Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CARLOS SANTOS

    O Biden tbem n vai. Reunião totalmente infrutífera. Como disse Garrincha: Combinaram com os russos? Sem isto é pura perda de tempo. L tá certo.

    Responda
  2. Claudio Luiz da Cunha

    Foi peitar a Rússia achando que a UE iria apoiar, o resultado está aí.

    Responda
  3. Enrique Castro

    Uma mais de tantas coisas que o ex-presidente da Ucrania não entende. Deveria estudar, especialmente historia.

    Responda
  4. Alexandre Sartori Barbosa

    O Brasil está do lado da paz, ao contrário do Zelenski que pediu (praticamente implorou) pela guerra desde o início do seu mandato, muito antes do conflito começar.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Sim, foi pra manter a Paz que a Rússia invadiu a Ucrânia. Para manter a paz, só bombardeando e invadindo países vizinhos. Para manter a democracia, precisamos derrubar perfis, prender pessoas sem denúncia provisoriamente sem acesso aos autos, selecionando as imagens que queremos mostrar e apagando as outras. Para manter a democracia, só com muita ditadura. Adora o raciocínio da esquerda.

    2. ed deffe

      C.Q.D.

  5. lilian santos

    É porque nós sabemos que vc ...um desqualificado foi e é usado pelos americanos para alimentar uma guerra fria até hoje com a Rússia e acharam que o putin não ia fazer nada? Vai ser ingênuo na conxixina kkkkkk

    Responda
  6. Alexandre Sartori Barbosa

    Caso os EUA invadissem a Amazônia será que o ator e comediante Zelenski ficaria do lado do agressor? Ou daria o maior apoio para que lutássemos contra o maior exército do mundo, até nosso último homem, até não sobrar nada do Brasil, para tentarmos recupera-la? Eu acho que, como ele realmente ele não dá a mínima para nós (bem como não dá a mínima para a Ucrânia) optaria pela segunda opção. Esses agentes do caos vivem muito bem suas vidas enquanto desgraçam a vida da população.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Que ilações fantasiosas. Vc deveria escrever um livro de ficção .

  7. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Ninguém entende, combativo Zelensky. "Relativizar" a agressão da ditatorial Rússia de Putin é a coisa mais absurda que já se viu, dentre as posturas de um Brasil Democrático. É o momento Jair Bolsonaro do Luis Inácio. A atitude brasileira na versão Lula é aversiva em várias camadas: (a) amor por ditadores como Maduro e Putin, "de esquerda"... (b) negação de seus crimes (dos ditadores), por fidelidade a uma referência de mundo antiquíssima.

    Responda
  8. Fatima Marinho

    Um comediante fazendo piada. Essa pessoa sabe muito bem que não deveria ter entrado nessa guerra, pois entrar eh fácil, sair eh o mais difícil. Melhor deixar a presidência fazendo novas eleições e abrir um caminho para a paz.

    Responda
    1. ed deffe

      Acho que tem muito.mais espiões russos no Brasil do que aqueles que estão presos

  9. DANILO RODRIGUES DA SILVA

    Um condenado não me representa. O brasileito sensato sabe os ibteresses que movem a politica deste indivíduo medriocre que está na presidência.

    Responda
  10. Augusto Colombo Junior

    Não é o Brasil. É esse governo comamdado por um presidente kor rupto.

    Responda
    1. Claudio Luiz da Cunha

      Apareceu a Colombina

  11. Marcos Serra

    Sr. Zelenski, não é apenas sua pessoa que não entende por que Brasil está do lado do agressor. Esse questionamento torna-se impossível de responder para qualquer um, independentemente de sua idade ou cultura, que possua mais de dois neurônios. Certamente, a pessoa à qual foi feita a referência deve ter apenas uma unidade básica do sistema nervoso e assim mesmo prejudicada por hábitos comportamentais ligados a fermentados e destilados da cana-de-açúcar.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Brasil não apoia a guerra, nenhuma delas.

  12. Jorge Maia Filho

    Loola é aquele ser q disse q resolveria a guerr@ da Ucrânia tomando cerveja?

