Hélio Schwartsman > O peso da natureza Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marli Serrão

    Marcos Benassi, já reparou que não se pode comentar nada em "resposta"? Ia fazer uma brincadeira com o seu "sençura" digitado engraçado mas não pude. "É tudo verdade", o que vc disse. Dei uma "curtida" na sua mensagem e, como acontece sempre, "foi para análise"!!! Eu nunca uso o tal kkk mas aqui não há outro jeito. Milhões de kkkks para a FSP. rs

    Responda
  2. Paulo Silva Barbosa

    Ao eXpressar : "...mudança climática também deverá nos deixar mais burros, violentos, ansiosos e paranoicos.", mostra que a mesma já esta explícita na era atual. Nunca vi, tanto ódio, tantas agressões nas opiniões emitadas nos comentários , a grande maioria por um extremismo exarcebado partidário e ideológico , que faz o problema apresentado vire secundário.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Bem, uma coisa é certa e observável sem zócro: a Bozofrenia veio a cavalo das mudança crimática. Se isso não é um péssimo sinal dos tempos e das condições climatológicas, não sei o que o seja.

    Responda
    1. Marli Serrão

      Marcos Benassi, soltaram um comentário meu do pau de a ra ra! Separe este zó cro que podem pensar ser pala vrão. Coitados.

  4. Valter Luiz Peluque

    Até sem estudos acadêmicos já vamos percebendo as mudanças referidas. Sentimos, porém, a ausência da tecnologia influenciando tudo isso também. Será que ela também não está afetando o clima terrestre?

    Responda
    1. Marli Serrão

      A FSP pirou. Robô?! Disse que minha resposta não pode ser publicada e que vai passar por moderação!!!! Eu concordava com vc e acrescentava um adendo: INFORMAÇÕES (sobre as consequências no coletivo, já que os danos pessoais já são conhecidos).

    2. Marli Serrão

      Tem razão. Mas coloco um adendo: "a ausência de INFORMAÇÕES. Não havia pensado nisto. Os abaixo-assinados para impedir a colocação de antenas para celulares em bairros na minha cidade ficaram famosos. Se não se deve carregar celulares onde se dorme, em bolsos, sutiãs, e nem colocar embaixo de travesseiro por causa de possíveis danos pessoais, imagino a dimensão coletiva da parafernália. E isto, ficando só nas antenas.

  5. Anete Araujo Guedes

    O peso da natureza, vem surgindo como um revide. Não se encontra apenas nas pesquisas, estudos, artigos e livros. Está na cara, na devastação do RS, na pandemia de COVID e outras tantas que virão. Não se trata apenas de ameaças de ambientalistas chatos, obsessivos, contrários ao cimento, aos aterros, ao asfalto, ao progresso, virou uma triste realidade. Como convencer a elite do atraso? Os gananciosos, os negacionistas, os desinformados, os que habitam outra realidade?

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Estão abraçados com um capitalismo predador e intransigente em relação aos hábitos de prazer e conforto atuais. Mencionar uma redução no consumo de carne, por exemplo, causa a mesma estranheza sentida na decada de 60 por alguém se declarasse um antitabagista ferrenho. A diferença é que a contagem regressiva terá se esgotado bem antes dessa turma se convencer.

  6. Nilton Silva

    O livro vai ficando mais especulativo, ou seja, chute puro. Já a ameba comedora de cérebros está fazendo a festa em cabeças privilegiadas dos extremistas de ambos os lados.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Não está só nos estudos, pesquisas e livros o peso da natureza, está na cara, na recente devastação do RS, na pandemia de COVID e nas outras tantas que virão. Como convencer a elite predatória e gananciosa, e os negacionistas desinformados e crentes, avessos à leitura?

  7. William Rachid

    O ambiente nos transformando e nós transformando o ambiente. Torço para que seja uma mudança que seja para o bem. Tudo está interligado e sendo reconstruído.

    Responda
    1. Marli Serrão

      Esperança em quê?

  8. Bruno Macho

    Será que os seguidores do Inelegível Barrigudo Ladrão de Jóias com Arisipele são "mais burros, violentos, ansiosos e paranoicos" do que os eleitores de esquerda? Just asking...

