Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Túlio Landi

    Que tal um arco de centro-direita, centro e centro esquerda em apoio a Geraldo Alkmin para presidente da república e o candidato a vice a ser escolhido por aclamação?

    Responda
  2. Osmário Mendonça

    Como gostam de fofocas!

    Responda
  3. MARIA F LUPORINI

    Mentira e fofoca. Para inflar a campanha antecipada do Bozo de sapatênis aqui de SP, o colunista ignora que Alckmin e Tebet seguem ativos e em coordenação total com o governo federal.

    Responda
  4. MARIA F LUPORINI

    Esses centristas estão junto com o governo Lula. Fofoca.

    Responda
  5. Nelson Vidal Gomes

    Quanto menos Bolsonaro, menos Lula, paulatinamente, até 2026 os dois estarão inelegíveis, o primeiro já está de direito, o segundo ficará de fato. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  6. João Paulo Zizas

    Nada há de inusitado no fato de Lula não ter querido consolidar e perenizar a aliança formada tanto por oportunistas como por raivosos que decidiram opor-se a Jair Bolsonaro na corrida eleitoral. Houve ainda o apoio dos ingênuos, grupo formado basicamente pelos crentes na ideia de que o petista governaria acolhendo as várias greis colaboradoras da sua campanha. A tal frente ampla nunca passou de um embuste cujo fim era levar à chefia do Planalto um amigo de Nicolás Maduro e ditadores congêneres.

    Responda
  7. Orasil coelho pina

    O PT e Lula tem muitos problemas, mas quando negam a corrupção descoberta e julgada pela lava jato e dizem que na Venezuela há excesso de democracia, estão tentando tratar os eleitores como tolos, bobinhos! Em tempo: Votei no mal menor Lula! OrasilCobrador!

    Responda
  8. José Cardoso

    Quando se compara com outros governos latino americanos de esquerda, o Brasil chama a atenção pelo afunilamento na pessoa do Lula. Os partidos de AMLO no México, e de Petro na Colômbia, tem muito mais cadeiras no legislativo. Aqui o PT nunca foi, nem quando o Lula tinha grande popularidade, mais de um quinto do congresso.

    Responda
  9. Berenice Gaspar de Gouveia

    Quanto contorcionismo para justificar uma clara adesão à extrema direita. Centro, eufemismo de direita envergonhada

    Responda
  10. Antonio Ferreira de Castilho

    A esquerda, para vencer, precisa sair da puberdade eterna!

    Responda
  11. Gilmar Maghenzani

    Não cabe aqui discutir?, pq é mentira?, ora articulista o quê o Lula pode fazer sem maioria no congresso? É isso que vc não quer discutir

    Responda
  12. Sergio Siqueira

    Parece em princípio, que o articulista, se esqueceu do que foi o governo Bolsonaro. Uma maravilha!

    Responda
    1. Túlio Landi

      Só rindo! Kkkk....

  13. Marcos Serra

    Hélio, nem preocupe-se. A maior e mais importante relação, se nada for feito em relação à transparência e auditagem no pleito, está assegurada e é motivo para total tranquilidade do descondenado: a amizade e interação com as urnas eletrônicas, aquelas só utilizadas aqui, em Bangladesh e Butão. A força mental do maior corrupto que já pisou em nossas terras é melhor que qualquer software já desenvolvido. Impressão fica para os rótulos dos pacotes de arroz que viajaram sentados no avião da FAB.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Ainda falando das urnas, que loucura. Mas, lembrando: quem foi o maior incompetente da história do país, que deixou morrerem mais de 700 mil pessoas, sendo que poderia ter salvo mais da metade, mas, negacionista, só fazia piada com os mortos. Se não perdeu ninguém na pandemia, vc riu muito? Por estas mortes e incompetência, o geno cida, sim, é o maior corrupto e causador de mortes já visto. Lula nunca deixaria isso acontecer. Já o inelegível não queria deixar Doria salvar o povo. Tem de lembrar.

    2. Marcos Serra

      Gilmar, bilhões devolvidos, listas com pagamentos e receptadores do dinheiro do contribuinte, filhos ricos da noite para o dia sem terem tido qualquer experiência no ramo empresarial ou financeiro, patrimônio de pobre (apenas o declarado) registrado no TSE de quase 8 milhões de reais, recursos para lá de opulentos no instituto do descondenado, bilhões devolvidos ao erário, condenação, por unanimidade, em três instâncias e "anistia" total porque mudaram (Fachina) o número do CEP dos Correios.

