Ronaldo Lemos > Inteligência artificial e a Lira das Massas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Para quê que máquina que "supostamente" é inteligente precisa ter humor? Não são humanas. As frases hestúpiddas da IA do Google são o que são.
"Já vem - Entender que um sinal de superinteligência pode ser justamente o humor, como no livro "Diáspora", de Greg Egan". Na verdade "Já é": No Grok (do Elon Musk), por exemplo, o usuário escolhe se quer interagir no "modo regular" ou no "modo divertido".
Texto bem escrito como sempre, mas tem um erro de origem no argumento principal. O lamento de CÃcero é com escritores, humanos, cujo trabalho é input e output sintetizados numa obra. As IAs generativas, por outro lado, e pelo menos até agora, são ferramentas. Você pode acusar um escritor de bufão, mas não uma ferramenta. Ninguém acharia engraçado uma furadeira que daria piruetas no ar em vez de furar uma parede. Quem é chato ou engraçado não são as ferramentas, mas quem as maneja.
Eu costumo usar o chatgpt como um professor virtual e particular de escrita criativa. Certa vez sugeri como tema de um conto o primeiro beijo de uma garota, e a resposta que eu recebi é que isso violava as polÃticas de conteúdo da empresa. Se a IA visse Meu Primeiro Amor, com Macaulay Culkin, que passa na Sessão da Tarde, ela o classificaria como um filme "adulto". Um censor b@rr@ faz um estrago tremendo.
Meu outro comentário pelo jeito não passou pelo "revisão". Ronaldo Lemos, não é apenas a sociedade que está "chata". As empresas lançando estas tecnologias também precisam ser mais transparente. Como elas exageram quando criam a expectativa do que estas tecnologias podem fazer, com a intenção de conseguir mais investimentos, não podem reclamar quando as pessoas apontam, mesmo que no nÃvel troll de crÃtica, os problemas.
Esse papo de 'sociedade ficou chata" é o tÃpico argumento de tio do pavê.
"Essas respostas viraram sucessos planetários ... No entanto, essas respostas não são 'falhas' ... Só que nossa sociedade ficou tão chata que não há lugar para IAs peraltas." Ajudaria se as empresas produzindo estes modelos não vendessem o peixe como faltando apenas um passo para uma Inteligência Artificial Geral. Não é apenas a sociedade que está chata, isto é inato do ser humano (lembra do bot Tay da Microsoft?). As empresas estão cada menos transparentes e mentirosas sobre IA.
Miguel Nicolellis vem há anos alertando sobre a falácia das IA's.
Vcs colunistas adoram denegrir pessoas corretas , autênticas e de opiniões de acordo com sua moral e padrões certos chamarem de chatas, os chatos são vcs órgãos de mÃdias em quererem impor a lacracao na sociedade em aceitar tudo que é de errado e anormal como normal.
E má se vai o pensamento humano.
Lá, dedos gordos.
Sabe o que está beeeem chato? São esses chiliquentos que não aceitam nenhuma brincadeira. O tal do bullying é um deles. Eu tive uns quatro apelidos. Nunca tive "abalo psicológico" e creio que posso dizer o mesmo em relação aos meus colegas e amigos. Costinha estaria preso hoje! Outros piadistas também, como o Ari Toledo e outros. O mundo está uma chatice!
Bravo, srPetrônio p sua resiliência. Mas para além d seu umbigo saiba q muitas crianças e adolescentes não suportaram bullying; não tiveram sua estrutura psÃquica incomum e q em outro contexto histório-cultural, foram ato extremo. Não somente no Brasil, mas em vários paÃses bullying é mais q apelidos, é intimidação, violência psi e moral, de grupos organizados, com plateÃnha sádica, para ver o outro -fragil ou forte- dar cabo d vida. Prudência meu caro. JuÃzo também.
Engraçado, eu sempre achei Costinha e Ari Toledo dois chatos e não é por não serem politicamente corretos! Prefiro Zé Simão e Gregório Duvivier!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ronaldo Lemos > Inteligência artificial e a Lira das Massas Voltar
Comente este texto