Comentários para:

Efígie na praça

VER COMENTÁRIOS EM Ruy Castro

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ladislau Leite de Oliveira

    Grande Ruy Castro, sempre evidenciando as figuras proeminentes como João do Rio que eu não conhecia e vou procurar conhecer.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Orra, mano, que texto lindo! Delícia o João do Rio, agora invejei Lisboa, que tem praça.

    Responda
  3. Guttemberg Guarabyra

    Em São Paulo há uma rua João do Rio. Pequena, modesta, mas há.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Tem mesmo, de paralelepípedos e durando um quarteirão só, em Pinheiros. Começa na asfaltada Deputado Lacerda Franco e termina logo adiante, na asfaltada Simão Álvares.

  4. João Carmo Vendramim

    Caramba, desconhecia João do Rio. Vou buscar conhecer

    Responda
  5. José Eduardo de Oliveira

    Um dos mais belos títulos de toda nossa literatura, A alma encantadora das ruas. Foi fácil para seu autor, ele tinha uma alma encantadora... e genial.

    Responda
  6. Hélio Nóbrega de Araújo

    Fã desse gigante de nossa literatura, lamento ainda não lhe conhecer todo escrito. Que venham novos João do Rio.

    Responda
  7. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Ruy ótimo artigo sobre esse belo escritor e jornalista Paulo Barreto,e possível estabelecer algum paralelo entre ele e o magnífico Lima Barreto outro artista da escrita,que talvez só não foram referenciados justamente por conta da existência na mesma época de Machado de Assis.

    Responda
  8. Gilberto P Santos

    Opostamente ao caso de João do Rio que sofreu agr ess ões fís icas e que não foi lembrado em locais públicos, personagens ligados à cri me s durante a dit adu ra foram devidamente homenageados (alguns substituídos): Sergio Fle ury, Alcides Cintra Bueno Fº, Romeu Tu ma. Espalhados pelo país estão os presidentes do período (Costa e Silva, Castelo Branco, Médici, Geisel, Figueiredo). A literatura e o teatro do João do Rio foram perdedores. Ganhou a aut ocra cia dos an os de chu mb o.

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      ... Caro Sr. G.P. Santos, tem a Avenida Presidente Vargas na Cidade do Rio de Janeiro. Homenagem a dictador, Pinceps Inter Pares, entre os sequestradores de plantations de arroz, feijão,milho e batatas das Sagradas e Mâgicas terras do Planalto Central e capturadores do Banco do Brasil, captura ainda operada e mantida pelos anhangueras-FGV! e tem também a FGV, uma Fundação que opera a maior mamaçåo de ouro dos fundos de créditos e de investimentos de capitais do país! Heroís fake no topo!.

    2. Cleomar Ribeiro

      ... Caro Sr. G.P. Santos, tem a Avenida Presidente Vargas na Cidade do Rio de Janeiro. Homenagem a dictador, Pinceps Inter Pares, entre os sequestradores de plantations de arroz, feijão,milho e batatas das Sagradas e Mâgicas terras do Planalto Central e capturadores do Banco do Brasil, captura ainda operada e mantida pelos anhangueras-FGV! e tem também a FGV, uma Fundação que opera a maior mamaçåo de ouro dos fundos de créditos e de investimentos de capitais do país! Heroís fake no topo!

  9. NACIB HETTI

    Se tivesse vivido toda a década de 20 teria sido consagrado. Percorreria todas as páginas da década radiante, magistralmente narrada pelo articulista.

    Responda
  10. Daniel De Stéfani

    Ruy você poderia escrever uma coluna sobre o relacionamento do Lima Barreto e o João do Rio. Me lembro vagamente de uma crítica que o Lima fazia ao João. Mesmo que não tenha sido algo importante crei que você da conta de inserir um contexto da época. Obrigado Abraço

    Responda
  11. Raymundo de Lima Lima

    Um conto muito atual d João dRio é O Homem d Cabeça dPapelão. Confesso q várias vezes tentei trocar minha cabeça por uma d papelão, no Rio, para me dar bem na nossa sociedade, mas não consegui encontrar um relojoeiro como aquele do conto. Daí me resignar ficar com a minha; Prefiro esta a de tantos cristãos e gente dbem q trocam Verdade por fake news, e em nome de Jesus.

    Responda
  12. José Cardoso

    Basta colocar uma observação na placa da rua Paulo Barreto. Já morei ali perto e não sabia que era o João do Rio.

    Responda
  13. Maria Conceição Silva Bragança

    Devia ser uma pessoa fantástica! Morreu muito jovem!

    Responda