    3. Gilmar Maghenzani

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  14. Mauricio Borborema de Medeiros

    O articulista parece estar vivendo em uma realidade paralela. O governo Lula não poderia ser mais centrista. Qual a pauta de esquerda que esse governo tem avançado? Temos um governo com grande compromisso social, imensa responsabilidade fiscal e indisfarçável interesse no desenvolvimento do país. Alckmin e Tebet têm feito um trabalho extraordinário para a reindustrialização e o investimento na infraestrutura. Só não aparecem muito porque o interesse da grande imprensa é jogar pedra no governo.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Perfeito. Eles não mostram nada, mas Alckmin e Tebet têm feito um trabalho extraordinário em sintonia com o governo federal.

    2. RILER BARBOSA SCARPATI

      Ele sabe disso, Maurício. O q ele tá fazendo é preparar terreno pra justificar voto em. 26 no Tarcísio da política de extermínio nas periferias dizendo que Lula "se afastou do centro" e por isso não é confiável de votar. Metade dos ministérios de Lula é feita de partidos de direita, mas segundo o articulista o governo "esqueceu o centro"

  15. Rubens Ventura

    Ao colocar Alckimim e Simone longe das reuniões constantes, abrir mão dessa experiência e articulação fará muita falta nas próximas eleições, a população que vê o bolsonarismo e centrão como nocivos tem de eleger quem está à esquerda.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Alckmin e Simone estão em todas as reuniões e o vice-presidente é aliado e substitui o presidente sempre. A imprensa de direita é que não mostra nada.

  16. Sergio Makrakis

    Pelo lido, atualmente o informativo adotou a política que o presidente deve perder os dedos, já que os anéis quase não restam.

    Responda
  17. M Lana

    O que realmente me espanta nas análises de grande parte dos colunistas da FSP, incluindo o autor desta coluna, é a ausência de análise do papel do assim chamado Centrão no estado de coisas. É certo que parte da responsabilidade cabe ao Executivo, porém o que significa negociar com o Centrão: aceitar o desmatamento, a violência policial, as emendas parlamentares bilionárias, o desmonte do SUS, o campo livre para as notícias falsas, dentre outros. A César o que é de César, é minha sugestão.

    Responda
  18. Marcos Benassi

    Eita, sô, cê tá falando de mula-sem-cabeça: esse tal "direitismo" foi devorado pela Bozofrenia; o "centro", dele resta uma massa sem muita forma, mas com uma fome danada. Contar com esse tipo de fantasma, Hélio, não dá análise, e sei lá como é a manifestação desses ectoplasmas no poder. O Tarcizão do Massacre, por exemplo, é Bozolóide, não é "direitista": há características indeléveis de quadrupedismo bozô - tipo a selvageria policial e a insistência em não controlá-la - que não se pode confundi

    Responda
  19. Fabiana Menezes

    Os números finais na contagem de votos no primeiro e no segundo turno das eleições presidenciais, não falam. Urlam. Vices esquecidos, aliados queimados, apoiadores de perfil democrático ( sim, existem e votam) além do petismo, escanteados. Cenário da tempestade perfeita para a ultra direita repaginada dar seu cheque mate, com o filtro das bandeiras emancipatórias então da esquerda: Michelle, vem aí…

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Feminismo? Aqui não, essa vai ser presa até lá

  20. adenor Dias

    O bom político, deve trabalhar para o bem do país e, não em pro de seu grupo. Por isso é que a reforma política alardeada por algum partido, tem que propor na reforma também o parlamentarismo, mesmo que tenha que haver um plebiscito. Na minha opinião , o presidencialismo é uma torre de babel. Ou seja ninguém fala a mesma língua...

    Responda
  21. Nilo Mismetti

    "Se em 2026 o governo estiver navegando de vento em popa, Lula até poderá dispensar o centro.". Hélio, sem comen tários. Não há um só fato que aponte nesta possibilidade.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Não fará nada disso. A Folha quer o Centro com o Bozo de sapatênis de SP.

  22. Anete Araujo Guedes

    As eleições foram apertadas devido às trapaças, fakes, mentiras, desfalque ilegal no orçamento para distribuir benefícios aos eleitores na véspera das eleições, tentativas de criar caos no país, efetuadas por Bolsonaro.

    Responda
    1. Daniel Marques

      A mascara da frente ampla caiu. Lula só se garantiu na enorme parcela de brasileiros que confiam em Alckmin, Tebet e Marina. Consegue emitir algum comentario racional sem usar essa muleta de redes sociais?

