Opinião > Gastança de Lula dá mais ganhos a rentistas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
A FdSP, como sempre, tomando posição ao lado da extrema direita destrutiva para o paÃs. Não consegue enxergar o “capital social “ que vem sendo investido no paÃs.
Nada como ter que pagar mais com a desoneração da folha de salários né Folha?
Não é a gastança, necessária com mazelas ou questões sociais, como a enchente no RS, que caiu nas costas do governo federal, que dão mais ganhos a rentistas, são os juros altos do bolsonarista Campos Neto.
Acorda!
A gastança também se deve as emendas impositivas extorquidas por Lira e Centrão.
Ademais, sabemos que os juros exorbitantes é a maior fonte de gasto do governo federal, sem qualquer retorno social. São Bilhões anuais que aniquilam qualquer planejamento governamental. Sem falar dos estados, onde a maioria não possui qualquer senso de responsabilidade fiscal.
Mas a gastança é feita pelo congresso e pelo judiciário. O governo Lula faz investimentos, principalmente no capital humano. Percebem a diferença das palavras com isenção polÃtica e ideológica? Mas não é de se surpreender, vindo de quem veio.
O Brasil tem o menor nÃvel anual de inflação desde 2020, taxa de juros em queda, menor taxa de desemprego desde 2014, Maior ganho da renda do salário em relação ao governo anterior desde o plano real, 350 bilhões de dolares de reserva cambial, fechou 2023 com superavite comercial de 100 bilhões de dolares, um dos cinco maiores do mundo. Quer mais.
Pela análise das agências de classificação de risco o Brasil está mais perto de se tornar grau de investimento do que ir para o buraco. Mas só fakefolha do bolsonarismo moderado não reconhece.
Perfeito o nosso presidente e mesmo sem educação suficiente para o cargo, Nos estamos viajando com um piloto que nao sabe nada.
Esses que falam em gastança são os mesmos defensores do Estado mÃnimo à Eduardo Leite, na hora do aperto lembram-se do Estado. Certamente se sentem incomodados com o retorno da Farmácia Popular, do Minha Casa Minha Vida, do Bolsa FamÃlia e de tantos outros programas que reduz à desigualdade social.
Minha casa, minha vida foi feita pra aumentar arrecadação, cada um milhão de casas construÃdas,cinco milhões de empregos, eu dei a ideia, assim como preço mÃnimo do cigarro, aumento de leques de produtos na substituição tributária.
Nossas empresas privadas não têm dinheiro suficiente para implementar o nosso desenvolvimento. Piorou com a varredura sobre elas com a operação do senhor Moro. Se os governos não financiarem nosso crescimento, quem o fará? Quem tem aval suficiente para fazer acordos internacionais? Torno a dizer que quem é contra as ações governamentais são os que não necessitam delas, ou seja, os ricos.
Editorialista, podia contribuir falando da manipulação das expectativas de inflação pelo Mercado e pelo BC do Campos Netto. Alguém fez aposta aà com fraude rsrs o pior quem dita se vai ter inflação é quem vai se beneficiar dos juros mais altos. Sobre isso nada né Editorialista?
Folha, faça uma reportagem sobre o ES para os leitores saberem quem somos.
Kkk Qual o paÃs que conseguiu ter mais de 360 bi em dólares em reservas? O Brasil sob Lula. Quer uma aula? Rsrs o Haddad faz isso rotineiramente O improvável e incompetente anterior já estava gastando as reservas qdo foi derrotado.
Bom era o tempo do inelegÃvel, que deixou o governo com dinheiro em caixa depois de passar anos dando calotes em precatórios, organismos internacionais e acordos salariais, sem pagar contas das universidades federais e demais entidades públicas, sem repor funcionalismo público, sem contratar, sem desenvolver o paÃs etc. Não havia gastança nenhuma, zero, nada. O paÃs não andou pra diante, antes, para trás. Pro Inferno, dona Folha, não pagou jornal pra ouvir esse tipo de herda.
Então pare de ler.