    Responda
  13. Enir Antonio Carradore

    Não se trata de ser contra a Ucrânia e favorável à Rússia. O Brasil é contra a guerra, e contra o presidente ucraniano porque só piora a vida dos ucranianos. Um líder de verdade teria evitado o início dessa guerra. Não pode vencer o inimigo e reverter as perdas, tá esperando o quê, destruir o resto do país enquanto os fornecedores faturam com produção de armas? É impossível derrotar a Rússia, vai aumentar a destruição, vai piorar. É só desistir de entrar na OTAN, a guerra acaba hoje.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      E entrega o pais todo para o ditador sanguinário , que liquida seus inimigos a moda de Stalin?

    2. Enrique Castro

      Parece que Augusto Jr nunca leu nada, especialmente sobre a vida dos ucranianos do Donbass entre 2014 e o início do conflito. Ucranianos mas etnicamente russos, viviam debaixo das bombas do batalhão Azov (que usa, por acaso, o emblema da divisão alemã Das Reich). Enfim, Augusto, depois de estudar, se preocuparia mais com a vida dos ucranianos no passado, e não no futuro.

    3. FERNANDO AUGUSTO MEDEIROS SILVA

      Você sabe?

    4. Augusto Colombo Junior

      Vc sabe o qur vai acontecer com a população Ucraniana, caso o Putin vença? Vc gostaria de estar na pele dos ucranianos nessa situação? Pense.

  14. Vinicius Chaves

    Vamos ser práticos: O que o Zeleski quer é apoio, de preferência logístico militar, pois está em Guerra Isto o Brasil em nada vai ajudar, mesmo declarando apoio aberto a Ucrânia. Portanto tanto faz como tanto fez

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Não. A guerra é militar e política.

  15. Gustavo Souza Machado

    Por que o Ocidente critica Putin e financia um indivíduo pior que ele. Olha o que o Satanás tem feito contra civis. Usando a morte de inocentes como arma de guerra. Por que dois pesos e duas medidas?

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Quem é o indivíduo pior que o as sas sinos o do Putin?

    2. Adenilson peneli

      Parabéns, mídia ocidental é ideológica e segue as ordens de Washington, é de dar enjoo, o carinha do oriente médio consegue ser pior que o carinha da Alemanha, idolatrado pela extrema direita.

  16. Sérgio Souza Lima

    Para entender a guerra, tem que entender o que provocou a guerra. Zelensky é um tremendo João sem Braço.

    Responda
    1. Eder Marchi

      Augusto, você está esparramando m er da em todos os comentários. Deixa de ser im be cil

    2. Augusto Colombo Junior

      Onque provocou a guerra foi o expansionismo soviético. Simples assim.

  17. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Lula nunca declarou apoio à Rússia. Para Zelenski, ser a favor de negociações é estar com se adversário.

    Responda
  18. weligton medeiros

    esse lixo humano quer aparecer de novo?

    Responda
  19. max ribas

    Muito simples, Zé Lenski: a Europa Ocidental é um território ocupado desde o fim da segunda guerra mundial. Os gringos mantém cinquenta mil soldados apenas na Alemanha, inúmeras bases militares naquele continente e a otan não passa de um puxadinho do Tio Sam. Talvez a Rússia não goste de dançar esta dança. Talvez a China não queira dançar esta dança. E talvez o Brasil deva seguir seu próprio destino e deixar, enfim, de ser uma plantation.

    Responda
  20. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    O mandato de Zelenski venceu, não houve eleições. A FSP não vai passar a chama-lo de ditador? Vai seguir usando presidente? Tem presidentes eleitos que o jornal chama de ditadores.

    Responda
  21. Paulo Roberto Fernandes

    Não é o Brasil que está do lado errado, é apenas um brasileiro que não tem a sensatez de colocar os valores éticos acima da suas irracionalidades ideológicas.

    Responda
    1. Adenilson peneli

      A tá, esquece que seu modo também apoio Putin, essa talvez seja seu único gesto menos estupido.

