Opinião > O alarmante apagão docente Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Em uma sociedade capitalista, tudo é dinheiro! Se os governos não pagarem bem seus professores, jamais conseguirão profissionais de primeira linha porque concorrerão a outros concursos que pagam melhor. Também é necessário uma boa reforma na formação do magistério e melhorar muito o ambiente escolar, principalmente em relação às indisciplinas dos alunos.
O mais incrÃvel é que PMSP, tem um bom plano de carreira, basta o Estado copiar, e são aliados polÃticos, não vejo problemas o prefeito passar a fórmula para o governador uma vez que são aliados polÃticos algo tão simples e sem devaneios.
Talvez o "apagão" seja efeito direto do tratamento dado aos professores - como no caso do estado de SP, que, por muitas vezes, já ordenou a polÃcia a bater em professores. Ou talvez seja efeito da desvalorização da carreira - como no caso do estado de SP, que prefere pagar militares do que aumentar o salário de professores. Ou talvez seja um projeto de sucateamento - como é o caso dos estados de SP, PR e MG, que querem privatizar o ensino público e, assim, baratear ainda mais a mão de obra.
Com mais de 70% dos professores formados em faculdades privadas EaD, vai ser difÃcil melhorar!
Artigo sem novidade, até ingenuo ou idealista nas propostas apresentadas. Aposentado com mais d 40anos em Educação, vivo na desesperança d saber q governos extremistas-direita, populistas, em conluio com população ignorante, apostam na promoção d estupidez d eleitores. Este Brasil tem vocação para doutrinamento religioso, mais igrejas e menos escolas. Nunca veremos uma Marcha Pela Educação d Qualidade, neste paÃs.
E quem precisa de bons professores num PaÃs que está destinado a ser um fazendão? Se você vive no Brasil, sabe muito bem que por aqui o negócio é ser herdeiro, despachante, jogador de futebol ou casar com alguém que venha de uma famÃlia rica. Ou, se tiver bons contatos, entrar numa manata pública. A vida é dura demais para quem, de alguma forma, tem que vender sua mão de obra no Brasil. Lecionei durante oito anos numa faculdade privada e falo com conhecimento de causa.
Exato. Mas o populismo extremista-direita seduz seguidores com escolas cÃvico-militares. Mas ninguém pergunta se os primeiros lugares d PISA há escolas cÃvico-militares? O apagão cognitivo sobre o futuro d nosso ensino escolar está fora e dentro d escolas.
Artigo sem surpresa para um paÃs em que 80% são analfabetos ou analfabetos funcionais. Não co seguem entender uma manchete de jornal .Tudo vai ser resolvido com inteligência artificial já que a humana não servirá para mais nada.
Que paÃs é esse que nunca valorizou a carreira de professor? Vide.o que está acontecendo no estado de São Paulo, ao.incws de investir no professor.o.que.o.ditador que está no governo propõe, seguido do discÃpulo que está na prefeitura?
Também no Paraná, no governo Beto Richa, professores em justa greve levaram porrada, bombas, cachorros d PM, e xingamento d população estúpida. Se SP o ensino escolar é tratato com populismo diretista, vai ser diferente no resto do paÃs? O povo já foi doutrinado q precisa d mais igrejas e Não aprender conhecimento sistemáticos. Deixa os chineses, sulcoreanos, japoneses, finlandeses investir em ótimos professores e ensino escolar.
Em SP é porrada nos professores que os governantes querem.
"Professores qualificados" só passaram a existir quando jovens talentos, que estão cursando o Ensino Médio, nas boas Escolas particulares, forem atraÃdos para a carreira e graduarem-se nas Universidades Federais e algumas estaduais. O problema da falta de qualidade está no DNA. Só produz qualidade quem tem qualidades. A minha reconhecida mediocridade está relacionada à uma graduação em História em uma faculdade de "final de semana" em Caratinga-MG. A de Geografia, nem te conto, foi EaD.
Brasil, paÃs do passado tão preocupado com cotas raciais esquece do básico: pagar professores adequadamente, forma-los com qualidade e quantidade e educar seus jovens. A distração funciona pois textos come esse são aprova. Jogam confetes em penduricalhos inúteis e não cobram o principal. Brasil, o paÃs do passado com pouca ambição de se tornar relevante, isto é, educado com qualidade mundial.
Como pontuado na matéria em questão, a educação é o centro do desenvolvimento de uma nação, contudo o que assistimos são escolas sem a mÃnima estrutura e professores terceirizados, atuando com salários e condições de trabalho precarizados, inclusive na cidade de São Paulo, com os quais os respectivos alunos tem uma péssima pontuação no Pisa. Portanto o Brasil está mui longe de se tornar uma nação desenvolvida.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > O alarmante apagão docente Voltar
Comente este texto