Outra incoerência da ''velha classe polÃtica partidária'' com seus vÃcios de gastanças exacerbadas ao longo dos quase 40 anos da Constituição de 88, decorrentes das costuradas com emendas parlamentares e outras formas de garantir o fundo partidário entre outras maracutaias, que se tornaram aparentemente normais, mas são verdadeiras manipulações com as abundantes verbas públicas. O Lula 3 desviou diretrizes socioeconômicas priorizando a gastança dos 40 ministérios em desencontros com Haddad...
Mas a FSP está preocupada com ganhos de rentistas. Tudo o que é escrito nesses Editorias sobre economia é no sentido de proteger esse pessoal. Aliás esse pessoal é invisÃvel, assim como.quem escreve esses editoriais.
Qual estado brasileiro tem dez bilhões em caixa, sem dÃvidas?
Leia sobre o ES antes das ironias.
A velha ladainha da Folha com os gastos públicos, como se o governo devesse congelar tudo que não fosse o pagamento da dÃvida . Esquece que quem ampliou essa divida foi o governo anterior, por exemplo com o calote dos precatórios, que justamente este que Lula está pagando agora. O medo e as previsões do jornal não se justificam porque temos uma administração responsável. A grita é a pela troca da presidência do Bacen, alguém que acabe com a festa dos juros altos.
Há duas questões misturadas, que vocês precisam aprender a distinguir. (i) O Estado deve ser indutor do desenvolvimento? (ii) Deve haver equilÃbrio fiscal? O governo Lula tem feito o que pode e o que não pode para conseguir o equilÃbrio. Emendas parlamentares, financiamento bilionário de campanhas, fundo eleitoral, etc. não são "gastança do PT" (parem de ser bolsonaristas!). Indexação ao salário mÃnimo, sim, mas só para a turma da Gleisi. Se falarmos claramente, o problema fica mais solúvel.
Bom argumento, João!
...realmente o governo tem feito o que não pode, ou seja , gastar mais do que a economia da nação permite. G..faz u e li!
Quem votou em Lula acha que o Estado tem que gastar, mas induzindo o desenvolvimento. Nosso argumento é a China. O de vocês é a Colômbia, esse portento. Ok há discussão e boa pela frente. Mas não contrabandeiem a discussão justa do orçamento para o "governo Lula", ou para o "esquerdismo do PT". Isso não é certo.
Convenhamos que para sustentar 40 ministérios insaciáveis não ha dinheiro que chegue. Esse eh so um dos tantos problemas que explicam o alto deficit do governo.
O "golpe de mestre" do editorial é a tentativa de inverter a narrativa, como se os grandes rentistas, que se beneficiam da manutenção da atual polÃtica de juros do BC, fossem os beneficiários da "gastança", que visa tão somente manter o básico na saúde, educação e segurança; é ridÃculo, mas certamente vai impressionar e convencer alguns...
Boa sacada, Bernardo! Como se o Jornal estivesse preocupado... o Editorial esqueceu de falar sobre a manipulação de aumentar as expectativas de inflação pelo Mercado e BC
Edi to rial escrito por RC Neto.
..então explique o crescente aumento da dÃvida publica!!!
Vejam que a Folha não mostrou o montante dos gastos com os juros, corremponde ao orçamento dos três maiores ministérios. O Brasil é um dos raros paÃses que têm juros reais positivos, e o segundo maior planeta. Quem introduziu a inflação alta no Brasil foi a elevação indevida dos preços dos combustÃveis, que se espalhou para toda a economia. A queda na inflação não foi devido a elevação da Selic, mas foi a redução dos preços desses mesmos combustÃveis.
Nestes dois últimos dois anos e meio a Selic esteve acima da taxa de juros de equÃlibrio cerca de sete pontos, o que significa, nesse perÃodo, gastos de aproximadamente quinhentos bilhões de reais, gastos esses que desequilibraram as contas públicas.
Sou assinante desta Folha e meus comentários não aparecem, mas aparece o aviso que "comentários só para assinantes". A Folha precisa melhorar seu relacionamento com seus assinantes ou vou cancelar minha assinatura.