  22. luis augusto batista couto

    Ninguém sabe que existe o tratado de Bucareste onde a Ucrânia dizia que não teria armas nucleares. O zelenaky não só disse que iria entrar na OTAN como sairia do tratado, sinalizando armas nucleares na Ucrânia. Se em cuba os EUA reagiu, porque a Rússia tinha que ficar parada ? Da um Google no 'tratado de bucareste'

    Responda
    1. luis augusto batista couto

      Aliás, o nome é 'Memorando de Bucareste'. Pesquisem aí.

  23. marcos stein

    O Brasil voltou... a passar vergonha...

    Responda
  24. luis augusto batista couto

    Simples, essa guerra é uma guerra por procuração entre o braço armado dos EUA na Europa que é a OTAN contra a Rússia. Então o Brasil deve ficar neutro. Existem desejas de outras guerras no mundo com criança também morrendo e só importa a guerra na ucrania ?

    Responda
  25. Alexandre Cunha

    Os interesses comerciais com os russos são mais interessantes. Petróleo, carne, fertilizantes, veículos, e vários outros produtos. A Europa só gritou e fez alguns bloqueios e a Rússia cresce mais que todos. Kkkkk

    Responda
  26. Fabio Camargo Bandeira Villela

    E nosso governo está sim do lado errado.

    Responda
    1. Nader Savoia

      O mundo é mais complicado. Tem mais de "dois lados". Não tem lado "certo" ou "errado", tem lado que interessa. O Brasil deve defender os seus, nossos interesses.

    2. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

      Para alguns, o lado da paz é errado.

  27. Fabio Camargo Bandeira Villela

    Alguns comentam sobre Zelensky. A questão não tem nada a ver com ele, poderia ser Klitscho, Zaluzhnyi, ou qualquer outro. Ninguém quer "doar" terras para a Rússia. Ela já tem o suficiente.

    Responda
  28. Adenilson peneli

    Estou curioso para ver de que forma Trump, o presidente americano vai lidar com a Guerra da Ucrânia, haja visto que é amigo de Putin, e como Milei, baba ovo de Trump, vai agir uma vez que seu mentor vai mudar o pêndulo para o lado da Rússia, e como vai agir a ridícula e mandada imprensa ocidental.

    Responda
  29. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. weligton medeiros

      explica uma coisa: vocês continuam tomando invermectina e cloroquina ou estão se alimentando no pasto?

  30. Claudio Luiz da Cunha

    Não entendo como elegeram o Zé Lenski

    Responda
  31. Adenilson peneli

    Zelenski é apenas um palhaço de picadeiro, mantido pelo EUA, que espera seu mentor mandar armas para brincar de guerra, enquanto seu povo é aniquilado. Não é um democrata e tampouco um estadista, possui tendência nazista, como aliás o opositor de Putin que morreu na prisão e sua mulher, dois monstro nazista estranhamente idolatrados pela mídia ocidental. Putin é um ditador autocrata e Biden é um fraco humilhado por Israel, e que perderá a eleição para Trump, outro ditador.

    Responda
  32. Adenilson peneli

    O fato é que o conflito não é entre a Rússia e a Ucrânia, e sim entre o Ocidente e a Rússia, a NATO vêm descumprindo todos os acordos que fez com a Rússia, aliás a NATO não deveria existir. Pois tem como único objetivo intimidar a Rússia, além do mais a porção oriental da Ucrânia é formada por maiorias que apoiam a Rússia. Torcer pela Rússia é torcer contra o monstruoso e sanguinário império americano, que mantém o massacre na Faixa de Gaza, e promoveu ditaduras que matou milhares de inocentes.

    Responda
  33. DANIEL PESTANA MOTA

    A máxima de que quando um não quer dois não brigam (e não dá pra dizer que Zelenski não quis a briga ao se aliar à Otan) também se aplica à paz: ou é selada em conjunto, ou não se faz. Tirando as máximas, já que falamos de geopolítica, fosse mais inteligente e menos ideológica sua visão, não teria como não ver com bons olhos espaços de disposição de países que, como o Brasil, buscam criar mais opções além das que estão postas.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Daniel, Ucrânia é um país soberano. Entrar ou mão pra OTAN é uma decisão somente dela.

