Alvaro Costa e Silva > Amor e ódio nos 80 anos de Chico Buarque Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quem não gosta de A, então gosta de B. Ninguém é obrigado a gostar de um artista, independentemente de polÃtico que ama. Não gosto dos dois boiadeiros e não sou obrigada a gostar do Chico. Quando Chico surgiu, não existiam os dois boiadeiros na polÃtica brasileira.
Agora serei obrigada a gostar do Chico porque senão viraria bolsonarista? Francamente, que falta de fundamentação! O bolsonaro, se o PaÃs fosse sério, era para ter sido expulso do Exército , e na Câmara, uns três episódios, deveria ter sido cassado. Conheço um Oportunista de longe, tanto que em vinte e dois, pela primeira vez na vida, votei para lula.
Não e não, Luiz. Basta ver que os rebanhos, no fanatismo, são iguais. Ambos só pensam em si, em seu projeto pessoal de poder. Tanto que elegeu bolsonaro em dezoito e em São Paulo determinou que Márcio França não saÃsse candidato , e elegeu o seguidor, com o mesmo candidato. Anete: vivi a adolescência e a juventude na Ditadura...! Sei até do episódio do Simonal!ExcluÃdo do mundo artÃstico em vida.
Chico é Lula. Ele sempre se posicionou nas questões polÃticas e sociais. Bateu forte contra a ditadura em 64, acabou se exilando.
É bastante óbvio que ninguém é obrigado a gostar de Chico. Diferente disso é desdenhar sem ter a menor base para tal. Não é o seu caso, mas o de muitos aqui abaixo. PS: botar B e L no mesmo saco e se dizer democrata é contorcionismo.
Caraca. Não gosto do Chico desde os anos sessenta. Gosto do Caetano, adoro o Gil, e agora o senhor diz que quem não gosta dele é bolsonarista? Oras, senhor, há quase sessenta anos, quando olhei o Chico ,na Banda,e não gostei,nem sabia da existência de bolsonaro. Que deveria ter sido expulso pelo exército. Ainda bem que Gil é lulista e Caetano deve ser, senão, o senhor iria pensar: essa idosinha, com os pés na eternidade, é bolsonarista.Cruzes!Gostei da Gota D’água: Bibi Ferreira foi excepcional
O Brasil tem orgulho desse gênio! Ele é o maior de todos e traduz a alma do brasileiro com arte e leveza. Pena que muitos não conseguem entender e preferem ficar no pasto.
Chico é admirado, amado, reverenciado, aplaudido. Chico é Petista! Recebeu, em Portugal, pelas mãos do presidente Lula, o prêmio Camões. Louvemos sua elegância, genialidade e, principalmente, suas produções artÃsticas.
O Descondenado faz questão de afirmar que é um ignorante. O Chico só é mais um oportunista que gosta de recursos fáceis alisando o poder, pode ser o FHC ou o Enganacionista de agora. Simples assim.
No mÃnimo inusitado, senão patético. O presidente que detesta ler enaltecendo a literatura.
Gente, é exigir demais que bolsonaristas entendam a genialidade de Chico Buarque. Não têm cérebro pra isto. Deixem eles "muarem", que é a única coisa que gado sabe fazer.
Chico é geni. Chico é genial.
Anete, leia e estude mais.
Chateação sem fim. Sessenta anos de tró-ló-ló e as mesmas 10 músicas cantadas a exaustão. Aliás os "escolhidos" são meia dúzia, e são todos da mesma geração. Escolheu lado, segura o rojão, simples assim. Petralhada não precisa rebater tudo, principalmente os "profissionais", respeito a nossa Democracia Relativa e opinião, só isso.
Anete: também li! Até para falar mal de alguém tem que conhecer. Discordo do jornalista quando ele diz: quem não gosta do Chico é bolsonarista.
Tu deves ser fã dos "geniais" cantores do sertanejo brega ( não do autêntico) e do rock de quinta categoria cantado por aÃ.
Por que motivo você lê um texto dedicado ao Francisco Buarque de Holanda? Ele assume seus posicionamentos. Não dá nem para imaginar o Chico bolsonarista. Um intelectual, escritor, poeta e músico. Ele tem mesmo que ser Petista! Segundo Bolsonaro, livros não passam de um amontoado de letras.
Tro-ló-ló, 10 músicas, petralhada, democracia relativa, segura o rojão. Que modelo mental elaborado! Não se chateie, pois já dizia Carl Jung que pensar dá trabalho, mais fácil julgar (a la Conje).