  23. José Antônio

    Foi um partido dito de centro que conspirou para dar um golpe na Presidenta Dilma em dois mil e dezesseis. Aliás, aqueles 22 partidos que estavam entre os 367 votos na Câmara e 61 Senado deveriam se fundir para fundar o PCA (Partido Camisa Amarela), ter como símbolo do partido o Patão amarelo e manter os slogans ´Não vou bancar o pato` e ´Somos todos Cunha` em suas campanhas eleitorais. Foram 6 anos de amargor, sendo quatro de horror. Abaixo os partidos e político(a)s camisas amarelas!

    Responda
  24. José Nilson Gregolis

    Os apoiadores do L aínda vão terem muitas surpresas ,se o pais coninuar nesse ritmo.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      No rumo de Bolsonaro?

    2. José Antônio

      Por acaso o(a)s camisas amarelas já estão pretendendo erguer uma imensa trouxa amarela inflável na avenida Paulista para bradarem ´Não vou bancar o trouxa` e ´Somos todos Lira`? É isso?

  25. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    "Parecem dispostos a comprar até um Tarcísio de Freitas, um bolsonarista ". É o que a Folha e vários colunistas já fizeram escancaradamente. (Comentário sujeito à moderação. Ridículo. Escancarado)

    Responda
  26. CELSO RIBAS

    Você está de brincadeira!!Lula vem "cultivando" tais relações mais próximas e olha o que está acontecendo!! A quem o senhor serve afinal?

    Responda
  27. Ciro Lauschner

    Me considero centro direita e votei em Lula, porque um Bolsonaro (Michele) jamais vão receber meu voto, mas qualquer candidato meia boca voto nele.Acho que Lula já era.Ele não consegue ver seus erros e insiste nos párias mundiais.

    Responda
  28. Pery Pedro

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ricardo Knudsen

      Se entendi bem vc está dizendo q a direita é bur ra, embora não taãao bur ra (mas bur ra). E depois se inclui na direita. É isso mesmo, um sincericídio argumentativo, se reconhece bur ro?

  29. Manoel Cardoso

    Bem, nesse momento eu tenho que plagiar o ministro Luís Roberto Barros: Perdeu mané, não amola.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Perfeito, Manoel. Este é o tipo de análise profunda que esperamos da elite financeira e intelectual do país, que assina jornal. Ficamos muito felizes.

  30. Mauro Machado Gonzaga

    Os Centristas se aproximaram de Lula por pura falta de opção, eles não queriam Bolsonaro e ai se aproximaram de Lula, só que eles estão se julgando independentes, que não precisam mais de Lula, já acharam o Branquinho deles (Tarcísio), observem as tendências dos jornalistas, exemplos? Monica Waldvogel, Marina, Valdo, Bocardi e etc e etc.....

    Responda
  31. Antonio Evaldo Almeida Barros

    Dilma ganhou de Aécio nas últimas 48 horas da eleição. Lula quase perdeu de Bolsonaro ou Bolsonaro (apesar ou exatamente por tudo) quase venceu Lula nas últimas 48 horas do segundo turno. É evidente que Lula não se reelege se não der um jeito de não ser abandonado pelos eleitores do centro. O Brasil, para o bem ou para o mal, é o que está sendo agora e isso não vai mudar nos próximos anos. Está corretíssimo o articulista.

    Responda
  32. silvia ramos

    Onde vai o $ vão os centristas. Todos têm preço!

    Responda
  33. Tadêu Santos

    Ningué chega a 3ª presidência de um país como o Brasil se não gostar do ato de ter poder e ceder aos seus apadrinhados qdo bem entender. Lula poderá chegar ao quarto mandato se ouvir o que povo quer, desde que passe a comportar-se como presidente da República com perfil de estadista. Este jeitão de pegar o microfone sem fio pra dizer bobagens não levará a nada, será apenas pra massagear seu ego de poder e uma certa dose de perpetuação na esfera interna e externa com mais serenidade!!!

    Responda
    1. Tadêu Santos

      REDAÇÃO POR FAVOR: Postei um segundo comentário para concluir minha manifestação acima, mas desviaram pra moderação. Peço que liberem para evitar a caracterização de censura a comentários de assinantes que democraticamente interagem com as respectivas matérias da FSP e com demais leitores. Voltamos a solicitar à redação a divulgação dos critérios adotados para evitar que o assinante fique prejudicado com a possibilidade de sua manifestação não ser publicada...

