Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Enquanto a inflação não chega, o desequilíbrio fiscal não preocupa. É como o operário que trabalha de sandália, sem luvas, óculos ou capacete. E ao fim de cada dia fala para os que usam: vejam como não aconteceu nada de mal comigo!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Agourento, hein? Acho q vc está confundindo a realidade com os seus desejos.

  2. Rodrigo Castro

    É "uma pena" que tivemos o boom das commodities nos anos 2000, pois isso mascarou a incompetência Petista por mais de 10 anos e permitiu que em pleno 2024 tivéssemos essa turma de volta à cena do crime, como diz o vice-presidente. Teve gente até comentando o que tem a ver o boom de commodities com o Fiscal e é gente que se acha inteligente comentando esse tipo de coisa... de mais, Red Banho em peso atacando o jornalista, nenhuma novidade por aqui.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Ricardo, a única coisa que eu lamento é que nosso melhor momento como país tenha sido completamente desperdiçado pela incompetência e corrupção do PT. Podíamos ter mudado de patamar como país mas a opção foi por comprar popularidade e eleger uma inepta que nos jogou na maior recessão em 100 anos. Você deve ter ficado muito satisfeito com o resultado...

    2. Ricardo Knudsen

      A gente sabe q um sujeito é um bozista sem noção qdo ele lamenta um perìodo histórico bom para o país, pq supostamente favoreceu o seu desafeto ideológico. É a turma do qto pior, melhor. Deus, Pátria...oops, Pátria? Q se exploda, né mesmo! Essa turma só queria tirar o deles e implantar uma ditadura q os favorecesse.

    3. Ricardo Knudsen

      Com esse blábláblá vc ajudou a eleger o Bozo? O Tarcísio talvez? Já sei, bozista moderado! E o PIB do ano passado, cresceu mais do q o previsto pelo boom de vinte anos atrás? Saudade do Bozo, já tão cedo? Lamenta q não houve o bum dos canhões para apoiar o golpe bozista?

  3. Ricardo Knudsen

    Blábláblá populismo blábláblá corrupção blábláblá estado mínimo blábláblá aumentar os juros blábláblá acabar com a Previdência blábláblá priorizar outras agendas. E com esse blábláblá elegeram o Bozo.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Comentário de altíssimo nível! Se fosse um áudio, teria relinchado e zurrido.

    2. Orasil coelho pina

      Nao, Senhor Knudsen quem elegeu Bolsonaro foi o maior escândalo de corrupção do País, chamado lava jato, inclusive com a prisão de um ex- presidente da República, cuja condenação foi confirmada por três instâncias do judiciário! Blábláblá pelo visto é a sua fala! OrasilLavaJato!

  4. Antonio José Alves Junior

    Nos últimos 12 meses, o setor público consolidado gastou 777 bilhões de reais em juros. Para a dívida pública, esse gasto tem o mesmo impacto direto do que o gasto primário (folha de pagamentos, material de custeio e investimento público). O populismo macro seria a perversa distribuição de renda com essa gastança em juros? Ou não tem nada a ver?

    Responda
  5. Antonio José Alves Junior

    A conclusão tem um pressuposto que precisa ser esclarecido. Por quê investimentos da Petrobrás e o crédito dos bancos públicos são a receita da desgraça? Ao longo do texto, há outra relação estranha: qual a ligação entre boom de commodities e resultados fiscais? Sobre os conflitos de política, a razão se encontra em outro lugar. Não é má técnica.

    Responda
  6. Paulo Araujo

    A inflação lá chegou a 1 dígito, b o k ó...Achou que chegaria comendo picanha? Certo está o seu ídolo, que acha que progresso é gastar mais do que recebe...

    Responda
  7. Filipe Quintans

    O nojo que certa intelectualidade chinfrim tem do atual governo é caso que nem a mais avançada psicologia consegue acessar.

    Responda
  8. Francisco Marra

    Não lí tudo mas teve que longa na história para criticar o Lula. Sobre guedes e os arromba teto e não pagamento de precatórios.