    Responda
  9. Bruno Macho

    Já faz faz alguns anos que a Folha de São Paulo está sentindo o peso da natureza. Os estagiários desse jornal, panfleteiro -mor de Fake News que assola o Brasil, há muito que se tornou "mais burros, violentos, ansiosos e paranoicos". Esse jornal não presta prá nada a não ser para apoiar golpistas e já cancelei minha assinatura porque para ler mentiras, prefiro ler de graça no Metrópoles.

    Responda
  10. Igor Cornelsen

    O homem ficar mais burro por causa do aquecimento não é o problema mais grave o problema é ele eleger gente burra e incompetente para mitigar os problemas. Quem usa as crises para aparecer.

    Responda
  11. Gilberto Rosa

    Bolsonaristas são a evidência do estrago do calor, que aniquila as sinapses neurais, resultado que se amplifica com leitura de calunistas da Folha.

    Responda
  12. Marli Serrão

    Cadê meu comentário?! Não tem palavrão! Não tem xingamento! Está no mesmo contexto do da leitora Leonilda!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, Marli, há tantas sutilezas (na verdade, estupidezes) na sençura folhomática... Por exemplo, coloque um ponto - sim, um simples ponto - entre uma palavra e outra, ao invés de um espaço: seu comentário vai pra tortura. Nem vou comentar os porquês desta e de outras bizarrices, mas "palavrão" é só um dia motivos pra sençura. E 9O% deles, iiimmbecis.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Como diz o Benassi está no pau-de-arara da Folha. Quando ninguém mais estiver comentando ele será liberado.

  13. Marli Serrão

    Se a "responsabilidade" é do autor da mensagem, por que a FSP usa de tanta firula? Atenção: firula não é palavrão.

    Responda
  14. Marli Serrão

    Cadê meu comentário?! Perdi meu tempo?!

    Responda
  15. Marli Serrão

    "(...) homem mais violento e rude (...) nos remete à violência doméstica no século 21. Vc quis dizer "seres mais violentos e rudes" abrangendo todos os gêneros, não foi? Nem nisto nós, mulheres, queremos "ficar de fora". Direitos ... e deveres iguais. Aprende aí. A matéria, nem li. Senti asco por ter sido "excluída". rs

    Responda
    1. Marli Serrão

      Demorô mas soltaram.

  16. Bruno Sebastião Neto

    Espero não estar aqui ,infelizmente não é mais futuro, é presente! Imagine tudo sendo destruído, e os vaga bundos/viga ristas do tipo Bolsonaro/ Michele/Trump/ falando em deus ,comu nismo ,China etc... E o mundo desmoronando ,acreditem neles seus inclassificáveis !

    Responda
    1. Marli Serrão

      Aqui não há Edição. Minha resposta não é para o Bruno mas para o Wanderlei. Perdão. FSP, o Es ta dão permite Edição, viu!

    2. Marli Serrão

      Bruno, com o Malafaia estará tbm o Olavo, que disse ter se convertido ao Catolicismo. Todos competindo para ver quem é o mais sábio, no in fer no quadrado.

    3. Marli Serrão

      E eu, tbm. Todos os dias acordo perguntando pelo meu fulminante no sono, ao Universo. Prova que o pensamento firme no desejo é balela.

    4. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      A lógica é simples: enquanto não desmorona em cima da nossa cabeça vamos aproveitar. Nos EUA tem evangélicos que defendem a aceleração do aquecimento global, porque este é um dos sinais da volta de Jesus e que eles, bem solidários vão pro céu. Eu não quero ir prá lá, pois não quero passar a eternidade com malafaia. Prefiro a eternidade infernal com a deusa Rosa Luxemburgo, polaca comunista das boas.

    5. Flávio Taylor

      Imagino Lula e sua patética indo pro mesmo lugar. Ingênuo

  17. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Longe de sociedades civilizadas.

    Responda
  18. josé SOARES

    Interessante, usei em meu comentário duas palavras sobre a estupidez humana que o articulista usou e fui censurado.