É graças a gente que pensa dessa forma que o paÃs não evolui. O bozo e seus fanáticos ignorantes nos fez regredir ao passado tenebroso. Quanto tempo será necessário para voltarmos a ser um paÃs progressista? (Abner Nazaré Cândido)
Se fosse só a genialidade musical e literária, já seria um absurdo, mas a coerência, a independência e a coragem de bancar suas convicções coloca esse sujeito em um lugar único na história desse paÃs. Um sujeito elegante, discreto e avesso à s bajulações. Viva Chico Buarque, um artista brasileiro que nos faz acreditar que esse paÃs poderia ter sido outro e muito melhor.
E o sorriso, a elegância, a serenidade…
Terminamos nesse aterro sanitário com opiniões como essa abaixo e com o noticiário repleto de Bolsonaros, Tarcisios, Neymares, Zambellis, Michelles, Malafaias. O Brasil ficou pelo caminho.
Um oportunista que lambeu e falou mal do FHC com a mesma intensidade. Fez suas escolhas oportunistas, foi visitar o Descondenado no Paraná, assim e desta forma: cada qual com seus problemas.
Um artista que dignifica o BRASIL Sinto uma alegria imensa em saber que sou brasileiro e estou muito bem representado no mundo todo por Chico Buarque de Holanda.
Um artista que dignifica o BRASIL BRASILEIRO. Sinto uma alegria imensa em saber que sou brasileiro e estou muito bem representado no mundo todo por Chico Buarque de Holanda.
Eis aà a mais pura manifestação do atraso, da mentira , do obscurantismo, ignorância e ressentimento que permeia hoje grande parte da população , tangida pelos falsos pastores, mili cada e mili cianos.
É assim, sempre. Eles intuitivamente o atacam porque um sujeito com a genialidade de Chico Buarque na mão oposta é um atestado de incapacidade cognitiva pregado na testa que eles tentam arrancar de suas frontes. Em vão.
Uma das maiores glórias do Chico é não ter o "xis" do Bozo no campo assinatura em seu diploma pelo prêmio Camões de literatura em lÃngua portuguesa.
Xiiiiiii, sêo Ãrvo, tanto o Chico quanto os BÃpedes restantes nesse paÃs, ainda em boa quantidade, sabem quem sai e quem fica na vida do Brasil. As Tia Lôka do legislabóstico que vão à Justa que Latiu - e, quando lá, fiquem latindo.
Bolsonaro incomoda. Bom sinal. Não esquecem. Assim foi petistas com FHC. Não percebem que qto mais batem mais cresce.
E o português hein, dona Zelis...
Apesar de vocês amanhã há de ser outro dia, ZéliSS.
Cresce no pântano, na imundÃcie, na mentira, na desinformação, para nossa desgraça.
Poi Zé, parece que com o Fal de masoquista também é assim que acontece.
Chico Buarque é uma das reservas nacionais da nossa cultura. Um grande letrista que só engrandece a lista dos compositores da nossa MPB!
O medo continua vindo de cima
Chico Buarque é o genio raça brasileira
Chico: patrimônio da cultura brasileira, seja como compositor, seja como escritor!!!
Pois é. A história vai e vem. Vai embora a ditadura militar e chega na calada da noite, devagarinho, a ditadura do judiciário. Pobre paÃs.
Hahahahaha, boa. Agora conta aquela dos cubinhos de açúcar na mesa do restaurante pegando fogo. "Ah, que horror essas labaredas, compadre! Que bom que os bombeiros estão chegando!". O compadre cubo olhou bem pro colega iiiddiota e disse, filosófico: "Arrã".
Ditadura do judiciário ou realidade paralela? Os desembargadores têm que decidir em concordância com as suas vontades? Foi o STE que garantiu a lisura do pleito eleitoral, barrando quase todas as tentativas de Bolsonaro de gerar o caos no paÃs, trapacear, divulgar fakes.
O que você chama de "ditadura do judiciário" são apenas ações que impedem a volta da verdadeira ditadura, hoje representada por bolsonaro e o bolsonarismo.
A ditadura pariu muitos polÃticos.
