Muniz Sodre > Anitta no terreiro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eita, sêo Muniz, quem muito espera do senhor, sempre é atendido; fossem os deuses assim, nóis num tava nessa Herda - e eu preciso urgentemente ler Muniz Sodré e Achilles Mbembe, que são dois rombos na minha cultura pessoal que me dóem. InteressantÃssima a sua comparação da caminhada da Anitta com a visão africana da caminhada no mundo. E, pra não variar, hilário o seu "aura africana da Vênus CalipÃgia revestindo seu bundalelê cênico": Orra, vossa mercê tira cada uma do sovaco! Sacado pacaramba.
Não se pode negar a firmeza, a coragem, a bravura, o talento de uma mulher que veio para provocar e mostrar que a mulher pode ocupar um outro lugar, o lugar que ela quiser.
A Folha devia ter um colunista dos terreiros igual tem o Spyer pra falar dos evangélicos. Podia ser o Orlando Calheiros ou uma yalorixá.
Parabéns a essa brasileira, corajosa, bonita e gostosa! Anitta.
Que Deus tenha piedade dessa pobre alma, e que ilumine o caminho da Anita para afasta-la desse mau. Queima, queima, queima!!!!!!
(cont.) a forma, com uma passagem do clipe em que ela aparece quase nua, com insunações sexuais pra muitos é agressiva, não ajuda a acabar com o preconceito, mas aumetá-lo. Clara Nunes era de religião afro, cantava Xangô, Inhaçã, Iemenjá, mas não tenho notÃcia de que diminuiu a sua popularidade, é uma cantora a era amada por todos, inclusive cristãos católicos, mas se apresentava sóbria, com seus vestidões rodados e não tinha apelo sexual. Gal e Betânia cantaram para Mãe Meninha, sem reações.
Tem de ver a forma e a oportunidade de tratar o tema num ambiente polarizado que nem o nosso, estimulado pela própria constituição material tecnológica da internet. Eu reconheço a importância, mas a forma com uma passagem do clipe em que ela aparece quase nua, com insunações sexuais pra muitos é agressiva, não ajuda a acabar com o preconceito, mas aumetá-lo. Clara Nunes era de religião afro, cantava Xangô, Inhaçã, Iemenjá, mas não tenho notÃcia de que diminuiu a sua popularidade, é uma cantora a
Entendi. O preconceito é apenas pela nudez no clip né.
Muniz escreve tão linda e lucidamente, amo!
Preconceito é a raÃz da extrema direita global. Aqui no Brasil são representados pelos bolsonaristas evangélicos que ainda acreditam que a terra é plana.
Isso é deveras importante ..
De Honório Gurgel (já morei perto) para o mundo. Não sou fã dela, mas parabenizo a afirmação candomblecista num tempo de tanto desrespeito. Vai Malandra.
Faz necessário ser mais cético a respeito do marketing e do interesse por trás dessas publicidades. Quem divulgou a perda de seguidores foi a própria assessoria da cantora. Ninguém apurou. Isso dias antes do lançamento do vÃdeo, ou seja, o clipe foi lançado com total divulgação e engajamento pela mÃdia. Resultado: a cantora conseguiu a grana que planejou.
Marketing…marketing…marketing… Business…business…business… É impressionante como toda edição deste jornal tem uma reportagem ( fofocas) sobre esta cantora. Agora até mesmo servindo de tema para um colunista. Follow the money!
Capitalismo é assim.
E ainda conseguiu que as pessoas do Terreiro posassem pra foto. Essa Anitta é mesmo A menina maluquinha. :D
*Faz-se necessário...
Dá-lhe Anitta e continue a quebrar os grilhões da hipocrisia. Não se preocupe, se realmente diminuiu-se 200 mil seguidores. Foi uma faxina natural, uma limpeza.
Anitta poderosa, tão poderosa que foi reconhecida pelo gênio Muniz Sodré. Vocês me dão orgulho de ser brasileira. Gente fina elegante e sincera. Obrigada
As mitologias são como as artes, servem apenas para entretenimento. Bilhões de pessoas acreditam que os mitos são reais. Algumas acham que seus mitos são mais reais que os mitos dos outros. Nesse debate eu fico com as conclusões dos racionalistas dos séculos XVII e XVIII, especialmente Espinosa.
