernando

    O governo Lula colocou o Brasil ao lado do Putin, assim como fez seu antecessor bolsonaro. Não importa se ele é o agressor; sempre será considerado o agredido coitadinho merecedor de todo o apoio (o agressor é a maldosa OTAN, que ao contrário da Rússia nunca invadiu ninguém).

    Responda
    1. Luiz Carlos Silva da Cunha

      A OTAN nunca invadiu ninguém...PIADA PRONTA? Afinal quem dá as cartas na OTAN? A Noruega, a Bélgica, a Polônia...ou os ... que invadem países mundo afora. Ingenuidade...

  43. humberto cavalcanti

    A História recente da Ucrânia é omitida nessas midias. Houve golpes de Estado, desiludidos elegeram ator-exibicionista. Zelenski não é presidente, apenas sob pretexto de guerra (há anteriores pretextos) prorrogou seu mandato e fechou cerca de 30 partidos políticos. Não é Rússia X Ucrânia, a questão é o expansionismo EUA X Russo, acentuando o primeiro protagonista - EUA - cujo passatempo é invadir, é municiar fantoches, é ser agente comissionado em vender da indústria bélica norte americana/

    Responda
    1. Lucas Sampaio

      A população de lá tem agência o suficiente para forçarem o presidente da época a aderir a UE, mas Putin entrou no meio da negociação alegando que não aceitaria, forçando o Yanukóvytch a desistir da negociação, o que gerou os protestos no qual o presidente respondeu com violência, escalando ainda mais a intensidade dos protestos. Foi a intromissão do russo calvo que causou tudo isso. Esse cretino é seus aceclas nunca aceitaram uma ordem a qual a Rússia não tivesse algum destaque.

    2. Claudio Lourenço Rocha

      Pior é que a imprensa ocidental so conta a verdade que interessa, ou seja, so fala metade da historia. Na verdade ele usa o povo como bucha de canhão; a briga Usa X Russia como humberto ja escreveu é o expancionismo americano, que não respeita a democracia que ele alega defender, os estados unidos é o Pais que não respeita nenhum povo, os americanos so respeitam quem tem armamento que se contraponha ao seu poderio, inclusive atomico. Veja que israel faz aos palestinos com apoio americano

    3. Celso Onofre

      Para de escrever fake news!

  44. humberto cavalcanti

    História recente da Ucrânia é omitida nessas reportagens. Houve golpes de Estado, desiludidos elegeram ator-exibicionista. Zelenski não é presidente, apenas sob pretexto de guerra (há anteriores pretextos) prorrogou seu mandato e fechou cerca de 30 partidos políticos. Não é Rússia X Ucrânia, a questão é o expansionismo EUA X Russo, acentuando o primeiro protagonista - EUA - cujo passatempo é invadir, é municiar fantoches, é ser agente comissionado em vender da indústria bélica norte americana

    Responda
    1. humberto cavalcanti

      como história recente, entenda-se bem antes da reação da Rússia. Muito antes. Mas ler outras fontes , procurarmos, não é tarefa tão fácil saindo dos monopólios midiáticos e pela generalizada e vulgar avidez em nos contentarmos com nossos cérebros lavados, satisfeitos, num sentimento (convicção...) de nos sentirmos seguros com as supostas verdades. Somos teleguiados e acreditamos que somos bem informados. Com todo o respeito.

    2. Claudio Gomes

      História recente? A história recente eh que a Rússia invadiu a Ucrânia, estado soberano. Qual a sua opinião sobre o assunto? Esse assunto. Não qualquer outro assunto.

  45. Daniel Marques

    É simples, Zelenski. O mandatario atual adora flertar com ditadores que perpetuam seu poder por décadas a fio. Gosta de manipular e deseja controlar a opinião publica. Entende que Lênin e Stalin são exemplos de líderes e sente saudade da época da foice e do martelo. E principalmente, é chegado num aguardente feio de cereal, tal qual a famosa vodka russa.