"Orientação" do BC, via de regra, é contra os Assalariados pra sobrar dinheiro para o capital financeiro. É gasto irresponsável dar ganho real ao Salário MÃnimo, investir fortemente na Habitação Popular (Minha Casa, Minha Vida), destinar mais recursos pra Saúde e pra Educação Básica, tentar reerguer a Ciência, a Pesquisa? São estes os "gastos irresponsáveis"? Se for: seja muito mais "irresponsável", Lula!
A FSP já não convence mais ninguém com o discurso pelos juros altos. Mas com tamanha inversão da verdade, vai acabar perdendo alguns convertidos. Pensando bem, melhor assim.
Releia a matéria, mas antes retire o antolho. O que o periódico defende é exatamente a redução dos juros para não mais beneficiarem rentistas, mas para isso é preciso responsabilidade fiscal.
Segundo uma ex-presidente da República, "déficit público é vida", é assim que o partido que nos governa pensa. Isso nunca acabou bem em paÃs algum. Como gostam de se eximir de suas responsabilidades, quem vão culpar desta vez?
Igor Cornelsen nunca acabou bem em nenhum paÃs? Como explica a enorme dÃvida dos paÃses desenvolvidos? Nenhum é muita gente.
O espÃrito santo tem incentivos para as empresas se instalarem aqui, governo federal, aprendam conosco.Somos os maiores exportadores e importadores da América latina, temos o maior complexo portuário do paÃs, somos os maiores produtores de vários produtos, o pequeno espÃrito santo.
Daqui a pouco a turma dos Bancos, do Luciano Huck, do Agronegócio e de seus negócios como a imprensa - Folha e outros - vão incentivar o liberalismo puro. Claro, aquela solução final do Milei. Cada um por si mas vamos voltar a posição zero antes de vcs acumularem riqueza do trabalho dos outros? Os únicos e magros gastos foram com Minha casa minha vida, bolsa famÃlia, Ibama, educação, farmácia popular etc. Tudo dia é elogiando facista ou atacando social democracia.
Se não sai a duplicação é por que precisa fazer obras de mitigação do impacto ambiental. Pessoal ruim de cabeça hein!
Alexandre Cunha já que está essa maravilha toda, vai lá pra Argentina, ué. Aà vc confere in loco se a situação está tão boa assim mesmo pra toda semana ter milhões nas ruas protestando.
Eu dei a ideia do minha casa, minha vida, ela arrecada mais impostos do que gasta com as obras, Milei está com sucesso, inflação caindo, ibama só atrapalha, duplicação da BR cento e um norte do es, não sai, responsável ibama, e diversas obras paÃs a fora, se liga meu caro.
Haddad chame o ex secretário da fazenda do espÃrito santo,José Teófilo,para te ajudar, nosso estado é um dos três que não depende da união para qualquer coisa, temos bilhões em caixa, sem dÃvidas, grandes projetos, economia em vento em popa, responsável pelo inÃcio disto, José Teófilo.
Alexandre Cunha nossa que maravilha que é o ES, hein? Com tanto desenvolvimento acho estranho a gente nunca ouvir falar nada dessa Potência Econômica. Será que é porque essas "informações" estão restritas a algum grupo de zap?
Rio de janeiro é o fim do mundo, desgovernado e quebrado, todos os ex governadores presos, nós nunca tivemos um.
Nogueira, setenta por cento das importações de carros do paÃs somos nós, somos o maior produtor de café conilon do paÃs, temos a maior indústria de celulose do mundo, somos os maiores exportadores de granito e mármore do paÃs, maior produtor de ovos, pimenta do reino, chocolates, café solúvel, leia sobre nós antes de falar asneiras.
Um Estado irrelevante, puxadinho e primo rejeitado do Rio de Janeiro. Por isso tanto ressentimento. É sustentado pelos impostos pagos por nós paulistas. Não é verdade que o Estado tem a menor relação receita/endividamento. Essa gente acredita na própria mentira, mas para quem imagina que a Michele Bolsonaro se casou por amor e que o mito nunca quis aquelas jóias, é de esperar.
Ainda que à margem do ponto central do texto, é interessante notar que também aposentados, idosos e inválidos que se seguram nos parcos juros das suas remanescentes poupanças são incluÃdos, ainda que involuntariamente, na condição de rentistas. Não há mesmo saÃda, nem respeito.