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Estagiários recalcados fazem a mediação dos comentários. Por isso a censura.

    2. Marli Serrão

      Isto é risível e não interessante. Não sei se a FSP usa robô que nem o concorrente. Quando eu "aprovo" algum comentário diz que precisa passar sei lá por onde. O comentário que fiz há pouco não sei se vai aparecer. Se continuar assim, nem perco mais meu tempo. Há pouco mandei um comentário para o ombudsman, indignada com a dificuldade em comentar na própria matéria. Ô loco FSP!

    3. Fernando José Nicoli

      Porque o articulista é bhurrroo

    4. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      O negacionismo é a estupidez humana corporificada, ilustre leitor.

  19. josé SOARES

    Antes da previsão do escritor, a vio lên cia e a bur rice já chegaram por aqui em 2018.

    Responda
    1. Marli Serrão

      Já nós, somos inteligentes e "aprendemos" a driblar a ma lu qui ce da FSP. rs

  20. josé SOARES

    Antes da previsão do escritor, por aqui já chegaram a vio lên cia e a bur rice em 2018.

    Responda
  21. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Vai chegar um dia em futuro próximo, o homem ficar feito cachorro querendo morder próprio rabo. Uma metáfora que cada um entenda como quiser

    Responda
    1. Marli Serrão

      Só o "homem"? "Nós" não? Século 21. O dito serve para ambos os gêneros de "seres".

  22. Ayrton Ribeiro Torres Filho

    O Aldern afiram que o calor torna as pessoas não só menos inteligentes, como também mais violentas. O corolário disso seria então que o frio torna as pessoas mais pacificas? Então foram os povos de clima escaldante que iniciaram a 1ª e a 2ª guerra? Criaram o império mais cruel que se tem notícia? Dirigiram uma religião cuja maior especialidade foi queimar pessoa vivas na fogueira? Cometeram, nas Américas, o maior de todos os genocídios? Deram início a escravidão em escala industrial?

    Responda
  23. Leonilda Pereira Simoes

    O olho está errado, o certo é colocar "o ser humano", não "o homem". Apesar de que os maiores erros no mundo em geral são mesmo feitos por homens, não se usa o masculino homem para se referir ao ser humano em geral. Não sabiam?

    Responda
    1. Marli Serrão

      Leonilda, meu comentário era justamente sobre isto. Não apareceu. Não são só homens que ficaram no passado. Já vi mulher usando a mesma expressão. E corremos o risco de ser "xingadas" por algum leitor de baixo nível intelectual.

  24. MILTON DOLL

    Alguém escreveu que a inteligência é uma constante para toda a humanidade. Com a população crescente, a inteligência individual se diluiria . Por outra: muitas civilizações já colapsaram, o que significou um retrocesso de séculos no desenvolvimento humano . Mesmo os gregos, perderam a linguagem escrita durante séculos.

    Responda
  25. João Vergílio

    Estão exagerando um pouquinho, né?

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Eu pensava assim há quinze anos atrás. Atualmente penso que não, ainda mais depois da ascensão de Putin, Trump e do ex-presidente, que morou na Flórida.

  26. Benedicto Ismael Dutra

    Em termos de emburrecimento o Brasil já está no limite, vai piorar? A irradiação solar mexe com os nervos, ataca os brônquios.

    Responda
    1. Marli Serrão

      "Chegamos ao fundo do poço. Mas ainda dá para cair mais um pouco". Frase do Woody Allen, gente. Entraremos de vez na lama do poço.

    2. josé SOARES

      A burrice e a violência já chegaram por aqui em dois mil e dezoito.

    3. josé SOARES

      A burrice e a violência já chegaram por aqui em 2018.

    4. Ronaldo Pereira

      Concordo totalmente com você, em matéria de burrice nossa terra sempre foi muito bem servida, e não se trata de burrice do povo não, mas das elites, essas sim sempre presentes aonde quer que se vá.

  27. Alexandre Pereira

    Kkkkk realmente, tem livro para tudo. Uma passada pelo TikTok revela que alguns dos efeitos já estão consolidados.kkkk

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.