    Responda
  46. Divino Eterno Pereira

    Chamar de agressor é fingir que os territórios ocupados pela Russia só tem ucranianos. Esses territórios pertenciam a Russia antes de 1917 e foram doados à Ucrania, porém sempre foram habitados por russos, inclusive sempre atacados pelos governos de direita da Ucrânia. Omitir esses conhecimentos é tentar fazer os outros de trou-xa.

    Responda
    1. Fabio Camargo Bandeira Villela

      1. Se os territórios foram doados pela Rússia, então são da Ucrânia (já ouviu falar o que significa doação? Lá no primário: "Deu está dado"? 2. Toda aquela região foi de alguém em algum momento. Há várias regiões da Rússia, vizinhas à Ucrânia (e não estou falando de áreas invadidas) que antes eram da Ucrânia. Nem por isso a Ucrânia tem direito a elas, há um reconhecimento da ONU das áreas a que pertencem a cada país. Esperava-se desde metade do século passado uma estabilidade nas fronteiras.

    2. Claudio Gomes

      Sério mesmo? Então tá. Vamos explicar. A Ucrânia, estado soberano, foi invadido pela Rússia, que já havia tomado a força parte do seu território. Não importa quem morava lá. Não importa que fossem territórios doados. Foi uma agressão militar a um estado soberano. O afã a defender Lula chega às raias do impensável.

  47. Fabio Camargo Bandeira Villela

    A Ucrânia saírá da guerra como um grande país, unido, fortalecido, com as terras recuperadas e com a indenização trilionária a receber pelos danos causados. Será modernizada, entrará para a União Europeia, se desfazendo de vez de laços do passado. O pagamento será feito em parte com as reservas congeladas, em parte com troca, ficando Kaliningrado livre do atual domínio, talvez uma república báltica. O próximo presidente poderá ser, Klitcho, prefeito de Kiev, ou mesmo Zaluzhnyi, militar querido.

    Responda
    1. Jaasiel Araujo Nascimento

      Você vive no mundo de Nárnia!!!

  48. Giselda Araujo

    Tenha paciência, Zelenski! Só mais 2 anos e meio e você poderá ter o governante brasileiro dos seus sonhos, e os brasileiros também, a vida caminha em ciclos de maus e bons períodos.

    Responda
    1. Giselda Araujo

      Sérgio, será que em um País de 200 milhões de habitantes só existem duas pessoas para disputar a Presidência? Espero que não.

    2. sérgio dourado

      Que ilusão, hein... Não foi o outro, lá, também, que foi prestar "solidariedade" ao Putin!? kkk São duas faces da mesma moeda: um quer ser ditador de esquerda e outro um ditador de direita... kk

  49. Fabio Camargo Bandeira Villela

    Zelensky tem algo de genial, pois conseguiu unir todos os países civilizados a defender a Ucrânia. Mas ele tem falhas também, inclusive no front. Mas pensar a história da Ucrânia a partir de um único homem é um grande erro, é uma visão populista de entender a história em uma democracia, e à vezes fazemos isso em relação a nosso país. Há vários líderes locais na Ucrânia, alguns inclusive mais populares que Zelensky, todos contra a "visita" do país vizinho.

    Responda
    1. Fabio Camargo Bandeira Villela

      LUIZ CANDIDO BORGES, não seja ignorante, a invasão da Criméia aconteceu em 2014, muito antes de Zelensky se candidatar à presidência e entrar no mundo da política (2019). Pare de ser papagaio de pirata e de falar besteiras.

    2. Luiz Candido Borges

      Fabio, esta suposta "genialidade" não é do Zelensky, mas dos presidentes dos EUA (o Binden é só o mais recente). Na verdade, a "genialidade" se resume em uso da força política, econômica ou militar. Eu poderia dizer que sem os EUA, a Ucrânia já teria sido completamente ocupada, mas na verdade sem as intervenções dos EUA, nada disso teria acontecido, não teria havido guerra, nem mesmo a Criméia teria sido ocupada. Mas a paz não dá lucro...

  50. Fabio Camargo Bandeira Villela

    Aos russófolos 2: Aquela operação especial da Rússia de uma semana deu ruim. Não consigo escrever mais, pois passa o texto por mediação e não é publicado.

    Responda

1 2 3 4 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.