Então, provavelmente, outro voo de galinha creio eu .
Não sei Marcelo, mas talvez o governo ache que idosos, inválidos e aposentados que tentam viver com os juros de suas poucas poupanças, aqui incluÃdos entre os rentistas, devam contribuir para o mercado, comprando caixões, serviços de cremação, jazigos e espaços de velório, o que gera empregos, em vez de insistir em tentar viver de renda, algo egoÃsta e improdutivo.
Será que o governo está governando para eles ?
É o governo dos extremos. Ótimo para quem tem muito dinheiro, bom para quem não tem dinheiro algum. Quem paga o pato? Aquele que ficar no meio.
Quem trabalha
Ele tem que deixar o povo à mÃngua segundo a visão da FSP. Por que não auditar a dÃvida ao invés dessa proposta absurda de restrição de investimentos, porque que o "gasto" o qual o editorial cita, está incluso também a ajuda que o povo mais pobre precisa para sobreviver. Por que não entrevistam a Maria Lúcia Fattorelli, da auditoria cidadã para se ter uma outra visão sobre este assunto?
É patente que os juros estão altos apenas para satisfazer a expectativa do “mercado”, que controla o Banco Central, que define as taxas de juros. Não é a “gastança” que faz a festa dos rentistas. É a ganância desses mesmos rentistas, que a Folha defende e representa.
Os juros pagos anuais estão em torno de 700 bilhões de reais ano, superior aos orçamentos dos maiores ministérios. A elevação da taxa Selic acima da inflação e acima da taxa de juros de equilibrio transfere indevidamente recursos da população para os rentista e piorou as contas públicas.
A FSP sabe, os economistas sérios sabem, e o mundo sabe que a taxa de juros está no patamar que está por conta do ambiente externo, por conta do FED. O mundo sabe que a inflação esta sob controle, e o aumento de gastos esse ano foi para pagar calote dos precatórios do Guedes, todos sabem, menos a fsp, falta muito carater nesse tipo de texto, muito!
Et, aqui também vale lembrar o boicote sistemático da oposição as medidas de ajuste do Haddad, e os gastos impostos pelos deputados e senadores sem nenhuma consideração por parte do artigo, a coisa está explicita, é nojenta!
Aumentar o limite do simples nacional, acabar com imposto de renda,embutir o décimo terceiro e férias no salário mensal, diminuir o valor do bolsa famÃlia, dar bônus aos trabalhadores formais, este não apresenta qualquer ideia progressista. Falta mão de obra em todo o paÃs em todos os setores. As escolas técnicas precisam aumentar o leque de ensino, cursos para pedreiros, marceneiros, padeiros, soldadores,etc
O espÃrito santo faz parte do Brasil é a nona economia do paÃs, sem dÃvidas, com bilhões em caixa pra investir, quais estados tem mais dinheiro em caixa do que o ES? Apenas São Paulo.
Falta mão de obra em todo o paÃs, em todos os setores. Isso inclui o Espirito Santo tb?
Mudando de assunto, por que a Folha tem um Banco? Não entendo como um Banco pode ter um jornal, é muito poder econômico e causa desequilÃbrios para a sociedade.
Alexandre Cunha mas pra sustentar a famÃlia inteira do Bolsonaro, é certo que vc não reclama madinh,.
Poxa VinÃcius, você nem ganha dinheiro para defender a Folha e, possivelmente, vive com poucos recursos, não precisa presta esse serviço humilhantemente. Agora, nossa Constituição é Republicana e Democrática, garante e defende o povo diante os interesses do capital. Então não é pedir favor. Agora, quando o paÃs mais rico do mundo (China comunista) começar a comprar canais de televisão e Bancos no paÃs, queria ver essa sua mesma coerência ideologica, sem impedir a entrada do grande capital.
Carlos parece querer determinar quais investimentos devem ser feitos pela FSP. Deveria cuidar de se próprio dinheiro e não dar palpite sobre o que os outros devem fazer. Ainda não somos uma Cuba, embora não sejam poucos os que o desejam.
