Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. renato leitao

    Zelenski provocou a guerra ao permitir a instalação de mísseis dos EUA na fronteira com a Rússia. Lembra 1962 a crise dos mísseis cubanos, quase detonou um conflito mundial, nenhuma potência permitirá essa atitude, pensem em mísseis russos em solo mexicano , ou mísseis da Índia cercando o Paquistão. Quem acendeu o estopim foi Zelenski.

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Ha? Sério mesmo? Daqui a pouco vc vai ser assaltado e vai sair dizendo que a culpa foi sua mesmo. Afinal, ousou sair de casa e acendeu o estopim. Tenha dó. Lulopetistas fazem tudo quanto eh contorcionismo para defender o indefensável.

    2. Fabio Camargo Bandeira Villela

      Ninguém viu esses mísseis ainda! Em qual fronteira está? Ninguém sabe, pois isso é só propaganda, cai quem quer. Não havia instalação nenhuma, mas com a guerra, isso será possível. A Rússia fez a OTAN crescer, com a entrada da Finlândia e da Suécia, antes países neutros. Entrará Moldávia, Ucrânia, quem sabe Geórgia e Casaquistão, esses últimos apenas como aliados, não membros. Ninguém quer ser incomodado pelo império Russo.

  2. Fabio Camargo Bandeira Villela

    Aos russófolos 2: Aquela operação especial da Rússia de uma semana deu ruim. Sua frota virou submarino no mar Negro, mais de 500.000 soldados russos já encontraram o paraíso, mais da metade de seus milhares de blindados já viraram ferro velho. Rússia está sendo pacificada, por sua própria culpa, brincando de aumentar seu território. Nem chegaram os F16 ainda. Ah, sim: também será pacificada, digamos assim, com a queda de Putin e seus asseclas.

    Responda
  3. Newton Gama Netto

    São Zelenski, vão chamar ele

    Responda
  4. Fabio Camargo Bandeira Villela

    Aos russófolos, adoradores de Putin: 1. Zelenski não é uma piada, foi candidato eleito com mais de 70% dos votos e eleições livres, ao contrário de Putin que encarcera e mata seus opositores. Ao contrário de nosso presidente, que tenta, tenta, mas nunca conseguiu ganhar no primeiro turno com os 50% dos votos válidos. 2. Zelenski tem respaldo, senão a Ucrânia já teria sido conquistada. 3. Aqui só tem populista. Tem gente mais querida que Zelensky na Ucrânia, todos contra a Rússia.

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Rapaz. Eh cada comentário. Putin eh o KGB. Tão simples quanto isso. A Rússia eh governada pelo KGB. E há ainda quem defenda.

    2. humberto cavalcanti

      História recente da Ucrânia é omitida nessas reportagens. Houve golpes de Estado, desiludidos elegeram ator-exibicionista. Zelenski não é presidente, apenas sob pretexto de guerra (há anteriores pretextos) prorrogou seu mandato e fechou cerca de 30 partidos políticos. Não é Rússia X Ucrânia, a questão é o expansionismo EUA X Russo, acentuando o primeiro protagonista - EUA - cujo passatempo é invadir, é municiar fantoches, é ser agente comissionado em vender da indústria bélica norte americana.

    3. Fabio Camargo Bandeira Villela

      Navalny foi assassinado por Putin, por isso tem 1% dos votos!!!

    4. Fabio Camargo Bandeira Villela

      Navalny não tem voto, pois foi envenenado e morto por Putin. 80% de votos de Putin é uma piada, após a Rússia, a seu mando, desqualificar todas as candidatura e matar inúmeros opositores. Só o Brasil mesmo para ter adoradores de Putin, se não estiverem recebendo por isso, claro.