    Responda
  9. Maroro Rokku

    Que blá-blá-blá medonho. Só "analistas" falando e escrevendo sobre explosão de gastos. Nunca dizem onde o Executivo Federal pode cortar sem ferrar a vida dos pobres.

    Responda
    1. marilza abrahão

      Raso, sem uma linha sequer apontando que gastos, onde são feitos e porque. Palavras sem qualquer sentido formativo a não ser a crítica pela crítica…

  10. celso silva

    Fruta que partiu mais um querendo lacrar!

    Responda
  11. Marco Ferreira

    O ministro Haddad está se esforçando, deixando claro para todos a sua responsabilidade republicana na gestão da economia. A verdade é que sistematicamente é boicotado pelos irresponsáveis da oposição, e esses sistematicamente esquecidos pelos palpiteiros ( essa coluna) e editoriais tendenciosos. Falta carater!

    Responda
  12. Victor Henriques

    Qual governo não administra conflitos? Só o que domina o congresso e não presta contas a ninguém, o que nem é saudável. O problema dos opinionistas de jornais é que são da academia, têm visões dogmáticas extraídas de livros e autores favoritos e nunca se expuseram ao teste da realidade. Agora responda: o governo Bolsonaro foi diferente? Guedes, o ultraliberal, misturado com calote em precatórios para pagar auxílio-eleição e mãozada na Petrobras para impôr general que baixasse a gasolina na marra

    Responda
  13. Paulo Araujo

    Estamos precisando de alguém com serra motorizada! Está dando certo na Argentina e talvez possa dar certo aqui!

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Petistas e Bolsonaristas são tão limitados que os cérebros deles só funcionam no on-off. Se não concorda comigo é petista e vice-versa. Existe vida longe das rezas aos pneus ou grupo do "bom dia, lula".

    2. Ricardo Knudsen

      Não esqueça q vc tem q fazer arminha qdo rezar pro Pneu. Não, não é motoserra, é arminha! Depois vc pode meditar e se coligar com o espírito do cão do Milei. Tenho certeza q para vc será tão inspirador qto é pro Milei.

    3. Paulo Araujo

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Maroro Rokku

      Bocó

    5. Marcelo Fernandes

      O que é "dar certo"? Antes de vir aqui passar vergonha, vá perguntar para os argentinos se eles estão aprovando aquele demente.

    6. José Bueno

      É mesmo, não sei para quem, mas está dando certo lá com Meli! Entretanto, aqui, o plano econômico do governo do Presidente Lula não permitiria o aumento da miséria de cerca de quarenta por cento para mais de sessenta por cento da população, só em algumas dezenas de dias!

  14. victor lag

    O governo atual é só o clube das piranhas ( liberal e figurativamente falando) se agitando pelo butim antes que acabe . Não precisa comentar, guarde o ódio do bem pra você, insignificante militonto petista

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      O sem noção acusa os outros de manifestarem ódio, dedicando-lhes seu amor cristão através do "elogioso" cumprimento "insignificante militonto petista". Já imaginou se ele não tivesse Jesus no coração?

    2. JOAO LUIS MENDES

      "Não precisa comentar". É mta pretensao! Comentar essa porcaria?

    3. JORGE CESAR BRUNO

      Bom e o ódio do mal bolsonarista!! Patético

  15. André Silva de Oliveira

    Uma só palavra para definir a coluna: sensacional. Mostra nossa trajetória dependente de um passado - o getulismo - transbordante de irresponsabilidade fiscal e que levou, por óbvio, a desastres econômicos e, indo além, como Lula decidiu replicar hoje tal modelo já testado e falhado tantas vezes. Se a inflação retornar, todos pagamos a conta, sobretudo os socialmente mais vulneráveis - a esquerda não entende isto? Marcus André é, sem dúvida, um dos maiores pensadores do país.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Marcus é um dos maiores pensadores do país, na opinião de um dos menores pensadores. Se é q pensa.

    2. José Bueno

      Quem?!? É um dos maiores o que?!?