    2. Tadêu Santos

      Sou de esquerda não partidária, tambem concordo que o Alckmin e a Tebet estão sumidos na gestão que contribuiram significamente para derrotar gente da direita e extrema ultradireita, ou seja, do pífio do baixo clero que não era ninguém e de repente passou a apontar o idiota gesto da arminha e se tornou.......................inelegível, simbolicamente falando já com um pé dentro do presídio da Papuda, se assim a Justiça deste país decidir!!!

  34. Paulo da Silva batista

    Só especulação!centro não tem voto pra eleger um presidente,não verdade a grande maioria que veste de centro são de extrema direita.

    Responda
  35. José Ricardo Braga

    Centristas se afastam de Lula e fazem chantagem.

    Responda
  36. Maurício Pitta

    Qualquer um com um pouco de senso pode ver q eleitores q não são fanáticos bolsonaristas/petistas e votaram em Lula não irão repetir o voto já que o Bolsonaro já não será mais candidato e assim a ameaça está afastada. Portanto, o Lula perde o "fio de bigode" com o qual ganhou essa última eleição e assim, perde a próxima.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Quem acha o governo regular não muda o voto. E quem é de centro? O Bozo de sapatênis aqui de SP?

    2. Ricardo Knudsen

      Quem acha q o poste do Bozo, Narcísio Tonenaí, não é golpista e fadcista como o Bozo, vai pegar o bonde errado.

    3. Helio Lobo

      Concordo. Queria expor meu ponto de vista, mas a censura da Folha não permite

    4. Helio Lobo

      Sua percepção é perfeita. Um imenso contingente (no qual me incluo) votou em Lula com o nariz torcido. Creio que uma candidatura de centro-esquerda será vencedora em 2026.

  37. Carlos Eduardo Cunha

    Qualquer político/partido que defende ditadura pode ser considerado extremista. Falamos de Bolsonaro (64, Pinochet) e Lula (Venezuela, Cuba, Nicaragua, Rússia, etc). O Brasil precisa de um governo mais centrista capaz de olhar para todos os lados e que defenda o mundo Ocidental. Na centro esquerda temos a Tábata, na centro direita temos Tebet, e no desenvolvimentismo temos o Tarcísio . Boas escolhas .

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Tabata e Tebet (Tico e Teco?) para acabarem com a Previdência pùblica e expandirem o mercado de previdência privada para os bancos. Narcísio para tentar o golpe mais uma vez. Pobreza não distinguir o extremismo de quem tentou implantar uma ditadura em seu próprio paìs, de quem governou por dez anos sem qquer ameaça às instituições.

    2. JOSE ANGELO OHNO

      Nessa sua classificacao, os 2 partidos americanos sao extremistas pois sempre defenderam ditaduras que lhe sao convenientes, ex: Reza Pahlavi no Ira, Fulgencio Batista em Cuba, Somoza na Nicaragua, Pinochet no Chile, Videla na Argentina, Junta Militar na Ditadura Militar no Brasil, etc etc etc

    3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Tá ruim.

    4. Daniel Marques

      Destes nomes, fico com o Tarcísio pelas suas entregas e resultados e pela Tebet, a primeira mulher não poste a poder ocupar a cadeira de presidente.

    5. Hermes Yaly

      Eu já estava com o cursor em cima da mãozinha para lhe dar um "positivo" (ou um "like", em Português castiço) quando li o nome Tarcísio. Aí, não dá...

  38. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Concordo que os mais à esquerda do PT prejudicam a futura campanha de Lula. Mas, também, Lula não pode deixar de implementar as propostas do partido para agradar outros contrários à elas. Afinal, o presidente não é do PT? Só falta a mídia bombardear Lula e dar respaldo aos bolsonaristas. Aí seria errar novamente. Como diz o ditado: "Errar é humano, insistir no erro é estupidez".

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Vai dar certo de novo. Todos que dizem que o governo está regular, não mudarão para o desconhecido Bozo limpinho e (quase) educado daqui de SP.

  39. Carlos Oliveira

    Infelizmente o PT não aprende com seus erros e tampouco faz uma auto-critica de eventuais (alguns nada eventuais) mal-feitos, para usar o eufemismo dílmista. Passados 18 meses de gestão, a expectativa de que Alckmin, Tebet, Haddad e alguns outros poderiam trazer ao governo uma renovação no modelo de encaminhar e resolver problemas crônicos se esvaiu. Até Zé Dirceu já falou, mas não adiantou.