    5. Wlander Kwasniewski

      Conheço alguns que em terras do hemisfério sul ganharam as respectivas eleições e são (pelo menos para quem tem um mínimo de noção quanto a julgar as atitudes de seus governantes) realmente uma piada, basta olhar nosso ex-mandatário e o atual dos hermanos. Ter sido eleito e com maioria não é atestado para o ganhador de ser um estadista de alto quilate, geralmente nestes casos o voto de insatisfação (protesto) é que determina o pleito, palhaços são sim eleitos.

    6. Ernesto Pichler

      Putin tem 80% dos votos, os comunistas cerca de 20% e o partido da CIA/navalny menos de 1%. A derrota de Putin seria a vitória do PCFR.

    7. Alberto Melis Bianconi

      Não tem nada uma coisa com a outra. Zelenski merece um apoio melhor.

  5. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Esse comediante nem mandato tem mais e continua destruindo seu próprio país através de uma guerra promovida por interesses alheios à vontade do povo ucraniano. Se fossem favoráveis à guerra, teriam ficado lá para lutar até o fim e não buscado refúgio em outros países. Queriam colocar mísseis na fronteira com Rússia e, por isso, deram causa à guerra. Agora, já sem mandato, portanto, um ditadorzinho, quer dar lição a quem governa democraticamente. Sai logo do governo Zelada...

    Responda
    1. Luiz Carlos Silva da Cunha

      Senhor Cláudia, a pergunta crucial é: por que a OTAN insiste em querer colocar mísseis na Ucrânia? Para as crianças russas brincarem de esconde esconde? Espero que reflita.

    2. Claudio Gomes

      Ah sei. Então a Rússia que invadiu, matou, destruiu, eh boazinha. O vilão eh a Ucrânia e seu povo covarde, pelo visto. Como pode alguém ter tão pouca empatia com o sofrimento de um povo e país invadido? Alias, o que vc escreveu não faz sentido nenhum.

    3. Marcelo Cardoso

      Pois eh.

  6. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Esse homem levou o seu país ao caos e agora fica cobrando outros. Putin é um sanguinário. Querer enfrentá-lo é dar tiro no pé. A briga comprada por Zelenski para entrar na OTAN, além de não resolver nada para o seu país, levou a Ucrânia a uma guerra perdida. Defendo que Lula não entre nessas intrigas europeias e estadunidenses.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      "Esse homem" não levou seu país ao caos, pois ele é apenas um preposto, um títere, um Quisling de Washington. O caos é "americano".

  7. sérgio dourado

    Caro Zelensky: em um passado não tão distante, os EUA pediram à Ucrânia que não compartilhasse tecnologia de foguetes com o Brasil. Logo, gentileza procurar seus verdadeiros parceiros para resolverem isso, pois enquanto usam vossa excelência (ainda poderia chamá-lo assim, já que não é efetivamente mais Presidente da Ucrânia?) de instrumento para a própria incompetência e arrogância imperialista. Obs.: meus sinceros sentimentos aos povo ucraniano e aos seus bravos soldados que lutam nessa guerra.

    Responda
  8. Marcelo Masiero

    Esse humorista é um comédia mesmo. Meteu a Ucrânia numa guerra e agora joga a culpa em quem não o apoia.

    Responda
  9. NIEMEYER FRANCO

    Lula não deve participar deste evento. Afinal, ultimato não se dá a um Chefe de Estado, apoiado por outros chefes, e é isso que Zelenski quer.

    Responda
  10. lenise de souza ferreira

    Porque o chefe da república é comunista . Mas o presidente da Ucrânia que não são todos os brasileiros .

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      ?????? Quem é comunista nessa história? Todos são de direita: Putin, o neo-n Zelensky, Biden. Lula está longe de ser um comunista, não passa de um socialdemocrata, de centroesquerda.

  11. Ernesto Pichler

    O que é território da Ucrânia? Os territórios com população russa, do Donbass, Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia querem ser repúblicas autônomas pertencentes a seus povos, que querem ser livres dos massacres promovidos pelos neo-n do Ze. A Crimeia sempre foi russa. A população polonesa, ao norte da Ucrânia, também pode querer independência. E o resto da Ucrânia pode querer independência dos EUA. O fato é que a Rússia não tomou um centímetro da Ucrânia.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Putin apenas invadiu a Ucrânia como reação inevitável às provocações de bases "americanas" nas fronteiras e de massacras das populações russas do Donbass.

