Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marina Gutierrez

    A indústria ocidental de armamentos e seus acionistas, um ex. as universidades norte-americanas, estão alegres com os lucros, os USA-OTAN terceirizaram sua guerra conta a Rússia , o Zelenskyy aceitou o contrato e pensa que governar é viajar, requisitar mais armas e continuar a sacrificar seu povo.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Quem começou a guerra foram os EUA. A censura não me permite explicar.

    2. Ernesto Pichler

      A guer ra é entre os EUA e a Rús sia, no teatro da Ucrâ nia, onde os EUA deram um gol pe em 2014 e colocaram no "poder" um títere comediante neo-n, um Quisling. A Rús sia teve que reagir a esse avanço da NA TO e para proteger as populações rus sas do Don bass que vinham sendo mas sacradas pelos neo-n banderistas. A Rússia apenas defende os rus sos. Só os EUA lucram, e muito, com a guerra que começaram. A Rússia passou a ser a maior economia da Europa, ultrapassando a da Alemanha.

    3. Ernesto Pichler

      A guerra é entre os EUA e a Rússia, no teatro da Ucrânia, onde os EUA deram um golpe em 2014 e colocaram no "poder" um títere comediante neo-n, um Quisling. A Rússia teve que reagir a esse avanço da NATO e para proteger as populações russas do Donbass que vinham sendo massacradas pelos neo-n banderistas. A Rússia apenas defende os russos. Só os EUA lucram, e muito, com a guerra que começaram. A Rússia passou a ser a maior economia da Europa, ultrapassando a da Alemanha.

    4. Alberto Melis Bianconi

      Mais importante do que saber quem iniciou a guerra é saber quem vai sobrar depois... Zelenski tem tudo para ser o primeiro a sucumbir.

    5. Augusto Colombo Junior

      Marina, tá viajando? Quem iniciou o conflito foram os soviéticos. a Ucrânia só se defende. Deixa de ser lerda.

  2. Telma Saraiva

    Eu também estou esperando uma nota de repúdio do casal presidencial.

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Melhor sentar, pq esse casal não vai dizer nada. Não assusta nem o Maduro. E, se disser, quem vai levar em conta? Em termos do xadrez bélico mundial, o Brasil é insignificante

    2. Augusto Colombo Junior

      Dagmar, os russos sempre foram expansionistas. Principalmente se o país avo não tem proteção de nenhuma outra nação. E sobre a região da Crimeia, sim, tem muitos que falam russo e descendem deles, pois foi fito uma limpeza étnica, quando do regime stanilista. Leia mais sobre a historia da região.

    3. Dagmar Zibas

      Precisa estudar História. Russia se sentia ameaçada pelo ingresso da Ucrânia na OTAN, o que significava armas nucleares em mais uma de suas fronteiras. A região de Dombass tem historicamente gde influência russa, assim como a Crimeia, com população que fala russo e quer pertencer à Russia. Zelensky estava perseguindo essa minoria russa na Ucrânia. Putin é um ditador, mas tem suas razões. E não vai capitular. Lula propõe negociação para evitar guerra nuclear. Está certíssimo.

  3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    A Rússia precisa obter o apoio em armamentos de Irã, China, Coreia do Norte etc.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Assim como a Ucrânia recebe armas estrangeiras, a Rússia também pode, e deve.

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Como assim "precisa"? Você torce por esses caras? A Ucrânia já está perdida. Falta apenas saber se isso vai virar conflito mundial ou não.

  4. João Leite Leite

    Covardia dos países da união europeia e dos americanos que juntam todos para fornecer armas para a ucrânia e não se importa com o massacre mortífero de Israel contra o povo Palestino desarmado.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Onden está x, leia-se az.

    2. Ernesto Pichler

      Laushner é garoto propaganda do nxionismo.

    3. MILTON CESAR BITTENCOURT

      Além disso, fornecem armas à UCRÂNIA, que as utiliza atacando a RUSSIA, como resposta a RUSSIA expande os ataques à UCRÂNIA, e no final o único que realmente sofre é o POVO, com o aumento das destruições que estão ocorrendo. Tanto a OTAN quanto os USA, apenas colocam mais lenha na fogueira, e pouco se importam com o volume, e os trágicos resultados finais.

    4. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      O argumento da falsa equivalência, normalmente usada com eficácia pela direita.

    5. Ciro Lauschner

      Ser garoto propaganda do Ha mas é uma das vergonhas de boa parte da esquerda brasileira

  5. andre lunardelli

    A militância petista on-lina segue coordenada papagaiando baboseiras e fingindo que cada militante age de forma independente.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Sei... claro! Como não? Há quem compre.

