Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    A bolsa tem surtos repentinos de alta ou baixa. Ela pode por exemplo dobrar em um ano e depois ficar andando de lado por um longo período.

    Responda
  2. Rafael Guarda

    Mas quem investiu em março de 2020 a 63 mil pontos e vendeu quando bateu 130 mil dobrou em 4 anos. Acho que uma análise dessa bem parcial. Qdo eu comecei a ler sobre bolsa o Ibovespa era 20 mil pontos há 20 anos, ou seja o patrimônio teria se multiplicado por mais do que 6 em 20 anos, ainda que lembro há 25 anos do índice a 14 mil. E por fim quem entrou no começo da Bovespa em 1968, entrou a 100 pontos e hoje teria 1.200x o patrimônio em 56 anos.

    Responda
    1. Marcos Costa

      Rafael, eu mesmo cheguei a dobrar de capital em doze meses investindo na bolsa há vinte anos. Mas esses bons se foram. Há quinze anos que a bolsa rende menos que a renda fixa.

  3. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Quando você analisa só o índice tudo bem. No entanto os resultados em bolsa dependem muito das suas escolhas de ações. No período citado, eu que sou um pequeno investidor, ganhei muito mais com ações do que na renda fixa. E o meu investimento é de mais ou menos meio a meio.

    Responda
  4. Galdino Formiga

    Evidentemente não.

    Responda