    2. Matheus Teodoro Silva Filho

      O psicopata Putin já deixou claro que quer de volta a União Soviética. Putin tem que ser detido o quanto antes.

    3. Claudio Gomes

      Muito boa essa. Conta outra. Então a Rússia invadiu a Ucrânia para que? Para nada? Me poupe. A ideia era tomar a Ucrânia toda.

    4. Alberto Melis Bianconi

      Fácil defender um agressor, né mesmo? Nem é por outro motivo que o ocidente insiste em apoiar Isra(autocensura).

    5. Fabio Camargo Bandeira Villela

      A República Russa é uma confederação de umas 20 nações, cada uma querendo se livrar do poder central. Não vejo a hora de elas se dividirem, livrando-se da tirania de Putin. Quanto aos povos livres de que trata Ernesto, não são livres, já que parte deles foi conquistada matando a própria população civil. Quando a cidade de Kherson foi retomada pelos ucranianos, foi uma festa da população. Ninguém quer a Rússia por perto.

  12. Celso Onofre

    O Brasil nunca foi de dar uma dentro, não vai ser desta vez que vai, pela direita ou esquerda o país do futuro sempre decepcionando.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Se essa bobagem fosse verdade, Zelenski não estaria insistindo com o Brasil.

  13. Paulo R Torres

    O ex-presidente eleito ucraniano, cujo mandato se extinguiu no mês passado, Sr. Zelenski, não tem que ficar dizendo como ou o que o Brasil deve fazer, para isso temos representantes eleitos legitimamente. Depois de colocar seu país num beco sem saída por vaidade e desconhecimento, melhor faria se renunciasse e desse lugar a um governo de salvação nacional.

    Responda
  14. Rodrigo Flexa

    Esse sujeito está cercado de nazifascistas, é claro que não o apoiamos.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Para quem não pegou a referência, Stepan Bandera foi um líder nacionalista ucraniano que colaborou com a Alemanha nazista. Culto o sr. Pichler,, né mesmo? Mas não vejo muita diferença para seus pares à direita que xingam seus desafetos de comunistas.

    2. Ernesto Pichler

      Bianconi, banderista.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Depois de Hollywood acusar o inimigo de nazista virou moda.

  15. Francisco Barbosa

    Zelenski pretende uma reunião de paz sem a presença de representantes da outra parte? É um palhaço, também responsável pela guerra, sua irresponsabilidade se equipara aos crimes de um facínora chamado Putin.

    Responda
  16. JORGE CESAR BRUNO

    E surreal!! Quer dizer que o presidente do Brasil, deve obedecer o ultimato do Sr Zelemsky?? Desrespeito, afronta e falta de noção, pra dizer o mínimo!! Agora é que a presença do presidente Lula não deve ser, sequer cogitada!

    Responda
  17. Alberto Melis Bianconi

    Uma conferência de paz para dar um ultimato? Evidente que não faz o menor sentido. Dizem que quando um não quer dois não brigam, bobagem para atrib0uir culpa a quem é agredido, agora quando um não quer dois não fazem as pazes, daí ser conversa mole uma conferência de paz sem a Rússia que é a agressora sim. Mas a Ucrânia não tem força, mesmo com o apoio do Ocidente, para impor um ultimato. Na realpolitik as veis o vilão vence, não é Holliwood.

    Responda
    1. Fabio Camargo Bandeira Villela

      Sim, dizer que quando um não quer dois não brigam é a maior besteira que já ouvi, não vale nem lá em casa, é papo de bar com pinga. Se fosse assim, o alemão com óculos e bigodinho não seria culpado pelo que fez, seria quase uma vítima, o que é absurdo. E olha que a Europa assinou vários tratados de paz na época. Mas o alemão e o russo não ligam para o que assina.