A Lava Jato foi decisiva para a ascensão da extrema direita fascista. Ao prender Lula sem provas, Moro o retirou da disputa eleitoral, e abriu caminho para o inelegÃvel passar
Que infelizmente estão ai no centrão e na extrema direita
O acervo musical de Chico agrada a muitos brasileiros. O grande problema dele como cidadão, é a falta de coerência. Criticava o regime militar brasileito que matou menos de 400 pessoas, e reverenciava o regime cubano, que mandou mais de 100 mil desafetos para o paredon.
Que tara vocês da extrema direita fascista têm com Cuba? Vira o disco! Bolsonaro só não implantou uma teocracia aqui, porque foi impedido. E as relações fraternas que ele possui com governos autoritários mundo a fora?
Estava faltando um tonto de extrema direita para falar bobagem! Você não em o mÃnimo de vergonha?
Newton, Shakespeare, Einstein, da Vinci. Chico...e por aà vai.
Chico Buarque é um grande letrista da nossa música popular. Um poeta de profunda inspiração, cantou o amor em todas as formas e plenitude, cantou a vida em todas as suas circunstâncias, em todo o seu sofrimento e sua beleza. O poeta que nos encantou com a sua arte no passado e continua nos encantando no presente. Como disse o poeta maranhense: "A arte existe porque a vida na basta."
Chico é um gênio, mesmo politicamente equivocado. Com suas músicas engajadas fez pelo PT mais do que todos os ideólogos do partido. Longa vida para o poeta.
Caro Luiz Gonzaga, o Chico não se afastou da TV e do radio, estes é que o afastam por sua corajosa e legÃtima posição polÃtica. Com isso, essa mÃdia contribui ainda mais para apagar e destruir nossa rica cultura.
Politicamente equivocado, ou não faz essa politicagem barata, nojenta dessa extrema direita fascista, que só vence as eleições pela via das trapaças, mentiras, fakes, desonestidade, desinformação e golpes.
O equÃvoco de Chico Buarte é ficar ausente dos poucos musicais que ainda temos na nossa TV. QuerÃamos ve-lo mais exibindo sua brilhante criação!
"politicamente equivocado"??? Kkkk. Vc tava indo tao bem. Tava quase tirando um dez kkk
O grande Chico é motivo de orgulho não só para o Brasil mas para o mundo lusófono com a sua musicalidade e poesia.
A genialidade de Chico é tamanha que até mesmo os Bolsonaristas o entendem. É mole?
Chico rumo aos 80 anos no dia 19 de junho.Chico a nossa trilha sonora .Chico o artesão,o ourives da palavra .
Caso ele morasse nos "states" ou na Europa já teria um prêmio Nobel e seria reverenciado em todo o mundo
Chico ganhou o prêmio Camões!
Chico foi um compositor e cantor genial durante a ditadura. Talvez o melhor deles. Quando ela acabou, nunca mais compôs nada de bom. Caiu no ostracismo, tornou-se um escritor mediocre, e hoje so eh lembrado pelo passado. Que pena…
Deu branco de novo, Vinicius? Chico rodou o Brasil com o show Que tal um samba? tendo como convidada apenas (entre aspas) Mônica Salmaso de agosto de 22 até maio de 23. Movimento enorme de gente atrás de ingressos, já que os oficiais esgotaram rapidamente. Aqui em SP foi na Tokio Marine Hall. Ninguém me contou - estive lá duas vezes. Além da obra prima musical, ainda sobrou tempo para exorcizarmos o coisa ruim e saudarmos um presidente democrata.
Me diga onde.
Chico segue compondo, fazendo shows, sendo aplaudido. Como é difÃcil conseguir um ingresso para vê-lo.
Não estou negando a genialidade dele. Pelo contrario, estou enaltecendo. So acho que a inspiração musical acabou com o fim da repressão. Ah, não sou bolsonarista, e tampouco lulista.
Francisco? Paratodos? As Cidades? Os livros e os Jabutis? Deu um branco, Vinicius?
O ódio cega. Meu Deus do céu que palpite infeliz! Chico poetou, musicou a vida, o amor, o feminino, a mundo desigual, injusto, preconceituoso etc
Pena é um comentário tão estúpido como o seu! Vocês de extrema direita não perdem uma oportunidade de demonstrar a sua estupidez.
Ilustrando o artigo com a ignorância tÃpica dos bozonianos. Perdoai, não sabem o que falam.
Que pena, que pena. Que você ficou lá no passado....
Francisco Buarque de Holanda, um dos grandes gênios da lÃngua Portuguesa. Feliz é o paÃs que tem um cidadão desse nascido na sua terra.
