Laura Machado > A nova cara da pobreza: excluídos como nunca do mercado de trabalho Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Como encontrar um posto sem ser alfabetizado, sem sair da escola com educação universal de qualidade? A ambição no governo para elevar o nÃvel da escola é risÃvel (ainda quer ter todos alfabetizados) enquanto outros paÃses tem escola integral, famÃlias se implicam na educação de suas crianças como o maior o objetivo da famÃlia? E o Brasil continua com seu PISA de paÃs subdesenvolvido imutável há anos e suas escolas sem professores qualificados. Cotas não resolverão a ausência de planejamento.
Enquanto não houver educação pública de qualidade esse quadro só tende a piorar.
As pessoas precisam, sim, de trabalho remunerado e não de ajuda governamental, na maioria dos casos. Quem trabalha e aufere sua própria renda se sente muito mais valorizada. Vamos lá atual administrador mor dar jeito nessa situação!
Parece haver um erro de redação no inÃcio da frase: “Em paralelo (e não em contraposição) à inclusão ao trabalho e da produtividade, é imprescindÃvel buscar o alÃvio da pobreza, com a garantia da transferência de renda para essa população.” Obrigado, Laura, se a tornar mais clara.
TRATAR O TEMA POBREZA É ALGO DILACERANTE, ñ apenas no Brasil, mas em quase todo mundo. As questões sociais dependem do sistema polÃtico, que se não for debatido com responsabilidade, as deficiências nunca são resolvidas de fato. No Brasil, a democracia não é democrata, porque o fator lucro das elites fala mais alto, uma injustiça imperdoável, decorrente do modelo que a ingrata "mais valia" corrompe o trabalho das classes baixas. Não vemos solução a curto prazo, apenas uma revolução social pod...
GravÃssimo esse alerta realizado pela colunista que houve uma mudança radical no conceito de pobreza , transformando o pobre com um salário baixo, mas com trabalho, em um pobre sem trabalho. Certamente estamos fazendo algo de muito errado nas nossas relações econômicas. Algo que sociedade não percebe, ou não quer perceber. A abertura de novas frentes de trabalhos e a distribuição de recursos e privilégios, precisa parar de ser vista como comunismo e sim solidariedade e irmandade .
Tema muito interessante. Só não ficou clara para mim a informação sobre os mais pobres querendo trabalhar . Será que há algum estudo que mapeou a fundo as caracterÃsticas e aspirações dos que recebem bolsa famÃlia , auxÃlio Brasil ... etc ? Deve haver , claro , mas eu desconheço ...
A pobreza é resultado do baixÃssimo salario e os altÃssimos impostos No lombo do povo trabalhador. Os auxÃlios que o governo dá para manter o povo pobre sai do lombo do trabalhador. Milhares de trabalhadores cai na pobreza todos os ano devido aos baixÃssimos salários e a falta de investimento em projetos de desenvolvimento econômicos para gerar riquezas e empregos com bons salários para tirar o povo trabalhador da pobreza.
Ao invés de tantas universidades federais que pipocaram no governo Dilma, deveriam se transformar quem cursos técnicos preparatórios para o mercado, de acordo com a necessidade de cada espaço em que estão inseridos. Federais a rodo pelos interiores que colocam no mercado donos de diplomas que mal sabem escrever. Precisam ser transformados em cursos técnicos urgentemente, para preparar os mais pobres
Meu Deus, que comentário ignorante é desprezÃvel. Você acha que pobre deve se contentar com qualquer coisa, com pouco conhecimento. Um paÃs de pessoas desqualificadas e você vem dizer que o problema são universidades públicas de pesquisa?! Só a USP (estadual) com sua inovação gerou o ifood, a 99, etc.
Faltou nessa análise a valorização do salário mÃnimo que nesse perÃodos mais que sobrou em relação ao dólar. E isso tornou o custo de manutenção de um empregado com salário mÃnimo muito mais caro. Certamente esse fator está influenciando essa redução na empregabilidade das pessoas de baixa renda.
Vc fala sério? Um salário de mil e quatrocentos reais como causa do problema ? Não pode ser sério.
Covardia culpar o aumento do salario mÃnimo para justificar o empobrecimento do povo. O salario mÃnimo está defasado em 500% em relação a constituição e o governo da 6,9 % de reajuste e dão 300% de aumento nos salários de polÃticos. O que falta no salario dos trabalhadores vai para sustentar as orgias dos polÃticos
Artigo desinformado. Ignora o advento da mecanização do trabalho, que aumenta a produtividade, e principalmente exclui os menos educados por que pobres. Não há uma só palavra sobre a questão da educação
Em parte isso se deve paradoxalmente à melhoria na produtividade e nas estradas. Uma criança numa cidade pequena de Minas plantava arroz, colhia e tirava a casca no pilão. BaixÃssima produtividade. Hoje ninguém faz isso, pois o preço do arroz vindo de longe é muito baixo para compensar o trabalho duro.
Felipe. Esse é um caso real. Não deixava de estudar, mas tinha que ajudar o pai na roça. E a mãe para descascar. Se viesse com esse papo apanhava de cinto.
Você esqueceu de dizer que trabalho infantil é crime, mas ainda existe e pessoas como as da direita bolsonarista são a favor!
Desse percentual de desempregados uma boa parte é de vagabundos mesmo, que sobrevive à s custas do governo, não querem saber de nada, só dormem ou se cachaçam. O restante, faltam polÃticas públicas sérias de inserção no mercado, mas a maioria no poder tá pouco se lixando pra isso.
Triste e desumano comentário!
Um item a ser considerado é que a partir de 2019 surgiu o pobre de direita.
Só na cabeça dos esquerdopatas existe isso. Pobre é pobre e pronto, não tem preferência polÃtica e nem conhecimento para isso. Esses ignóbeis de Direita e de esquerda quê ficam se degladiando na Internet, não são pobres. São remediados!!!
direitos e mais direitos. E os deveres
Deveres a exigir de quem nem trabalho consegue? Que coraçãozinho e cérebro de pedra!
Fala isso para o Lula que só sabe oferecer bolsa e incentivar o povo a fazer faculdade com... Bolsa.
Paulo, fiquei aqui pensando no que poderia responder a você. E concluà que não há resposta a respostas como a sua. Melhor o silêncio e as costas.
Pela sua cabeça, é melhor deixar o povo morrer de fome do que dar bolsa.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Laura Machado > A nova cara da pobreza: excluídos como nunca do mercado de trabalho Voltar
Comente este texto