    2. andre lunardelli

      Prezado Alberto, quem não gosta de populismo, como eu, denuncia as militâncias petista e Bolsonarista, como estou fazendo.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Fraudaram a eleição contra Lula. O que aparece de bolsonarista que não votou em Bolsonaro!

    4. andre lunardelli

      Prezado Luiz Augusto, nunca votei no B, e votei no seu Babalao no 2T como menos pior.

    5. luis augusto batista couto

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    6. Alberto Henrique

      Quando não tiver nada de interessante pra dizer, apenas ouça, é bom pra você e pra todos nós.

  6. Gelson Modesto Rodrigues

    Se é guerra, a Ucrânia sendo atacada em todo seu território, é justo que não se limite a se defender, mas que tenha direito de atacar todo território do adversário.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      O problema sr Pichler é querer, em nome de um sistema filosófico falido, saber o que os outros querem, melhor do que eles mesmos.

    2. Ernesto Pichler

      O problema, Bianconi, é que eles estão morrendo, não por vontade própria, mas por determinação da potência invasora e dominante, os EUA, que colocaram no "poder" um Quisling.

    3. Ernesto Pichler

      A guerra é entre os EUA e a Rússia, no teatro da Ucrânia, onde os EUA deram um gol pe em 2014 e colocaram no "poder" um títere comediante neo-n, um Quisling. A Rússia teve que reagir a esse avanço da NATO e para proteger as populações russas do Donbass que vinham sendo mas sacradas pelos neo-n banderistas. A Rússia apenas defende os russos. Só os EUA lucram, e muito, com a guerra que começaram. A Rússia passou a ser a maior economia da Europa, ultrapassando a da Alemanha.

    4. Alberto Melis Bianconi

      O direito de morrer atirando é universal!

    5. luis augusto batista couto

      Nenhum país do mundo pode colocar na parede uma superpotência atômica. A Rússia pode varrer do mapa a Ucrânia e sabe o que os EUA vão fazer militarmente ? Nada.

  7. LUIS FERNANDES

    Algunsneleitores defendem a logica de q se sua casa fosse invadida (Ucrania) porque colocaram segurancas na mesma (Otan) pra sua defesa, isso seria uma atitude justificavel do seu invasor (Russia). E preciso de maturidade e largar pre-conceitos anti-americanos e parar de apoiar essa invasao assa sina.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      A guerra é entre os EUA e a Rússia, no teatro da Ucrânia, onde os EUA deram um gol pe em 2014 e colocaram no "poder" um títere comediante neo-n, um Quisling. A Rússia teve que reagir a esse avanço da NATO e para proteger as populações russas do Donbass que vinham sendo mas sacradas pelos neo-n banderistas. A Rússia apenas defende os russos. Só os EUA lucram, e muito, com a guerra que começaram. A Rússia passou a ser a maior economia da Europa, ultrapassando a da Alemanha.

  8. Claudio Huguet

    Faltou revisar o texto

    Responda
  9. LUIS FERNANDES

    Fico impressionado com a logica dos anti-americanos em defender o assa sino putin. E preciso separar os fatos. Putin invadiu um pais soberano para satisfazer sua ambição territorial e ganhar apoio da população desinformada russa. A Ucrânia precisa se defender, senso acabara controlada pelo regime russi. A expansao da Otan e usada como argumento em defesa dos russos. Um absurdo. Nada justifica essa guerra a nao ser a vontade de um desajustado mentalmente como putin

    Responda
    1. Laerte Pinto

      Quem leu o livro- Guerras Híbridas, sabe como são geradas estas Guerras. Quem está por trás é sempre o mesmo país.

  10. Josue Oliveira

    Ora, se a ONU proibe lsreI de continuar o ge nocidio e a ma tança continua, Tutin também tem direito de cometer crimes contra o povo ucraniano.

    Responda
    1. Andre Ramos Lievori

      Falo do comentário apresentado pelo Sr. Josué Oliveira. Defensor da morte de inocentes, invasões de territórios, torturas, fome e peste contra uns porque outros fizeram. Certeza que esse não é de esquerda, direita ou centro. É mal.

    2. Andre Ramos Lievori

      Pior do que lê tal artigo é imaginar quão ignóbil e o seu escritório e os que concordaram.

  11. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Se a Rússia jogar sua primeira bomba atômica será onde , na casa Branca ou na Europa , fico só olhando as pessoas sem noção defendendo uma guerra criada pela OTAN , OTAN e sionismo seriam a mesma coisa , aguardando opinião dos especialistas

    Responda
    1. Andre Ramos Lievori

      Luiz, seu conhecimento de política internacional é irracional, sua defesa de uma ataque nuclear é expoente de uma pessoo mal do.sa. Se os EUA fizerem isso você queria ver a reação dos que defendem eles? Outros, que são humanos, ficariam horrorizados,.seja a Rússia ou o EUA que tenham lançado.