    2. Fabio Camargo Bandeira Villela

      Passaria o pano para aquele cara alemão de bigodinho

    3. Fabio Camargo Bandeira Villela

      Essa máxima é mínima. Não vale nem lá em casa.

    4. Fabio Camargo Bandeira Villela

      Essa máxima não vale nem lá em casa. Ajudaria a justificar o que fez a Alemanha em 1939, a Rússia nesse século, etc. Enfim, acaba passando o pano.

    5. Fabio Camargo Bandeira Villela

      Essa máxima não vale nem para dois irmãos, muito menos para duas nações, legitima a violência, o crime, a guerra. Valeria para a Alemanha de 1939, para a Rússia na Georgia, Moldávia, Chechênia, Ucrânia, Polônia (1939). Parece erudita, mas é a máxima preferida de quem usa o poder da força contra os mais fracos.

    6. Andre Ramos Lievori

      Senhor, um país é livre para tomar suas decisões, a Rússia repete o que fez ao fim da segunda guerra, invade paises e os obrigam a se tornar uma União Soviética, seguir suas leis ou morrem. Quem defende esse comportamento da Rússia não poderá criticar quem faz o mesmo. Ou será leviano

  34. LUIS CESAR DOS SANTOS CASTRO

    Senhor, nessa guerra nao há santo. O senhor tem culpa no cartório tb e como tem

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Qual Luis?

  35. Joás Santiago Silva

    O comediante quer fazer acordo de paz sem o outro país em guerra. Kkkkk E quer o Brasil metido nessa palhaçada passando vergonha.

    Responda
  36. Eduardo Farias

    Conferencia de paz sem os dois lados da guerra é uma grande perda de tempo e um grande teatro de quem não quer paz.

    Responda
  37. Fabio Camargo Bandeira Villela

    1. As armas e os barões assinalados, Que da ocidental praia Lusitana, Por mares nunca de antes navegados, Passaram ainda além da Taprobana... (Camões). Na seção 2 tem receita de bolo.

    Responda
  38. Fabio Camargo Bandeira Villela

    Não dá para passar pano para Putin. Se minimamente eu escrever o que ele fez, sou bloqueado aqui, espero que meus comentários acabem liberados, pois eles não têm nada de mais. Mas tem gente passando pano para Putin, isso tem!

    Responda
    1. Renato MIneiro Drummond

      Continuando. Se pensa que os EUA são diferentes, lembre-se de Guantânamo. Fizeram barbaridades no Vietnã, no Iraque e continuarão a fazer, porque dependem de guerras. Eram aliados de Bin Laden, até que não foi mais conveniente. Para eles tanto faz se é xiita, sunita, o escambau. Distorcem tudo e o mundo aceita. O cara está no seu país, é invadido e, de repente, é ele o "rebelde". O que interessa é o óleo que têm debaixo do chão. Criaram aquela farsa grotesca das armas de destruição em massa.

    2. Adenilson peneli

      Tirando o caso de Israel, que humilha e despreza a ONU e os EUA, serve para muito. Bibi é outro monstro que precisa ser enjaulado, me causa estranheza a mídia ocidental tratar Putin tão mal, como se fosse imoral e desumano defende-lo e aí mesmo tempo considera normal e louvável defender o carniceiro do oriente médio, que usa a memória do holocausto para poderem agir como agiam o exército nazista, sem dó e piedade, menosprezando a vida de milhares de mulheres e crianças palestinas.

    3. Renato MIneiro Drummond

      Todo mundo sabe o que Putin fez e faz. Detona os inimigos e os rivais. Se pensa que os EUA

    4. jose fernandes de lima junior

      É difícil assumir posições em conflitos internacionais de outros países. O Brasil não faz parte da Otan e nem é aliado militar da Rússia. E tampouco tem grandes relações comerciais com a Ucrânia. Não tem que se meter em guerra dos outros, essa nunca foi a vocação do Brasil. Mas não é verdade que o Brasil está do lado da Rússia. Pra que serve a ONU?