  18. João carlos Gonçalves de souza

    Quando se coloca um político despreparado pra governar quem acaba sofrendo é a própria população. Zelenski é um desses. Um ex ator e humorista que foi levado à presidência do país. Ele trouxe uma guerra que não é da Ucrânia. É uma guerra de super potências com vários interesses.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Sr. Pichler dá nó em pingo d'água, né mesmo? A OTAN é uma ótima desculpa para Putin tentar retomar o expansionismo russo.

    2. Ernesto Pichler

      Bianconi, quem começou a guerra foram os EUA, com o gol pe que deram na Ucrânia em 2014 (um investimento de seis bilhões de dólares, segundo a Secretária de Estado Victoria Nuland) para der rubar um presidente eleito, favorável à Rússia, para colocar no poder um títere, um fantoche, um Quisling comediante.

    3. Fabio Camargo Bandeira Villela

      Claro que ocorre na Ucrânia é da Ucrânia, desde 2014 é da Ucrânia, muito antes da eleição de Zelensky. Desde Maidan, movimento ucraniano popular de 2014 que tirou o títere de Putin. Zelensky nem era um de seus líderes, mas aí faltou conhecer um pouco da história, ou se referir a ela, ao menos, né?

    4. Alberto Melis Bianconi

      Também não. Quem levou a guerra à Ucrânia foi Putin. Ele não pediu licença para invadir. O ocidente usa a Ucrânia para fustigar a Rússia, mas sabe que não ganha, e uma hora vai ceder. Até porque a guerra está saindo muito cara para o resto do mundo, especialmente a Europa. Infelizmente parece estar saindo menos cara aos Russos. O mundo e a vida não são justos, não tem qualquer obrigação de ser. Por isso a realpolitik é necessária.

    5. Ladislau Leite de Oliveira

      Perfeito ! Ele pode ter sido um grande comediante, mas como chefe de uma nação é um brincalhão.

  19. Luiz Reichmann

    Porque queremos ser iguais ao Ídolo Comunista. Poder ilimitado, porque seremos contra, né Luiz?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Não deixa de ser divertido, toda disputa política vira comunista x nazistas.

    2. Ernesto Pichler

      Quem é comunista nessa história?

  20. Adauto Lima

    O Lula está do lado da Rússia por motivos políticos que não correspondem a opinião de grande parte da população. A Rússia tem o direito de agir diante da expansão da Otan, mas o Putin poderia fazer isso sem cometer crimes de guerra. E apoiá-lo significa cumplicidade.

    Responda
  21. HUMBERTO LEITE

    O grande inimigo dos EUA não é uma nação ou são várias delas. O maior inimigo dos americanos é a ignorância dos seus inimigos. Como se alguém dissesse 'nem te conheço, mas já te odeio'. Nada entendendo de geopolitica, a maioria das pessoas é condicionada a odiá-los, como se houvesse alguma lógica odiar a Tramontina, a Taurus e a Ruger por serem culpados pela briga ocorrida entre gente que se odeia há séculos, há milhares de anos.

    Responda
    1. HUMBERTO LEITE

      Uma correção importante: Há também analfabetos funcionais, além que sequer saberem ler e interpretar de um texto simples, preferem atacar pessoas ao invés de antagonizar uma tese. Ora, se não sou eu quem alimenta animosidade contra este povo tão hostilizado, então o discurso indireto já indica que eu não me incluo dentre a maioria das pessoas condicionada a odiá-los: ´O homem sensato sempre pensa antes de agir, mas o tolo anuncia a sua ignorância´. Vulgata Latina. Prov. 13:16

    2. RITA DE C SSIA

      Concordo perfeitamente quando você declara: "não entendo nada de geopolítica."