    Responda
  40. Victor Henriques

    A lambança impressionante na Petrobras foi um throwback à era Dilma! E olhem que o fritado/humilhado era um senador petista! É simplesmente inacreditável o quanto Lula cruza ruas para escorregar em casca de banana. Ele se cerca de gente incompetente e retrógrada, como esse Rui Costa fracassado, em vez de ouvir mais petistas mais realistas, como Haddad, Edinho Silva, além dos que o ajudaram a se eleger fora do petismo.

    Responda
  41. Paulo Roberto Taveira

    Concordo! Isto é cada vez mais visível!

    Responda
  42. Ricardo Knudsen

    Quem vota no Tarcísio (ou no Bozo) não é um centrista, é no máximo um fascista "moderado". A única diferença entre o Tarcísio e o Bozo é q ele não fala talquei no fim de cada frase.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Os fascistas "moderados" se ouriçaram com a crítica ao poste do Bozo. A única especialidade do Tonenaí é a puxação. Bajulou o PT pra ter um carguinho no governo Dilma, e depois virou bozista qdo o capetão assumiu. Foi à Paulista bajular o chefe e apoiar o golpismo bozista. Narcísio é o Justo Veríssimo do bozismo, faz de tudo pra se eleger. E como o Justo, odeia pobre, q sua polícia mata dia sim e outro tbém.

    2. Antonio Araújo

      A caterva petista deve ser bem remunerada?

    3. silvia ramos

      Tarcísio é uma das metástases do câncer bozonaro.

    4. Daniel Marques

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Paulo Araujo

      Haja fascista moderado para eleger o Tarcísio governador! E está tendo aprovação maciça dos paulistas. Deve estar fazendo um governo razoável. E compará-lo ao Bolsonaro é medir água com régua.

    6. Ricardo Knudsen

      Daniel, bozista moderado, ficou selvagem. Fui falar no Tarcísio Tonenaí, deu nisso. Calma Dani, vai rezar pro Pneu e pede iluminação (lâmpada LED é mais econômica, pede essa). Respira fundo, coisa de yoga. Se conecta com a natureza, ouve a voz q está sussurrando no vento: "Perdeu, mané". Aceita, q dói menos. Namastê!

    7. Daniel Marques

      Muleta de faxineiro séptico é usar o Bozó como desculpa para passar pano para o desgoverno. Que esse petralha é meio limitado já sabemos, mas aqui passa dos limites, Heloísa Elena e Anaí Caproni na visão dele são da esquerda moderada.

  43. Antonio Araújo

    Não pode falar mal do Grande Líder. Ele nunca, jamais, em momento algum, erra.

    Responda
  44. Florentino Fernandes Junior

    So voce pacini, q nao ddixa de ler nrm uma vez

    Responda
    1. Daniel Marques

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Ricardo Knudsen

      O Pacini não sei, mas vc deixou claro q não leva Schwartsman a sério. Não quer elaborar mais sobre a incompetência do colunista? Começou promissor!

  45. Daniel Marques

    Perfeita analise, Hélio. O engodo da frente ampla era o famoso "me engana que eu gosto". Lula gosta de poder e ceder um tanto pouco aos seus apadrinhados, outrora Dirceus e Genoinos, hoje Ruis e Padilhas. Que Alckmin e Tebet retomem a sanidade e caiam fora deste barco antes que se queimem politicamente e em definitivo.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      É mentira e fofoca. Se você seguisse Alckmin e Tebet saberia que estão firmes e participam ativamente deste governo. Vocês querem é inflar a campanha antecipada do Bozo de sapatênis aqui de SP.

    2. Daniel Marques

      Esse tal de Bozó realmente alugou um quarto e sala na mente desse tal de Ricardo, 11 entre 10 comentários ele o cita, faz (de)referência, rumina seu desejo. É fetiche, Freud já explicava.

    3. Ricardo Knudsen

      Passando pano pra golpista? Bozista apoiador de ditadura?

    4. Daniel Marques

      Falar de um governo que ficou no passado? Não. O que interessa é o presente e o futuro desta nação. A vidraça é vermelha agora, lide com as críticas.

    5. Ricardo Knudsen

      Nenhuma palavra sobre o engodo do Bozo? Q se elegeu nas urnas em q cuspiu, só para viabilizar o golpe e implantar sua ditadura bozista? Não vai pedir cadeia pro seu engodo criminoso?

  46. HENRIQUE FERREIRA PACINI

    Alguem realmente leva a sério o que o Helinho escreve?

    Responda
    1. Luiz Roberto silveira piloto

      Vc deve gostar do que o Rodrigo Constantino escreve …

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Vasco. Seis a um.

    3. Pedro Vasco

      Ele falou algum absurdo nesse artigo?