    5. LUIS CESAR DOS SANTOS CASTRO

      Senhor, nao existe santo nessa guerra. Se o senhor acha que tem gente passando pano pano para o doido do Putin, podemos dizer o mesmo do senhor sobre o outro neonazista. Menos senhor, menos

  39. Renato MIneiro Drummond

    Zelenski é um tolo mentiroso. Afirma que a Rússia atacou a Ucrânia. não diz a razão. Esse inconsequente instalou 13 bases ucranianas secretas financiadas pela CIA com o apoio da OTAN na fronteira russa, para monitorar as movimentações e comunicações do país vizinho. Os EUA romperam acordo firmado com Putin de não intervenção nas regiões de suas respectivas influências geopolíticas. Putin questionou: como reagiriam os EUA se ele instalasse bases russas nas fronteiras com México ou Canadá.

    Responda
    1. Adenilson peneli

      Excelente comentário, parabéns.

    2. Renato MIneiro Drummond

      Vocês devem entender que russos e ucranianos se odeiam mortalmente. E os EUA querem ver os dois países se estraçalhando. Sem contar que estão abarrotando a Ucrânia de armamentos, o que é vital para sua economia alicerçada sobre a indústria bélica. Para eles foi um estratagema fácil, convencem o idiota a instalar as bases e vibram quando o pau quebra. Só que dessa vez há um componente que faz a total diferença da guerra fria anterior: a China, poderosíssima, que não morre de amores por nenhum.

    3. LUIS CESAR DOS SANTOS CASTRO

      Pq que muitos nao tem ou nao querem essas informações?. Esse tal de Zelenski é um neonazista. Não precisamos ter simpatia pelo Putin, mas há muito tempo a agressividade da OTAN é silenciada por todos ligados aos EUA. Isso é fato

    4. Andre Ramos Lievori

      E não levante o passado, como se o certo não tem valor é preciso mudar e não repetir o passado para justificar o erro. Cobrar o fim das guerras sob qualquer justificativa ou o mundo voltará ao passado de barbaridade. Cobrar o fim das guerras de uns e apoiar a guerra para outros é ridículo. Teremos países preocupados com a Amazônia invadindo o Brasil, tomando o controle do centro oeste e norte do país com boas intenções, oas intenções q não existe nas guerras, seja quer for o agressor.

    5. Andre Ramos Lievori

      Renato, o uso da guerra (violência) é justificado? Os EUA implantaram bloqueio econômico a Cuba, Venezuela e outros. Defender a violência e a morte de civis de um país pelo o que ele fez dentro de seu território é despautério. A Rússia é agressora e violenta, mata porque outro quis governar seu país de forma autônoma. Isso é indefensável.

    6. Fabio Camargo Bandeira Villela

      Rússia atacou a Ucrânia em 2014. Atacou a Ucrânia na segunda guerra mundial, atacou a Ucrânia n vezes. Não coloque a vítima como culpada. Estou falando do país, pois não sou personalista, nem a Ucrânia é, por sinal. Isso é coisa de Rússia, de Brasil, de Venezuela...

    7. Fabio Camargo Bandeira Villela

      Quanta besteira. A ação russa começou em 2014, antes da eleição de Zelensky, que, aliás, teve 70% dos votos. Não passe pano para Putin, se não for contratado por ele. Comentei mais por aqui, mas tudo está sob incompreensível moderação.

  40. Enrico Incao

    Porque no Brasil, qualquer presidente é um ditador enrustido. Se declaram democráticos mas adoram ditaduras.

    Responda
  41. Paulo Roberto Taveira

    Cachaça é amigo de ditadores, como se sabe. Admira- os. E no caso, o ditador é Putin. Portanto, explicado está.

    Responda
    1. Renato MIneiro Drummond

      Precisa ser bolsonarista para saber que o presidente é um malfeitor? Pois eu não sou, nunca fui bolsonarista e tenho asco por esse sujeito mentiroso e covarde. Nunca sabe de nada, não viu nada, são sempre os outros, ele é uma alma pura e honesta. Fora Cachaça!