A corajosa Anitta ! Enfrentando essa hip ócrita sociedade que não tem coragem de olhar para se mesmo, e ver todos os seus defeitos e suas vontades suprimidas por me do do outro ,temo por uma sociedade conservadora, e castradora dos desejos ,pobre Brasileiro !
Livrou-se de duzentos mil encostos.
Mulher pornografica. Sai fora demônio.
Sai demônio. Que coisa mais infantilizada! Antes demônio do que santos do pau oco.
Triste ver um pessoa como Munis Sodré, que foi meu professor na ECO, década de 90, perdendo tempo e vocabulário com a Anita, que em nada contribui. Por favor.
Socorro Anitta???
Quem é que perde tempo escrevendo uma coluna sobre Anita? Faça-me o favor. Mulher que ganha a vida cantando funk e mostrando a b***
Tchê, cada um se vira com pode. Até onde sei não está roubando. É oferta e demanda. Tem gente que consome até o sertanojo. Bah!
Nos paÃses mais desenvolvidos as pessoas buscam a ciência. Aqui, acreditam que falam em lÃnguas quando dizem: “acaoquetê lalalauê, arrabarassá shalalala!”
Demente. Não é a Anita, mas o sujeito que escreveu sobre.
Por quê?
Brilhante Sodré. Poderia terminar com a primeira frase. No des reto moral do digitalismo, impera a lei dos números. O que foi suficiente para atiçar muita gente aqui, que nunca saberá o que vem a ser tal lugar seco.
Qual é a moral do bot da tesoura, que não aceita a palavra dês erto, mas cai em des reto, somando aà o erro do corretor. Os céus nos acudam.
Quem auditou as redes de Anitta para verificar os 200 mil q a abandonaram? Qual foi a auditoria? A mesma daquela loja gigante que faliu? A meu ver, de certa forma, Anitta usou o mesmo método q o capitão ou Frankenstein das Motociatas se utiliza há muito tempo com os evangélicos queridinhos do Juliano Spyer. Ele também até se batizou no Rio Jordão, com as bênçãos de um pastor. Pegou Xistose e por isso desgovernou. É “isso daÔ: "Prepara, agora!"... “E ô ô, vida de gado, povo marcado, povo feliz”.
"A cantora tinha 65 milhões de seguidores, perdeu 200 mil". Caro Muniz, só a comunidade de seguidores, estes zumbis adoecidos do digital não entenderam a lógica algorÃtmica: construiu-se fato novo a partir de pitadas do seu clipe lançadas nas nuvens; criou-se número fictÃcio de 200 mil "intolerantes religiosos" q "abandonaram" o Ãdolo do marketing; depois veio a reprimenda discursiva em forma de manifesto e a seguir o vÃdeo na Ãntegra e + de 1,5 milhão de visualizações em 1 dia. Anitta é gênio!
Anita ganhou duzentos mil menos, vivas a pluralidade religiosa e cultural.
Por que o colunista não tem um papo mais reto? Parece o Camões que para dizer que um barco partiu em agosto (quando a posição aparente do sol coincide com a constelação de Leão, animal morto em Nemeia por Hércules na mitologia grega) escreveu: 'Entrava neste tempo o eterno lume, no animal Nemeio truculento...'
Poder elaborar uma mensagem mais ao alcance de pessoas não esprcializadadas, pode. Às vezes até deve. Mas por que não o contrário, ou seja, as pessoas lerem vezes, darem uma olhadinha num léxico digital, etc?
O texto é ótimo mas poderia ser menos formal. Como disse José Cardoso, melhor seria um papo reto
Exatamente! Cansativo e elitista
Annita mostra a potencia brasileira, Ã s vezes escondida por puro preconceito. Salve Anitta. Axe Annita.
Salve Annita! Axé! E contra a intolerância religiosa!
"lei autista do cálculo"?! O "sociólogo" devia estudar noções de neurodiversidade.
Minha primeira impressão foi, também, de estranhamento. Porém, acredito que o professor empregou o adjetivo autista no sentido etmológico: do grego autos (si mesmo) + ista, ou seja, centrado em si mesmo. Poderia ter utilizado o adjetivo egoÃsta, em vez de autista.
Imperdoável a utilização do termo "autista" em contexto depreciativo. Capacitismo explÃcito!
e capacitista.
Preconceituoso.
É muita matéria de jornal para uma cantora que sabidamente vive mais de mÃdia do que de talento.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Muniz Sodre > Anitta no terreiro Voltar
Comente este texto