Gera perplexidade qualquer referência desse lixo fascista com gente civilizada. Viva Chico e sua homenagem à vida !
Não dá pra respeitar o cidadão chico que era amigo do chaves, agora do maduro, defende Ortega, famÃlia Castro. São ditadores que matam muito
E eles intuitivamente o atacam porque um sujeito com a genialidade de Chico Buarque na mão oposta é um atestado de incapacidade cognitiva pregado na testa que eles tentam arrancar de suas frontes. Em vão.
Será que Bolsonaro merece respeito? E sua amizade com ditadores mundo a fora? Onde tinha um ditador, lá estava ele. De onde vieram as joias valiosas que ele tentou surrupiar? Se não fosse o STF, Lula e as mais diversas instituições, hoje estarÃamos vivendo em um regime autoritário.
Você só respeita quem idolatra o Brilhante Ustra, não é? Vocês nazifascistas são ridÃculos.
Melhor ser amigo do bibi, né?
Evando ama Hitler que ama Mussolini que ama Pinochet que ama Salazar que ama Franco que ama Bolsonaro que ama Trump que ama ...
Chico Buarque é um gênio, como Regina Duarte é boa atriz, não se pode confundir posição polÃtica com talento ou falta dele. A censura existe hoje mais forte do que nunca: mencionar Freud sobre os homossexuais pode dar cadeia e multa. Um absurdo!
Freud viveu no século passado. Os tempos eram outros. Um pensador que nos deixou uma imensa obra.
Buongiorno. E o que restará depois de Chico, não haverá Miltons, Gilbertos, Caetanos, Bethânias e tudo, tudo que nossa rica cultura musical já gerou ???? Salve Chico.
Desgostar de Chico Buarque é a prova cabal (se é que necessária) que os bolsonaristas, assemelhados e simpatizantes podem fornecer de sua e57upidez, insensibilidade e ignorância.
Se se fizer uma lista com os dez maiores compositores e letristas de toda a história de nossa música popular, Chico Buarque estará, sem nenhuma dúvida , entre eles. Na verdade, mais do que um letrista, Chico é um poeta, pois só um grande poeta escreve um verso como "a saudade é arrumar o quarto do filho que já morreu" Que imagem pungente, dolorosa, magnÃfica!Viva Chico, hoje e sempre!
Durante muito tempo Chico deu a cara a tapa e verbalizou nosso grito preso na garganta. Negar o valor desse compositor é negar nossa própria história recente. Ainda bem que existem brasileiros que não esquecem e reconhecem!
Chico foi e continua sendo um dos “gênios da raça”. Não há necessidade de glorificá-lo ainda mais pelo fato de ser odiado por uma parcela apodrecida da sociedade. O verbete “Chico Buarque” não deve vir acompanhado numa mesma frase com essa imundÃcie.
Quem consegue odiar Chico? Só pessoas que se dizem conservadoras, conservadoras em que? Não sabem o que é arte, se não gostam simplesmente não precisa consumir, mas não fazer lobby contra. Ainda bem que grande maioria ama Chico Buarque.
Lembra o Richard Wagner. Ninguém discute sua genialidade, que está além de suas posição polÃticas algo rançosas.
Rançosas? Ou deveria ser obscurantista, autoritária, rasa, tosca, como os da extrema direita fascista? Se ele vivesse mergulhado no ranço como você, não seria capaz de compor, poetar e cantar
Nós temos Chico Buarque! Viva!
Foi um grande compositor . Aposentado agora.
Não dê as Costas para a realidade, para a verdade, para o reconhecimento, para a gratidão, para o amor, para a poesia!
Acho q vc é que está aposentado do mundo
Engano seu. Fez um show belÃssimo em São Paulo algum tempo atrás. Artista não se aposenta.
Aposentado nada! Chico é eterno!
Viva, Chico!
O bolsonarismo não serve nem para ser "trocado por miúdos" de porcos!
Vdd! Nem por miúdos podres de porcos com cisticercose!
Que Chico continue a nos encantar com sua coragem e inteligência, parabéns e que venha outros oitentas.
É isso aà Mauro, amo Chico Buarque.
Chico, o compositor genial é adorado. Chico, o ativista q adora a ditadura cubana, odiado
Amar é… Ter um gênio como Chico Buarque e se orgulhar disso! Parabéns pelos 80 anos, mas saiba que és imortal!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Alvaro Costa e Silva > Amor e ódio nos 80 anos de Chico Buarque Voltar
Comente este texto