    2. jose fernandes de lima junior

      Pelo visto , você é inimigo do nosso presidente né? Comentário raso , sem conhecimento do assunto. Típico de bolsonarista.

    3. Joás Santiago Silva

      E o que mais? A terra é plana, né?

  42. Mario Habka

    Zelenski é o agressor Estava matando população russa no leste da Ucrânia

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Menos Mario. Mas de fato, ambos Rússia e Ucrânia tinham interesses militares nas suas fronteiras.

    2. Andre Ramos Lievori

      Opinião desvirtuosa, infundada e medíocre. Não se pode questionar tal mediocridade, esse pensamento é inexplicável.

    3. Cesar Sobral

      Que comentário medíocre Mário

    4. Paulo Roberto Taveira

      Saudações amigo de adolescência. Mas não concordo com sua opinião. E fora Cachaça!!!

    5. Paulo Roberto Taveira

      Saudações, amigo sumido. Mas não concordo com sua visão. E fora Cachaça!

    6. Fabio Camargo Bandeira Villela

      Papo furado, A Rússia que invadiu a Ucrânia em 2014, muito antes de Zelensky assumir o poder. Quem lança mísseis de precisão em prédios, hospitais, escolas, teatro é a Rússia e invadir países vizinhos como Georgia, Moldávia, Ucrânia, bem como ameaçar outros tantos é típico do expansionismo russo. Mas aqui é lazer culpar a vítima e passar pano para agressor.

  43. Fabio Camargo Bandeira Villela

    Não dá mesmo para aceitar essa aproximação do governo brasileiro com a bárbara invasão Russa, que bombardeia hospitais, prédios, escolas a centenas de quilômetros longe da linha de combate e sequestra crianças ucranianas. Brasil poderia fazer uma enorme diferença, se condenasse a invasão russa de um país soberano com reconhecida integridade territorial. Quem culpa Zelensky não entende nada, lamento. O país inteiro é contra a Rússia e sua agressão a vizinhos.

    Responda
  44. m Sumoto

    Porque o culpado da guerra e sofrimento do seu povo é você Zelenski. Você nunca deveria ter a ideia de entrar para a OTAN, foi um erro seu e quem está pagando é o seu povo pelo sofrimento que não tem nada haver com o seu erro e além das perdas materiais.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      O ditador de plantão sempre arrumaria uma boa desculpa para invadir a Ucrânia.

    2. Ramiro Loutz

      Eita!

    3. Renato MIneiro Drummond

      Pois eu concordo plenamente com o comentário. Foi exatamente o que ocorreu. Agiu irresponsavelmente, se meteu numa guerra que não podia vencer e quem está pagando o pato é o povo ucraniano., tanto com vidas como com a fortuna que estão pagando em armas compradas aos EUA.

    4. Cesar Sobral

      Esse é o pior comentário que já li

    5. Fabio Camargo Bandeira Villela

      A OTAN é basicamente uma aliança defensiva contra o expansionismo russo. Ela só existe e só cresce à medida que a Rússia invade outros países, inclusive já invadiu a Ucrânia em 2014. Assim fez a Finlândia, a Suécia e assim fará a Ucrânia. Ninguém na Europa tolera a Rússia, ela só tem bajuladores em terras tupiniquins. Ucrânia quer paz e entrar para a União Europeia. É muito razoável isso. Não é projeto de um presidente (eleito, aliás, com 70% dos votos), mas de um país.

    6. Fabio Camargo Bandeira Villela

      Não tem nada a ver com Zelensky, esse sentimento anti-Rússia é do país inteiro. A Rússia já havia invadido a Ucrânia em 2014, Zelensky só chega ao poder anos depois. A revolução da praça Maidan em 2014 não tem nada a ver com Zelensky. A Ucrânia tem todo o direito de entrar na OTAN, aliança defensiva contra o expansionismo russo, mas nunca entraria antes da invasão Russa, a Alemanha não permitiria. O que a Ucrânia queria era paz e fazer parte da União Europeia. Conseguirá. A OTAN será só brinde.