  22. roberto cardoso

    Zelenski está correto. Ainda foi educado porque ele poderia dizer: não entendo porque a direita brasileira e esquerda apoiam o Putin? Não se dão, mas para ficar contra o zelenski e Ucrânia estão juntos. Essa é a pergunta. A resposta talvez seja muito simples... Isso mesmo o que estás pensando.

    Responda
  23. Luiz Henrique Frosini

    Só não convidaram os russos para a Conferência de Paz. Só isso!

    Responda
  24. Felipe Oliva

    Ze esquece que a guerra em Donetsk não começou agora, e sim 10 anos antes quando a cidade começou a ser bombardeada. Portanto o mesmo argumento vale se a Rússia não deveria invadir e bombardear a Ucrânia, Kiev não deveria invadir e bombardear Donetsk. Se a solução para a guerra civil na Iuguslavia foi dividir o país, pq seria diferente na Ucrânia?

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Perfeito, Felipe!

  25. André Silva de Oliveira

    O Brasil não está a favor do agressor russo, não. Quem está é o governo autoritário do presidente Lula.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Entendi, Ernesto, apoia a diplomacia da violencia, já que a Rússia invadiu a Ucrânia, fato que foi condenado por todo o Ocidente democrático, mas Lula assumiu uma neutralidade que favorece o invasor, beneficia quem apelou para a violência pura e simples. Bela diplomacia!!!

    2. Ernesto Pichler

      André mentedescaradamente. Lula não apoia países. Apoia a diplomacia.

    3. André Silva de Oliveira

      Bueno, a conversa fiada foi do candidato Lula que prometeu democracia e, quando chegou lá, passou a apoiar na cara dura todos os regimes inimigos da democracia como Rússia, Nicarágua, etc - a lista é longa e vc não lê o noticiário.

    4. José Bueno

      Que conversa fiada, colega! O Presidente Lula, eleito pela maioria dos eleitores brasileiros, seguindo a tradição do Itamaraty, defende um acordo de paz, envolvendo os interesses de ucranianos, ucranianos russos, russos ucranianos e não os das grandes potências!

  26. Ernesto Pichler

    Devem ser considerados os interesses não apenas da Rússia e Ucrânia, mas também dos povos russos do Donbass, de criar suas repúblicas autônomas. Com isso, é certo que a Ucrânia perderá áreas a leste e sul, incluindo a Criméia, que sempre foi russa. Mas o que é a Ucrânia senão um conjunto de povos, poloneses ao norte, estonianos a oeste, russos no leste e sul? Esses povos viviam em paz até que os neo-n, existentes desde sua colaboração com itler, foram estimulados pelos naz "americanos" para m

    Responda
    1. Ciro Lauschner

      Estude um pouco de história, vai te fazer bem e não se expor ao ridículo.Se for por historia, os povos russos é que são ucranianos na parte européia e na parte asiática são do império mongol

    2. Pery Pedro

      Não vivam em paz ate que a Russia os invadiu. Ou você acredita que não é uma operação de guerra, mas uma operação especial para libertar os povos Russos da Ucrânia?

  27. Genésio Marcelino

    Certíssimo o governo em não se meter em quintal alheio, isso pode custar caro. É o mesmo em se meter em briga de casal, sobra pra você. Nem o nosso país a gente consegue ajudar, imagina procurar mais sarna pra se cossar.

    Responda
  28. Ricardo Vieiralves

    O Zelenski deveria aprender um dito popular brasileiro: "esqueceu de combinar com os russos". A posição do Brasil é clara: não há negociação de paz sem os russos. O que Zelenski propões nessa conferencia na Suiça, pais tradicionalmente estruturado na lavagem de dinheiro sujo, é apoio e não paz.

    Responda
  29. Ernesto Pichler

    Querer negociação de paz sem a participação do país atacado, a Rússia, não tem sentido. A guerra é entre os EUA e a Rússia, no teatro da Ucrânia, onde os EUA deram um gol pe em 2014 e colocaram no "poder" um títere comediante neo-n. A Rússia teve que reagir a esse avanço da NATO e para proteger as populações russas do Donbass que vinham sendo mas sacradas pelos neo-n banderistas..