    2. MARCO Augusto

      Doutrinado russete e esquerdista extremista detectado.

    3. Gelson Modesto Rodrigues

      Não vai jogar pq tem muito a perder . O orçamento militar da OTAN é infinitamente maior que o da Rússia e seus aliados. Onde conclui-se que não tem como comparar a capacidade militar de ambos. Mas defendo que o mais importante é terminar com essa guerra e ambos os povos sigam suas trajetórias em paz !

  12. Enir Antonio Carradore

    Os líderes ocidentais não vão derrotar Putin, vão transformar o conflito em guerra mundial.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Não. Em guerra perdida pela U.

  13. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Nenhum comentário sobre o genocídio em Gaza , o gado desesperado querendo o Brasil se envolvendo , negativo problema deles , o Brasil é um país da paz nada mais

    Responda
  14. Roberto Fontes

    A Folha precisa ser mais cuidadosa com a redação e revisão do texto publicado nos canais digitais.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Copiou, colou e errou. O leitor perdeu.

    2. Gustavo Figueiredo

      Parece que foi o estagiário que escreveu... Deve estar ainda na alfabetização...

  15. roberto cardoso

    A Rússia está desesperada e o ataque é demostração de fraqueza. É tal último suspiro. Aguardando a resposta da Ucrânia.

    Responda
    1. JO O SOUZA

      Robert0 Cardoso, não esqueça o fator Coréia do Norte.!

    2. JO O SOUZA

      Robert0 Cardoso, não esqueça o Coréia do Norte.!

    3. Claudio Luiz da Cunha

      Papai Noel existe

    4. roberto cardoso

      Meus caros, o ping pong da Coreia do Norte diz ter bomba nuclear e nem por isso damos carta branca para invadir seus vizinhos. Outros possuem bombas nucleares, mas querem o poder e viver. Então, caso usarem não terão nenhuma coisa, nem outra.

    5. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

      Todos contra a Rússia. Mas não esqueça que tem arsenal nuclear importante. Existem bombas nucleares de várias potências.

  16. Rodrigo Caldas

    The end is near.

    Responda
  17. OLAVO ARSENIO FANK

    Mesmo com o peso das más notícias, creio que está faltando um revisor destas traduções... textos truncados e mal traduzidos. Uma pena!

    Responda
  18. RUTH RUTMAN

    Aguardando msg de ndignação do casal presidencial

    Responda
    1. Telma Saraiva

      O exército ru sso já atacou escolas, creches (você nunca ouviu os gritos das criancinhas ucranianas?), hospitais, restaurantes lotados, distribuidora de energia e água, tudo o que você possa imaginar de infraestrutura do país. Em julho de dois mil e vinte e três, ele lançou mísseis na catedral da Transfiguração, que é considerada patrimônio histórico pela UNESCO.

    2. Dagmar Zibas

      Pois é ... Russia exterminando 130 mil civis, principalmente mulheres e crianças. Russia destruindo hospitais, atacando acampamento de refugiados, destruindo universidade e toda a infra estrutura do pais. Russia impedindo a entrada de ajuda humanitária e prendendo médicos e enfermeiros, bombardeando ambulâncias. Russia cimentando poços na Cisjordânia. Russia destruindo alimentos enviados pela ONU à Ucrânia. Russia é uma vergonha para a civilização.

    3. Omar mourad

      Como assim Ruth, não vi nenhuma notícia que putin bombardeou escolas, mesquitas, igrejas, hospitais e sede da ONU, e tampouco matou crianças, funcionários da ONU e até médicos. Ruth, vc quer comparar o incomparável....é isso mesmo!!???

    4. Carlos A Nogueira

      Ela só quer saber de colocar os joelhinhos no chão e clamar pelo nome do Santíssimo pastor Silas Malafaia - homem humilde e de hábitos simples. Nossa eterna primeira dama Michele Bolsonaro é uma mulher devota e se casou por amor verdadeiro. A família é um exemplo para nós conservadores e defensores dos bons costumes.

    5. Ronaldo Almeida

      Dona Ruth, aqui não há um genocídio em curso, como em outras terras usurpadas. Embora tenhamos que exigir a retirada das tropas russas, a luta é entre dois exércitos. Diferente de outro conflito em que um exército ma ta crian ças.

  19. RUTH RUTMAN

    Estou aguardando a carta de repudio de nossos intelectuais

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Enquanto isso na Cisjordânia, as milicias dos grileiros armados pelo governo e com a ajuda do exército "mais moral do mundo" continuam matando civis palstinos, seus animais, grilando mais terras, confinando palstinos nos Bantustãos cercados pelas muralhas de cimento de 8 m de altura, alem do genocídio na faixa de Gaza.