    3. JORGE CESAR BRUNO

      Só pra lembrar, a inflação está dentro da meta, e o desemprego em baixa!! Mas...

  16. Pedro Luis S C Rodrigues

    Quem acreditou na frente ampla quebrou a cara. Esta só existiu de maneira oportunista para eleger Lula, com a muito conveniente colaboração de Bolsonaro, que interpretou perfeitamente no papel de mal a ser evitado a qualquer custo. Uma vez eleito, Lula colocou a tradicional politica petista de destruição economica em marcha novamente. Uma tristeza.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Mal q vc pelo visto não evitou. Abraçou o capeta, né mesmo? Lamento, mas perdeu mané!

    2. Paulo Augusto

      Destruição econômica ? Larga o zap da fami lícia e vem pra realidade que isso muda.

    3. JORGE CESAR BRUNO

      Desonestidade intelectual ou negacionismo econômico!! O problema do Brasil é ter gente querendo dua sim, e outro também, para não dar certo!

    4. julio alves

      Desemprego caindo, PUB aumentando, reservas aumentando, milhões saindo da linha da pobreza e você apostando no bozoloide camelô de jóias e relógios roubados da União.

    5. André Silva de Oliveira

      Perfeito, Pedro Rodrigues. Lula enganou a quem acreditou nele, ou melhor, traiu aos liberais como Armínio Fraga, Simone Tebet e outros. Mas outras eleições virão, não demora muito.

  17. José Cláudio fernandes correia

    Populismo, ajuste fiscal, o Mercado, gastos sociais : alguém ainda escreverá sobre o papel dos colunistas e dos economistas em tudo que desde sempre ocorre no Brasil, em todos os governos?

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      No caso do Marcus André, escreverão sobre como ele estava certo.

  18. Tadêu Santos

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  19. Ricardo Baumhardt

    Salve Milei! Acho que nem os pseudo socialistas sul-americanos conseguem atacar o doido que dará certo...

    Responda
    1. José Bueno

      Os vinte por cento a mais de pobres, que apareceram na Argentina em pouco tempo de Milei, devem estar saudando o cão do Milei, o animal de estimação entendido em economia.

  20. Paulo Sales

    Tudo conjecturas. A economia brasileira se tornou um balaio de equívocos e erros crônicos. O social virou paliativo, quando muito populismo. De um lado sociedade cada vez mais pobre, de outro governo cada vez mais endividado com os rentistas. No meio, a tese que seu texto descreve.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Desinformado, hein? Ontem a FSP noticiou o aumento do emprego e da renda. Papagaio repetindo chavões "...a sociedade cada vez mais pobre". Só se vc se refere à Argentina do Milei, ali o povo afundou na miséria mesmo.

  21. Helano Timbó

    Paradoxal equilíbrio.

    Responda
  22. Alexandre Marcos Pereira

    As medidas de austeridade envolvem cortes nos gastos públicos, redução de benefícios sociais e aumentos de impostos, que são extremamente impopulares entre a população. Em muitos países da América Latina, diferentemente dos países ricos, uma parte significativa da população de programas sociais e subsídios governamentais. Propor a redução desses benefícios afasta um grande número de eleitores, comprometendo as chances de vitória nas urnas. A América Latina tem um histórico de desigualdade social

    Responda
  23. marco martins

    Lula 1 e 2 tinha a bonança da econômica mundial, agora com o cenário adverso está sob total bateção de cabeça. Isso ainda vai terminar muito mal, pois daqui um ano já se começa a pensar em reeleição, e aí as loucuras fiscais tendem a piorar.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Bozista delusional. Bonança? Lula passou pela crise mundial de 08, q foi classificada por alguns economistas como a maior desde o crash de 29 do século passado. Hilário. Bom, ninguém nunca disse q O Pneu era o deus da razão.

    2. Paulo Augusto

      Bonança mundial ? Teve crise mundial e no Brasil nem marola chegou.

    3. André Silva de Oliveira

      Boa, Marcos Martins! É por aí mesmo que o populismo do atual governo vai mergulhar de cabeça.