    Responda
  30. Humberto Sobrinho

    Infelizmente o Brasil precisa se ocupar com as guerras contra a fome, contra as mentiras em redes sociais, contra o ódio que só cresce, contra o desmonte nas áreas de educação e cultura, contra a violência domestica, contra o desmatamento e destruição no Cerrado, contra as adversidades no RS e contra os calotes nas obras públicas e nos precatórios.

    Responda
  31. Paulo Batista

    Zelenski chama de Conferência de Paz um encontro de apoiadores ou de inimigos do seu inimigo. Não se discute paz se só um lado está presente. Atualmente Zelenski é um ditador, havendo eleições certamente não se elegeria, se puder ser candidato, portando não tem legitimidade para decidir pelo seu povo. Um palhaço, mas perigoso, com todo respeito aos palhaços profissionais..

    Responda
  32. alex carvalho

    Tadinho da Rússia, o maior país do mundo quer um pouco mais de território, só isso!

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      O que é território da Ucrânia? Os territórios com população russa, do Donbass, Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia são repúblicas autônomas (assim como a Crimeia, mas esta sempre foi russa) pertencem a seus povos, que querem ser repúblicas autônomas livres dos massacres promovidos pelos neo-n do Ze. A população polonesa, ao norte da Ucrânia, também pode querer independência. E o resto da Ucrânia pode querer independência dos EUA. O fato é que a Rússia não tomou um centímetro da Ucrânia.

    2. Pery Pedro

      Impressionante a quantidade de pessoas defendendo a Russia aqui.

    3. Ernesto Pichler

      Isso é mentira.

  33. Luiz Ferretti

    Porque aqui "quem manda" é um quadrúpede comunista, enrustido, populista e atrasado. Pronto falei.

    Responda
  34. Eduardo Galvao

    O que o Zelensky faz é pressionar o Brasil a entrar no jogo dele. Como chamar uma conferência de paz se o outro lado não está presente? Seria humilhar o adversário. Esse conflito pode levar a uma situação sem volta com o uso de armas atômicas. Faz bem o Brasil a não querer se envolver nessa maluquice,

    Responda
    1. Telma Saraiva

      O Putin foi convidado, mas não aceitou o convite. O problema é dele.

    2. alex carvalho

      também acho que tem que chamar o criminoso que invadiu sua casa pra reunião de familia em como vão evitar o próximo crime. O criminoso tem que participar ora!

  35. jose prado

    Se vir a ocirrer uma 3 guerra mundial o brasil se aliara a Europa e EUA, como na 2 guerra, ou lutara ao lado de China, Rússia e Coreia do Norte?

    Responda
    1. José Bueno

      Um pouco de história faz bem! Na 2a guerra mundial o Brasil aliou-se aos Estados Unidos e paises europeus, como Inglaterra e França, na aliança com a Rússia (comunista). E derrotamos dois países europeus, Alemanha e Itália (facistas) e um país asiático, o Japão.

    2. José Bueno

      Não se preocupe tanto, com sua bola de cristal! A guerra fria felizmente não será ressucitada, apesar dos esforços do governo estadunidense. Lula está certíssimo em não abrir mãos da sefesa dos interesses nacionais prioritários desta nona potência mundial qie somos nós.

    3. Fernando Nascimento

      Melhor ficar fora do conflito.

    4. Fernando Nascimento

      O melhor para o Brasil é ficar fora do conflito.

  36. João Marcondes da Silva Filho

    Zelensky não entendeu ainda que o Presidente Lula é contra as Guerras e contra a política armanentista que promovem Guerras em várias partes do Mundo. Zelensk no meio da sua guerra você encontrou tempo para posar pra Revista Vogue. Você Zelensky é um pária para os Ucranianos e pro Mundo. Você está à serviço da OTAN e dos EUA na Guerra Fria deste século.