    2. Dagmar Zibas

      Olá, D.Ruth. Por linhas tortas, querendo passar o pano para o genocidio em Gaza? Não adianta querer confundir. São coisas historicamente muito diferentes. Russia não exterminou 130 mil civis, nem visou especificamente mulheres e crianças como faz Israel. No Oriente Médio, há um objetivo claro de extermínio de todo um povo.

  20. RUTH RUTMAN

    Estou aguardando a carta de repudio de intelectuais e manifestação de nosso presidente

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Isso. Fique aguardado enquanto os et's não chegam.

  21. Ivan Cunha

    OTAN cutuca onça com vara curta!

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      É o contrário - foi Putin quem cutucou o Ocidente adormecido. Se fosse fácil, já teria anexado a Ucrânia como queria. Conseguiu?

  22. João Batista de Junior

    Ucrania deveria revisar em território russo.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      A Ucrânia vai revidar, mas já está destruindo as refinarias russas, uma a uma, usando drones - a defesa antiaérea russa é ineficiente e, portanto, não consegue evitar os ataques.

    2. Joao Luiz Coimbra

      A Rússia tem tem armas nucleares! Com certeza usaria bombas nucleares táticas, caso acontecesse isso.

  23. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    A OTAN e seu jogo limpo encardido.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Sim, André, foi a OTAN que provocou a guerra ameaçando a Rússia.

    2. André Silva de Oliveira

      Foi a OTAN que invadiu a Rússia, Nogueira?

  24. Paolo Valerio Caporuscio

    Os irracionais ,Biden e ONU i não estao o nem aí com as consequências, ambos submissos aos lobistas de armas.

    Responda
  25. Carlos Antonio Bezerra da Silva

    A OTAN é uma associação dos colonialistas europeus comandada pelo imperialismo americano, que tem como única razão de existir defender seus interesses em terras alheias. Assim como fez com o Iraque, Líbia e Síria, o projeto é desestabilizar a Rússia e provocar o seu fracionamento, a Ukrania é só um instrumento.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Carlos Antonio Bezerra Da Silva: parabéns, mostrou a verdade com duas frases.

    2. max ribas

      Fato. A realidade é que os colonialistas não sobrevivem sem sugar as riquezas dos países colonizados. Estamos numa encruzilhada da história. Alguns países aceitam a canga, outros não.

  26. Vanderlei Nogueira

    Então já é da OTAN

    Responda
  27. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Toda solidariedade aos oprimidos! Slava Ukraini!!! Putin ditador genocida. Zelenski como todo bom artista é uma pessoa de garra e líder nato! Russia não irá ganhar do mundo democrático.

    Responda
  28. Manoel Cardoso

    Você tem um vizinho de porta teu inimigo e ele se arma pra te ameaçar. Você tem armas e pode conter a ameaça dele. Você vende a sua casa, aluga a sua casa ou deixa ele se armar mais ainda pra deixar você submisso?

    Responda
  29. JOSE CAMPOS

    Na guerra terceirizada o ocidente está incentivando a destruição da Ucrânia.

    Responda
    1. JOSE CAMPOS

      André Silva, seria melhor se os EUA guerreassem direto com a Rússia e não colocassem um povo pobre e sofrido para fazer isso por eles

    2. André Silva de Oliveira

      Melhor se render à Rússia e se tornar um Estado vassalo do Kremlin, não é, José Campos?

  30. Sergio Saraiva

    Essa guerra está perdida para o Ocidente Branco a menos que a OTAN se envolva diretamente na guerra; mas então os países Europeus se tornam alvos legítimos do contra ataque russo, e há décadas bombas não explodem nos subúrbios de Paris, Berlim ou Londres, tampouco os europeus enterram cadáveres de seus soldados mortos em campos de batalha. Caso isso seja pouco, ainda pode haver a China invadindo Taiwan e os árabes atacando Israel, enquanto a OTAN luta na Rússia.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Ocidente branco"!? Hahahahahah. Vale apoiar regimes autoritários em sua luta contra o "Ocidente branco", não é isto, Saraiva!?

  31. Claudio Luiz da Cunha

    E agora Zé Lenski vai continuar passeando.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Hoje chegou em Singapura.

  32. lenise de souza ferreira

    E aí da existe quem apoie Putin em nome da nação brasileira .

    Responda
    1. Sergio Saraiva

      Para os EEUU e a Europa, que são quem financia mais essa guerra, o Brasil não é um país ocidental, um aliado estratégico, é um país latinoamericano; logo, um potencial alvo de ataque, como a Rússia, a China e os países árabes, basta que contrarie os interesses do "White Western".

    2. André Silva de Oliveira

      E ainda de defender a paz. Defender criminosos de guerra está muito longe de promover a paz.

    3. Claudio Luiz da Cunha

      Pergunta para o Bozo que esteve lá, lambendo as botas do Putin.