Alexandre, você me lembra o personagem do desenho dos Simpsons, aquele que puxava o saco dos patrões. Conhece o Smithers? Deve ser duro viver se submetendo a estas condições, gera muitos ressentimentos e problemas amorosos. Aposto que você segue os red pills, kkkkk
DesequilÃbrio são pessoas ativas e com saúde receberem bolsas do governo, milhões trabalham para sustentar milhões de pessoas sãs a toa.
Esta matéria precisa mostrar todos os dias , até o governo tomar vergonha e diminuir despesas na carne, estamos caminhando para hiperinflação, precisa mostrar aonde estão os grandes gastos, o bolsa famÃlia atualmente é desnecessário, pode cortar pela metade e a outra metade beneficiar quem tem carteira assinada, em dois anos dez milhões de empregos formais. As mulheres não querem assinar carteira de trabalho.
A Folha mostrando que é mesmo só de São Paulo.
Não há explicação razoável do ponto de vista da polÃtica monetária e econômica que justifique a manutenção da Sliic em patamares estratosféricos. O objetivo é mesmo satisfazer os rentistas. E para tal o BC utilizou a pesquisa FOCUS com dados "fabricados" na tentativa de ludibriar tolos e desavisados e, consequentemente, satisfazer os rentistas. Parte importante da imprensa tem sido conivente com tal prática ao se associar a argumentos mentirosos e no limite da ilegalidade.
Bom, eu ia até comentar, mas pelos comentários até aqui a surra já mostrou a incoerência do jornal. Estaria a Folha já fazendo campanha pra direita como sempre?.
A Folha virou tabloide da oposição, que lamentável. Não aprendeu nada com ao apoio a lava-jato, e aà Moro , que até hoje a FSP não fez mea culpa.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Correto. Números não mentem. Estamos no rumo errado.
Gastança do Lula, viu rir pra não perder um amigo. Que falta de bom senso da matéria.
Olha a Folha fazendo de conta que quer ser áustera com os rentistas! Mas é uma conversa pra boi dormir ou mugir?
A Folha gosta mais do mesmo e protege a lógica rentista. Para resolver é preciso imposto progressivo (como o resto do mundo), taxar heranças (como o resto do mundo) e acabar com a farra dos dividendos sem imposto (como o resto do mundo). AÃ, com superávit, apostar no povo brasileiro com um projeto decente de educação.
Existe um programa inegavelmente técnico e responsável do governo Lula, que é para ser discutido e aprimorado, e que é a única solução equilibrada para o momento que vivemos. Mas, esta f ol ha prefere se juntar e até liderar o boicote sistemático e diário daqueles que não levam a sério os interesses nacionais e da população brasileira. Sem nenhum compromisso com a Pátria.
Uau, baita discurso ufanista, mas me diga, já que são situação, o que o governo do seu micto vai fazer para mudar a realidade do déficit trilionário? Aumentar (ainda mais) os impostos não é uma resposta inteligente.
Novo Dicionário ( para leitura da,Folha): -Gastança- investimentos em áreas sociais prioritárias como saúde, educação, moradia, geração de emprego e renda.
Está tudo interligado: noticias de "gastanca do PT" com amplo espaço para Campos Neto e Cia descredibilizarem o excepcional trabalho de Haddad. De outro lado, apoio nada discreto e acritico 'a TarcÃsio e sua máquina de ma tar pobres. A elite brasileira é como uma bola de ferro amarrada aos pés do Brasil.
"Gastança" em qual área ? Aliás, o que é gastança, na visão desse jornalão golpista-lavajatista-guedista ?! Educação, saúde ?! A agenda de demissão em massa de servidores públicos e de Estado mÃnimo segue firme, mesmo com as lições que a tragédia do RS nos deram. A mÃdia de Banânia não aprende.
Cadê a notÃcia dos feridos graves brasileiros no bombardeio no sul do libano? Editores que praticam censuras a céu aberto. Deviam mudar o nome do jornal para folha da Oban.
Obsolescência programática e miopia para o futuro estão de mão dadas com Lula.
Interessante. Poderiam discriminar tal gastança, ponto a ponto, áreas por áreas, beneficiários por beneficiários. Generalizar pressupõe má fé na exposição.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Gastança de Lula dá mais ganhos a rentistas Voltar
Comente este texto