    Responda
    1. Pery Pedro

      O Lule disse claramente que Zeneski não podia ter tudo e que se u não quer dois não brigam. É o que uma criança diria, mas essa cruzada de mudar a biografia de condenado com amplas provas para perseguido político passa pela relevância internacional, mesmo que deixado sozinho em salsa de reunião ou vaiado pelo congresso em Portugal. Enfim, isso fo ano passado. Este ano estamos tirando fotos com os Joesley e devolvendo as multas pagas pela Oderbrecht. Um problema por vez.

  37. José Sampaio

    Duro mesmo é ter que conviver com alguns desses "comentaristas"... respeito e ética são algo que está deixando de existir. Mas o mundo vai assistir o pior - quem viver verá! Tomara que sejam eles.

    Responda
  38. HELOISA GOMES

    Concordo que a Rússia está errada em invadir a Ucrânia. Mas há muitas coisas erradas e injustas acontecendo no mundo e nem por isso o Brasil é convocado a tomar partido de forma ativa. O Brasil não deve nada à Ucrânia e Zelensky não tem direito de nos cobrar nada. Essa guerra é da Europa.

    Responda
  39. Claudio Luiz da Cunha

    Se vira Zé Lenski também conhecido como o Rambo do leste europeu.

    Responda
  40. humberto cavalcanti

    Parabéns a alguns comentaristas que lembraram que Zelenski não é mais presidente, prorrogou seu mandato. Outro lembra do acordo de Bucareste. Outro lembra do passatempo histórico dos EUA em invadir países e difundir "informações" mentirosas ou de meias verdades (e nossa lavagem cerebral). Outro dos crimes dos EUA. Outro que a mídia em geral omite tudo isso. Outro do Vietnã e da intervenção na ilha de Cuba (Base de Guantánamo). Outro da ocupação na Europa de bases militares americanas.

    Responda
    1. RITA DE C SSIA

      Esses comentaristas que você citou, certamente sabem a distinção entre História, história e nossa brasileiríssima "estória".

  41. humberto cavalcanti

    Parabéns a alguns comentaristas que lembraram que Zelenski não é mais presidente, prorrogou seu mandato. Outro lembra do acordo de Bucareste. Outro lembra do passatempo histórico dos EUA em invadir países e difundir "informações" mentirosas ou de meias verdades (e nossa lavagem cerebral). Outro dos crimes dos EUA. Outro que a mídia em geral omite tudo isso. Outro do Vietnã e da intervenção na ilha de Cuba (Base de Guantánamo). Outro da ocupação na Europa de bases militares americanas. É pouco?

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Luis, a Russia apenas respondeu às provocações.

    2. LUIS FERNANDES

      A invasao russa matando civis em outro pais e injustificavel. O se acha pouco???

  42. José Bernardo

    Em declaração de dois minutos, dada dois dias antes da invasão, putin deixou claro para quem quisesse ouvir e entender que a ameaça da OTAN era mero pretexto para prosseguir em seus planos imperialistas. Mas em nome do anti-imperialismo americano, grande parte da esquerda brasileira comprou sua narrativa e continua a repeti-la qual papagaios. Lula está tão certo quanto à Pales tina quanto equivocado em relação à Ucrânia.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Sim, e você apoia a ameça da OTAN de prosseguir com seus planos imperialistas de cercar a Rússia com bases nucleares?

  43. Ernesto Pichler

    Querer negociar a paz sem a participação do país atacado, a Rússia, não tem sentido. A guerra é entre os EUA e a Rússia, no teatro da Ucrânia, onde os EUA deram um gol pe em 2014, derrubaram um presidente eleito favorável à Rússia e colocaram no "poder" um títere comediante neo-n. A Rússia teve que reagir a esse avanço da NATO e para proteger as populações russas do Donbass que vinham sendo massacradas pelos neo-n banderistas..

    Responda
  44. alex carvalho

    Pelos comentários aqui! dá pra entender perfeitamente! País de gente ressentida e infeliz! Apoio a quem invade outro país é mesma coisa de apoio a quem toma a sua residencia à força ou pior , a destroi e fica só com o lote !

    Responda
    1. Fabio Camargo Bandeira Villela

      Essa estória de base nuclear na Ucrânia é propaganda Russa. Se alguém quiser cair nela, tudo bem. Nem F16 pelos EUA haviam sido distribuídos após 2 anos e meio de guerra. Mas a invasão russa e a transferência de misseis nucleares pela Rússia para a Bielorússia, anunciada com glamour por Putin, isso sim pode mudar o cenário da distribuição de armas nucleares no mundo. A aventura da Rússia está virando seu próprio desespero.

    2. alex carvalho

      quem tá condenando a ucrania a um futuro arrasado é a russia.

    3. Wlander Kwasniewski

      A Ucrânia tem que resolver seus problemas diretamente com a Rússia, não deveria armar um circo chamado de "conferência de paz" em que visa pressionar o seu agressor (que é maior, mais forte e historicamente tem razões as quais não levamos em conta) para desistir de seus planos geopolíticos. Em nome de manter o poder e soberania (é um direito mas sendo uma opção de consequências conhecidas), Zelensky está condenando o país a um futuro arrasado e gerações completamente destituídas de vida digna.

    4. Ernesto Pichler

      Querer negociar a paz sem a participação do país atacado, a Rússia, não tem sentido. A guerra é entre os EUA e a Rússia, no teatro da Ucrânia, onde os EUA deram um gol pe em 2014 e colocaram no "poder" um títere comediante neo-n. A Rússia teve que reagir a esse avanço da NATO e para proteger populações russas do Donbass que vinham sendo massacradas pelos neo-n banderistas..

  45. LUIZ FERNANDO FERREIRA

    O governo não representa a maioria da população. Hoje é rejeitado por ela. Defender quem invade, , mata e destrói país alheio, é vergonhoso!!!!

    Responda
    1. Wlander Kwasniewski

      Não fale pelos outros caro colega leitor.

  46. José Cardoso

    Acredito que a maioria dos brasileiros tem a postura da frase do Tarcísio: 'não tô nem aí'. Mas no caso do Lula e do PT a resposta seria: 'Porque os EUA estão do lado da Ucrânia, e eles são nossos inimigos.'

    Responda
    1. José Bueno

      * resposta

    2. José Bueno

      Que rrdpista mentirosa, Cardoso!. O único lado do governo brasileiro são os nossos interesses nacionais!

  47. humberto cavalcanti

    Parabéns a alguns poucos comentaristas que lembraram que Zelenski não é mais presidente, prorrogou seu mandato. Outro comentarista lembra do acordo de Bucareste. Outro lembra do passatempo histórico dos EUA em invadir países e difundir "informações" mentirosas ou de meias verdades. Outro que fala nos crimes dos EUA. Outro que a FOLHA e mídia em geral omite tudo isso. Outro do Vietnã e das torturas na ilha de Cuba Base de Guantánamo. Outro da ocupação na Europa de bases militares americanas. Etc.

    Responda
  48. Evando de Abreu

    Ernesto, entendo que você queira defender o maior ladrão deste pais, mas fatos são fatos.

    Responda
    1. jose prado

      Quem rouba jóias e frauda atestados tbem e ladrão!

    2. Ernesto Pichler

      Desde que sejam provados, não narrativas.

  49. MARIA F LUPORINI

    O Brasil está ao lado do Fim da Guerra, Zé lensky.

    Responda
  50. Antônio João

    Zelenski, você não entende porque não quer: nas campanhas políticas do bolsonarismo sempre apareceram bandeiras de neona zistas ucranianos, com apoio explícito à extrema direita no Brasil. Meu caro Zelenski, esse movimento você nunca quis tocar, isso você nunca explicou.

    Responda